terça-feira, 18 de outubro de 2016

É a ética, estúpido!

Depois de saber do artigo do CM que a PJ fez buscas na SAD do Benfica para averiguar quanto gastava o clube nos vouchers oferecidos aos árbitros fiquei ainda mais perturbado com a estupidez da nossa FPF e a sua incompetência para entender o que está em causa em todo este assunto. Não sei qual é o QI dos responsáveis da mais alta instância do nosso futebol, mas das duas, uma: ou são burros e não entendem que a polémica nunca foi se o valor ultrapassava o regulamento (que convém lembrar que não existe de forma formal) ou são escroques ao ponto de se refugiar nos legalismos para encobrir a sua incapacidade para intervir numa solução eficaz que prime pela jurisprudência necessária.

O caso dos Vouchers é uma questão ética. Ponto final. Tão pouco interessa se será menos 10 euros que a instrução da UEFA ou menos 10 que a mesma. Assusta-me aliás que a FPF, depois de passado o tempo da mediática disputa argumentativa, não tenha inscrito novas regras para impedir que este procedimento acabe de uma vez por todas e por mais que entenda algum período de reflexão, não posso deixar de ficar com a certeza de que nada será feito para não vir a expor a acção do Benfica  (mesmo sem qualquer retroactividade) como…errada. Mais, o verdadeiro sintoma de que todo este assunto tresanda a inépcia do dirigismo é o facto de que 1) O Benfica nunca publicitou quer internamente, quer externamente que oferecia vouchers aos árbitros e observadores 2) Muitos árbitros e observadores nunca relataram a oferta, como lhes é imposto pelos regulamentos 3) O próprio dirigente máximo do Conselho de Arbitragem (à altura) disse desconhecer essas ofertas 4) A FPF e a Liga viram-se obrigadas a levantar um inquérito para fingir que se interessavam pelo esclarecimento do assunto, quando não mais fizeram que o tentar justificar e menorizar.

Mais uma vez, Liga, FPF, APAF e Governo perderam uma boa oportunidade para tornar o futebol português mais transparente, mais impoluto, mais eticamente sólido, preferindo entender tudo como uma disputa entre clubes, uma verificação de números e regulamentos, um “fait diver” mediático. Escapou-lhes completamente que nada resolveram e que todas as dúvidas morais permanecem nas cabeças dos adeptos que observam um pouco mais do que a bola, um pouco mais que as marcas das chuteiras dos jogadores. Se eu na minha actividade profissional aceitar nem que seja um euro de um dos clientes da minha empresa, posso ter garantida uma má prática e uma reprimenda imediata por parte dos meus superiores. Em causa não estará o valor, a vantagem ou a legalidade do acto, mas sim o porquê da oferta e o porquê da aceitação. As perguntas serão as mesmas em qualquer parte do mundo e em qualquer que seja o sector de actividade. Read my lips: É uma questão ética! Enquanto os dirigentes do nosso futebol não entenderem isto ou fazerem de conta de que não entendem…isso será mais do que prova que não estão à altura dos cargos que ocupam, mas estarão, sem dúvida alguma, à altura do atraso que mantêm com outras competições espalhadas pelo mundo. As tais que tanto citam como exemplo, mas que nunca lhes seguem “os exemplos”.


SL

23 comentários:

  1. Ética? Querem eles lá saber o que é isso! Bom, talvez saibam, muitos deles até serão doutores que estudaram essas coisas. O que sabem, de certeza, é que coisas como essa da Ética, são para aplicar selectivamente- para que se saiba que existe e que é aplicada.

    ResponderEliminar
  2. Caro javardeiro, temo que não vai dar em nada, e visto que foi o próprio carnide quem pediu esta intervenção (a menos que tenha entendido mal), é porque os elementos que os podiam incriminar já foram destruídos e a contabilidade já levou uma tonelada de "base" para disfarçar.

    Pessoalmente, parece-me uma jogada para encerrar este assunto dos vouchers, que parecendo que não, era uma forte arma de arremesso contra eles. Assim, os corruptos passam uma vez mais entre os pingos da chuva.

