quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Olhando para o quintal do vizinho

Normalmente não sou grande adepto de ver jogos dos nossos rivais, mas o interesse desta fase das Ligas Europeias levou-me a estar atento ao jogo de ontem do Carnide frente ao Zenit. Confesso que não entendi muito bem o festão por conseguirem ir à Russia com um 1-0 muito mal amanhado, mas se o prémio da vitória faz assim tanta falta, admito que eu é que esteja a ver mal a coisa.

Fiquei tão surpreso pelo festejo dos adeptos como pelo conteúdo das declarações de Rui Vitória no final do jogo. A partida que vi mostrou um Zenit fraquíssimo coletivamente, completamente partido desde o 1º minuto e completamente de rastos a partir dos 65/70 minutos. Que a equipa russa fraquejasse cedo no jogo, isso de alguma forma era esperado...estavam há 2 meses e meio sem competir e isso seria sempre incontornável, mas mesmo enquanto houve pernas para correr o Zenit exibiu uma dependência do talento individual exagerada. Não há qualquer tipo de entendimento entre jogadores, Dani, Hulk, Javi Garcia e companhia jogaram sempre "por si" e vezes demais erraram posicionamentos e combinações. Se isto é o produto de 3 épocas de Vilas-Boas, é fraco e sinceramente, olhando para os jogadores à disposição, só prova que o técnico português não é nem por sombras o predestinado que pintam por aí.

O Carnide jogou a medo, o Zenit jogou pouco e mal. No final da partida, perante a desistência sucessiva dos russos, os anfitriões ganharam coragem e sentiram que estavam a passar ao lado de uma vitória fácil. esforçaram-se um pouco mais (não foi preciso nada de especial) e no minuto 90 marcaram pelo "desaparecido" Jonas. Justiça no marcador e castigo exemplar a uns russos que se dedicaram pouco a trazer um resultado melhor de Lisboa. Pareceram até um pouco em estado de choque com o golo sofrido...quando tanto fizeram para o sofrer. Prova que nos confins da europa de leste se anda ver mal as dinâmicas do futebol moderno. Na 2ª mão será outra história, mas este Zenit não é nem por sombras o tubarão que o cartel de jogadores como Hulk, Dani, Javi Garcia, Witsel, Shatov, Zhirkov, Garay, Fayzulin ou Dzyuba pode prometer. A jogar assim, nesta forma física prova-se que o Carnide teve um sorteio pleno de sorte...nem mesmo na Liga Europa encontraria todas estas facilidades.

Mas Rui Vitória estava feliz. Não sei exactamente porquê (em muitas fases do jogo a sua equipa foi pouco mais que nervosa e perdida tacticamente) mas suspeito que para este treinador, ganhar nem que seja por meio a zero, com uma péssima exibição, frente a um adversário muito debilitado, seja razão para ficar satisfeito. Afinal de contas ganhara ao Zenit (faz de conta que foi um clube grande) na Liga dos Campeões (faz de conta que foi uma partida muito difícil) e vive para lutar mais um dia. Vitória de Pirro digo eu, quem vê futebol há algum tempo não celebrará triunfos destes como boas novas para a equipa e apesar do boost moral por não ter perdido, parece que a falta de um jogo coletivo convincente quase no final de Fevereiro...dará razão à gestão encarnada, dando ouvidos aos que já apontam como fechada a contratação de Marco Silva para a próxima época.

SL


17 comentários:

  1. TAMBEM EU FIQUEI ADMIRADO COM A FESTA QUE FIZERAM AO SPORTING QUANDO CHEGOU DA MADEIRA NA ULTIMA JORNADA. AI SIM FOI RIDICULO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso lembrei-me logo da festa do título feita pelo Benfica, há uns anos, contra o Marítimo no Funchal, num campeonato que acabaram por perder. Foi muito ridículo.

      Eliminar
    2. POR ACASO LEMBREI ME QUE O SPORTING TODOS OS INICIOS DE CAMPEONATO FAZEM A FESTA DO {ESTE ANO E QUE ,MAS CUIDADO QUE AINDA NAO FOI NADA.

      Eliminar
    3. eish, que gritaria que para aqui vai. Acalma-te palhacito.

      Eliminar
    4. Se achas que aquilo foi uma festa, reza para que o Sporting não vença a Liga em Maio.

      Eliminar
    5. Os jogadores do Sporting foram incentivados à partida de Lisboa, bem recebidos na Madeira e, no regresso, bem recebidos em Alvalade. Não creio que a festa tenha sido feita apenas pela vitória - até porque à partida de Lisboa a nossa equipa vinha de um empate caseiro.

      O tiro saiu ao lado, ó Pedro Guerra!

      Eliminar
    6. os adeptos apoiaram a equipa na ida para a madeira, para demonstrar que o empate com o rio ave não tinha afectado a esperança dos mesmos (ter em conta que isto aconteceu antes do classico) e depois apoiaram e sim, até aceito que tenham festejado a volta à liderança, logo que os jogadores saibam ter a cabeça no lugar parece-me normal esta euforia dos adeptos

      Eliminar
  2. qualquer vantagem é boa seja para que equipa for... a maneira como o benfica jogou é que deve ter merecido valentes apontamentos do JJ.

    O nosso campeonato pra já ainda não se cruza com o deles, isso é só no próximo mês. Estamos atentos a tudo o que se passa.

    ResponderEliminar
  3. Eu também vi o mesmo jogo que o LdP pois o Zenit na 2ª parte foi pouco mais que nulo e o benfas jogar a medo só porque sim deixa-me com excelentes perspectivas para o que aí vem. De resto até percebo a satisfação de ter ganho pois marcou o golo aos 90 quando já se perspectivava o empate. SL

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Santa ignorancia, vitória sem sofrer golos na Champions é equivalente a goleada.

    Se o Benfica marca na Russia fica praticamente decidido.

    ResponderEliminar
  6. AZIADOS,INVEJOSOS E COM DOR DE CORNO...sao estes todos parasitas lagartos...custa-vos ver o SLB na LC coisa que voces nao sabem o que e,e quando la vao sao goleados e envergonham o pais...

    ResponderEliminar
  7. Sugiro que guardemos este dois últimos comentários para memória futura (futuro não muito longe como é óbvio)....

    ResponderEliminar
  8. É bem melhor ir à Alemanha com um zero na peida não é? ? Aziado do caralho!!

    ResponderEliminar