sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Tremer ou não tremer

Já ninguém se lembra, mas o Sporting não tem director desportivo. Quer-se dizer...tem...mas toda a gente já entendeu (mais pelo que não se vê e não se ouve) que é uma "cadeira vazia", uma espécie de espantalho para afastar o pardais mais críticos.

Isso não explica as derrotas, mas ajuda a entender o porquê de estarmos a viver o momento mais merdoso da nossa história. São mais de 100 anos e é verdade...GL e sus muchachos vão ficar célebres. Célebres por resultados epicamente maus, nas contas e nos resultados. Porque uma coisa, reflecte a outra. Porque o tractor e a colheita são a mesma coisa.

As humilhações da equipa em campo e as "tareias" de piadas de merda que os adeptos ouvem às Sextas ou às Segundas estão a atingir a normalidade, ou seja, é semana sim, semana sim. Entretanto a troika leonina, que é só um gajo, apagou-se e é Vercauteren que lá se diz "decepcionado" à sexta e "desapontado" à segunda, os jogadores (tirem o Rui Patricio dos flash interviews please! o rapaz tem 10  frases que repete trocando apenas a ordem) ficam "tristes" e confessam que sabem "o que se passou em campo" e prometem melhoras como eu prometo que vou ganhar o Euromilhões.

Isto passou o estado de "mau" e entrou definitivamente no estado "à beira do abismo". Ninguém recupera, melhora, cresce ou ultrapassa crises a jogar como ontem em Basileia. Não, é impossível. Só anda para trás, fica pior, estraga o que ainda está bom. O que é chato como o caralho quando imaginamos o que aí vem pela frente.

Neste momento os adeptos estão "derrotados" pela realidade. Se houve um lampejo de fé com a vitória com o Braga, desapareceu. E com ele veio a certeza de que o resto da época vai, mais coisa, menos coisa, ser exactamente igual. Porque o que já se entendeu no futebol do Sporting é que existe uma combinação tal de erros que seria preciso começar tudo de novo. Novo presidente, novo departamento, novos treinadores, novos jogadores.

Esta seria a fórmula que nos tiraria desta pocilga de incompetência bem rapidinho. Mas, azar dos azares, o Sporting não tem um chavo. O que até pode ser bom...é que com guito, sucessivas direcções apenas se limitaram a fazer o óbvio e com os resultados óbvios. Talvez agora, a imaginação vá um pouco mais longe...

Estando à beira do abismo, qualquer folha de papel pode empurrar GL para fora do clube. E não se pode dizer que o senhor não se pôs a jeito, ao imitar uma técnica de gestão que faria corar o próprio Abramovich.

Pela minha parte, mais uns jogos e mais umas humilhações e tanto me faz que esta direcção se aguente ou não, não me revejo em nada em muitas das decisões (ou falta delas) que o clube tomou para o seu futebol (treinadores, directores, jogadores)...mas para já parto do principio que embora o Boi não seja a direcção, esta tem o dever de por os Boys em linha. Quem diria que tanto se ia jogar num simples Moreirense-Sporting?

SL, trememos...muito, mas não caímos. Nunca.

3 comentários:

  1. 1. Como sempre, aparecem os sócios e adeptos a falarem na equipa B e nos júniores e nos jovens... Ouçam, tenham juízo, com a equipa B estaríamos em último, atrás da porcaria do Moreirense. Nestas alturas é preciso respirar fundo e ter sangue frio. Os melhores nestas ocasiões são sempre os que não estão. Por isso, suspira-se pelos suplentes, pelos não convocados, pelos Bs, pelos júniores, daqui a pouco estão a pedir os iniciados, que vão em 1º lugar. Calma. Quem tem que resolver isto é o Vercauteren e a direcção, se é que ainda existe. E os jogadores. É a sua reputação que está em jogo, também. O belga nunca deve ter passado por isto, mas ultimamente este é o destino dos treinadores do Sporting: passarem por aquilo que nunca passaram. Por isso, Vercauteren, arranja um adjunto com tomates e és tu quem tem que sair disto, nem que seja à lambada.
    2. Não sei se estou a dizer um disparate mas depois de ler o que disse o ex-qualquer coisa Barbosa (mais uma vez), fiquei a pensar se não seria de fazer uma alteração estatutária que permitisse expulsar de sócio ex-dirigentes que têm o tipo de comportamento que ele tem. Isto sou eu a pensar. Mas esta maluqueira de ver constantemente pessoas a escarafuncharem a ferida, faz-me náuseas.

