segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Recuperar

3 pontos de atraso. Uma oportunidade de ouro desaproveitada. O Sporting, findo o fim-de-semana, acabou um ciclo na Liga Portuguesa onde literalmente desperdiçou 5 pontos para ambos os rivais e mais do que isso não soube aproveitar uma fase mais difícil percorrida pelos seus adversários na disputa do título. O Benfica pela elevada ocorrência de lesões, o Porto pelas más exibições, ambos tiveram algumas dificuldades, mas o Sporting não soube estar à altura para rentabilizar tudo isso em vantagem pontual. Podia e devia tê-lo feito. E basta olhar para os números para entender onde esteve o problema. Sofremos muitos golos e fica só um exemplo: 3 golos do Rio Ave, 3 golos do Guimarães. Nenhum destes emblemas jogou o suficiente para nos marcar 3 golos e ambos tiveram uma taxa de sucesso absurda, coincidência? Não.
O maior dos problemas não penso vir dos centrais, embora não estejam isentos de algumas culpas, mas sim das laterais. Quer em Vila do Conde, quer em Guimarães a fragilidade das nossas alas foi...total. Bruno César, Marvin, Schelotto...todos sistematicamente expostos a uma inabilidade crónica em controlar os extremos adversários tornado fácil a táctica para nos provocar dificuldades - é meter na ala e esperar belo centro na área...a sucessão de vezes que isto acontece aumenta o número de probabilidades de marcar, e qualquer clube frente a um grande faz por aproveitar o que pode (o que normalmente é muito pouco).
Cabe agora a JJ justificar o talento que lhe é reconhecido e saber "remendar" quer animicamente, quer tacticamente a equipa, através do treino e sobretudo através de um novo discurso. O abanão foi forte e convém não justificar tudo com um "é futebol"...isso é que não.

SL

3 comentários:

  1. O problema é que não se vêem alternativa válidas para as laterais.
    Schellotto esteve mal defensivamente nestes 2 jogos (Rio Ave e Guimarães), Marvin não dá mostras de evolução na posição, Jefferson defensivamente não existe e apenas sobra J.Pereira nos seus 32 anos...
    Esgaio não conta para JJ, não sei se J.Silva(agora que é titular no Boca) poderá ser resgatado.

    ResponderEliminar
  2. https://twitter.com/catarina_024/status/782613421841846272

    ResponderEliminar
  3. Temos que reconhecer que a falta de sorte é gritante. Não é para todos desbloquear jogos com auto golos de letra e golos de ricochete. Acredito que com persistencia os resultados aparecerão, ainda assim estes últimos resultados deixaram-me muito apreensivo...

    ResponderEliminar