quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

A alegria dos tontos

Como já se esperava o tema "Carrillo" virou o único assunto desportivo em Portugal. Porque aparentemente não interessa falar sobre a centena e meia de jogadores sob contrato no Carnide ou a recuperação do porto, espetam-se continuamente as mesmas perguntas e as mesmas respostas…apenas para chegar à mesma conclusão vezes sem conta: a culpa do insucesso na manutenção do jogador é, única e exclusivamente de BdC.

Porquê? Bom, as variantes para a resposta são poucas e muito pouco alicerçadas em factos e números. A única mais ou menos factual e bastante óbvia aponta para que em determinado momento (aqui a vasta imensidão do tempo toma conta do intervalo apontado) o Sporting devia ter valorizado o jogador. É como todos os analistas se reduzissem à inteligência de um miúdo de 8 anos. Mas até que ponto isso será verdade, isso ninguém se questiona.

A razão principal da não renovação de Carrillo foge ao raciocínio de toda as análises nos media…nem Casareto, nem Zahavi, viram vantagens em que o Peruano renovasse e essa percepção começou bem cedo e sustentada por uma divisão de percentagens do passe do jogador que lucraria muito pouco ao Sporting. Acho curioso como ainda ninguém se perguntou qual a percentagem que o Carnide garantiu na contratação do jogador e quais serão as clausulas do contrato, nomeadamente quanto à exposição perante ofertas de determinados clubes e por determinado valor.

Carrillo foi, é e será um "payback" dos empresários à postura do Sporting na defesa dos seus superiores interesses. E quem achar que é outra coisa, não entende a posição de força que os empresários e empresas que detêm percentagens de passes de jogadores têm hoje nas movimentações do mercado.
Muitos dos clubes, a esmagadora maioria, não se atreve a questionar o direito destes agentes a uma fatia cada vez maior do dinheiro que circula…e sim têm medo, receio, cagufa do que poderá acontecer aos seus Carrillos caso desagradem a algum empresário.

Hoje em dia os jogadores são e sabem-no, o principal alicerce do sucesso de uma equipa. Nenhum conjunto consegue vencer algo no futebol moderno não tendo alguns dos melhores jogadores da prova em questão. Já existem poucas surpresas e a era das equipas sem vedetas que se superiorizam pelo empenho colectivo já são apenas histórias que se contam nas esplanadas e nas bancadas dos estádios. Os jogadores e os treinadores têm exacta noção do seu papel primordial e cada vez menos identificação com o clube em que permanecem. O contrato é o Deus maior desta era desportiva. Persegue-se o contrato, idolatra-se o contrato, o resto é…paisagem.

Com tão ínfima relação entre todas as partes, é o dinheiro que se torna o cimento de qualquer relação. E é preciso cada vez mais. Cada vez mais. Já todos entendemos que isto terá um fim bem triste dentro de pouco tempo. Os clubes estão cada vez mais falidos e mesmo os poderosos começam a perder terreno para novas realidades. Quem se lembrasse de dizer há 3 anos que o Atl. Madrid venderia Jackson para um clube chinês…seria gozado até à exaustão. Os jogadores, os bons, acorrerão cada vez mais para onde exista (muito) dinheiro…como os mosquitos para uma lâmpada…e o dinheiro está cada vez menos dentro dos emblemas tradicionais, nos países habituais. Não fora a "resistência" inglesa e a hiperbólica realidade dos dois gigantes espanhóis…e o quadro seria ainda mais incrível.

Mas nada disto interessa ver, analisar, ou colocar em debate quando se olha para os ganhadores do dinheiro da passagem de Carrillo para o Carnide. Não interessa sequer se é justo que o Sporting, clube que preparou e finalizou a formação do jogador durante 5 anos, não veja um tostão dos muitos milhões que couberam em sorte aos empresários. A inversão das importâncias do "trabalho" é absurda e nem a FIFA nem a UEFA parecem preparadas para corrigir esta selvajaria pornográfica que arrastará o dinheiro cada vez mais para fora dos clubes, cada vez mais para paraísos fiscais, expondo o clube aos interesses de capital hiper duvidoso que aparece a acenar às dificuldades estranguladoras das tesourarias dos emblemas.

Confesso que acho chocante que a maioria dos adeptos esteja disposta a fechar os olhos a crimes ou actividades muito próximas de o serem, apenas porque é o status quo do futebol moderno. Tal como em tudo nas nossas vidas, a crise de valores é absoluta e total e a ruína dos nossos modos de vida está mais que pré-anunciada. Os justos são "otários", os correctos são "fracos" e os gratos são "burros". Os desonestos são "espertos", os falsos são "estrategas" e os ingratos são "ambiciosos". Carrillo, Maxi Pereira ou Fernando são provas do mesmo problema. Olhar e escutar os adeptos benfas a soltarem foguetes por terem conseguido garantir o jogador peruano é entender que muito poucos entendem o que se está a passar em todos os nossos clubes. Num futuro bem próximo acontecerão mais casos como este e não vale a pena celebrar grande coisa, pois a sangria que ocorre ao tentar evitá-los é tanto ou mais grave que deixar os jogadores sair a custo zero.

