segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Estados gerais dos bancos

Alguém que tenha passado uma vista de olhos pelos media neste fim de semana, saca 3 informações úteis para compreender os próximos dias do futebol português. Existem apenas 2 incógnitas na equação, os resultados dos jogos de hoje.

1- No porto abriu a caça ao Lopi. As barragens foram abertas e no feudo nortenho, jorram críticas que depressa vão alagar as opiniões dos adeptos portistas. A preparação para o seu despedimento está em marcha e é de esperar que o volume suba de tom até à visita a Londres. Não garantindo o apuramento para os oitavos, o barulho deverá ser insustentável (até para a teimosia do espanhol). Paulo Bento (que Pinto da Costa disse em tempos admirar) e Nuno Espírito Santo (já disponível) são hipóteses possíveis e as sondagens aos adeptos deverão começar mais dia menos dia.

2- O resultado em Braga pode decidir a força com que Vieira vai segurar Rui Vitória. Em caso de derrota a estrutura deverá começar a sentir a revolta dos adeptos. A cassete do "ano zero" foi introduzida nos media como sardinha em cima estufado de vitela. não menosprezando a capacidade dos adeptos encarnados para comer tudo o que vai à mesa...alguém tem de admitir que os "paradigmas" mudam depressa demais, até para o taxista mais desatento. O Carnide perde 3 vezes com o Sporting, perde com o Porto e se perder com o Braga...fica difícil de entender a quem consegue o clube vencer para além do Tondela. E se os nomes que podem circular pelo Dragão provocam surpresa, imaginem agora serem exactamente os mesmos na Luz. Paulo Bento é adepto encarnado, já lá jogou, fartou-se de "dar cartões de visita" quando era seleccionador, NES tendo uma história ligada aos rivais nortenhos é um "boy de ouro" de Jorge Mendes e, mais uma vez, a boa boca dos benfas pode levar a que comam tudo o que o chefe mendes põe no prato.

3- A superioridade do Sporting sobre o Belenenses deverá ser total. Se isso se traduzir numa vitória, o clube fecha um ciclo difícil de Novembro e entrará no "louco" Dezembro com toda a confiança que pode ir repetindo boas exibições e...principalmente bons resultados. Porto e Carnide parecem mais próximos de perder pontos e aumentar a vantagem pontual...a chave do campeão é mesmo essa - manter a pedalada dos 3 pontos e criar a ideia nos perseguidores que a redução da distância é menos provável que o seu aumento. Hoje à noite em Alvalade o Sporting tem uma óptima oportunidade de mandar uma mensagem de confiança directamente aos alicerces da esperança dos rivais. O adversário de hoje esteve lamentavelmente longe de estar bem nas deslocações ao Dragão (4-0) e Luz (6-0)...vamos esperar que não tenham uma inspiração súbita e divina nesta segunda-feira. Jesus mais do que cair no goto...caiu nas graças dos adeptos. O Sporting está mais forte e parte disso deve-se ao treinador, sabe-se lá como, pôs jogadores ainda a jogar mais e excepto Mané e Tanaka (Rosell...) todos têm mostrado mais serviço.

Existe fora de tudo isto um Joker, de seu nome Marco Silva. Era certo e sabido que tinha sido resgatado pelo Sporting na trajectória para um dos nossos rivais. Depois do processo disciplinar talvez tenha ido ao ar a 2ª janela de mudança. Se o seu contrato com o Olympiakos for o que eu imagino, existirá para lá uma alínea que diga que no caso de Porto ou Carnide bater uns milhões (1 ou 2 imagino) em Pireu o treinador tem guia de marcha. Idealmente MS sagra-se campeão, o que será totalmente provável, e apresentar-se-á em Portugal com toda a pompa e circunstância, em plena marcha triunfal na porta de um dos clubes referidos. Mas...muitas vezes a pompa deve ficar de lado e a necessidade (dos clubes claro) pode ditar uma chegada prematura. Admirar-me-ia tremendamente se a luta pela sua contratação não estivesse já a ferver e vou assistir de cadeirinha às notícias durante este mês. Só me escapa um dado. MS não é nenhum totó, sabe que a chegar ao porto terá um plantel estupendo, mas a expectativa de ser campeão. No Carnide, terá um plantel arrasado e a imposição da "formação", mas menos pressão. Rato como é...é bem capaz de não querer ser o próximo a ser torturado e triturado na comparação com JJ e decidir esperar até à confirmação das notícias que dão pela saída de JJ no final da época, caso seja campeão no Sporting.

Enfim, os dados são lançados a toda a hora e será muito divertido assistir aos flip-flops das direcções na imprensa. Acima de tudo, o Sporting conseguiu colocar os 2 rivais a mexer e a errar. Isso só por si, é uma prova de acerto da nossa parte.

SL

21 comentários:

  1. Mas o Marco Silva não tinha uma clausula de muitos milhões a impedir a o regresso para treinar Porto/Benfica nos proximos 2 anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. O Marco tem uma clausula para bater e o Marco não é nada nada parvo nem sequer está desempregado, vai deixar o bentinho e o Nuninhes fazer o trabalho sujo de por os rivais de pé.

      Eliminar
  2. Ainda não tinha ouvido essa da saída de JJ no final da época, caso seja campeão no Sporting. Isso faz sentido para o SCP? não me parece ... Afinal de quantos anos é o contracto do JJ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O JJ não tem clausula de rescisão, foi uma exigência dele.
      Se o Sporting continuar a dar cartas no campeonato português, vamos ver JJ no Real Madrid.

