terça-feira, 25 de outubro de 2016

O clube que precisava de um reset

Vamos lá ver se nos entendemos e como dizem que é a falar que isso sucede, aqui vão os meus quinhentos quanto à problemática do momento "o que raio aconteceu à equipa do Sporting que terminou a época passsada".

1/ O onze mais titular era Patricio, Schelotto, B.Cesar/Marvin, Coates, Semedo, William, Adrien, JMário, Ruiz, Teo e Slimani. Destes jogadores saiu Adrien por lesão, JMário, Teo e Slimani por transferência. Em 11 saíram, por razões diferentes, 4 jogadores...e se formos honestos os 4 foram bastante influentes na fase mais regular da equipa. Mesmo assim não explica a derrota em Vila do Conde e o empate com o Tondela e Guimarães.

2/ O Sporting contratou 12 jogadores para o plantel principal. Beto, Douglas, Petrovic, Melli, Elias, Markovic, Campbell, A. Ruiz, Castaignos, André Filipe, Spalvis e Bas Dost. Quase metade do plantel chegou a conta gotas, alguns mesmo após a 4ª jornada. Mesmo assim não explica a derrota em Vila do Conde e o empate com o Tondela e Guimarães.

3/ O Sporting deixou de poder contar, de repente com o cérebro da equipa - João Mário, com o motor da equipa - Adrien e o matador da equipa - Slimani e com o que quer que tenha sido o Teo na equipa, mas as bolas lá entravam. A verdade é que Gélson não tem a decisão, a visão de jogo e a ação pendular de J.Mário...tem muita velocidade, desequilíbrio e drible, mas coletivamente não tem a mesma contribuição do agora médio do Inter. A verdade é que o substituto de Teo anda difícil de encontrar...tendo já tentado o sapato da Cinderella os dois Ruiz, André, Markovic e Campbell. A verdade é que as saudades do Capitão Adrien aumentam todas as semanas, e apertam especialmente quando Elias parece tão perto de "valer" um Adrien como o "fantasma" de Melli. A verdade é que Dost não tem a capacidade de "ir buscar os golos a casa" como o fazia muitas vezes Slimani e a equipa habituou-se demasiado a ter um jogador "2 em 1" em campo. Mesmo assim não explica a derrota em Vila do Conde e o empate com o Tondela e Guimarães.

4/ Bryan Ruiz, Marvin, Schelotto e William não tem tido a regularidade de outros tempos e se o problema do Costa-Riquenho é mesmo cansaço, os restantes estão a revelar alguma instabilidade emocional, criando mais dificuldade aos que ainda estão a apalpar o terreno no clube e no onze. Mesmo assim não explica a derrota em Vila do Conde e o empate com o Tondela e Guimarães.

5/ O relvado é novo e parece pesado, o motivador profissional do departamento saiu, houve Campeonato da Europa no verão e 2 Copas Américas nos últimos 2 verões. Mesmo assim não explica a derrota em Vila do Conde e o empate com o Tondela e Guimarães.

6/ Campbell, Markovic, Petrovic, A.Ruiz, Castaignos e Melli chegam ao Sporting depois de estarem muitos meses sem serem figuras de destaque nas suas equipa...quer por lesão ou por terem perdido a titularidade. Mesmo assim não explica a derrota em Vila do Conde e o empate com o Tondela e Guimarães.

7/ Curiosamente ou não, o Sporting revela cada vez mais dificuldade frente ao adversários que prescindam do controle do jogo e se remetam a criar linhas de oposição ao nosso ataque. A forma como os defesas laterais deixaram de dominar as alas "empurrando" os extremos para dentro da área é evidente e hoje em dia limitam-se a subir 1/3 do que o faziam. Mesmo assim não explica a derrota em Vila do Conde e o empate com o Tondela e Guimarães.

8/ O Sporting da época passada, em 34 jogos da Liga, perdeu 2 vezes e empatou 5 partidas. Desperdiçou 16 pontos em 102 possíveis. Esta época, depois da 8ª jornada, em 24 possíveis, já perdeu 7 pontos. De um taxa de desaproveitamento de 15,7% passámos para uns surpreendentes 29,1%. Quase que temos o dobro de probabilidades de perder pontos de uma época para a outra. E no entanto tudo parecia ser mais sólido numa época com uns sonantes 12 reforços. Os 5 pontos perdidos em Vila do Conde e com o Tondela em casa foram bem conquistados pelo adversário o que nem sempre foi o caso dos pontos perdidos em 2015/16, quando em muitas dessas partidas merecemos claramente melhor sorte (Benfica e Tondela em casa, Guimarães, U.Madeira e Boavista fora).
Enquanto tentamos sofregamente justificar o que parece não ter uma explicação óbvia, o que fazemos muitas vezes é rebuscar no detalhe, na estatística ou nos condicionalismos do futebol moderno. Esquecemos de olhar para o mapa, preferindo seguir o olfacto. 