Lembro-me perfeitamente de ter escrito exactamente isto no final da época passada no caso de Maxi e ter salientado que ao ver chegar jogadores a "custo zero" em litígio com os clubes de origem ao Sporting…a última coisa que vou fazer é festejar. Por mais que seja um bom jogador, por mais que prometa mundos e fundos, é e será sempre um sintoma mau do futebol e só os tontos e os palermas se animam com maus diagnósticos. 


SL

28 comentários:

  1. Mas esta é a nossa luta. Somos o fiel da balança. É um trabalho ingrato mas ao final do dia reconfortante!

    ResponderEliminar
  2. AZIAAZIZIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIAZIAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUAZIAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é o que dá não tirar o gelado da testa antes de comentar... as teclas ficam presas.

      Eliminar
  3. Porra. Que texto brutal! Parabéns!

    Pouca gente entende a verdadeira essência deste caso que, como tantos outros, ajuda a destruir o futebol cómodo conhecemos.

    ResponderEliminar
  4. Carrillo não doeu nada. Foi substituído, com vantagem, por Gelson Martins que é cem vezes mais jogador que ele. Carrillo é mal-formado e tem apenas 2 neurónios. Nenhum deles sabe onde está o outro.
    Carrillo não foi benjamim no Sporting, não foi Juvenil, Júnior ou da Equipe B. Não saiu das nossas escolas, nunca foi nem nosso nem dos nossos. Bruma doeu-me, pelo Sporting e pelo nosso miúdo que saindo prematuramente condenou a carreira a um improvável sucesso de mediana qualidade. Carrillo, pelo contrário abriu uma vaga para um ou dois dos nossos miúdos e isso dá-me uma enorme alegria. Aliás, de entre os nossos miúdos nem todos são bem formados, pessoas rectas, humildes, trabalhadoras, carregando consigo uma saudável ambição Sportinguista. Há Simões Sabrosas, Moutinhos e outros dentes de alho podre e malcheiroso mas, na sua esmagadora maioria, por um número infindável de razões que todos conhecemos, os nossos miúdos são, de facto, os melhores do Mundo.
    Os jogadores de futebol não primam habitualmente nem pela rectidão de carácter nem pelo seu QI de convidados a participar na "Mensa". São o que são, os ídolos do homem médio o que, convenhamos, é bastante pouco como projecto de vida e fonte de realização pessoal. Chutos na bola serão sempre e só chutos na bola, coisas efémeras que se esgotam em si-mesmas. Se olharmos para trás na História da humanidade e recuarmos, vá lá, cerca de 2 000 anos, deparamo-nos com um período da história em que os gladiadores eram ainda mais idolatrados que hoje em dia o é o Cristiano Ronaldo. Alguém sabe o nome do maior gladiador de todos os tempos? Alguém sabe o nome de algum gladiador? Por acaso sei os nomes de dois porque os li em grafitis nas ruínas de Pompeia: "Tetraites" e "Prudes" algo como "Académica de Coimbra" e "União de Coimbra" Mas, o Cristiano Ronaldo dos Gladiadores não ficou na História.Lamento informar.Cícero Ficou na História, os seus discursos no Senado, as suas defesas em Tribunal, os seus tratados de mOral e ética, existem são monumentos da grandiosidade do espírito humano. Quem tiver a "prudência" de ler o "de belo Galico" (Das Gurras Gaulesas" de Júlio César, lê a obra de uma mente privilegiada e tem uma visão, um vislumbre dos píncaros do intelecto humano. Esses Sim, ficaram na História da Humanidade e fizeram-na dar passos em direcção a um futuro melhor que aquele que parecia esrtar-lhe reservado.
    Por isso meus amigos Carrillo já "carrilhou" e basta-me que, indo para o galinheiro, lhe aconteça aquilo que lá acontece às galinhas isto é, que apanhe onde elas gostam de apanhar.

    ResponderEliminar
  5. Tanta prosápia obreira para disfarçar que o JJ também chegou assim, ainda com azia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "JJ não fazia parte dos planos para o futuro do Benfica" quem disse isto foi o LFV

      Eliminar
  6. Levam o jogador e ainda nos fazem comunicar, com requintes de malvadez. Só faltava mesmo o leão de plástico a publicitar a camisola do SLB.

