quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O meu direito à opinião está a ser censurado

A maior parte das pessoas que gosta de acompanhar blogs e outras redes sociais sobre o nosso futebol desconhece a "caça" ao conteúdo que Tv´s como a RTP, TVI24 ou a SportTv andam a fazer nesses mesmos espaços. E não deviam. Deve ser um assunto debatido e aberto à opinião de todas as partes. Pela minha parte considero um sinal de despotismo dos canais quererem ter muita audiência, quererem ver repercussão do conteúdo que transmitem na opinião pública, mas não estando dispostos a que “outros” façam a escolha do que deve ser partilhado. A todos os níveis é uma forma de censura e eu julgo que não podemos de deixar de lutar por qualquer que seja a liberdade de opinião, a nossa Democracia depende totalmente disso.

O processo é bastante simples. Um qualquer canal denuncia um conteúdo no facebook por infração aos direitos de autor e esta rede social é automaticamente obrigada a retirar o conteúdo, ameaçando fechar o espaço se existirem posteriores denúncias semelhantes. É preciso que fique bem claro que o debate sobre até onde deve ir o direito autoral, especialmente de conteúdos informativos está bastante avançado noutros países que consideram uma ameaça ao direito de opinião o acto de limitar ou proibir o acesso e a difusão livre de qualquer conteúdo.

A verdade é que, no dia em que forem os grupos económicos (e as TVs são parte dos mesmos) a “controlar” o que se diz e o que se pensa no nosso dia-a-dia, as nossas sociedades estão severamente ameaçadas nos seus direitos fundamentais e na manutenção de uma opinião pública protegida de propaganda, censura ou outro tipo de comportamento ditatorial. Não tenhamos ilusões, o poder financeiro, o dinheiro, o liberalismo sem respeito pelos princípios da democracia…é bem capaz de ser a parte mais visível da anunciada queda do paradigma das sociedades ocidentais.

Recentemente vi dois vídeos retirados desta página de facebook, tão pouco é relevante o tipo de conteúdo que exibiam, mas é absurdamente relevante que a minha vontade de “falar sobre eles” ou usá-los para fundamentar uma opinião me tenha sido negada, tão somente porque a TVI24 achou um atropelo ao seu direito de autor do programa “Prolongamento”. Acho ridículo e ofensivo que as leis do meu país, a constituição que regula o meu dia-a-dia não proteja o meu uso de um conteúdo informativo já difundido e não defenda o meu direito a emitir opinião. Que o senhor Zuckerberg cumpra as leis da Irlanda quantos aos direitos de autor até compreendo, o que já acho estranho é a atitude da TVI (neste caso) que entendo como uma péssima falta de respeito pela minha cidadania.

Posso até garantir-vos que a censura aos conteúdos realizada pelos vários canais de tv estão a incidir particularmente sobre quem critica negativamente a qualidade e utilidade de alguns dos seus programas e de alguns dos conteúdos que exibem. Posso garantir-vos também que os adeptos sportinguistas, responsáveis por páginas semelhantes a esta, estão a ser alvo de uma perseguição online a este tipo de vídeos, usando o argumento dos “direitos de autor” para calarem a desmontagem da propaganda mascarada de informação e debate, uma das ferramentas mais funcionais e estratégicas usadas pelo “cartel de paineleiros” benfiquista. 

Se isto não é o suficiente para cidadãos, como eu sou, se juntarem para defenderem os seus direitos fundamentais, constitucionais, livres e democráticos, então não sei para que exerço o meu direito de voto, pois os meus governantes preferem os direitos de autor de 10 segundos do senhor Pedro Guerra a injuriar um responsável do meu clube à minha liberdade de o criticar. No caso da RTP o caso será ainda mais grave, pois o serviço público pelos vistos não acolhe a liberdade de um contribuinte poder usar conteúdos que pagou para serem produzidos.

