sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Hipocrisia

Quem disser que é possível a 11 jogadores fazer um jogo à Quinta-feira sem que se perca condição física (já nem falo do resto) para 2 dias depois entrar na Liga nacional e ter de pagar as despesas do jogo...é hipócrita. Até na Liga Inglesa, que era o protótipo das equipas que jogavam 2 vezes por semana, esse paradigma mudou...as equipas "europeias" inglesas fazem hoje em dia bastante rotação nos seus plantéis, porque...entenderam que perdiam capacidade para depois da jornada a meio da semana continuarem competitivas nas ligas internas.

Assim que o jogo na Albânia terminou, choveram críticas...o normal. Jorge Jesus não aposta na Europa, a 2ª linha do Sporting é miserável, blá, blá, blá...o que eu tenho a certeza é que o treinador do Sporting é talvez o único treinador em Portugal que assume frontalmente o que pensa sobre a aposta de candidatos ao título em empenhar-se na Liga Europa. Pode-se não concordar com a sua opinião, mas deve-se explicar porquê e...muito importante...explicar como se justifica aos adeptos que se perdeu 2 ou 3 pontos na Liga portuguesa...porque em grande parte se "pagou" o desgaste a meio da semana.

É navegar no campo teórico que a motivação e a preparação física superam tudo, é para lá de desonesto. Eu lembro-me bem do ano passado o que aconteceu no campeonato durante a fase de grupos da Champions, dos empates caseiros com P.Ferreira e Moreirense (onde manifestamente não tivemos pernas para conseguir mais) e de finda a Liga dos Campeões...estarmos já a 6 ou 7 pontos do líder. Se me perguntarem se prefiro estar em primeiro no campeonato e com dificuldades em apurar-me na Liga Europa em vez do que sucedeu no ano passado...eu respondo: claro que sim!

É completamente imoral afirmar que ganhar uma Liga Europa é acessível a um clube português...e só porque os clubes portugueses têm feito carreiras interessantes (Sporting, Benfica por 2 vezes, Porto e Braga chegaram à final nos tempos mais recentes) a verdade é que só o Porto a venceu (e logo na final em que disputou frente a outro clube português) e que a competição parece mais talhada para clubes espanhóis, ingleses e alemães que não disputam os seus títulos internos.

Fica completamente por provar que vale a pena investir numa carreira longa na prova quando o seu vencedor atinge um prémio menor que o apuramento para a Liga dos Campões. E aqui reside o centro da questão. No final desta época, se não estou equivocado, apenas o campeão da Liga Portuguesa se apura directamente e o 2º vai a uma pré-eliminatória (cada vez mais repleta de Shaktars, Borussias e Manchester´s) . O título deste ano pode valer um trunfo extra, muito maior que uma boa carreira na Liga Europa. E todos sabemos que no futebol, como em tudo na vida...."money makes the world go round".

SL

24 comentários:

  1. Caro Javardeiro,

    Não tenho a certeza relativamente a questão do 2º classificado ir para o Playoff, penso que isso só se aplica na época seguinte e que esta época ainda dará acesso direto.

    Relativamente ao jogo, podemos visualizar o mesmo de varias formas :

    - O estado do terreno era lastimável
    - A conferencia de imprensa do Jesus a afirmar que os que iriam jogar eram as segundas linhas ( pese embora já soubessem a confirmação do treinador nem sempre poderá cair bem)
    - Que neste caso apenas se viu 11 jogadores e nunca uma equipa.
    - Desvalorizaram o adversário, pese embora as suas limitações, com 10 jogadores constantemente atras do seu meio campo tornou-se deverás complicado.
    - O azar do Tanaka, até a sua substituição era dos poucos que corria a pressionar em campo, infeliz estreia a titular sem culpa nenhuma.

    Agora é apoiar ao máximo a equipa contra o Arouca, treinador adversário que o ano passado nunca conseguimos vencer, sem duvida alguma teremos domingo um dos jogos mais difíceis da época.

    ResponderEliminar
  2. Javardeiro, existe um meio-termo entre o 8 e o 80. Jesus podia ter optado por alguns titulares com menos jogos nas pernas, que garantissem equilíbrio à equipa. Compreendo que Ruiz, por exemplo, fique em Lisboa. Já William custa-me mais a aceitar. Esta mesma equipa já tinha dado provas que não seria suficiente para competir (sobretudo fora) na europa.
    SL
    Val Verde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carissimo,

      Se lesse a comunicação social ficaria a saber William tem apresentado mialgias de esforço, que é normal devido à falta de pré-temporada. Ora penso que o que se quer é que William faça o restante da época ao seu nível e não que esteja novamente parada por essas mesmas mialgias terem evoluído para algo mais grave.