    ResponderEliminar
  7. Pensava que enganava a Doyen e correu mal. Pensava que enganava o Zahavi e correu mal. E agora pensa que engana o Jorge Mendes com o William e vai correr mal. Parece o soalho flutuante. Doyen a quem doer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lutar pelos diteitos do clube agora é "enganar"...curiosa posição.Há outras pessoas que se divertiram a enganar o Estado (ou seja todos nós) em 600 milhões. Em matéria de enganar estamos conversados. Daqui a uns dois anos a Doyen será unanimamente um parceiro de negocios desaconselhável. Muitos clubes já começaram a preferir outras soluções e a bolha de sucesso de clubes como o Valência, Sevilha, Twente, Monaco e talvez até o Porto vai fazer o resto. Consta que até a própria Doyen esteja com muitas dificuldades financeiras. Subornar policia, politicos, direções de clubes inteiras e pagar salários de jogadores não é só lavar dinheiro e o lucro tem sido cada vez menor.

      Eliminar
    2. Lutar pelos direitos do clube era renovar com Carrillo depois de recuperar os 20% do Sporting Portugal Fund. Ou no limite vendê-lo para Inglaterra em vez de ir para a televisão dizer que o Leicester não vale nada. Lutar pelos direitos do clube não é oferecer o Carrillo aos rivais. Como ainda há pouco tempo alguém dizia aliás. Mas o cumulo do adepto é abrir um blog roll do SCP e dar de caras com a camisola do Benfas.

      Eliminar
    3. Quem te disse que ele queria renovar? Quem ofereceu o Carrillo aos rivais foi o empresário e ficarias admirado há quanto tempo isto foi preparado com o Pinto da Costa. O problema é que o Carrillo não curte a noite do Porto. O Leai de Plastico usou a foto muito bem para ilustrar a alegria dos encarnados com a contratação do jogador. Se fosses habitual por aqui saberias que o Javardeiro é mais do que apenas um tonto que posta imagens do benfica

      Eliminar
    4. O teu azar é que eu de Vasco não tenho nada. E quem ofereceu o Carrillo aos rivais foi o Bruno, custe o que custar a alguns. É quase como o histerismo todo dos passes partilhados quando já não havia dinheiro para mandar cantar um cego em Alvalade. Se calhar foi melhor a tralha toda por inteiro que chegou com o empresário do soalho flutuante. Ou ainda agora ter que vender Montero à pressa depois do maior contrato de sempre dos direitos televisivos. Será que também já foi todo à vida?

      Eliminar
    5. Mais um avençado pela estrutura a tentar minar o Sporting. A quinta pata do cavalo é o indicado para ti.

      Eliminar
  8. Estamos em primeiro, pelo menos durante o fim-de-semana... se não ganham na segunda... acabou-se o baile. hehehe

    ResponderEliminar
  9. Excelente texto.

    Aproveito para recordar que o empresário de Carrillo trouxe a proposta do Leicester de 12M perto do fecho da janela de transferencias do Verao. O Sporting estava disposto a aceitar e o empresário/jogador, num repentino volte-face, acabou por dizer que nao. Penso que é isto que está na base da defesa dos interesses do clube: se o jogador nao quer renovar, tudo bem. Mas se forca as coisas para sair a custo zero (sem o assumir e empatando tempo), com atitudes como a mencionada acima, está voluntariamente a lesar os interesses do clube. Nao ser capaz de ver isto... sem comentários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vale a pena insistirem. Foi o próprio Bruno de viva voz que disse que recusou a proposta do Leicester. Está gravado.

      Eliminar
  10. Mostra lá a gravação ó MENTIROSO. O Carrilho já não joga há meses(e pelo visto NÃO FEZ FALTA), para o lugar dele avançaram Gelson e Matheus que são muito melhores que Carrilho quando este tinha a idade deles. E já estão ao nível dele na maioria dos aspectos, sendo melhores num aspecto essencial: são mais constantes e menos intermitentes que Carrilho.Foi uma bênção para o Sporting a saída de Carrilho. Valorizámos muito dois bons jogadores para a equipa A, fomos buscar Bruno César (que em 6 meses vai marcar mais golos do que Carrilho marcou em 5 anos!!!) e apareceu esse extraordinário futebolista João Mário que joga na ala .Por último. Carrilho vai ser um bom reforço para a equipa...B do Slb. É pena andarem tantos Croquetes, que fazem o jogo da lampionagem, em blogues sérios como é o caso deste. Uma tristeza a croquetada. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma bênção para o Sporting a saída de Carrilho. Então não se percebe tanta azia Vasco.

      Eliminar
  11. Vila Franca de Xira quer que o Sporting se foda

    ResponderEliminar
  12. Ao anónimo das 7 Fevereiro às 10:30

    Óh PORCO vai buscar a tua mãezinha ao Intendente que ele está a atender o último cliente, CHULO!

    ResponderEliminar
  13. Eu te digo quem estará no Intendente amanhã, sua mula!

    ResponderEliminar
  14. Anonimo das 10:30 és um filho da puta!

    O teu clube carnidense é uma merda!

    ResponderEliminar
  15. Olha quem fala... há 14 anos a ver passar navios.

    Merda é quem te fez as orelhas!!

    ResponderEliminar