      Eliminar
    2. Não tem clausula de rescisão, mas terá que pagar ao Sporting os salários que receberia até final do contrato. Os lampiões dizem que são 8 milhões por época por isso seriam uns milhões valentes ainda.

      Eliminar
  3. Muito coisa a reflectir, num post bem ponderado (embora cuidado com Belenenses e Soares Dias - os jogos na luz e dragão não podem servir de referência).

    Ontem introduziu-se um dado novo: a saída de Nuno do Valência.
    Valência não é o Qatar e Mendes pode fazer com JJ o que fez com Jardim: tirá-lo do Sporting oferecendo-lhe um Mundo financeiro (e, agora, desportivo) muito apetecido.

    Creio que Lopetegui só sairá do FCP (a meio da época) caso perca com o Sporting no dia 2 de Janeiro e fique a uma distância superior a 5 pontos. Até lá, é o principal candidato ao título. Mas, no final, mesmo vitorioso sairá. Haverá um clube Doyen à espera dele. Quem o substituirá? Villas-Boas, Marco Silva, Jardim e, porque não, JJ.

    No fifica o mesmo. Rui Vitória terá uma saída airosa. A culpa será de alguém mas não da estrutura ou dele próprio. Haverá um ataque ao Sporting, logo as opções são curtas: Jardim ou Marco Silva.

    E nós? Bem, é gozar o momento e aproveitar enquanto JJ quiser estar entre nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JJ não acredito que vá para o Valencia. Ele está feliz da vida a mostrar aos Benfas quem é o cerebro. Até ao final da época, JJ fica no Sporting a rir-se da estrutura.
      Agora, se for campeão, dá-lhe um prestígio tal que não estou a ver a resistir ao Real Madrid.

      Eliminar
    2. Relativamente ao JJ, também me estava a referir ao final da época.

      Eliminar
    3. O Jesus não sai para o Valência, ou para um clube dessa dimensão. Aliás, gostei muito de o ouvir falar na semana passada, após a vitória na Rússia, em que ele dava a entender que não está a pensar em sair do Sporting já, pois falava que a recuperação do estatuto europeu do Sporting passava por ganhar títulos em Portugal primeiro. E aí ele não só quererá ser responsável por isso como acompanhá-lo durante algum tempo.

      Aposto que pelo menos duas épocas ele fica, mas depois vai aparecer um "colosso" europeu, de certeza. Não interessa que ele não saiba falar línguas, um intérprete serve de intermediário com os jogadores. Não foi por isso que o Bobby Robson não fez um bom trabalho no Sporting, por exemplo. Para um treinador é igualmente importante a linguagem gestual, para o que contribui a capacidade de conseguir exemplificar as coisas que pretende. E aqui o Jesus tem uma excelente forma física para isso, apesar de já ter 60 anos.

      Eliminar
  4. «... até à confirmação das notícias que dão pela saída de JJ no final da época, caso seja campeão no Sporting»
    Não percebi esta parte....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se JJ for campeão, com o Real Madrid e o Chelsea a precisar de treinadores, será difícil segurar um fenómeno tri-campeão em dois clubes diferentes. Difícil, senão impossível.

      Eliminar
    2. Sim, eu entendo isso.
      Não percebi foi a parte de "as notícias que dão pela saída...". Quais notícias?
      SL

      Eliminar
  5. Atenção, o Belenenses vai ser um jogo super super super difícil, não há nada de fácil ali e convém lembrar que na ultima jornada ganhámos completamente à rasca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pasteis vão utilizar 3 reforços: um nº 6, que também joga a central, muito forte fisicamente e capaz de, sozinho, limpar as ameaças do Sporting - dá-se pelo nome de ASD;
      outro, o Artur Dias, médio ofensivo e falso 10, farta-se de cavar faltas e amarelos aos médios defensivos e centrais do Sporting;
      Finalmente, um ponta de lança/extremo/ala, muito possante, o homem que ganha foras de jogo, penaltis e amarelos com facilidade e que se chama Soares Dias.

      Os beléns são, tradicionalmente, complicados, Não que sejam difíceis, mas as coisas costumam correr-lhes bem. Se lhe juntarmos os reforços...

      Eliminar
    2. Bem visto! Ou seja, jogamos contra 14. O costume, portanto.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  6. pró porto vai o vilas-boas. a única dúvida é perceber se vai ainda esta época ou começa a próxima. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E para o Valencia vai o Jardim, vão ver

      Eliminar
    2. se o vilas boas conseguir estar entre as 8 melhores equipas da europa (champions)... quem nos diz que não regressa a inglaterra onde a generalidade dos treinadores não valem nada?

      Eliminar
  7. e o xosé mourinho vai pra onde?

    vocês estão muito adiantados... se o Jorge vencer o campeonato com o Sporting, não há-de querer vencer o 2º no Sporting? quem é que abandona uma máquina vencedora? seria o 4º campeonato seguido. Qual foi o último treinador a vencer 4 campeonatos seguidos?

    ResponderEliminar
  8. nenhum treinador venceu 4 campeonatos seguidos em portugal... NENHUM. O Jorge connosco tem essa possibilidade.

    o carnide e os fruteiros estão totalmente reféns da máquina da doyen... o descalabro financeiro anunciado pelo orelhas não é um conto de crianças... o dos fruteiros é uma verdade escondida.

    Caso tenhamos sucesso, estamos em condições de dominar a prova por muitos anos.

    ResponderEliminar