Façam o favor de usar a caixa de comentários para emitirem a vossa opinião e sobretudo reflectir nos passos que podemos e devemos dar para lutar contra esta “ditadura”. Convido-vos também a partilhar o post, para que a minha mensagem e convite possa chegar ao maior número de possas, não só Sportinguistas, pois hoje somos nós, amanhã podem ser quaisquer outros cidadãos que se atrevam a manifestar-se contra o tal “sagrado conteúdo” televisivo. 

20 comentários:

  1. E partilhando directamente dia posts deles? Eles continuam a denunciar?

    ResponderEliminar
  2. Não. Mas sabes quantos videos (de coisas com o mínimo interesse) eles publicam de dados fracturantes nas polémicas do futebol? Zero.

    ResponderEliminar
  3. Pois... e não foi para isto que se fez o 25 de Abril

    ResponderEliminar
  4. Em relação à rtp acho que se devia mesmo fazer qualquer coisa. A cena, frequentemente a roçar o patético, das petições é coisa para resultar.

    ResponderEliminar
  5. A maior parte desse programas são uma ofensa "à integridade intelectual" dos teleespectadores, a merecer "um olhar" da Entidade Reguladora...
    É um atentado à liberdade dos portugueses, estarmos sujeitos às arbitrariedades dessas "etra's" ("sinónimo" que me parece mais ajustado ao termo estação...) de televisão...

    SL

    ResponderEliminar
  6. O medo predomina na CS, o medo de antagonizar o benfica. Há muito quea imprensa desportiva, com a excepção de O Jogo que é voltado para o porto, decidiu que o lampião é o seu alvo. A partir daqui nem sequer vale a pena esperar algum sentido crítico porque aquilo que é criticável - manipular informação - é feito por decisão consciente. Os jornais nomedamente já perceberam que não há volta atrás, que a sua credibilidade com os não-benfiquistas está acabada e portanto sem retorno seguem desesperadamente a trilha de morte do jornalismo. A meu ver há hoje lugar para um novo jornal desportivo se este quiser ser isento (nem Sportinguista, nem lampião, nem tripeiro) e fazer jornalismo. Pode ser que um dia apareça, nem que seja um projecto online como o Observador -- embora sem a manipulação de que também padece o Observador na medida em que é um jornal de uma nota só, completamente capturado pela direita. Mas eu falo apenas do formato do Observador.

    JRamos

    ResponderEliminar
  7. "usando o argumento dos “direitos de autor” para calarem a desmontagem da propaganda mascarada de informação e debate, uma das ferramentas mais funcionais e estratégicas usadas pelo “cartel de paineleiros” benfiquista." - pronto, e não passamos disto... Benfica, Benfica, Benfica. É o que está por trás de tudo de mal que acontece com o Sporting. O Paulo Bento quando deixou Alvalade bem que avisou que os Sportinguistas precisam de acabar com os complexos em relação ao Benfica, mas há quem não queira/consiga... e não passamos disto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria que essa teoria do calímero é um bom argumento para que ninguém aponte o dedo à excelência vermelha. Veja-se, aliás, o que já se vai lendo: BdC (e o Sporting, naturalmente) é a origem de todos os males.
      Pergunto-lhe, Hugo Miguel, não será isto calimerismo, ainda que ao contrário? Ou será, antes, uma visão Goebellsiana?
      O meu caro não deve ter vivido (sido educado) no tempo de Salazar e, por isso, deixo-lhe apenas um slogan da época que, mutatis mutandis, se aplica a vós com toda a propriedade: "Se soubesses o que custa mandar, obedecerias toda a vida"- pronto, aí tem a receita do que chamais "ser calímero"...

      Eliminar
  8. Completamente de acordo e acho que nós enquanto sociedade temos que ter um papel mais activo.

    Os meios de comunicação social têm um papel abusivo. Retiram tudo do ar que os incomoda e colocam propriedade intelectual de terceiros sem dar cavacao.

    Gostaria que conhecedores do tema e que partilhem da mesma opinião que nós podessem criar uma proposta de lei, não sei o processo, sou leigo na matéria, e apresentar a quem de direito.

    ResponderEliminar
  9. Completamente de acordo e acho que nós enquanto sociedade temos que ter um papel mais activo.

