terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O Bom, o Mau e os Vilões

O Bom
CR7 acumulou o prémio FIFA e o Balon D'Or para melhor jogador de 2016. Parece quase normal, mas é um acontecimento extraordinário. Mérito a uma personalidade única, 100% focada em ser o melhor dos melhores, num tipo de auto-exigência fora do normal e um talento capaz de firmar o seu nome lá bem no cimo das lendas do futebol. Haverá um futebol português antes e outro depois de CR7 e eu adivinho que todos os amantes do espectáculo dentro das 4 linhas sentirão um dia muitas saudades de ver este super-atleta em campo. Parabéns!

O Mau
É bom que sigamos todos com muita atenção o que se passa com o Valência, aqui na nossa vizinha Espanha. O principal "projecto de clube" de Mendes e Lim (sim, há outros) está a revelar-se um fracasso total. A míseros pontinhos da linha de descida de divisão, os "morcegos" parecem destinados a implodir por dentro, com uma massa adepta que exige o retorno da SAD às mãos dos adeptos, facto que deve estar a colocar o nosso "comendador" português a desejar nunca ter recomendado ao seu amigo asiático esta jointventure.

Os Vilões
Bruno de Carvalho propôs ontem 11 medidas para melhorar a arbitragem em Portugal. Concordo com 95% das sugestões, tal como sei que 100% delas serão ignoradas. Num passado não muito distante a resposta dos responsáveis do apito às críticas era normalmente "apresentem medidas, façam propostas, sejam construtivos e ajudem o sector a melhorar". Pois eu tenho dúvidas que tenha existido um presidente de clube com mais currículo neste campo e não é por isso que o quadro tem melhorado. Aliás rio-me quando ouço a desculpa esfarrapada que a situação actual deriva da saída de árbitros muito experientes e a entrada de todo um novo elenco com muito poucos jogos na 1ª categoria. Como se antes tudo estivesse bem, como tudo se resolvesse daqui a um ano ou dois, com o ganho de experiência acumulada. Não. O que é péssimo, melhora ligeiramente com o tempo, mas quando muito ficará apenas mau. Quando não há talento e apenas vontade de favorecer um sistema, quando não há amor pelo jogo mas sim uma adoração egocêntrica pelo protagonismo, quando algo foi criado, engordado e carregado ao colo para ocupar um posto...dificilmente poderá acabar com o clima de tensão ou a sensação de falseamento da verdade desportiva.
Este novo quadro de jovens árbitros é uma geração espontânea de produtos "pré-fabricados" nas empreitadas do assalto lampião ao poder na FPF e está a cumprir o seu desígnio com brilhantismo. Ninguém poderá negar que a coincidência astronómica de em 4 ou 5 anos, podermos contar pela metade dos dedos de uma mão a quantidade de jogos em que existem mesmo lances que desvirtuaram o resultado das partidas em prejuízo da equipa encarnada. É de uma anormalidade tal, que se torna embaraçosa sequer alguma explicação contrária.
As 11 medidas de BdC, irão ser ridicularizadas, pisadas, rejeitadas, ignoradas...tal como a intenção de realmente dar crédito e independência ao sector da arbitragem. Só por si, esta situação é bem emblemática do estado tóxico a que se chegou e adivinho que os verdadeiros DDT's do apito (vulgo Vieira e amigos) desejem profundamente a continuação do caos e a lama, pois só neles podem continuar a autocoroarem-se como os "protectores" dos árbitros. Começo a perder a esperança que em Portugal consigamos resolver este problema e aproxima-se, julgo, o dia em que algo de muito trágico irá acontecer. É que sempre que a espécie humana se encontra num beco-sem-saída, o cataclisma costuma ocorrer. E a culpa não morrerá com autores directos do incidente, mas sim com toda a corja que amarrou durante décadas os árbitros a pactos de sobrevivência e impediu voluntariamente a melhoria a isenção das arbitragens.

SL

3 comentários:

  1. O mais importante para conseguir fazer passar estas medidas em assembleia, será reunir os votos necessários e para isso acontecer temos de "oferecer" garantias a muitos clubes que apenas se querem manter na primeira divisão de que desta forma estará apenas nas suas mãos esse objectivo.

    Reparem nos árbitros que tem o "azar" do resultado no final não ser o que estava previsto e que tudo o árbitro tinha feito para acontecer...
    Esse senhor é despromovido!

    Ou seja as equipas a que tudo lhes é prometido, também podem ir parar à segunda divisão...
    porque há sempre factores exógenos que nos retiram do caminho previamente "trilhado".

    A verdade é o único caminho para a sobrevivência do Desporto, porque é a sua génese!

    ResponderEliminar
  2. A única solução passa por o Sporting passar a jogar em Espanha ou França. Como está não dá mais.

    ResponderEliminar
  3. Sobre o CR7, que mais há a dizer? Melhor jogador do mundo, melhor jogador Português de sempre e, infelizmente, diria para SEMPRE!

    ResponderEliminar