sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sábado 15

Há um filme que aconselho "V de Vingança" (penso que será isso...) pois aborda à la Hollywood a tensão entre as massas e as elites políticas...onde o que se supõe é sempre pouco em relação ao que se esconde.
O filme tem um build up excelente no que toca à sensação de indignação e revolta e isso é muito do que vivemos hoje em Portugal.
Hoje o Sporting passa para 2º plano. O país e as pessoas são mais importantes que um jogo.

Não sou otário. Esquerda e direita são duas faces da mesma moeda, tal e qual dois vizinhos que mandam caralhadas um ao outro, mas ninguém limpas as escadas. Se uma governa mal porque despreza 90% dos cidadãos, a outra hostiliza os 10% restantes como se fossem culpados de todos os males do mundo. Nenhum país vive bem sem os dois em pé de igualdade. Patrões e trabalhadores em barricadas iguais? Talvez sim, desta vez a asneira foi tão grande e tão estúpida que conseguiu por cães e gatos a roer os sapatos do carteiro.

O meu país, que amo de paixão e me orgulha viver, tem porém um problema. Um grave. Tem políticos de carteira profissional, fracos de formação cívica (apesar de serem na sua maioria advogados...voilá) e ainda piores na seriedade e isenção social. Portugal ainda é um daqueles países que é possível fazer uma fortuna sem ter trabalhado um dia na vida nem ter jogado em nenhum jogo de sorte. Ir para uma juventude partidária é o primeira passo de uma série de betinhos urbanos e da província que vêem nas carreiras dos pais ou dos tios, também eles partidarizados, os melhores exemplo de uma vida doce, sem tensões ou pessimismo. 

Esta canalha cedo entra para uma "escadaria" que pode desembocar num reforma vitalicia ao fim de 8 anos de parlamento, uma carreira em altos quadros de empresas públicas ou com alguma sorte e matreirice, no Governo ou melhor ainda, no Parlamento Europeu. Uns mais outros menos, são em conjunto um belo ramalhete de putas de gabinete. Sempre ávidos de subornos, favorecimentos, ascensão social e pouco trabalho (ou pensavam que os milhares de acessores e subs-de-tudo-e-de-nada servem para algo mais do que garantir que se faz o mínimo possível?)

Dia 15 de Setembro pode não servir mais do que apenas mostrarmos a nossa revolta, nós que sentimos na pele o experimentalismo europeu de medidas "criativas" que tiram dos pobres para dar aos ricos, que tira carne da tigela do cão para dar ao talhante. Nós que não temos um Relvas a angariar dinheiro para as nossas famílias, nós que não temos alternativa que senão pagar o que nos obrigam a dar.

Mas é urgente mostrar aos senhores que das vivendas em Cascais é difícil verem as dificuldades que a maioria tem. Políticos e patrões têm de entender que ser elite é uma grande responsabilidade e que é muito mais fácil ir atrás de alguém com quem nunca vais partilhar uma refeição ou ter uma conversa de elevador.

O país está a acordar.
15 de Setembro.

4 comentários:

  1. Javardeiro, conseguiste pôr em palavras aquilo que penso. Get out of my head!!

    ResponderEliminar
  2. Ha muito que não perco os seus postes porque me delicio com a forma como desmonta o pensamento futebolocientífico de alguns peseudo-intelectuais da nossa praça.Agora,ao pÔr o futebol de lado para pôr os nomes nestes bois(nao me enganei,nao queria dizer boys)que nos desgovernam,pôs a cereja em cima do bolo.
    Saudações leoninas e PORTUGUESAS

    ResponderEliminar
  3. V de Vendeta!!
    V de Verdade!!

    Vamos Viver a Vida.

    Por alguma razão cósmica qualquer temos q levar com aquela trolha parlamentar toda, WTF.
    Adultos com responsabilidades brutais a portarem-se comme des enfants esquizófrénicos com apetite para a intriga e mentira permanente.
    É a sina desta geração de humanos.
    HUMANOS SIM , somos TODOS, ainda há, e dos BONS.
    Keep The Faith PEOPLE.


    Ass.
    DEA

    SL Javas

    ResponderEliminar
  4. O que aqui vos vou deixar prende-se com o "triste fado" de ser portuguezinho... E que melhor exemplo para o ilustrar do que o que se passou hoje um pouco por todo o País, culminando com uma vergonhosa derrota no Hóquei patins, onde com tudo para ganharmos o Europeu (14 anos depois!) perdemo-lo para a Espanha a 6 segundos (!!!) do final...

    O dia amanheceu solarengo, e assim permaneceu até ser hora de almoço... A "malta" começou a reunir-se um pouco por todo o país para marchar contra esta pouca vergonha que é, irem-nos ao bolso sem apelo nem agravo... Desta vez foi a malta toda, novos, velhos, coxos, pernetas, manetas, magros, gordos, tudo, foi um fartote... Para muitos foi mesmo a primeira vez que participaram numa manifestação... No fim, o sumo disto é que vamos ficar na mesma...Ou não???

    Quanto ao culminar do dia, que melhor exemplo do "triste fado" de ser portuguezinho do que o que se passou lá por terras da bimbalhada... É que não há pachorra, a RTP desporto foi tomada de assalto pelos bimbos, como se só por terras do norte do país se soubesse ver e/ou comentar desporto (veja-se onde se realizam a maior parte dos jogos das selecções)... Mas o pior é mesmo o triste exemplo de falta de fair-play que estes pategos demonstram, ou seja, depois de perderem nem a entrega do 2º lugar deixam ver, como que a quererem passar uma esponja no sucedido... A forma de lidarem com a derrota desta gentinha, é tão só a "fuga para a frente"...Em vez de tentarem aprender com os erros para que os mesmos não se repitam não, é para esquecer e tocar os "burros" para a frente... Não me esqueço das tristes palavras do comentador da RTP (bimbo) "Esta terra vai ficar na história do desporto português..." , referindo-se a Paredes... Essa meca do desporto???? ... E depois do descalabro... o silêncio, próprio dos ínvios...


    Este modelo de actuação decorre em todo o lado onde os bimbos andarem... No futebol então tem sido um fartote...

    Infelizmente para todos nós portugueses, deixámos que esta meia dúzia de pacóvios bimbos (Valentins, Pintaínhos, Menezes, Comendadores, etc) tomassem de assalto o desporto, a política, etc, resultado, a corrupção disparou, os arranjinhos nunca mais acabam, mas o pior e que me mete mesmo nojo é a miserável expressão... "Eu sou do norte..." Como se tivessem alguma pseudo-superioridade... Ou alguns poderes que ninguém sabe quais são mas que eles julgam que têm... Eu para mim é mesmo o triste complexo de inferioridade desta gente que tem sido usada e que vive segundo esta batuta... Porque atenção eu não tenho nada contra as pessoas do norte, do centro, do sul ou das ilhas... Tenho mesmo amigos em todo o lado neste país... O que não gosto é, num paíszinho tão pequenino que meia dúzia de pessoas se julgue mais do que os outros, alienando as mentes de pessoas, intimidando-as, etc, julgando (e em muitas situações o têm feito) que podem subverter todas as leis e procedimentos estabelecidos... Para daí tirarem dividendos na maioria das vezes pessoais... Mas quanto aos "alienados" nada podemos fazer, escolheram o caminho deles...

    Este é que é o Sistema!!! (Que tem menorizado o Sporting, nós, no desporto fomos, e continuamos a ser, um alvo a abater)

    Temos que acordar e combater!!!

    Puta que pariu com a bimbalhagem!

    ResponderEliminar