segunda-feira, 18 de julho de 2016

3º Teste

Ao terceiro encontro, de volta aos adversários difíceis (convém lembrar que o Zenit começa a época daqui a 4 dias com a SuperTaça Russa) não se pode dizer que não exista evolução desde a partida frente ao Mónaco. E embora nada disso transpareça no marcador, a verdade é que o Sporting disputou muito mais a superioridade no jogo, tendo até estado por cima do adversário alguns períodos da partida. Mais uma vez a defesa foi surpreendida (os primeiros 20 minutos foram trágicos) e sendo que muitos vão culpar as desatenções do bloco defensivo, eu vejo muito mais culpas na manobra de transição defensiva de toda a equipa, que obviamente vai gerar espaços que aproveitados são a morte do artista. Acredito que são sobretudo sintomas ultrapassáveis com a melhor identificação do processo de JJ por parte de alguns jogadores e claro, o regresso de todo o meu campo titular e, muito importante…o melhor guarda-redes da Liga Portuguesa e arredores. 


Jug - Um pouco melhor, mas ainda assim…muito ansioso e com reações tardias aos lances. Não dá mostras de poder ser sequer um elemento de 2ª linha.
Schelotto - Apesar da lesão parecer não ter afectado a sua prestação, a verdade é que ainda está longe do que fez na época passada.
Coates - Ainda lento e à procura da melhor forma.
R.Semedo - Erro num golo adversário, recuperou a concentração e acabou o jogo num plano mais aceitável. 
Zeegelar - Nota-se que ainda procura a melhor forma de se posicionar. Bastante discreto no ataque.
Petrovic - Mais uma exibição ténue. Precisa de um companheiro de meio-campo diferente de B.Ruiz para se entender a mais valia do sérvio.
Ruiz - Mais uma vez fora de posição. Mais uma vez empenho e classe, mas muitos erros posicionais.
Barcos - Apesar de algumas combinações com os parceiros de ataque, não tem chegada à baliza e como tal passa despercebido no jogo.
G.Martins - O melhor do Sporting. O mais criativo e decido, sozinho conseguiu provocar o pânico nos defesas russos.
B.Cesar - Assegurou uma ala e actuou bem, mas sem deslumbres…como é habitual.
A.Ruiz - Não teve a hipótese de brilhar tanto como fez contra o Nyon, mas bons detalhes. Nota-se que é um jogador com ideias e bons pés. Assim que adquirir uma forma aceitável e entender a sua função no desenho de JJ, pode estar ali um titular.

Entraram: Palhinha (mais assertivo e lutador que Petrovic), Medeiros (egoísta e confuso), Slimani (discreto), Podence (bons pormenores), Matheus (irrelevante), Jefferson e Esgaio (jogaram 5 minutos)

Hoje há nova partida, frente ao PSV, e o onze a alinhar deverá ser:

Stojkovic - J.Pereira, Jefferson, Naldo e P.Oliveira - Palhinha, Aquilani, Iuri e Matheus - Barcos e A.Ruiz

Notas de mercado:

Markovic - continuam os rumores que o sérvio pode chegar por empréstimo e agora surge também a menção ao interesse do Benfica. Sinceramente só vejo possível a transferência, caso João Mário saia e caso o jogador (que se afirma adepto encarnado) seja mesmo muito fã de JJ. Já quanto ao interesso do Carnide...bom, para quem já tem 8 ou 9 alas, mais um não fará muita mossa.

Douglas - é certo que JJ aprecia o jogador, já desde os tempos em que se enamorou pela classe de Ruiz (ambos do Twente). A operação só deve ser viável quando for encontrado clube para Ewerton.

Spalvis - Se a lesão do lituano for maior que a duração da pré-época, talvez o Sporting entre em campo para recrutar uma alternativa. Esperemos pela avaliação médica já em Lisboa.

E.Insua - O regresso do argentino só poderá acontecer se surgirem interessados por Jefferson, o que pode ser um jogo de paciência complicado. O Estugarda vai ter interesse em colocar o jogador o quanto antes, uma vez que vai disputar a segunda divisão alemã e...precisa de verbas para recrutar outro tipo de atletas.

SL

8 comentários:

  1. Não estou minimamente preocupado com estes resultados, e nem vou usar a desculpa, verdadeira, de faltarem 4 titulares.