A verdade é que o 1º mau resultado em Vila do Conde chegou depois de uma das melhores exibições num dos campos mais difíceis da Europa e é difícil entender como se pode exibir bem frente aos melhores e mal contra os piores. Talvez a entrega total e a inteligência de o fazer, independente do nome do adversário, seja a melhor das explicações para os 7 pontos que já perdemos pelo caminho. É que olhando para o jogo de Guimarães  (e apesar de erros grosseiros do árbitro) a evolução do marcador nunca poderá ser a que foi sem que se detecte algum desfoque e perda de compostura com consequente pânico e finalmente a derrocada coletiva. Além de demasiado penalizadora para o Sporting, não deixa de ser curioso que entre os jogos de Rio Ave e Guimarães exista um denominador comum - a vertigem de golos sofridos em poucos minutos e sobretudo em poucos lances. Isto só é próprio de uma equipa “surpreendida” e rendida à fúria de investir cegamente…com os resultados conhecidos.

Quebras de forma de alguns jogadores, lesões e dificuldades de adaptação quer ao modelo de JJ, quer ao nosso contexto competitivo, transferência de peças importantes na manobra da equipa, tudo isto pode servir de explicação, mas honestamente e olhando à forma como sofremos 3 golos de rajada em Vila do Conde, como nos deixamos empatar em cima da hora em Guimarães depois de estar a vencer 3-0 aos 70 minutos ou como jogámos frente ao penúltimo classificado em casa e permitimos ao Tondela fazer o único tipo de jogo que sabe…estas não são ocorrências que uma equipa do Sporting (esteja mal ou bem) não consiga evitar, os adversários em causa não têm estatuto, talento ou quaisquer outros argumentos para conseguir fazer o que fizeram perante um Sporting minimamente concentrado, focado e unido em torno da missão mais importante de todas: conquistar 3 pontos, seja de que forma for, bonita ou feia, atacando melhor ou pior, defendendo melhor ou pior.
A arrogância e a vaidade de acreditar que as vitórias são fáceis de conquistar, sem o recurso ao esforço e inteligência estritamente necessários. Isto sim explica os 7 pontos que perdemos e a culpa é mesmo de todos. Jogadores, Treinador, Dirigentes, Adeptos. 

Todos teremos de assacar a nossa cota parte de culpa na imagem que nos perdurou da última época e que infantilmente achámos que seria transportada para a actual. No futebol o momento é o momento, passado e presente dificilmente se conquistam da mesma forma e quanto mais depressa fizermos reset a 2015/16, mais depressa vamos arregaçar as mangas e partir de “um início” onde ao zero vamos somando pontos de partida, tentando subir a mesma escada onde acabamos de descer aos trambolhões.


SL

22 comentários:

  1. Temos que admitir outras culpas, sem ser somente as circunstanciais.
    O Benfica por exemplo, jogou sem meia equipa muitas vezes este ano, não tem o Gaitan, R.Sanches e o Jonas da epoca passada e sem grande brilhantismo, ganha os jogos que tem que ganhar.
    O Porto mudou de treinador, dispensou alguns nomes pesados do plantel (Brahimi, Aboubakar, Maicon, etc) e ganha os jogos que tem que ganhar. Sem grande brilhantismo tambem.
    Ora nós, sem grande brilhantismo, temos perdido muitos pontos num curto espaço de tempo.
    O que nos diz que não temos sido nada competentes. Por exemplo:
    1) Com os nomes que temos, é inadmissivel ter tantos golos sofridos.
    2) Para o lugar de Teo, já experimentamos André, Markovic, Castaignos, Alan Ruiz, B.Ruiz, Campbell e até B.César;
    3) Se o meio campo com 2 não rende, pq não jogar com 3? B.Cesar, Elias e William?
    4) Num plantel de 29 jogadores, temos para as laterais Marvin e Jefferson, J.Pereira e Schelloto. Fraquissimo!!!
    5) O discurso errático. Demasiado centrado nos outros, desculpando-se com os outros, festejando uma derrota como se uma vitória se tratasse, etc, etc etc...
    6) E se em vez de 12 reforços se tivesse em 3 ou 4 do nivel do Bas Dost, preenchendo o resto do plantel com a equipa B? Temos 29 jogadores no plantel A mais o plantel da B...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é que festejou uma derrota como se fosse uma vitória?

