quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Os últimos dias de Mercado

Entramos nos últimos dias de mercado e a temperatura já começou a subir. André e Douglas na porta de entrada, Aquiiani e Naldo na de saída. Muitas outras operações se esperam no Sporting, principalmente o desfecho do processo de João Mário e o mais que provável assalto final da Premier League a Slimani. Até agora, e friso bem…até agora, o plantel tem crescido nas soluções e melhorado, a saída de Slimani ou João Mário mudará esse status muito rapidamente. Acima de tudo porque são atletas que não serão nada fáceis de substituir. Mesmo com dinheiro, muitos atletas não querem a Liga Portuguesa e os seus elevadíssimos impostos. Muitos clubes pedirão valores para lá da nossa capacidade e outros não querem mesmo vender nesta fase final de mercado. O desafio é enorme e porventura o mais que se pode esperar é sofrer perdas mínimas e nunca a obtenção de ganhos desportivos.
Muitos poderão achar que os “substitutos” já estarão escolhidos, mas eu duvido que isso passe muito para além de uma lista gravada numa folha de excel. Se pensarmos bem é completamente estúpido tentar acelerar planos B´s, simplesmente porque, dar a entender a um clube que se recebermos x de milhões o objectivo é adquirir o atleta y…é meio caminho andando para sobrevalorizar a escolha e provavelmente ver um rival chegar antes de nós ao negócio. Não. Penso mesmo que só quando existem indícios de negócio fechado se pode partir para uma abordagem ao mercado…o que no caso de Slimani ou João Mário indicará 2 ou 3 dias para fechar uma solução, o que olhando para a velocidade com que o Sporting negoceia (provavelmente discutindo euro a euro o impacto financeiro da operação) pode ser um desafio ainda mais árduo que o habitual.
Como em tudo nestas coisas da bola, só podemos confiar nas pessoas e aguardar pelo que conseguem resolver. BdC tem sabido nivelar por cima as grandes operações e assim o esperamos neste final de Agosto. 


SL

2 comentários:

  1. Mister, não sei se os substitutos dos agora saídos já estão ou não escolhidos. Mas sei, ou julgo saber, que a saída de Teo + Barcos + Aquilani + Naldo representa uma poupança de 6 a 7 M€! É muito dinheiro!... Tanto dinheiro que me deixa a pensar se, depois de segurar e "afinar" os nossos europeus, não sobrará, ainda, para a tal "truta"...

    ResponderEliminar
  2. João Mário já foi. Não é dramática a saída, a meu ver, a menos do facto do valor ser de 2/3 da clausula mais 5M€ se Deus quiser. Aparentemente havia quem desse mais. Não esquecendo ainda que só parte do passe é nossa.

    Já Slimani é outra questão. Não há capacidade para o substituir eficientemente. Ponto. Mesmo se for Slimani e vier Bas Dost creio que ficamos muito, mas mesmo muito fragilizados.

    ResponderEliminar