    Temos jogado com equipas com outra rodagem, e contra uma equipa menor a vitória foi contundente.

    Há no entanto um facto a destacar, precisamos urgentemente de um GR backup decente, Jug não dá provas disse e deveria sem emprestado ou rodar na B.

    Então se o Patrício sai é um ai JJesus.

    ResponderEliminar
  2. Apenas trocaria as avaliações de Podence com Iuri

    Z

    ResponderEliminar
  3. A azelhice na defesa parece-me preocupante. Schelotto foi um desvario completo. Noventa por cento dos ataques foram gerados nas suas costas. Defendeu pessimamente. Tem estado toda a pré-época num nível consistentemente mau. Zieglar, foi outro pesadelo. A abordagem ao lance do segundo golo é de principiante. Jefferson não é tau mau, desde que em forma física. Os centrais cometeram erros, com destaque para Coates no lance do primeiro golo mas irão melhorar, porque são bons jogadores. O que me causa estranheza é a não utilização do Paulo Oliveira um excelente defesa central que pelos vistos não conta para JJ. Tal como João Pereira encostado sem qualquer razão aparente, quando estava no melhor nível da época.
    Petrovic não parece, pelo que já mostrou, justificar a contratação. Ruiz,é bom jogador tecnicamente, mas parece ser pesado e lento. Talvez tenha sido essa característica a impedir a sua afirmação no contexto argentino. Se não melhorar não terá lugar entre JMário, William, Adrien e Brian Ruiz. Iuri, contra o Zenit jogou melhor em 15 minutos que outros em todo o tempo. Temo pela sua utilização por JJ. Não me parece que o jogador tenha os cms e os kilos que o mister considera fundamentais para se "ser jogador". Espero estar enganado, porque é junto com Gelson e Matheus um novo trio de luxo made in Alvalade. O guarda redes é um susto. Julgo que toda a gente terá a certeza que nos últimos dez anos a Academia não foi capaz de produzir um guarda-redes tão mau. Porque será que nenhum foi aproveitado, para ser suplente de Rui Patrício sem que a sua utilização seja motivo de enfartes nas bancadas de sócios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo, excepto na avaliação ao Paulo Oliveira. Para mim, de todos os centrais do plantel, é o mais fraco. Não é jogador para um Sporting. Na época de Marco Silva o nível era tão baixo (Sarr, Maurício) que se destacou. Agora, destaca-se pela valor menor face aos seus pares.

      Eliminar
  4. Meu caro Cantinho, discordamos relativamente ao Paulo Oliveira, pelos vistos. mas, nesse caso, o tempo o dirá. Que ele não irá criar raízes no Sporting, está claro. Para onde for e de acordo com o que fizer, veremos. O jogo desta noite, com o PSD, serviu para mostrar que pior que um Zeegelar só um jefferson que foi um autêntico passador. Para me livrar da análise anterior só me ocorre dizer que a forma física que o senhor evidencia, mostra uma situação de fadiga irrecuperável, pelo menos.
    O jogo de hoje mostrou um Alan Ruiz fraquinho, fraquinho, que deve ter saudades daqueles jogos que estão no You Tube em que tinha tempo para tudo. Os reforços do Sporting - Alan Ruiz, Petrovic, para já - são fracas segundas linhas. Não deviam ter sido contratados. Mas, como sempre acontece, sem qualquer ironia, eu vou enganar-me e o mister é que sabe. O que será bom para nós os sportinguistas.
    Estamos pior que o ano passado - porque mantendo tudo igual perdemos Montero e Carrillo - e as contratações já feitas são um fiasco. Quando se esturricam cerca de 5 milhões a comprar um Alan Ruiz percebe-se o acto de lesa sporting que foi a venda de Montero. E não nos digam que se duplicassem o salário ao colombiano ele não teria continuado em Alvalade.

    ResponderEliminar
  5. O jogo não foi com o PSD, esse teríamos ganho por dez a zero, sobretudo com o Marques Mendes à baliza. Julgo que é mais fraco que qualquer uma das nossas jovens esperanças.

    ResponderEliminar
  6. Olho para estes jogos e vejo o Sporting de Sá Pinto. Mas eu sou um pessimista e vou estar enganado, certamente.

    ResponderEliminar
  7. http://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT82135

    Tudo assinar

    ResponderEliminar