      Eliminar
    2. É um eufemismo Valdemar. Ainda hoje se fala no jogo de Madrid como um exemplo de uma boa exibição mas que acabou numa derrota.

      Eliminar
    3. "O Benfica por exemplo, jogou sem meia equipa muitas vezes este ano, não tem o Gaitan, R.Sanches e o Jonas da epoca passada e sem grande brilhantismo, ganha os jogos que tem que ganhar."

      No entanto mantém o melhor jogador do plantel e que mais equilibrio traz à equipa: Pizzi. Sendo que Gaitan pouco ou nada jogou a época passada, e sejamos sinceros entre Horta e Sanches a escolha só pode ser Horta....no entanto para se bater nas derrotas convêm arranjar mentiras sobres os rivais de forma a espezinhar quem perde.

      Eliminar
    4. Agora o Pizzi já é bola de ouro. E pelos vistos o Horta de prata. O Simeone é um grande otário. E já agora porque é que o Sporting não comprou ao menos um de bronze. E pensando bem nem precisava de comprar porque já tinha muito melhor na formação.

      Grande anedota este RG. Grande anedota e grande bruneco. Andam a chorar pelos cantos pelo Slimani quando até contrataram o Bas Dost. E o Baladas e o Castanho e o Spalvis e o Mané. Espera lá, o Mané também foi rodar. Quando o Benfica chegou a estar sem Jimenez, Mitrogolu e Jonas na frente. Mas também deve ser mentira.

      Eliminar
  2. O problema é sem dúvida motivação. Basta olhar para os jogos contra o Real Madrid e a segunda parte contra o Borussia.

    Infelizmente vejo o Presidente a dar carta branca à estratégia que sempre critiquei no Jesus do Benfica. Contratar jogadores ao desbarato na esperança de encontrar uma futura estrela.

    Por mim o Bruno Paulista e o Fokobo merecem mais oportunidades. E sem dúvida alguma o Matheus já devia ter entrado em vez do Markovic ou do Campbell.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Infelizmente vejo o Presidente a dar carta branca à estratégia que sempre critiquei no Jesus do Benfica. Contratar jogadores ao desbarato na esperança de encontrar uma futura estrela."

      Incrivel como se diz tanta parvoíce....o único jogador para o qual JJ queria ter carta branca foi exactamente o que não veio, mas aparentemente toda a gente tem informações de fonte segura! Elias foi o nome arranjado à pressa ( sobretudo porque o valor a pagar seria quase zero ) por JJ e BDC para suprimir uma saida não precavida de Adrien nos ultimos dias de mercado.

      Markovic foi um nome lançado por JJ quando se soube que o LFC o iria dispensar, que foi exactamente o mesmo de Campbell. Dost, Castaignos e André ( sendo que este também está incluido nas dividas do Corinthians ao SCP )foram nomes propostos pela direcção a que JJ anuiu nada mais.

      Antes de se dizer porcaria temos de ter a certeza do que dizemos...criticar JJ só porque sim não!

      Eliminar
    2. Afinal o RG é só jesuíta. E também deve gostar muito do Villas-Boas.

      Eliminar
  3. Um clube que quer ser campeão não pode oscilar tanto. O Sporting, na sua globalidade, não pode, porque falta um jogador, descer de nível competitivo.

    O Adrien faz imensa falta mas até o outro que não é treinador com muito mais jogadores importantes lesionados e continua a ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é que é importante que está lesionado? O único jogador importante naquela equipa é Pizzi!!! E esse não está lesionado....

      Com Pizzi seja qual for o ala do lado oposto, o médio centro ou o avançado a equipa está mais perto de vencer....claro que com Jonas ao invés de vencer por 1 venceria por 2 ou 3. Nada mais....ou querem-me fazer crer que o Eliseu, Jardel, André Almeida são importantissimos?

      Qualquer dias ainda achamos que o Dortmundo que veio a Lx era pior que o Famalicão ou que o Vilafranquense

      Eliminar
    2. Ya RG! Na próxima jornada é o Pizzi contra onze. E claro que o SCP só contratou craques.

      Eliminar
    3. E já agora o comentário era do Augusto Inácio.

