sexta-feira, 17 de julho de 2015

Ícaros

Todos conhecem a personagem mitológica Ícaro, que se perdeu nas imensidões da sua própria soberba. Contas feitas ao dinheiro que o porto já gastou e comparando com o que Sporting e benfica fizeram no mercado até agora, a conclusão é muito simples.

O porto não está sozinho nesta súbita postura "estravagante", diria excêntrica. Falando verdade, já que poucos o fazem, nenhum dos grandes portugueses tem capacidade para remunerar simultaneamente Casillas, Imbulla, Indi, Alex Sandro, Moutinho, Maxi, Bueno e ainda poderá chegar Mitrovic ou qualquer coisa do género. Não tem.

É por demais óbvio que não é o dinheiro das vendas que alicerça esta nova fase milionária do porto. A SAD azul e branca não tem mostrado qualquer superavit capaz de tudo isto e é mais que evidente que a grande fatia das vendas serve habitualmente para suportar os encargos mensais com o plantel. Então? De onde vem esta "coragem" e desafogo?

Simples, o porto perdeu 2 anos. Entre alguma arrogância, más escolhas ou só o cumprir do acordo "agora tu, agora eu" com Vieira, a verdade é que o porto vê-se este ano (até pelo all-in do ano anterior) na obrigação de "tapar" a asneira...e quem está sempre pronto a dar uma ajuda para criar endividamento (à revelia do tanso fairplay financeiro) pela porta do cavalo? Sim, os amigos da Doyen, o amigo Mendes, o amigo D´Onofrio, o israelita, a lista é interminável pois o porto é o grande hangout da podridão das negociatas europeias. O Mónaco segue-lhe as pisadas (ou não fosse geminado pelo Midas)...mas ainda terá muitos anos de negociatas e ilegalidades por fazer até chegar aos calcanhares do clube portuense.

O que apressa esta gente toda a encher o porto de chouriçada futebolística? O fim dos TPOs não é de certeza (os TPIs estão aí a prová-lo). O fairplay financeiro está suspenso (e nota-se...). Há mais qualquer coisa no ar...quem sabe nos escritórios particulares de alguns legisladores europeus não andam umas pastas com case-studies sobre a espectacular e eficiente regra Americana da MLS (copiada com sucesso pela nova liga Chinesa) de ser a Liga Profissional (ao melhor género das NFL, MLB, NBA) a gerir a contratação e venda de atletas (que cheguem de fora ou para lá se transfiram)? Será esse o fim dos negócios dourados de muitas powerhouses de vampirismo sobre os clubes de futebol?  Não sei, mas que pode por muita gente a querer tomar de assalto os lugares políticos da tutela desportiva...pode. Mas será fácil tomar de assalto as maiores ligas europeias?

Do que não tenho mesmo dúvida nenhuma é de que o poder dos empresários distorce o futebol. A lógica de cartel e favorecimento é clara e destrói o principio do desporto...o equilibrio, é isso que gera competitividade. Que digam a liga Grega com o eterno Olympiakos, a escocesa com o sozinho Celtic, o que destruiu o predomínio do Lyon em quase 12 anos em França, ou da Juventus em Itália. A importância de um Dortmund na Alemanha,  a pujança da liga inglesa com Chelsea, Arsenal, Liverpool, ManUtd e City à vez a terem os seus períodos de domínio. A Espanha com o seu muito particular duelo de titãs Real-Barça, é a rivalidade que gera interesse e emoção...e não o previsível esmagar da concorrência.

Ícaro também pensou em chegar ao Sol, mas queimou as asas. Outros podem querer a hegemonia e perder-se nos confins da mesma. Mesmo que tenham sucesso e quanto maior ele existir, mais se queimarão as asas. Infelizmente a visão de ser "absoluto" não gera nada, só desinteresse. Enquanto não me conseguirem "obrigar" a ser adepto do porto esse plano será sempre uma viagem desnecessária aos astros, com quedas vertiginosas associadas. Alexandre o Grande morreu de uma vulgar infecção, era apenas mais um mortal e muitos dos que andam no futebol esquecem-se do mesmo factor. Todo o dinheiro, toda a ganância, toda a falcatrua e humilhação que provocaram nos seus adversários...serviu para edificar apenas mais um castelo de areia, que na maré seguinte desaparece.

Grandes são os que constroem, criam, avançam, e arrastam todos os outros nessas demandas. Os ratos serão sempre ratos, a comer nas sombras carne putrefacta. A digerir os Maxis e os Danilos pensando terem asas capazes de disfarçar a pura pequenez das suas almas e outras miudezas...

SL

9 comentários:

  1. Pena que não se aproveite para abordar a nova - velha Santa Aliança com o Bufas mor.

    ResponderEliminar
  2. @anonymous das 11:02
    a aliança gerada pelo interesse nos direitos televisivos, right?

    ResponderEliminar
  3. E o porto é isto: um velho gordo e flatulento, cheio de vicios e manhas, incapaz de criar talento e obcecado em comprá-lo a todo o custo. sempre assim foi (desde os tempos do peyroteo!!) e assim será.
    Isso explica, em parte, porque nunca será um clube amado, a não ser na sua pequena aldeia.

    ResponderEliminar
  4. e amados pelos seus B eternos , o Bruno FC . Quanto a direitos podem espernear o que quiserem, a partir do momento em que há Benfica TV , o valor terá que reflectir o "mercado" .

    ResponderEliminar
  5. Armando Vara (assumido lampião) "irmão" de Josè Socrátes (lampião de armário, mas valente lampião) em termos de comissões recebidas fazer inveja a outro lampião assumido, de nome, Jorge Mendes...(mas as maiores limpezas foram efectuadas no FCPuerto)
    ... O engraçado do dia de hoje, é haver uma investigação a Barbara Vara (filha de Armando) plea PJ, e coincidência, ela apenas trabalha para a Gestifute...
    Eu não acredito em bruxas, mas que as há, há...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dasse, essa corja lampiónica está metida em tudo.

      Eliminar
  6. Permitam-me que transcreva aqui um dito de um conheecido meu, que já morreu...
    Que tem boa aplicação nestas circunstancias...:

    "Quem ao alto quer subir
    Sem ter forças naturais
    Enfia os cornos no chão...
    E não s'alevanta mais...!!"

    Um dia "a casa" vem abaixo...!!

    SL

    ResponderEliminar
  7. Comentário, duro, muito duro... mas realístico.
    Cai em sacos rotos, não tenho dúvidas e ... socorro-me da quadra do amigo do MaximinoMartins, que complementa na perfeição tudo o que antes foi dito.

    ResponderEliminar
  8. Azia ou medo?
    O vosso presidente pigmeu anda a deixar-vos fora da realidade...
    Faz parte, se existisse alguma egemonia do SCP em portugal, ou não europa, deixariam de ter motivos para ser o clube da esperança... eheheh

    ResponderEliminar