segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Temos equipa

A quantidade de vezes que ouvi, desde sexta ata à hora do jogo (Nacional-Sporting) coisas como "vais empatar" ou "vocês até se cagam todos na Madeira" foi, como se diz agora, avassaladora. Respondi sempre da mesma forma, "vamos ver, eu penso que não, mas vamos ver…".
O jogo teve aquilo que os nossos últimos jogos não têm tido, marcámos cedo e fomos nós que abrimos o marcador.  É que fica muito mais fácil desta forma. Chegados a esta fase da época…não marcar durante a primeira parte ou correr atrás de um prejuízo obriga a qualquer candidato a um desgaste emocional absurdo…especialmente quando do outro lado estiver uma equipa calma sem preocupações de descida.

A maioria dos jogadores do Sporting fez um jogo competente, onde não só dominaram e criaram oportunidades, como secaram o adversário. A baliza esteve bem guardada por um quarteto (Coates e Semedo estiveram tranquilos) a suportar um descansado Patrício. Um William a subir de rendimento, um Adrien mais posicional…um João Mário a "pensar", bem,  o jogo. Um Ruiz a acumular o muito bom…com o assim não tão bom e um Slimani a facturar outra vez. Deixo para o fim Bruno Cesar que talvez por estar tocado logo no início do jogo…esteve quase sempre ineficaz na partida, ainda assim, o seu substituto Mané esteve bem, rápido e decidido. João Pereira e Zeegelar foram contratações desta época e que boas soluções se revelaram. O português está a subir de rendimento conforme a época se desenvolve, o holandês não faz ninguém suspirar de saudades por Jefferson.

Quando se fizer o resumo da época…nos idos de Junho ou Julho, ninguém certamente se irá esquecer na sorte que foi ter ido ao mercado buscar jogadores como João Pereira, Zeegelar, Coates, Naldo ou Bruno Cesar, atletas que não enchem capas de jornal, mas que dão um contributo decisivo a uma equipa que vai sendo constantemente obrigada a ultrapassar ausências de titulares por lesão.
Dos 4 titulares do eixo defensivo, na fase mais importante da época…só resta João Pereira. Não se tem notado…e isso é mérito de muita gente.

Segue-se a Liga Europa, outra história completamente diferente, que ficará para outro tipo de análises. O que é preciso salientar para já é que aqueles que apostaram na derrocada do Sporting estavam...tremendamente equivocados. Temos equipa para lutar até ao fim. Temos mesmo.


SL

4 comentários:

  1. Bom post Leão de Plástico, queria também a tua opinião sobre a nossa nova dupla Coates/Semedo...Na minha ótica, complementam-se muito bem. Coates mais patrão e mandão, Semedo como um central rápido e que se antecipa bem aos avançados. A acrescer que ambos conseguem sair bem a jogar...

    Continua o bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma dupla que como dizes se completa, Coates mais pelo ar, Semedo mais pelas bolas colocadas na velocidade dos avançados. Se tivesse de apostar dinheiro...diria que Coates já ganhou lugar e que fará dupla com Paulo Oliveira ou Naldo (depende quem esteja mais forte fisicamente). Num campo teórico Coates e P.Oliveira são uma dupla que pode dar ao Sporting muitas valências para suster qualquer tipo de adversário...mas o que interessa mesmo destacar é que em Janeiro o Sporting foi encontrar 2 optimas soluções para centrais...o que se revelou decisivo face às lesões de Ewerton, Naldo e P.Oliveira. E diziam todos os experts que era exagero 5 centrais + Tobias na equipa...se calhar não foi.

      Eliminar
    2. Para além disso, muito se criticou a direcção por ter feito regressar Semedo, diziam as más linguas que iriam travar a sua evolução, no entanto, enquanto os nossos rivais andam com mantas de retalhos na defesa, nós conseguimos 2 centrais de qualidade.
      Estou de acordo contigo em relação ao Coates, apesar de ainda não ter tido um jogo frente a um adversário de maior valia, penso que a sua qualidade é inegável, na 5ª feira iremos com certeza ver como se irá dar com um adversário mais forte.

      Eliminar
  2. Ora bom, eu não concordo com parte deste post.

    Acho que o Zeegelar está muito inseguro defensivamente, embora desiquilibre muito na frente, mas apanhando um extremo direito forte, vamos ter muitissimos problemas!!!!!!

    O meio campo esteve muito pouco lúcido, muitos passes falhados, e outros tantos sem nexo nenhum.. O scp falha passes demais e isso não pode ser! E algo que me preocupa muito é que os criativos desta equipa (João Mário e Bryan) estão completamente rebentados... Depois dos 60/65 minutos, já nenhum dos dois corria...
    O meio campo tem de ser (ainda mais) trabalhado, o JJ tem de puxar mais pelo William.

    Quanto ao resto concordo. Ressalvo a agradável surpresa que tem sido o Ruben Semedo! Bom a defender e com uma qualidade de saída acima da média!! O Paulo Oliveira e o Naldo que se cuidem....

    SL
    Bruno Silva

    ResponderEliminar