quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Os "novos" desastres

O novo Pogba. Parece incrível, mas no futebol de hoje um atleta ainda na fase de ascensão do seu potencial já é referência para outros jovens ao ponto de continuamente se apontar pelo globo o surgimento de novos Pogba´s. A verdade é que todos os "novos" qualquer coisa ficam sempre muito longe de o ser. Mais, ficam longe sequer de serem atletas de referência. A lista de "novos" Messis, novos Eusébios, novos Bryan Robsons, novos Bests, novos Beckenbauers é extensa e algo semelhante a um cemitério de promessas nunca cumpridas.

Ronaldo nunca foi o "novo" x, Messi nunca foi o "novo" y. A minha ideia é que aqueles que irão ser os grandes atletas de referência ganham o seu estatuto pelo que trazem ao jogo e dispensam comparações com atletas do passado. Boubacar Djaló é por estes dias a vedeta jovem nos media. O jogador junior do Sporting está a gerar (segundo as notícias) interesse nos grandes emblemas europeus. Desconheço o valor do atleta, mas parece-me a forma mais rápida de matar o seu talento compará-lo a Pogba, colocando um selo de proximidade com fasquia tão elevada. Serve provavelmente o interesse de quem o quer valorizar, é completamente inútil para o desenvolvimento das suas capacidades.

A pressa de "acelerar" o estatuto de um miúdo de 18 anos, pode destrui-lo e cabe ao agente (imagino quem seja) moderar esta sede de euros e ao clube "escondê-lo" dos apetites que levaram por exemplo Zé Turbo a ir para Itália descontextualizar-se desportivamente e com muita probabilidade passar ao lado de um crescimento natural e seguro. Convém lembrar sempre que passar dos juniores do Sporting para os B´s ou C´s de Inter, Barcelona ou Chelsea compensa muito financeiramente, mas há muitas hipóteses de marcar o fim de uma grande promessa. Ainda estou há espera que um destes miúdos que sai prematuramente do país, consiga chegar à primeira equipa do clube por quem assinaram. Todos têm falhado e não deve ser obra do acaso. Edgar Ié foi o que mais se aproximou, mas todos sabemos que assim que o clube blaugrana possa voltar ao mercado, chegarão centrais que tomarão o lugar do jovem português pelo tempo suficiente que demorará o seu empréstimo ou venda a outro emblema.

Fica o conselho aos jovens atletas, se é dinheiro que procuram olhem para os casos dos atletas que saíram com 16, 17 ou 18 anos que nunca se estrearam na 1ª equipa e comparem com os que saíram para clubes semelhantes com 21, 22 ou 23, já pelo menos com 1 ou 2 épocas realizadas no 1º escalão...e façam as contas.

SL

4 comentários:

  1. Eu também concordo que a maior parte das vezes só dão um salto para o abismo. Continuo é sem perceber o que é que o SCP ganha com esse abismo? Porque muito provavelmente e como diz o post no SCP até podiam dar certo. Seguros, com contrato e com plano de carreira.

    ResponderEliminar
  2. Continua a chover no molhado... mais do mesmo, já lá devem ir uns 15 anos desde o Paulo Costa. Os miúdos e pais não percebem duas coisas:

    A primeira, que a única forma de vencer num clube que compra, não forma, é chegar com uma transferência, de preferência o mais avultada possível.
    Tudo o que venha em contentores de custo zero e oportunidade, tem apenas 1% de hipóteses. Normalmente os treinadores não são tidos nem achados nessas contratações.
    Ser contratado por 10, 20, 30 milhões significa não apenas um aval do treinador mas também que tem de colocar a jogar. E se jogar mal, há que insistir, porque não se pode desperdiçar um investimento tão avultado.
    O custo zero é um tipo porreiro para os treinos – se for habilidoso até pode dar luta aos defesas titulares nos treinos e se levar uma pazada mais forte... não há risco, pois não contam com ele para as convocatórias.
    O Zé Turbo no dia que for treinar com os As do Inter vai ser o saco de pancada do Vidic. Nem quero imaginar no chuveiro.

    A segunda, que ser convencido a ir para um grande europeu, a custo zero, aos 16-18 anos é uma demonstração de falta de confiança do empresário.
    O mesmo empresário que lhes faz a cabeça ‘tu és bom demais para isto, tu tens valor é para o Chelsea’ e ‘o teu talento tem de ser bem pago, todos os júniores já ganham 50 mil por mês’ é, na verdade, aquele que compreende que o miúdo não tem talento para chegar a esses clubes pela porta grande, nem se calhar ser titular no clube formador. Mais valem 100k EUR de comissão no bolso que 10% de 10 milhões a voar.

    Que se explique a esses putos que para a carreira deles e carteira, a médio prazo, mais vale ser Mané, Iuri Medeiros, até Djaló (!!!) no Sporting que Sambinha no Inter...

    SL,
    A Unhaca do Leão

    ResponderEliminar
  3. O que é nojento é não admitirem que são o clube do regime, com toda a comunicação social a branquear as exibições medíocres do clube. Insultam e não dão mérito ao trabalho dos outros clubes que não precisam de jogos de bastidores para ainda estarem na luta pelo título (ahah que anedota). Façam a saudação fascista outra vez para a gente ver a cores.

    ResponderEliminar