quarta-feira, 6 de abril de 2016

A verdade. A mentalidade. O lucro.

Como deve ser animador e reconfortante ter uma imprensa que se preocupa em dizer as verdades quando o nosso clube mais precisa delas. Hoje acordámos com um país mediático indignado com o "roubo" de Munique. A exibição merece tantos elogios que fiquei desconfiado que vimos partidas diferentes, mas depois de verificar a data e os nomes dos jogadores comprovei que vimos o mesmo jogo, mas com conclusões bastante diferentes.
Aos meus olhos, o jogo exibiu um Bayern arrogante, lento, previsível que depois de marcar aos 2 minutos achou que sem se mexer iria naturalmente fazer o 2-0, o 3-0 e por aí fora. O Benfica não abanou depois daquela entrada e manteve o plano (também imposto em Alvalade) de não afastar os jogadores, não dar espaços ao adversário, jogando muito pouco ou nada, dando toda a iniciativa de jogo ao adversário...até que este se canse de jogar sozinho. Ou seja, uma espécie de autocarro, não passivo, mas com pressão sobre o opositor. Nenhum dos jogadores do Carnide fez muito mais do que defender, ocupando espaços, linhas de passe, pressionando o portador da bola. Desde Mitroglou a Ederson a palavra foi defender...sempre. Correu relativamente bem, não foram goleados, mas fica a ideia que não será desta forma que vão eliminar os alemães. Salvaram a goleada? Sim, mas apenas isso.
Nos media porém a história foi outra e quem ler certas crónicas vai ficar com a ideia que o Carnide disputou a partida taco-a-taco com o Bayern e que teve as mesmas oportunidade de o ganhar e não fora pelos erros do árbitro teria quiça empatado ou vencido o jogo. Como é possível? Quem é honestamente capaz de distorcer os factos desta forma? Para quê?
Não há nenhuma vergonha em assumir que se meteu o autocarro em Munique, não há qualquer sombra de dúvida que sair da Alemanha com 0-1 é um resultado bom (atendendo à valia do clube bávaro) e muito menos há que disfarçar a naturalidade com que o emblema germânico se impôs em todas as vertentes do jogo e teve oportunidades para construir outro resultado. Grandes emblemas, muito mais fortes que o Carnide não o conseguiram fazer...portanto qual é a necessidade de pintar uma realidade completamente diferente? O que se ganha?
Penso...e chego sempre à mesma conclusão: esta distorção toda é apenas mais uma "afagadela no ego" encarnado. Nada mais, nada menos. Projectar o Carnide como um emblema que foi a Munique e que só por azar e antipatia do árbitro, não saiu de lá com uma vitória. Querer ser maior do que se é, é a melhor "mola" benfas que conheço....e vende. Pouco interessa a verdade ou trabalhar em contacto com esta, os media sabem que quando a verdade não é agradável, Vieira e pares distorcem-na, garantindo que passa a ser outra "verdade". Desporto? O que é isso? Merecer vencer? What?! Esta mentalidade tem um custo, mas não serão os media a pagá-la e nesta versão de Carnide de Vieira...o futuro é sempre alguma coisa que alguém terá de lidar...um dia.

SL

2 comentários:

  1. No forum do Bayern concordam que o jogo podia ter caido para o nosso lado. Como é que queres distorçer o que diz a imprensa quando me lembro de uma capa "Beto, Herói de Turim"?

    O Bayern jogou melhor, ai estamos de acordo. Mas dizer que o Benfica não teve o seu mérito e que o Bayern não quis marcar?

    Quando vós e os andrades levaram 7-1 e 6-1 o Bayern era o melhor do mundo e agora é o pior? A diferença, meus caros, é que o Benfica não desistiu e não abanou, continuando a defender e fechando os espaços ao Bayern. Aponto apenas uma nota negativa ao jogo do Benfica: as laterais. O Eliseu teve algum demérito no golo sofrido. O Vidal é baixo e podia perfeitamente com um pouco de esforço a mais cortar a bola para fora. Mas não é o culpado da derrota.

    ResponderEliminar
  2. Exacto, vitórias morais. O doutoramento de todo o Sportinguista.

    Cumprimentos, JP

    ResponderEliminar