quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A humanidade tendenciosa

É uma condição humana. Dizem os árbitros em sua defesa que o erro faz parte do jogo, que são falíveis e que o desafio é fazê-lo o menos possível. Concordo. Mas o que dizer quando o clube a quem acontece toda e qualquer peripécia é sempre o mesmo? Poderei eu pensar que os árbitros são mais humanos nos jogos em que participa o meu clube? E o que dizer da superlativa humanidade de normalmente, e independentemente dos adversários, ser o meu clube o alvo específico dessa condição?

O resultado do erro é óbvio - o prejuízo. O Sporting fica fora de uma prova, verá menos receitas, a equipa terá agravado ainda mais a falta de confiança crónica que salta à vista em cada minuto de cada partida e a "recuperação" tenderá a ser adiada por mais alguns jogos. A ferida foi profunda e atravessará transversalmente todo o clube, do adepto ao presidente. A procura de erros próprios deve ser feita por quem de direito, mas valha a verdade, o erro mais óbvio ontem não foi cometido por André, Castaignos, Douglas ou Coates, mas sim por Rui Oliveira e o tal fiscal de linha que foi "metido" à última hora na partida.

Quando todos preferirem olhar para os erros dos jogadores e treinadores do Sporting na partida de ontem, eu pergunto aos mesmos se estão convencidos que o Setúbal merecia o desfecho da partida e se basta uma brisa e uma queda qualquer na área ao minuto 92 para mudar o resultado de um marcador. É que se a humanidade do nosso futebol vai até esse ponto, então todo o futebol português passará a ser dominado por artistas de teatro físico e não por jogadores de futebol. Para quê ter avançados que rematem bem ou saibam "voar entre os centrais" se podemos ter um jogador que sentido 1 ou 2 dedos nas costas sabe cair convincentemente e agradar à "humanidade" do árbitro?

Qual a honra? Onde está o mérito? Que valores promove o futebol português? "Estás a delirar" diram vocês. Sim, têm razão. Há muito que o futebol cá no burgo se tornou uma corrida por lugares e um showdown de truques e fitas. Ganha quem coloca mais "humanitários" na 1ª categoria. Ganha quem instrumentaliza as instituições e manobra túneis de vento que fazem ascender gente seguidora desse conteúdo assimétrico e propangandístico da página de Hugo Gil à posição de poder decidir "humanamente" a saída de prova de um clube.

Há espaço para revolta ou devemos acatar e abraçar ternamente mais um erro? Há lugar a uma forte e firme posição junto da Liga, FPF e APAF ou vamos recear represálias? Há coragem para repetir "Basta!" ou o apoio (sem resultados práticos) a um novo Conselho de Arbitragem vai nos silenciar a raiva? Digam-me vocês, o que "humanamente" vos vai na alma.

SL

34 comentários:

  1. Pelo amor da Santa, ontem houve 2 penalties. Um foi bem marcado mas o outro não! Joguem à bola e sejam competentes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais larachas? e o anti-jogo, que à primeira pinguinha justificou lágrimas e apelos de toda a jornalixeirada?
      Tem juízo ó anónimo, que à falta de competência da tua equipa não se anexam arbitragens como aos outros. Tem juízo e, já agora, vergonha.

      Eliminar
  2. não sei que te diga ... só sei que estes gajos aos poucos vão nos matando à nos e ao futebol português ...quando não houver adeptos ficam com os adeptos do carnide ... sem paciencia para pedir justiça ... anteontem em moreira de cónegos e ontem no Bonfim o carnide sem jogar colocou os seus dois maiores adversários fora ... é ver as paginas de facebook destes marmelos que apitaram este dois jogos e ver a sua filiação ... até o Hugo pinoquio gil seguem ... batemos no fundo ...até ja tenho saudades do apito dourado esse não tinha a conivência desta Comunicação Social tão lampionica ... até dá nojo
    bela

