terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Dados lançados

Toda a excitação do dia do fecho de mercado não passou este ano por Alvalade. As únicas entradas foram mesmo as inscrições de alguns juniores (que se esperava face às saídas da equipa B) já que Ewerton já era um dado seguro.

Não se confirmou nem o empréstimo de Sarr, nem a chegada de um central, o que prova uma de duas coisas: ou a massa salarial já está esticada ao limite (ainda cheguei a pensar que o empréstimo de Slavchev podia aliviar os cofres o suficiente para tal) ou não surgiu no mercado um jogador que reunisse as condições preço/qualidade/ vontade suficientes para realizar essa operação.

Ponto de destaque: não saiu nenhum jogador fundamental. Pode parecer pouco, mas isso representa muito nas ambições desta época. Nem Heldon, nem Mauricio e muito menos Slavchev são aquele tipo de individualidades que nos fazem pensar que estaremos mais frágeis sem eles nesta segunda volta. A troca de Mauricio por Ewerton está a ser atacada por todos como um acto de má gestão desportiva. Eu não daria os pontos por perdidos nesta questão. Quero pensar que pessoas como Marco Silva, Inácio ou mesmo BdC não serão tontos ao ponto de depositar todas as fichas num jogador que só estará pronto a competir em meados de Março. Sinceramente não penso que a condição física e psicológica do brasileiro esteja assim tão deficiente. Se o estivesse não teria sido contratado, e mesmo que fosse uma jogada a pensar no futuro teria chegado outro central com ele, isso seria obrigatório.

Imagino sim que a ideia do clube seja dar a confiança a Tobias de conquistar o lugar. Ewerton terá de esperar a sua vez, provando nos treinos a sua capacidade e esperando uma quebra do jovem central português. Convém aliás dar um pouco mais de crédito aos jogadores que estão na equipa B. Ter Nuno Reis e Rabia (está a adaptar-se melhor) pode não ser uma garantia, mas é sem dúvida um recurso. Sarr é um projecto, que tal como Sakho, parece ter o seu caminho para realizar. Nem todos os jogadores rendem de imediato e um clube que contrata jogadores de 20 e 21 anos tem de saber esperar e dar competição para os fazer crescer.

Outro cenário muito discutido nesta janela de mercado foi a chegada de um avançado. Com as sucessivas vitórias alcançadas e com a participação efectiva de Tanaka em muitas destas, pode-se dizer que o plantel respondeu de forma fantástica à ausência do seu único ponta de lança puro. Com a eliminação da Argélia e o regresso de Slimani (mesmo que para já lesionado) a questão fica automaticamente resolvida. Jogada de risco que correu bem, não faltariam virgens ofendidas se a equipa tivesse perdido pontos e não marcado golos em alguma das recentes partidas.

Nota também para os empréstimos, necessários, de Fokobo, Iuri, Chaby, Esgaio, Cisse e Enoh e os regressos de Rubio e Zezinho. Promessas como Francisco Geraldes, Ponde, Podence, Gelson Martins, Palhinha e Postiga terão agora mais espaço para evoluir e a equipa B do Sporting parece finalmente respirar ares mais confiantes, com 2 vitórias consecutivas.

Em resumo, no Sporting, o mês de Janeiro não levou nem Capel, nem Nani, não chegou o "tal" central experiente, nem o um substituto de Slimani. Saiu Mauricio com um importante encaixe financeiro e chegou Ewerton que a seu tempo nos dirá se conseguirá roubar um lugar na defesa. Sinceramente penso que ficaríamos com saldo muito semelhante entre saídas e entradas não fosse um fenómeno novo chamado "a equipa da Taça da Liga" - aí nasceram os grandes reforços deste inverno. Tobias, Gauld, Wallyson e Tanaka mostraram crédito suficiente para serem levados muito a sério. Tobias conquistou o lugar de 2ª central, Gauld provou ser uma boa alternativa para ir sendo testado no lugar de J.Mário ou A.Martins, Wallyson praticamente empurrou Slavchev para fora do plantel, Tanaka deixou de ser uma peça exótica no plantel e é opção para rodar os dois avançados principais.

