terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A gestão invisível (para alguns)

Penso que a maioria das pessoas que seguem atentamente a nossa Liga, estarão de acordo quando se projecta que as próximas 3 jornadas serão fundamentais para decidir o topo da classificação. Estas serão jornadas de muita tensão e quem resistir melhor estará em condições de a 9 jogos para o final, encontrar o rumo para uma boa classificação. Olhando para o calendário dos 3 grandes, a coisa está assim:

Sporting: Guimarães (F) - Carnide (C) - Estoril (F)
Carnide: União (C) - Sporting (F) - Tondela (C)
Porto: Belenenses (F) - Braga (F) - União (C)

Há a particularidade de tanto Sporting como Porto terem uma jornada europeia antes do 1º destes encontros e o Carnide cumprir a mesma só após a partida frente ao Sporting. É uma vantagem interna e enorme desvantagem para a sua decisão na Champions (ainda por cima com deslocação a S.Petersburgo). Os dados estão lançados e por agora apenas o Sporting e JJ parecem preocupados com o desgaste do plantel. Não se fala em cansaço e gestão do plantel nos azuis e vermelhos...como se fossem de outra fibra, daquela que não sofre erosão com o passar dos minutos de jogos atrás de jogos. Depois vemos a pobre partida do Carnide frente ao Paços ou do Porto frente ao Moreirense e ficamos com a ideia que ambos estiveram bem próximos de deixar pontos pelo caminho...e que se não são uns penáltis salvadores, os estragos na moral ou nas pernas poderia ser muito maior.

É que não falar no assunto não resolve nenhum problema e entrando a época na fase decisiva fingir que se pode jogar sempre com um 11 muito semelhante pode ser uma garantia dos 3 pontos, mas também pode ser o caminho mais rápido para o estafar, sujeitar a lesões originadas por fadiga muscular (quem estiver atento vai notando que por exemplo Gaitan ou Lisandro não se lesionaram por acaso). Mas enquanto as vitórias chegam, ninguém se preocupa muito com as lesões, as más exibições ou os salvamentos por penáltis. Provavelmente só quando se defrontarem entre elas, vamos poder assistir à diferença provocada por uma gestão de esforço ou a não existência dela. Sejamos honestos, o Carnide tem 13 ou 14 jogadores...o Porto tem muito mais (mas uma defesa cada vez mais esgotada) e o Sporting uma autêntica equipa de reservas que pode não ter o valor da titular, mas aqui e ali vai dando para rodar. É pena que ninguém vá dando importância a este trabalho de JJ e é ainda de maior pesar que nenhum dos nossos analistas se entretenha a avaliar a importância desse factor na decisão do campeonato. Se calhar ainda bem...

SL

2 comentários:

  1. Caro Leao de Plástico acho que está errado quando diz que o carnide tem só 13/14 jogadores é que esta a esquecer-se, só assim por alto, do ferreira, do mota, do capela, do paixao e do xistra.
    O seu esquecimento é grave pois são jogadores de classe mundial, daqueles que resolvem jogos sozinhos.

    ResponderEliminar
  2. Bom post. Off Topic: Javardeiro, aproveito para te aconselhar a passares pelo blogue com quem é que joga o Sporting http://comquemsporting.blogspot.pt/ para veres certos comportamentos, posicionamentos e imagens. A não perder! PS- Não tenho nada a ver com o blogue, se não como leitor, mas acho pertinente esta temática. SL

    ResponderEliminar