terça-feira, 24 de novembro de 2015

Escolher a táctica errada

Não sei onde esta "guerra" de secretaria e processos nos leva, mas sei uma coisa, o Carnide escolheu talvez o clube mais errado para enfrentar desta maneira. BdC e restante direcção têm ampla vantagem neste método. Primeiro porque desde a primeira hora revelam total abnegação pelos interesses do clube não hesitando em recorrer a qualquer expediente para corrigir injustiças, sem qualquer resguardo pessoal ou institucional. Segundo e mais importante ainda, porque têm a esmagadora maioria dos sócios e adeptos do seu lado.

Basta dar uma olhada às redes sociais (os media ou opinadores há muito que reflectem "apenas" a visão instrumentalizada do clube encarnado) para entender que na retaguarda de LFV estão apenas os que com ele enchem os bolsos…os adeptos e sócios já tiraram de letra que o verdadeiro problema não são as ditas "campanhas" do Sporting ou qualquer décibel de barulho, mas sim uma equipa de Taliscas, Taarabts e Andrés Almeidas comandada por uma estrutura com agenda de interesses alargada que deixa a espaços um treinador fragilizado inventar uma sagacidade táctica que não tem.

O confronto dentro de campo deixa mensagens clara de quem vence a batalha desportiva e nem o ruído de advogados e spin doutros a entupirem os media de "não factos" disfarça aquilo que têm sido sucessivas más apostas na gestão do futebol. O Carnide passou de campeão a "bitch" lisboeta. O Sporting passou de candidato a peso pesado. Isto não é facilmente tapado por processos em tribunal ou castigos na secretaria. Mas que o tentem, que o tentem muito e se cansem a tentar enfiar as "cassetes" nas mentes em estado de choque dos seus adeptos. Enquanto o fizerem só estarão a alimentar uma realidade virtual, onde lhes é difícil de entender como perderam 3 derribes, deixando a cereja para cima do bolo com a vontade expressa de despedir um treinador agarrado a uma promessa presidencial.

Ao contrário de muitos, penso que este estado de sítio do futebol português favorece o Sporting. BdC, Inácio, Octávio e JJ parecem talhados para este cenário…e só estrategas de meia tigela lampiões não conseguem tirar de letra que é nas trincheiras da polémica que tentam criar, que o Sporting está a cavar a sua liderança e o Porto o seu sossego. Quando finalmente os opinadores da nossa praça deixarem que a ficha lhes caia…pode já ser tarde demais e o favorito dos 14 milhões pode já ter de elevar a Taça da Liga a troféu da temporada…a tal competição que Sporting e o Porto chamam Taça das B´s. A sério, não falta assim tanto. Bastam 2 jogos e um sorteio. A deslocação a Braga e um Barça ou Bayern nos oitavos da Champions…e quero ver de Fevereiro até Junho de que vão viver os nossos pasquins e #MaisTabacos…da formação?


SL

4 comentários:

  1. Excelente Javardeiro!
    E deixá-los andar nesta táctica da cortina de fumo e decibéis até à grande queda final!
    Pena não haver mais um derbiezinho em dezembro!!
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era um derby todas as semana, isso é que era:)
      Doyen-me os maxilares, do sorriso parvo com que ando desde sábado à noite:)

      Eliminar
  2. Ganda posta!
    A tempestade perfeita seria uma derrota em Braga e depois na europa levarem com o Barça e serem comidos de cebolada.
    Mas atenção aos Andrades!!! Estão mt caladinhos, pq sabem que só têm a ganhar com esta guerra na capital. Há que estar atentos, até pq mesmo com o Lototegui, acho que é dali que vem mais perigo para o campeonato.
    saint.

    ResponderEliminar
  3. Só espero que esta retórica de que denunciar aliciamentos aos árbitros é uma estratégia de condicionamento não vire moda e se adapte a âmbitos da sociedade mais 'sérios' do que o futebol.

    De qualquer modo, e voltando ao tema;
    Esta guerra da 'corrida aos sumaríssimos' só poderá beneficiar uma parte: o FCP. (principalmente se o Super Slim não puder jogar contra eles)
    Compreendo a necessidade de nos defendermos do 'bullying' que nos foi feito. Tiro o chapéu à forma como o nosso contra-ataque mediático lhes afundou o porta aviões. Regozijo-me com algo não relacionado com isso, mas mais importante: as vitórias dentro de campo contra eles.

    Só que agora só teremos um jogo contra o benfica: em casa para o campeonato, lá para Março. A sua importância vai ser definida por dois factores: o que nós fazemos até lá e...o que o FCP fará até lá.

    O nosso inimigo agora são eles. Deixámos o benfica para trás. Preocupemo-nos com eles quando voltarem a ser assunto.

    http://ocalcanhardoxandao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar