terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Matemáticas convenientes

Para quem viu o derby e sabendo a quantidade de jogos que ainda falta disputar não pode deixar de ser uma surpresa que a grande maioria dos opinion makers desportivos descarte o Sporting como possível vencedor desta Liga. Para mim, pelo menos é. Diria o bom senso que ficámos um pouco mais longe dessa meta, mas que não será absurdo que um ou outro desaire volte a colocar o Sporting muito mais perto. Como já cá andamos há uns anitos, sabemos que esta é a forma mais simplista de "tentar" mais do que mexer com a psique dos atletas (que sabem bem a importância de lutar por todos os pontos em cada jornada) isso mexe com o apoio dos adeptos. 

Quem for mais vulnerável aos ditames da imprensa não deixará de "investir" um pouco menos ou até servir de pólo pessimista quanto à valia da equipa face aos seus directos adversários. Isso será sempre mau. O terceiro lugar do Sporting não é um posto de acomodação, é uma posição bastante incerta na preparação da próxima época. A sorte que tiveram os portstas no sorteio da pré-eliminatória da Champions poderá não se repetir e o encaixe financeiro que dela advém não só é necessário, mas fundamental. Nas contas das contas, o 1º lugar vale o mesmo que o 2º, mas o desânimo de ficar longe do primeiro afecta o segundo objectivo de forma clara e trágica.

Portanto, é mais importante que nunca não desarmar, não interiorizar os vatícinios de terceiros e sobretudo rejeitar as matemáticas pessimistas. O benfica perdeu em três jornadas 5 pontos. Se voltar a repetir a graça ficará a 2 pontos do Sporting e atrás do porto 1 ponto. Se o porto realizar igual feito ficará em 3º. Impossível? Sim, será impossível se o Sporting e nós adeptos não fizermos a nossa parte. Se alguém baixar os braços, será muito difícil ir ao dragão corrigir a distância para o 2º lugar. Será até complicado ir ao Restelo defrontar uma equipa que vem de vencer o Guimarães em sua casa.

Não temamos tanto as forças dos adversários, acreditemos nas nossas. Mesmo que os experts não as valorizem.


SL

3 comentários:

  1. É isso mesmo.
    Ainda há muita cesta para lavar.
    Ou, a senhora gorda ainda cantou !

    ResponderEliminar
  2. O que é nojento é não admitirem que são o clube do regime, com toda a comunicação social a branquear as exibições medíocres do clube. Insultam e não dão mérito ao trabalho dos outros clubes que não precisam de jogos de bastidores para ainda estarem na luta pelo título (ahah que anedota). Façam a saudação fascista outra vez para a gente ver a cores.

    ResponderEliminar
  3. O jefferson tira a camisola no dérbi e não leva amarelo... vergonha!

    ResponderEliminar