    Green Oasis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Se realmente foi pedida por eles, estas certo em dizer que e apenas para limpar a imagem. Se nao foram eles temo que o resultado seja o mesmo. Ninguem tem coragem politica para se meter com o carnide. A montanha eh apenas um montezito e vai parir um rato-anao.

      Eliminar
  3. Grande post, grande post. Nao tenho palavras para exprimir a minha admiracao pelo que aqui esta escrito com toda a clareza e objectividade.

    Obrigado Javardeiro.

    ResponderEliminar
  4. A ética... https://www.youtube.com/watch?v=NhZArHnopWI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente essa merda foi toda verdade e provada em tribunal.

      Eliminar
  5. O que é que foi provado em tribunal? O Benfica colocou um processo de 40M ao Sporting e com as provas por parte do MP de que as acusações não têm fundamento serão prova fundamental do processo. A questão aqui é como o Sporting se irá defender depois de lançar a acusação.
    BC perdeu os processos todos em tribunal e está a caminho de perder mais um.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia André Ventura

      Eliminar
    2. Olha lá, esta época ainda continuam a oferecer vouchers sem limite de consumo a toda a estrutura arbitral e reguladora das competições (árbitros, delegados e observadores)?

      E se é para responder com uma aldrabice característica dos mentirosos compulsivos como "BC perdeu os processos todos em tribunal" deixa-te estar a esfregar gelados na testa e lê isto com atenção:

      http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/04/o-tolinho-dos-processos-e-orquestra-da.html?m=1

      Eliminar
  6. Porra isto é só Génios, mas parece que estão verdes...
    Posso disser que a minha escola fez o almoço de inicio de ano lectivo na Catedral da Cerveja e imagine-se que eu pensei que estava tudo louco: isto vai ser um almoço entre 800 e 1000€ por cabeça. Nisto fiquei todo barralhado quando o almoço com tudo incluido foi de 15€...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. coitados dos miúdos que não têm escolha...

      E tu, cérebro de lampião, evitavas de fazer figura de urso. Os putos não vão lá beber champanhe! Ou se calhar vão, pela educação que parece que recebem.

      Inacreditável esta merda: levar uma escola a um estádio de futebol, a um estabelecimento chamado casa da cerveja...não havia um monumento ou outro local verdadeiramente educativo? Diz lá qual é a escola já agora, para se investigar o lampionismo que lá anda...

      Vai-se a ver o presidente é também dirigente do carnide...

      Eliminar
    2. Oh minha abécula o almoço é só para os professores e o restaurante é na Praça do Comércio ao pé do Museu do Dinheiro e do Arco da Rua Augusta que foram visitados durante a manhã...

      Eliminar
    3. Óh lampiãozeco, e os professores tiveram direito a Vouchers sem limite de consumo iguais aos que o venfique oferece a toda a estrutura reguladora e arbitral das competições (árbitros, delegados e observadores) ou pagaram do próprio bolso?

      Eliminar
    4. Cada um pagou do seu bolso. Mas quero aproveitar para desejar a todos umas rápidas melhoras...

      Eliminar
    5. Cada um pagou do seu bolso. Mas quero aproveitar para desejar a todos umas rápidas melhoras...

      Eliminar
    6. Professor de Portugês já se viu que não és. E honestidade tou a ver que também não se ensina.

      Então os Professores foram fazer uma visita de estudo? Ao arco? Lol! Mentiroso! Apanhado!

      Se te derem um vouchers sem plafond vais mesmo mamar o menu desconto de almoço. Mamas esse porque te sai do bolso. Se fosses árbitro mamavas à discrição.

      Eliminar
    7. Oh minha abécula, mas qual visita de estudo? Não leste o post: "almoço de inicio de ano lectivo". Gosto dos textos do autor do blog, mas não tenho paciência para andar a levar com galinhas mentecaptas...Xau e as melhoras...

      Eliminar
  7. Assim parece que esta é uma ética esquecita ou melhor dizendo esta é uma ética verde...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é que percebi: "esquecita"

      Foda-se, grave é o estado da educação

      Eliminar
    2. Ah ah ah..

      Deixa lá.

      Grave grave é que s calhar é professor de religião e MORAL.


      AH AH AH

      Eliminar
    3. Olhem lá o Ton dela...

      Eliminar