    ResponderEliminar
  3. O que vai acontecer agora é muito simples. Como já se pode ver no primeiro comentário deste post, e na pressa que houve em utilizar outros espaços de referência do rival para dizer que tudo isto é um exagero da nossa parte.
    Apartir de hoje, toda a máquina de propaganda vai branquear o que aconteceu ontem.
    Que vai haver uma câmara onde se vai dizer que o lance dá duvidas, que pode ter sido um toque e que tudo é uma questão de intensidade, etc.
    Depois vai haver outro lances que com imagem parada vai-se dizer que foi penalty. Já se fala no Coates, mas de for preciso encontra-se outros. Nunca se vai falar dos multiplos foras de jogos, faltas ou cantos nao assinalados.
    Depois, vai-se dizer que o Benfica também tem sido prejudicado. O Vizela e tal, o Maritimo a queimar tempo, etc etc etc...
    De seguida, vai-se dizer que todos os "Grandes" são muito mais beneficiados que prejudicados e só se queixam quando perdem ou para esconder deméritos próprios.
    Finalmente, o que interessa mesmo discutir é que um André é um flop, o Elias um sornas, o Markovic isto e o Ruiz aquilo.
    Conclusão: A culpa do Sporting ter sido roubado em momentos chaves da época, é do BdC que não sabe contratar e o JJ que não soube treinar....

    ResponderEliminar
  4. Amor da santa digo eu anonimo das 10h14. Marcar 2 golos, ter um penalti roubado.. jogamos o suficiente para ganhar aqueles matrecos mas a verdade é que fomos roubados! nao há cá erros, esses acontecem de vez em quando. Isto é sistematico!!! O BdC tem é que começar a atacar os arbitros como deve ser em vez de atacar só o fifica por tudo e por nada. Ele é o homem certo para isto mas tem que se focar mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tens colocado 2 ou 3 putos no banco, como fez o Setúbal, tinhas passado! Comidos pelo Couceiro!
      Atacar mais os árbitros? Comprem metralhadoras!

      Eliminar
  5. Calma!!!! Este fim de semana vamos ser beneficiados pela arbitragem, nós e o Porto. Ou então o benfica vai ser "escandalosamente roubado". Há muito ruido hoje, mais uma cortina de fumo, abafar o barulho, branquear aa situação, validar os nosso critícos, "you name it".... Siga a banda para as festas lampiónicas no Marquês.
    Eu não desisto nem abandono o meu Clube. No domingo #euvoulaestar

    ResponderEliminar
  6. Como benfiquista este é o SCP que mais me interessa, aquele que não se responsabiliza pelos resultados, aquele que transmite aos jogadores que no caso de derrota e culpa não é deles e até que nem vale a pena tentar porque os árbitros blá blá.....
    Exigência ZERO!!!

    Se o penalti é duvidoso? Sim muito provavelmente nem sequer é penalti.
    Se os árbitros são fraquinhos? Demasiado fracos, no jogo na luz, por exemplo, foi anulado um golo limpo e ficou por marcar um penalti a favor do Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro adversário. Era exactamente o tipo de resposta dos adeptos do FCP a meia dúzia de anos atrás.

      Eliminar
    2. Fodasse ... a estupidez humana não tem qualquer limite!

      Eliminar
    3. Caro anónimo, considero o período que refere o mais negro da histórica (que eu conheço) do Sporting! Deixar o Benfica sozinho na luta contra o apito dourado foi um erro que ainda hoje o SCP paga!Como se explica que depois de tudo o que veio a público um dos clubes grandes deste país tenha abdicado do lugar a que tinha direito na limpeza do futebol português cruzando os braços e por vezes até criticando o Benfica?

      Eliminar
  7. Minuto 71, puxão do Coates na área do Sporting, bora lá falar disso?
    Continuem assim!

    ResponderEliminar
  8. Roubo é roubo e sempre para o mesmo lado o resto é conversa. Preocupa-me que estes roubos continuem até Março para empurrar BdC para fora do clube pelos resultados desportivos. Querem os croquetes de volta

    ResponderEliminar
  9. Quando os corruptos do norte lhes davam no focinho tinham o apoio deles, quando os corruptos de junta de freguesia lhes partem dentes em centros comerciais e invadem o terreno para lhes apertar o pescoço, tem o apoio deles.
    Nós apenas fazemos luto pela arbitragem...
    Está na hora de lhes dar um pontapé no focinho, ou ir jogar para a Liga Espanhola...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol, liga espanhola... deviam de jogar para não descerem de divisão. Ou então era a una forma de jogarem contra equipas estrangeiras.

      Eliminar
  10. E os calimeros continuamm com as lamurias, o penalti do Coates já não falam pois como sempre não interessa, continuem nesse clima de guerrilha... e em relação ao Bruno de Carvalho, esperamos que seja reeleito, em tres anos de mandato tri - campeões. Continuem assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas poderiam por exemplo...falar do golo anulado por fora de jogo inexistente não era...?

      Eliminar
    2. Sr. Maximino se viu o jogo, deve saber que se o arbitro apitou antes do ultimo passe não há golo anulado... certo?

      Eliminar
  11. O próximo post deveria ser a,

    IMUNIDADE TENDENCIOSA

    O lampião não só é ladrão como é o protótipo do vigarista nato, traficante, mafioso manhoso.

    Merdifica tornou a construir o monstro que por décadas degradou e adiou o crescimento do futebol português, a realidade do pato labrego que a península tanto gosta, vide o orelhas construtor criminoso e ladrão.

    ResponderEliminar
  12. Quando os árbitros "erram" contra o Sporting são humanos...

    Quando erram "a favor" do benfica...são super herois...!

    E tanto pode "fechar os olhos" a tres penaltis...como a dois...!

    Mas se aseguir "marcar" um outro contra o estoril e favor dos DDT's...volta a ser humano...

    SL

    ResponderEliminar
  13. O fiscal de linha nomeado para o jogo adoeceu subitamente (como referem os jornais) e à última hora foi chamado este de urgência (este fiscal de linha que assinalou ao apitador o penálti fantasma). E não é que aos 90+3 decidiu o jogo. O Sporting tem muito azar, ehheeh. E ainda por cima a arbitragem foi péssima também no resto, nos foras de jogo mal marcados contra o Sporting, nos cantos não assinalados, etc. Mas o que não nos mata torna-nos mais fortes, Domingo eu e restante família lá estaremos em Alvalade, a apoiar o Sporting Clube de Portugal, contra tudo e contra todos se preciso for. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bla bla bla, whiskas saquetas...
      Deixem-se de levantar suspeições, joguem a bola, os jogadores são pagos a peso de ouro, teem uma vida de lordes. O futebol joga-se dentro das quatro linhas.

      Eliminar
    2. Esterco humano ... mete o teu clube no cú e goza que nem um pouco.

      E quando voltares a ser encavado como foste na Madeira... não venhas te armar em calimero!

      Ladroes de merda!

      Eliminar
  14. Ao anónimo das 08:10
    Ninguém está a levantar suspeitas, ó tótó. Falei apenas de factos. E que a arbitragem teve influência no resultado final é corroborada, por exemplo pelo painel de 3 ex-árbitros do jornal "o jogo", ao escreverem que o penálti que dá o segundo golo do Setúbal é mal assinalado. Também estão a levantar suspeitas? Vais de colinho, como é costume, logo estás contente e joguem à bola, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, aliás o arbitro que apitou esse jogo entre o grande Setubal e os calimeros da Alvalaxia tem os mesmos meios e nem tem que decidir no momento em que a jogada acontece (que continuo a achar que é penalty, e que dizer da infracào ocorrida na area calimera aos 71 minutos que o arbitro nao viu e que pelos vistos ninguem comenta) que os excelsios ex- internacionais do jornal O Jogo, que diga- se de passagem enquanto exerciam as suas funções no campo nunca erraram.

      Enfim mais do mesmo. Reitero, o futebol é dentro das quatro linhas.

      Eliminar
  15. A quantidade de idiotas ressabiados a comentar este post é incrivel! E Nenhum dá uma para a caixa é inacreditável!
    O que passará pela cabeça de um adepto de um clube rival para vir para um blogue do sporting destilar veneno ?
    Qual o montante de frustação pessoal é que permite racionalizar o acto de voluntariamente virem para aqui botar discurso perante um roubo mais do que evidente!
    Só tipos desequilibrados a todos o níveis, cheios de raiva do mundo,aparentemente o Benfica tem muito adepto assim, funcionam como parasitas emocionais, pessoas com vidas de merda que vivem o clube de forma doentia e cospem ódio por todos os lados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só rir, são mesmo a comédia nacional

      Eliminar
    2. São maneiras diferentes de viver o futebol, para mim benfiquistas, sportinguistas, portistas ou adeptos de outro qualquer clube devem, com respeito, discutir futebol, para ti deve ser um para cada canto!

      Eliminar
  16. o Sporting quer se fazer de vitima num jogo em que foi beneficiado.... isto é demais.

    e agora até tem a desfaçatez de como vingança, e como aviso a todos os outros clubes que tem jogadores do Sporting emprestados, dizer a alto e bom som atrevam-se a querer nos ganhar ou empatar e nós retiramos os jogadores do vosso clube.

    A pedra de toque é estes mesmos 2 jogadores irem provavelmente para o chaves, o Sporting quer garantir que o chaves não ousa se quer tentar vencer o jogo para a taça de Portugal, isto é corrupção se tal vier acontecer.

    Tal como filho do presidente da APAF treinarem no Sporting.

    Esta é a verdade desportiva do Sporting, ou ainda 2000 euros na conta de um arbitro, ou ainda ofertas de vinhos no valor de centenas de euros ao árbitros, falo sim de garrafas de barca Velha, esta é a verdade do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querias que o puto que é Sportinguista fosse treinar no vosso pardieiro?

      Tem juízo e mete os voucer que sobraram no cú, porque já não os podem oferecer a ninguém!

      Ladroes de merda!

      Eliminar
  17. Vai linda a procissão,com a banda do hugo gil bem afinadinha,com o andôr escarlate bem enfeitado pelos mordômos colocados a preceito pelo papa orelhas!!! Com que então agora o futebol joga-se dentro das 4 linhas?!? E eu a julgar que sempre se jogou forte e feio fora delas!?!Antes aqui del rei que havia café com leite e fruta...e agora"mais vale colocar as pessoas certas nos lugares certos,do que investir em jogadores",não te diz nada anónimo?...Tão puros,mas tão puros que são estes milhafres afinados pela voz do dono!!!

    ResponderEliminar
  18. O que vale é que o facebook denuncia às escâncaras a proliferação dos sopradores de apito e seus acompanhantes made em benfica lab,para quem quiser tirar dúvidas!...No perfil destes novos apitadeiros lá vemos o emblema da roda de bicicleta e do pássaro bem evidentes...e como prenda ainda o serem seguidores do seu mentor hugo gil!!!

    ResponderEliminar
  19. O poder passou do Porto para o Benfica. Já o LFV dizia que estava a tratar das coisas por outro lado. As promoções sucessivas, algumas de forma grosseira e apressada, até à categoria de internacionais, de árbitros incompetentes que têm o despudor de assumir a sua cor clubística com "likes" no facebook de páginas como a do Hugo Gil (que também tentou fazer carreira na arbitragem mas não se conseguiu ajeitar para continuar a subir) diz tudo sobre o estado de coisas a que chegámos. Vou a Alvalade quinzenalmente vibrar como sempre mas a minha ligação com o futebol acaba aí. Até ao dia em que partir os cornos a um desses gajos quando me cruzar com ele.

    ResponderEliminar
  20. Coates faz pênalti ninguém diz nada e depois eles é que foram roubados? Cambada de tristes

    ResponderEliminar