      Eliminar
  3. O nosso plantel não é de alta competição?
    J.Gomes

    ResponderEliminar
  4. A única coisa que não percebo é porque no jogo em casa entraram o William e Slimani com o jogo já resolvido e neste jogo não apostou nada. Apesar de não se apostar na Liga Europa não se pode fazer a figura que se fez ontem, se é para perder assim então mais vale não comparecer a derrota é igual e assim não existe cansaço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além do mais,é sempre algum dinheiro que entra.
      Não vivemos num desafogo financeiro para nos darmos a estes luxos.
      J.Gomes

      Eliminar
  5. Completamente de acordo com o texto.

    Este ano é para sermos campeões e, talvez, ganhar a Taça de Portugal.

    A Taça da Liga Europa? É para rodar os reservas.

    Aos lampiões que apreciam tanto (desde ontem à noite) a Liga Europa, terão a oportunidade de a disputar com entrada directa na época que vem.

    ResponderEliminar
  6. Eu, portista, nao entendo toda esta falta de ambicao, francamente. entao o objectivo é ser campeao, senao, pelo menos ir á champs. como tal, abdica-se da europa pra ser campeao. no ano seguinte, ser campeao, senao, ir á champs. mas abdica-se da europa pra ser campeao...
    é complicadíssimo gerir o esforco, é.... mas quando o hino da champions toca...

    ResponderEliminar
  7. Caro Javardeiro,

    A habitual lei de murphy (connosco não falha), mas o JJ pôs-se a jeito... Vejamos:
    - má preparação do jogo e desvalorização da competição
    - entre poupar os titulares desgastados e trocar a equipa toda, há uma linha... que nos podia ter poupado mais uma vergonha e perda de prestígio (ainda temos algum?) europeu... será que os meninos estão todos tão cansados que não podíamos ter jogado com 4/5 titulares, para garantir o resultado?!
    - bazófia excessiva que amplifica as consequências deste desastre... está tudo mortinho para poder malhar em nós.

    Enfim, o resto é a falta de atitude lamentável e a sina de sofrer um golo em resultado de uma falta não marcada e o outro por um atraso absurdo do jonathan.

    Resultado: as 2as linhas, que até estavam a dar sinais positivos, deixaram de ser opção, perdemos mais um bocadinho de prestígio e, muito pior do que isso tudo, a pressão aumentou exponencialmente... se não ganharmos no domingo, o JJ está lixado!

    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
  8. Ir à liga dos campeões é uma coisa, ir à LE é outra,..

    ResponderEliminar
  9. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Mesmo com uma segunda equipa, não é admissível o que se passou ontem. Aqueles jogadores do Skenderbeu são uns pernas de pau. Jogam zero.

    Marcaram golos em erros infantis nada condizentes com profissionais de futebol. Gerir a equipa sim, o que se passou ontem é mais do que isso.

    Só nós é que não conseguimos lutar pelo título e fazer uma carreira meritória na europa? Não quero acreditar nisso. Podiam ter jogado alguns jogadores com mais experiência na europa, como o A. Martins por exemplo (já que é para rodar mesmo).

    Ass. O Observador

    ResponderEliminar
  10. Afinal os empates a época passada foram por causa da Champions. Se calhar porque o SCP também era um clube europeu.

    ResponderEliminar
  11. Javardeiro,
    Desta vez não posso concordar na integra contigo. Muitos dos 11 jogadores já sabem que não são primeiras escolhas no jogo contra o Arouca. Apenas o Rui e o Adrien estão nesse lote. Acho sinceramente que estes 11 podia e deviam ter feito mais. Que garantias nos dão que estão prontos para a primeira equipa? A Liga Europa dá prestigio e pontos no ranking da UEFA. Esses pontos são importantes para sermos eligiveis no Pote 2 ou para não andarmos aos aflitos para sermos cabeça de serie num play-off da Champions. Além de jogar a supertaça Europeia, o vencedor da Liga Europa é agora apurado directamente para a champions. Se me dissesses que lá para a frente nuns oitavos de final poderias ter que poupar alguns jogadores por termos um jogo importante na Liga portuguesa eu aceitaria... Agora não passar a primeira fase num grupo destes? não aceito.