    ResponderEliminar
  2. 1) Um dos grandes problemas do Sporting são os que se intitulam sportinguistas para aparecer e quando esse período acaba dizem mal dos colegas de direcção e de tudo o que seja sportinguista (os exemplos são muitos).

    2) Os adeptos sportinguistas (grande parte) não ajudam o clube! Podendo ser sócios não o são. É que com mais sócios o clube é maior , tem maior orçamento , logo pode ter melhor Futebol e restantes modalidades. Esta maneira de pensar é normal no SLB e FCP, no Sporting é: o presidente que resolva ou este não é o meu presidente.

    3) Foi-me hoje dito por 2 jovens benfiquistas (com muito orgulho) que o Benfica está a fazer um muro com pedras à volta do estádio, em que dependendo do tamanho da pedra, o adepto/sócio paga de 150 a 500 Euros! Estavam entusiamádos e disseram que ia esgotar e a intenção era tornar o clube cada vez maior. No Sporting isto era impossível, tudo tem que ser de borla ou quase: O Pavilhão, as Cadeiras, o Fosso, etc. A direcção que pague! Seja que direcção for e seja que presidente for! Assim é impossível.
    Salvo, algumas excepções, não é possível tornar forte a fraca gente!!! AAC Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. É verdade que nem todo o que se diz sportiguista o é de verdade...
    E também deveria ser verdade que ser sócio seria em primeiro lugar para pensar na maneira de engrandecer o Sporting...

    Eu sei que é dificil congregar as pessoas à volta do Sporting neste momento, quando as vitórias não aparecem e sobretudo quando pouco se faz para que apareçam...

    Depois há uma coisa que me custa muito que exista no Sporting...: há sempre quem ache que as coisas estão mal e vá de aproveitar a situação para deitar abaixo seja lá qual for a opção que se escolha...
    Sportinguistas daqueles "de toda a hora", quer as coisas andem melhor ou pior, ou como no caso presente...estejam mesmo muito más...são cada vez aparentemente menos...

    Custa-me ir a Alvalade e ver pessoas "que se dizem" sportinguistas, usarem métodos que mais parecem estar a ser usados contra os nossos adversários e não contra nós mesmos...porque nós também somos o Sporting...!!
    Eu nunca vejo (ou vejo raramente...) nos outros clubes, aparecerem tantos individuos que passaram por direcções anteriores (e não deixaram marca positiva)...a desancarem nos actuais Orgãos dirigentes...no Sporting, a cada dia...um novo papagaio...!!

    Todos têm solução...que não usaram quando foram Direcção...não há ninguém que publicamente não dê palpites...

    Assim Sporting, vai ser muito dificil...

    Os que gostam de ti e pouco podem fazer para inverter a situação, limitam-se jogo a jogo ...a estar lá a dar a sua ajuda...batendo palmas, incentivando...sofrendo...!

    Os que "pensam" que gostam de ti...em todos os momentos aproveitam a ocasião, para demonstrar...
    - Que não é assim que se gosta do Leão...!!

    Espero melhores dias para o Sporting mudar de rumo...

    Quem não mudará...serão "os mesmos" do costume... porque lhes está no ADN...

    Bem podiam alguns...ir carregar pedras também...para fazer o muro à volta do galinheiro...!!

    ResponderEliminar