terça-feira, 7 de julho de 2015

Senso e Contra Sensos

Quando foi anunciada a contratação de JJ, a primeira onda de reacções levou muita gente à histeria, a reflexão imediatista foi a mesma: como era possível ao Sporting contratar um treinador que auferia um vencimento bastante acima do normal para um técnico de um grande em Portugal. Esqueceram-se essas virgens contabilistas que:

1- A opção do clube por contratar técnicos principais abaixo dos valores dos seus rivais foi puramente circunstancial e fruto de uma restrição financeira auto-exigida.

2- Depois de Jardim e Marco Silva, talvez fosse mesmo hora de investir num treinador que oferecesse mais garantias de forma a valorizar o que já tinha sido conseguido com as prestações dos seus antecessores, por outra forma, depois de 2 bons profissionais a fasquia só podia subir e não olhar para outros produtos quiça muito inferiores ao pretendido;

3- Não é novidade que o orçamento do clube é bastante inferior ao dos seus rivais. Talvez BdC tenha optado por investir num treinador aquilo que teria de ser esticado para dificilmente contratar uma grande vedeta. A experiência Nani provou que um nome, por melhor que seja, não faz uma equipa. A opção por melhorar transversalmente a equipa é mais eficaz que trocar um ou dois jogadores.

4- A folga financeira, ligeira mas existente, oferecida por contínuos exercícios positivos abriu uma janela de oportunidade e a insatisfação dos adeptos pelo processo MS exigia algo....mais criativo. Investir na relação dos adeptos com a equipa e as suas possibilidades de vencer competições parece-me uma boa opção, sim requer o desbloqueio de verbas não habituais, mas olhando para negócios como Pongolle ou Elias...a realidade deixa de acompanhar facilmente a ficção.

Depois de algumas semanas, apresentado o novo e dispensado o anterior, digamos que o mapa político do investimento no futebol mudou drasticamente. As virgens contabilistas sossegaram, até porque a norte do país a frente de investimento desatou e pulverizou a importância do que o Sporting fez.

O porto, está a fazer o que fez o ano anterior. All in. Lopetegui (que diga-se não ganha o que JJ ganha, mas não lhe fica muito atrás) recebe pelo segundo ano consecutivo mão-de-obra que nunca mais acaba. A verdade é que já ninguém faz contas aos valores investidos pelos azuis. Quer por raramente ser transparente a gestão do clube, quer pela sucessão de negócios avultados, a realidade é que já todos entenderam que Pinto da Costa vai gastar o que tem e o que não tem para não haver dúvidas de quem tem o melhor plantel.

Casillas é só mais um bobo para juntar à corte. Um nome de peso, pago em concordância, mas para quem segue a carreira do Real Madrid com atenção...é um nome que só garante mediatismo, dentro de campo este guarda-redes há muitas épocas que soma erros fulcrais, daqueles que atiram um peso pesado para o banco, mesmo quando as alternativas são duvidosas. Mas neste novo porto, a gestão desportiva é isto, uma procura incessante por reconhecimento de poderio...bem longe já vão os tempos de uma sagacidade cirúrgica que se focava no valor do atleta dentro das 4 linhas.

No campo inverso, e confesso muito mais ameaçador, o Carnide está a actuar com mais calma no mercado. Depois de garantir a contratação de segundas e terceiras linhas que pouco ouviremos falar durante o ano, Carcela e Taraabt chegaram com estatuto de "bombas". O spin não foi o desejado. Não poderia. Carcela é um jogador entusiasmante mas incerto, Taraabt é pouco diferente de Bebé e muito mais caro. Ambos podem fazer muito ou não fazer nada. O passado recente encerra uma tendência nada promissora para os jogadores. Mas é óbvio para toda a gente que este nosso rival está à espera do dinheiro da venda de Gaitan para atacar o mercado, a grande dúvida é se vais mesmo consegui-lo. É que de tanta vontade de o colocar, os clubes compradores podem começar a suspeitar e sinceramente depois de 3 verões com uma tabuleta "vende-se" nas costas...a probabilidade de um encaixe desejado começa ser baixa. Mas nada que um "amigo" Atl.Madrid não socorra...e mais dia menos dia aparece aí uma notícia de 40 milhões por Gaitan. Se esse dinheiro é real...isso já pouco interessa.