      Eliminar
  4. Há tanta coisa que acho que está mal que somente tocarei em poucos pontos:
    -Alguém me explique porque contra o Porto entra o Mané, que no final da época esteve encostado, e meia dúzia de dias depois vai para a Alemanha.
    Não percebi!!!
    - Brincamos com o Taarabt,e recebemos um jogador que chega com mais 10kg, trás o irmão e custou uns pornográficos 8milhões. Um jogador que custa isto tem que jogar, ser titular, acrescentar alguma coisa e até agora com mais 10 ou menos 10kg continua igual.
    - Elias...pois, 31anos e segunda oportunidade depois de um filme para nos vermos livres dele.
    - André!!! Se no Brasil a coisa não andava dificilmente aqui seria melhor.
    - Meli?? Para o ver jogar só mesmo no YouTube, mas deposito algumas esperanças nele, lembre-se o Jesus que ele existe!!
    Resumindo, a maior parte dos que vieram não são melhores dos que cá estavam, com algumas teimosias do Jesus incluidas foi no que deu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sporting ganha 8 jogos de seguida ... e o anónimo vai ter que se entreter com as bolas de gude;)

      Eliminar
    2. Então e os árbitros? Um bocadinho confuso não?

      Eliminar
  5. Eu explico:

    "Alguém me explique porque contra o Porto entra o Mané, que no final da época esteve encostado, e meia dúzia de dias depois vai para a Alemanha.
    Não percebi!!!"

    Da mesma forma que Sálvio de repente começou a jogar de inicio...para se mostrar


    "Brincamos com o Taarabt,e recebemos um jogador que chega com mais 10kg, trás o irmão e custou uns pornográficos 8milhões. Um jogador que custa isto tem que jogar, ser titular, acrescentar alguma coisa e até agora com mais 10 ou menos 10kg continua igual"

    Acompanha algum dos campeonatos sul-americanos? Se sim não percebo a pergunta se não, tem de começar a acompanhar. O campeonato argentino joga-se parado ou lento. Não existem marcações, médios e avançados não defendem, não sabem o que são compensações, etc....Ora tendo em atenção que o sistema de JJ tem de ter quem entenda o jogo nesses campos e que para além disso o rapaz ainda esteve 2 meses sem treinar e jogar a resposta não devia ser dificil para si.

    "- Elias...pois, 31anos e segunda oportunidade depois de um filme para nos vermos livres dele."
    Adrien entrou nos ultimos 2 dias de mercado a querer sair e com uma probabilidade real de sair. Seria necessário suprimir essa vaga e de um dia para o outro, praticamente sem tempo para negociar, nada melhor do que um médio que é internacional brasileiro, como qualidades que JJ gosta e melhor ainda praticamente de borla e sem haver necessidade de qualquer negociação.

    "- André!!! Se no Brasil a coisa não andava dificilmente aqui seria melhor."
    E porquê? Acosta quando chegou tinha a vida facil na Argentina? Montero tinha a vida fácil?


    - Meli?? Para o ver jogar só mesmo no YouTube, mas deposito algumas esperanças nele, lembre-se o Jesus que ele existe!!
    Mesmo que disse para Ruiz....

    ResponderEliminar
  6. Ou seja o Sporting teve, porque teve efectivamente, todo o tempo do Mundo para estudar o mercado verificar quais as melhores possibilidades e decide-se por contratar um jogador (8M) que como disse (Na Argentina) joga devagar e parado,decide contratar o novo Pongolle já que os adeptos do Corintians ao exemplo dos do At. Madrid, bem nos avisaram, quanto ao famigerado defesa esquerdo...aguardemos, fico só por estes 3 casos dado serem aqueles que me parecem não ter explicação.SL

    ResponderEliminar
  7. O William está bem, sempre esteve bem. Metam isso na cabecinha! Voces querem ver problemas onde nao os há. Tudo e todos, empre contra o actualmente melhor jogador do Sporting.
    O William nao pode estar em todo lado. Se os outros nao ajudam ....Falem do B.Ruiz, do Elias. Ambos horríveis!!! Sem classe.
    Culpem o Jesus que os poe a jogar...

    É realmente fustrante ouvir e ler sempre coisa anti-William.
    Pelo menos recorram as estatistícas(isso ajuda) e depois opinem.

    ResponderEliminar
  8. Eu consigo ter outra opinião.

    Enquanto tivermos árbitros a manipularem resultados ... bem pode vir o Messi e o Ronaldo.

    Deixem de acreditar em pais natais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E dizer isso a uma direcção que só esta época investiu quase 100 Milhões? Mais não sei quantos com o treinador? E realmente o SCP está farto de ser prejudicado pela arbitragem este ano. Mais um chorão. O estado de espírito standart do leão bruneco.

      Eliminar
    2. 100 milhões? Tchiiiii! Onde é que estava tanto dinheiro? Atão o Sporting tem dinheiro, ou não tem? É que se tem passou a ter com o "bruneco", porque antes não tinha.

      Mas isto deve ter dias. Você é daqueles que tem o "período" e depois as "hormonas" alteram as opiniões.

      Eliminar