quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Tempo de criticar? Sempre.

Com os maus resultados regressa a velha polémica no universo leonino: ao criticar JJ, os jogadores ou a Direcção, estaremos a manifestar desunião e quebra de apoio à equipa de futebol ou ao clube num todo?

A minha resposta é: depende. E depende só do tipo de crítica. Dou exemplos.

Crítica destrutiva: "cambada de anormais, para mim chega! Não ponho mais os pés em Alvalade!"
Crítica construtiva: "acho que o plantel devia ter mais rotação, aí JJ pode fazer bem melhor."

Crítica destrutiva: "o Gelson não está a jogar nada, é só mais um deslumbrado!"
Crítica construtiva: "Gelson está a atravessar um período menos bom, oxalá regresse ao seu normal"

Crítica destrutiva: "enquanto JJ estiver no Sporting, vamos ganhar...bola!"
Crítica construtiva: "JJ tem de rever a velocidade de jogo da equipa, não podemos atacar a 5kms/h"

Atenção que não nego direito a ninguém de se expressar como quer e lhe apetece. Mas também está no direito de todos os outros responder à mesma, observando a sua qualidade e sobretudo objectivo. O direito à crítica funciona para todos os lados, até para o lado de quem...crítica. E não pensem que é bom não existir crítica. É péssimo. Sobretudo nos momentos menos bons, o facto de existir este meio de descarregar frustração é fundamental, até quem produz as observações mais descabidas e histéricas está sobretudo a "limpar o cesto", a arrumar espaço para existir uma renovação de crença, que seria de todo impossível se não existisse a purga de sentimentos negativos.

Tempo de criticar? É todos os dias. Ajuda todos se a ideia for colocar o foco na opinião como melhorar. Ajuda o próprio se apenas tiver como intenção descarregar frustrações. Tudo faz parte de um enorme puzzle emocional e que é do Sporting sabe que não vale a pena fingir que não existe.

SL




3 comentários:

  1. Por acaso, eu também "gosto de usar"...as segundas opções...!

    Se o Sporting tem tanto quem o deseje cada vez mais para baixo (+- 6 milhões, dizem eles...)...
    Porque hei-de eu fazer coro com esses...?

    SL

    ResponderEliminar
  2. Prezado,

    Escrevo em nome do portal de resultados esportivos Resultados.com e gostaria de discutir com você uma possível troca de links conosco. Nós estamos dispostos a incluir um link para o seu blog em resultados.com/sites-recomendados ou em livescores.info/pt/. Em contrapartida, o que pedimos é um link para o Resultados.com com o texto “Futebol ao vivo”. O que acha?

    Podemos também pensar em algo envolvendo nossas páginas de Facebook ou perfis de Twitter.

    Desde já, agradeço pela atenção.

    ResponderEliminar
  3. Devo ser dos teus primeiros fãs. Do início do leão de plástico. Tenho sentido a falta da tua escrita. E, até te digo, preferia a irreverência do início face a sensatez actual.

    Subscrevo as ideias deste post.

    Há um pelotão de yes man na blogosfera do Sporting, com o chavão de que criticar é crime lesa Sporting. Os mesmos do 'etapas não se queimam, apenas notas'.

    Crime é auto disprover-se de sentido crítico. Próprio de regimes totalitários, que se tornam amorfos. Não progridem. Estagnar e morrem por dentro. No meu Sporting nunca. O futuro é Sporting Sempre.

    Sporting Sempre

    ResponderEliminar