Aliás não deixa de ser a questão deste defeso, a poupadinha atitude do Carnide. Onde está aquele clube saudável, que investia 100 milhões por época, que vendia 150 em cada Verão. Onde estão os milhões da BTV, os 60 milhões da venda dos miúdos? Onde estão os milhões da Emirates e do merchandising? Onde param os milhões e milhões gerados pela "super-estrutura"? É que se não servem para investir no reforço da equipa...lamento dizer...mas é como se não existissem. E antes que os defensores da diminuição do passivo e equilíbrio financeiro teçam a teia do costume, deixo só aqui uma reflexão: porque raio se faz uma contracção de gastos tão vincada quando todas as épocas se constituíram em margens de lucro muito consideráveis?  O caminho não estava correcto? Humm....

SL

8 comentários:

  1. O caminho não é só um, pode estar ou não correto consoante as circunstâncias, os milhões estão também em património não herdado mas que aumentou ( estádio, pavilhão, centros de estágio), noutros casos em auditorias e alguns títulos no museu e numa redução de passivo que já vai existindo , mas que parte de um nível enorme SEM PERDÕES nem defaults como em todos os clubes tugas. Quanto a vendas, o mercado ainda agora abriu e gostem ou não até ver não nos temos saído mal.
    Quanto a JJ , é uma ameaça evidente , normal atacar, parece-me que os grandes flicks flaks mentais são vossos , normal mais uma vez , ninguém com dois dedos de testa valoriza a coerência ou acha que há só um único caminho.

    ResponderEliminar
  2. Não é por ir para um rival que deixo de considerar jj um excelente treinador. Já aos sportinguistas, como sempre, falta-lhes coerência.
    É que Jesus passou, em poucas semanas, de um treinador medíocre, pago a peso de ouro, que só ganhava graças ao colinho, para um treinador de topo que vale todos os milhões que vai ganhar....
    Já agora, quanto a essa moda patética de nos tentarem diminuir com o nome Carnide (bairro bem simpático, por sinal), já repararam que, se por um acaso da história, o Glorioso se chamasse Sport Lisboa e Carnide, neste momento vocês nos estariam a apelidar, jocosamente, de Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.zerozero.pt/text.php?id=5266

      Eliminar
    2. É caso para dizer que o Viegas deita os foguetes e vai apanhar as canas ou, por outras palavras, põe as questões, dá as respostas. Quanto à festa, depois veremos.
      Ah e sobre o JJ: deve andar distraído com o que têm dito e escrito os vossos blogueiros, paineleiros e afins: se alguém está a transformar JJ num treinador banal, depois de o incensarem, são vocês. Quanto ao que ele vai (conseguir) fazer, espero para ver, não faço futurologia - já vi foguetes rebentarem nas mãos de quem os lançava

      Eliminar
  3. Bem visto Antonio Viegas :)
    SL

    ResponderEliminar
  4. O jesus é um grande treinador. Sempre foi um bom treinador.

    Mas não é o melhor do nem sei se estara sequer no top ten.
    Como os benfiquistas quase faziam crer.
    Mas é o segundo melhor português.

    Montou uma das equipas mais entusiasmantes dos últimos 6 anos. A do "rolo compressor ".

    O que era uma porcaria bem maior do que faziam crer era o plantel do benfica de há 4 anos para cá.
    Plantel, o qual, mesmo com Jesus, nao seria bicampeao sem um dos mais vergonhosos colinho dos últimos 20 anos

    ResponderEliminar
  5. Ah, é verdade, bom post Javardeiro

    ResponderEliminar