    Os meios de comunicação social têm um papel abusivo. Retiram tudo do ar que os incomoda e colocam propriedade intelectual de terceiros sem dar cavacao.

    Gostaria que conhecedores do tema e que partilhem da mesma opinião que nós podessem criar uma proposta de lei, não sei o processo, sou leigo na matéria, e apresentar a quem de direito.

    ResponderEliminar
  10. Concordo inteiramente, a liberdade de expressao e de informacao é muito mais importante que a proteccao do conteúdo televisivo.

    Uma coisa é conteúdos artísticos como a música e os filmes.

    Já agora, Javardeiro, e o mesmo acontece com os blogues e páginas "rivais"?

    ResponderEliminar
  11. LDP o "dono" do facebokas em portugal, é lampião assumido e bloqueia (a minha ultima conta foi bloqueada na semana passada por eu denunciar os facesbokas do burro gil) ou censura todo o conteudo que seja denunciado pelos lampiões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Wtf?!?

      On what grounds?

      Racismo, incitamento à violência? Conteúdo para maiores de 18?!

      A sério qual a justificação dada?

      Eliminar
  12. Façam como eu faço NÃO compro jornais desportivos nem o cm. NÃO vejo programas de debate de futebol na TV (tipo "o dia seguinte" ou outro). Vejo os telejornais, vejo o Nathional geografie, vejo o Odisseia, vejo o História, vejo a Sporting TV (essencialmente) o "Sporting grande jornal", as entrevistas de F.Correia, o "Especial Jornada" e " o juízo final"e todos os jogos de todas as modalidades. Leio livros de qualidade, tenho Gamebox ( e restante família) não falto a um jogo em Alvalade e acompanho as modalidades ao vivo quando posso. Dou, de bom grado e até dava mais, 1 € por semana para comprar o Jornal Sporting. Acompanho os (verdadeiros blogs sportinguistas, não os blogs dos croquetes) Sporting com filtro, Mister do café, o artista do dia, a nossa fé, a tasca do cherba, tu vais vencer, etc, etc. Assim não sustento lampiões, estou informado e calmo.... S. Leoninas

    ResponderEliminar
  13. "Nos Estados Unidos Donald Trump anunciou que só aceita os resultados das eleições se ganhar... Bruno de Carvalho já lhe enviou um cartão de Sócio Honorário do Sporting."

    A citar o 'face' de A mão de Vata e rindo que nem um perdido da mais que provável 'idéia luminosa' do aristogato perejidente do Coisinhos Difrentes do Lumiar.

    AHAHAHAH !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma pena a utilização de sepulveda.

      Quanto ao nome próprio, enganaram se, trocaram o h por l, já ficava bem.

      Eliminar
  14. Otário Vouchers Sepúlveda

    Não é no Sporting que as que as eleições vão ser ganhas por mais de 90%, e isto é apenas uma previsão, eheheh. Em relação a mãos, prefiro mão de vaca mas com grão. Cumps.

    ResponderEliminar
  15. Tudo dito.

    Só acrescento, precisamos de um jurista que encontre algo de "ilegal ".

    Esta ditadura dos "direitos de autor " tem algo de anti constitucional.
    Tem de ter.

    Se é assim, deviam ter online TODOS OS CONTEÚDOS para poderem ser citados com link.

    Mas sabemos bem que muitos conteúdos até desaparecem....

    ResponderEliminar
  16. Leão, estou contigo!
    Isto é uma vergonha a todos os níveis, sobretudo porque perseguimos aquilo que achamos injusto e que destrói por completo a verdade desportiva. É pena porque assim a propaganda continuará a revelar-se e, os adeptos cegos, irão atrás dela como sempre.

    Magnífico trabalho!

    www.osportinguista.wordpress.com

    ResponderEliminar
  17. Realmente consegues estragar um bom texto. Se não tivesses esse vício pelo Benfica, tentavas recolher melhor informação. Isso também acontece nos blogs afetos ao Benfica e pior, vão lá buscar opiniões dadas neste espaço. Ridículo culpar o Benfica de todos os males do mundo

    ResponderEliminar