Olhando para fora, o bentas ficou mais fraco…Enzo é um óptimo jogador. Chegou Jonathan Rodriguez curiosamente um jogador que foi falado para o Sporting, depois quase que assinou pelo Braga, depois falou-se para o porto e acaba por assinar com os vermelhuscos. Parece que alguém queria com muita força colocá-lo em Portugal e logo numa posição que, penso eu, o plantel não precisava…só com a Liga e a…Taça da Liga, Jonas, Lima e Derley eram mais que suficientes. O porto ficou ligeiramente mais forte, a chegada de Hernani (jogador que gosto particularmente…acelera muito o jogo) por mais que exista fartura na posição (Quaresma, Tello ou Brahimi) oferecerá mais nuances tácticas, saiba Lopetegui aproveitá-las.

Noutra vertente, o Sporting recebeu 2.67 M, dos quais gastou 0.3 e fica com a opção de por 1.5M comprar Ewerton. O porto gastou 2M em Hernani (resta saber qual a percentagem do passe comprado) e recebeu 1M pelo empréstimo de Rolando (como o Anderlecht não anda a nadar em dinheiro essa verba já deverá ser parte do valor da transferência final). O bentas recebeu 1.5M de Jara (Bernardo Silva, Enzo e Cancelo já tinham sido vendidos no Verão…quem não entendeu…), pagou 0.5M pelo Muktar e 2M já pelo Jonathan com a promessa de saldar 4.4M em dois anos. Isto pode não significar nada para muita gente…mas quando se fala de mais regras de fair play financeiro, cotas de jogadores portugueses e fim dos third party ownership…é coisa para baralhar qualquer cérebro.

SL


11 comentários:

  1. Sarr é um projeto? O homem é uma nódoa, projeto é Gauld. Sarr é sem qualquer dúvida dos piores "defesas centrais" que passaram por Alvalade, isto se não for o pior.Já agora no fim da época deveremos dizer adeus a Nani, que jeito que dava o Hernani.
    Carlos Gomes

    ResponderEliminar
  2. Com as regras do fair play andam vocês ocupados, reuniões para demonstrar que estão quase lá, são o prato do dia. De contabilidade precebes pouco, ou então andas a ver coisas, nos relatórios não vi as vendas dos jogadores que mencionas. Cada um diz o que mais lhe convem, acreditas mesmo nisso?

    V

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso tinha piada, mas onde é que o dinheiro da "treta" alguma vez entrou em algum relatório. Sabes o que significa contas paralelas? O Mendes e outros empresários têm umas quantas montadas nos escritórios de advogados amigos do senhor Orelhas. Ou tu acreditas mesmo que o Roberto foi vendido por 9M ou Bernardo por 16M, ou ainda o Cancelo + Cavaleiro + Rodrigo por 45 M? Se isso fosse verdade não andavam a comprar Frisenbichler, Mukthar e a adaptar Pizzi ao centro do terreno...e eu é que ando a ver coisas?

      Eliminar
    2. "Quase lá", não. Estamos mesmo lá. A propriedade de jogadores por fundos ou empresários termina em Maio.

      Eliminar
  3. fica a corecção: percebes e não percebes

    V

    ResponderEliminar
  4. Hehe ca burro! Percebes:
    http://www.regiaodeleiria.pt/wp-content/uploads/2013/01/percebes_azenhas.jpg

    ResponderEliminar
  5. Isto é fácil. Basta adaptar o William e o Rosell a centrais e pronto: Patricio; cedric, william, rosell, jefferson, adrien e joamario; Carlos Mane, Nani (10) e Carrillo; Montero.

    ResponderEliminar
  6. O Carnide vende, vende mas não vê nada....vai tudo para o Mendes e os fundos!

    ResponderEliminar
  7. E para a administração da SAD, não? Digo administração para não citar nomes...

    ResponderEliminar