sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Roubalheira

Se há coisa que o Football Leaks trouxe de bom à discussão pública foi a promiscuidade do mundo das transferências do futebol. Fica claro em quase todos os documentos que os clubes sustentam demasiadas empresas e demasiados agentes paralelos ao fenómeno desportivo. O dinheiro que deveria ser dos clubes acaba sempre repartidos por mil e uma pessoas, muitas delas sem que se entenda sequer o que contribuíram para o negócio.

Para mim há uma conclusão a tirar deste fenómeno: as direcções dos clubes permitem com proveitos próprios que o cenário da fragmentação das verbas das transferências entre clubes ocorram. É vergonhoso, é criminoso, é inadmissível.
Os adeptos e sócios são autenticamente enganados, burlados com o alto patrocínio dos dirigentes das SAD e clube, alguns sendo apenas cúmplices beneficiando indirectamente, muitos sendo parte do lado que lucra directamente.

As polícias, governos e magistraturas vão fechando os olhos a esta pouca-vergonha, tal como provavelmente fazem com a banca, a política ou outros sectores da vida pública. Cada vez mais se comprova que ser eleito para dirigente de um grande clube, ou ser escolhido para fazer parte de uma SAD é meio caminho andado para enriquecer os bolsos sem ética e sem lei. Os adeptos do porto sabem-no. Os adeptos do Carnide desconfiam. Os adeptos do Sporting por agora vão confiando numa direcção que apregoou um auto-controle e não pacto com estes "dinheirinhos extras".

A transparência dos Orçamentos & Contas das SADs é zero. São livros de fantasia e muita recriação numérica, que escondem as off-shores, as comissões de dirigentes, a participação de familiares ou empresas de amigos, a influência para colocar peões na CMVM, na polícia ou quem quer que possa pedir contas aos clubes. Este autêntico advento dos dirigentes como lucradores dos negócios dos clubes mata a confiança dos adeptos e não sei como é que, por exemplo, um adepto do FCPorto terá vontade para aceitar reptos ou convocatórias emanadas por dirigentes que se acham "donos" do clube ao ponto de enriquecerem majestosamente com os dinheiros devidos ao mesmo.

E logo a malta do Porto que sempre me pareceu tão pouco permissiva ou passiva perante injustiças…são os mais "borregos", os mais submissos. Não acontece nada…e à parte de uns blogs que começam esporadicamente a dar eco aos escândalos que envolvem a Doyen e as "comissões" dos seus Caldeiras e afins…o resto é a prova mais que cabal de que algo vai muito mal nas gentes dos azuis e brancos. A minha dúvida é se concordam com tudo, aplaudindo a sabuja roubalheira que para ali vai…ou se simplesmente não há coragem para se associarem em defesa do clube. 


SL

2 comentários:

  1. Eu acho que estes gajos é que usam a melhor tática para ganhar jogos:

    "É impossível não ficar chocado ao ver estas imagens de jogos do Canelas 2010, equipa onde jogam vários elementos dos Super Dragões, incluindo Fernando Madureira, o líder da claque. Aparentemente, são cenas comuns nos jogos em que participa esta equipa...

    ...A história foi levantada no último domingo pelo Record, numa reportagem de duas páginas de leitura obrigatória, onde são apresentados vários depoimentos de dirigentes de clubes que disputam a Divisão de Honra da AF Porto. Treze dos dezasseis clubes fizeram queixa à AF Porto pela violência usada pelo Canelas, referindo a incapacidade das forças policiais e das equipas de arbitragem em reagir em conformidade. 90% dos árbitros da AF Porto recusam-se a arbitrar jogos do Canelas. Várias equipas já registaram falta de comparência em partidas contra o Canelas, e outras entram em campo evitando qualquer contacto físico, pois não têm capacidade para pagar os 750 euros de multa pela falta de comparência. Mas, aparentemente, a AF Porto ainda não tomou qualquer medida para resolver o problema."

    https://www.youtube.com/watch?v=7tnL-rpVu70

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estes "artistas" vão mantendo a "forma" dentro de campo para depois espalharem a sua "arte" caceteira por esse país fora nos mais diversos locais.

      Eliminar