    Z

    ResponderEliminar
  12. OFF-TOPIC


    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=581176

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=581186

    João Mário e WC convocados para a selecção A, Tobias, Mané, Gelson e Iuri Medeiros para os sub21.

    BdC, WC e os outros continuam o mesmo atraso de vida, os jogadores continuam a brincar nas selecções.

    Mais uma desvalorização dos jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís Miguel, boas vistas te leiam!

      Quem vai aproveitar da tua teoria é o teu clube FCFrutas, pois o Carrilho durante uns meses nem brinca na selecção nem brinca no clube. Esse não vai ter hipótese de desvalorizar.

      Eliminar
    2. Caro Anónimo, mais uma vez confundes a mim, Luís Miguel, com o Superleão mas já estou habituado.

      A propósito do Carrillo, porque é que o Sporting Depósitos de Portugal não faz um depósito na conta do Carrillo?

      Eliminar
  13. Javerdeiro, entendo perfeitamente a ideia explanada no post mas...não dava para fazer 4+7 em vez de 2+9.
    Era essencial garantir a vitória e bem sei que os que jogaram eram mais do que suficientemente competentes mas...um bocadinho mais de seriedade de ambas as partes (treinador e jogadores) tinha ajudado a deixar próximo mais um objectivo. Sim, objectivo. Que ninguém que queira fazer crer que o objectivo é sair porque, se for, sou contra, embora ache a Liga Europa uma competição de 3ª.
    Enfim, a pressão aumentou um bocadinho para Arouca e só espero que sejam os ditos a pagar as favas.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "4+7 em vez de 2+9"

      Dava...e depois se um dos 4 se lesionasse, digamos por exemplo o P.Oliveira ficavamos apenas com 2 centrais disponíveis e pouco rodados é isso? Jogava um com menos qualidade é isso? E se depois devido a isso o SCP não vencesse em Arouca? O culpado seria o treinador porque com 2º linhas deu 5 em Alvalade e foi a Albânia jogar com titulares quando os devia ter poupado para o batatal de Arouca?

      A "obrigação" do SCP vencer internamente....ou queres ver que externamente também somos um clube de imensa tradição e vitórias?

      Eliminar
  14. Esta é a minha visão tb.

    A prioridade é o campeonato para sermos o campeões e acesso directo à champions. E na champions é-o mesmo é só ligar tentar ganhar dinheiro.

    Sermos consistentemente campeões em casa.
    E depois tentar daqui a uns anos fazer uma gracinha lá fora.
    E não no comparem às nádegas, no SCP não há folguinhas dos árbitros amigos nos jogos caseiros.....

    Quanto à rotatividade, tem destes riscos...
    Há dias assim correm mal.
    Também os 5-1 cá foram mentirosos.
    La aos 10 minutos estávamos a perder por 1 e com menos um jogador.... ca ainda foi até à meia h de jogo!

    Além disso, a maior prova que jesus tem razão é, então estes, supostos, cepos que não ganham aos albaneses mas podem substituir os "titulares " na competição mais importante para nós ?!

    A sério que não vêem a incoerência ?!

    Presumindo que o campeonato é prioritário. Para mim é.

    Quer dizer, há 2 anos estávamos em 7o, temos um treinador novo há 4 meses . E já querem andar de peito aberto na Europa e no campeonato ?!?
    Wtf... sabem que não ganhamos um campeonato há 13 anos!!!!?
    Sei que o SCP é enorme má s vamos lá contextualizar as coisas.... baby steps, baby steps
    Cuidado com a soberba

    ResponderEliminar
  15. cada vez me convenço mais que a única coisa que o Jazus, vai vencer no "SportingNotLisbon", é o pornográfico (ou deixou de ser !!?) salário.

    isso, se antes, os 'caálas' não denunciarem as garantias bancárias por o 'cérebro' entrar em parafuso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu acho que o Rui Pinho não vai ganhar nada no fim da época. Isto se sobreviver a Janeiro sem ser corrido.

      Eliminar
  16. Óh Zé, volta lá para a tasca! Deixa os senhores em paz.

    ResponderEliminar
  17. Deste texto tiro a seguinte conclusão,então era melhor nem por lá os pés,para a malta não ser enxovalhada.Os tugas são uns bacanos solidários,tem que ajudar sempre os mais fracos a baterem uns recordezitos.O skenderbeu agradece.

    ResponderEliminar