sábado, 11 de abril de 2015

Reflexões que não saem na imprensa

Se o Sporting vencer a Taça de Portugal vai haver pelo menos um clube entre os dois supra sumos milionários que terá uma época pior que a do clube de Alvalade. Alguém perguntou ou pergunta a esses presidentes se a época foi ou será um insucesso?

10 comentários:

  1. Infelizmente, como as coisas foram mudadas, valoriza se muito mais um acesso directo à Champions do que a vitória na taça.

    Ninguém vai perguntar nada pois, na prática, a taça não é melhor que o segundo lugar nesta situação...
    Possivelmente até para os SCPguistas.
    Tenho quase a certeza que se não fosse o facto de não termos títulos há, 9 anos, se preferiria o segundo lugar a uma vitória na taça.

    Com a actual champions que já não é nenhuma taça de campeões, com o absorver da taça das taças pela taça UEFA (Europa agora), ganhar a taça "não serve para nada ". Isto para clubes grandes em que estás na champion ou não estás.
    Interessa é estar no grupo da elite, mesmo que signifique que já não precises ser campeões.
    A taça é nos para equipas mediação irem à Europa.

    Irónico, a competição onde todos querem estar, a que dá prestígio aceita "não campeões."

    A actual champions, é muito gira e tal e da grandes jogos mas, é uma MERDA, desvirtuou completamente o estatuto de campeão, desvalorizou ganhar uma Europa (ganhar a UEFA antes era prestigiante, agora a Europa é um "ehn").
    Desvalorizou completamente a vitória na taça.

    E claramente, aumentou o fosso entre os países. Não é à toa que nuns quartos, em 8 equipas chegam a estar representados só 3 países... isto é absurdo, isto aumenta o fosso entre países e campeonatos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A taça é nos para equipas mediação irem à Europa
      =
      A taça é boa para equipas medias irem à Europa

      Eliminar
  2. "Alguém perguntou ou pergunta a esses presidentes se a época foi ou será um insucesso?"

    Realmente, não se compreende que a comunicação social não tenha perguntado ou pergunte sobre uma ocorrência que ainda não aconteceu e até pode não acontecer. Estes jornalistas andam a dormir. Imagino a pergunta: "Está, é do Porto? Olhe, se o Sporting vencer a taça e vocês não ganharem o campeonato, a época foi ou será um insucesso?" Claro que, do outro lado, podiam responder: "Porque é que me está a fazer perguntas baseadas em conjugações de hipóteses futuras? E porque é que o facto de o Sporting ganhar a taça define o sucesso ou insucesso da nossa época? Se não ganharmos o campeonato mas o Braga ganhar a taça o insucesso é menor? E se ganharmos o campeonato mas o Sporting ganhar a taça por 20-0, fazendo uma exibição que toda a imprensa internacional considera a melhor de todos os tempos? Isso beliscará o nosso eventual sucesso? Olhe, ligue-me quando quiser fazer jornalismo, em vez de futurologia parva. Boa tarde."

    Porque já se sabe como eles são. Sempre a fugir com o rabo à seringa. Eu sou a favor deste jornalismo, desde que não seja aplicado ao Sporting. Imaginem que um jornalista estúpido, querendo fazer este jornalismo baseado em hipóteses futuras, liga para o Sporting e pergunta: "Ó sr. Bruno Carvalho, se o Sporting perder a taça, isso significa que o clube, sob a sua gestão, está cada vez pior, uma vez que no ano passado ficaram em segundo e neste ano em terceiro?"
    Outra: "Se o atual líder for campeão, o Benfica terá ganho, nos últimos 2 anos, tantos campeonatos como o Sporting nos últimos 33. Significa isto que o Sporting é um clube fracassado?"

    Por exemplo. Jornalismo hipotético, sim. Mas não sobre o Sporting. Sobre o Sporting, só jornalismo baseado em factos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. anónimo,
      Este post não me parece difícil de entender..
      Se dirigentes, treinador e jogadores do Sporting são constantemente confrontados com a possibilidade de fracassar a época caso não ganhem a taça nem o campeonato, parece-me bastante lógico perguntar a razão pela qual nem Benfica nem Porto são confrontados com a possibilidade de tal fracasso. Se a hipótese do Porto não ganhar nada é especulação, não sei porque essa especulação passa a ser normal quando ela se coloca ao Sporting. Caso não tenha dado atenção, esse jornalismo "de hipóteses futuras" é feito todos os dias, mas não para todos. A hipótese futura do Porto se enterrar com os fundos, a hipótese futura de o Reinaldo Teles ter a capacidade intelectual de um feijão quando o pintinho estiver gaga. Hipótese futura do orelhas aparecer na capa da bola daqui a 10 anos a dizer que agora é que a escola do seixal vai produzir estrelas, a hipótese futura do Benfica continuar a ganhar jogos contra equipas de 10 jogadores. Essas hipóteses futuras é que deveriam ser preocupações. Aqui não se argumenta que se quer jornalismo baeado em factos: argumenta-se que se há especulação para uns, tem de haver especulação para os outros também. O mínimo que se pede a quem comenta é que entenda os posts em causa. E este até é bastante simples. Este comentário faz lembrar o Rui Gomes da Silva: Piadinhas malandrecas mas nem sequer capacidade para ler um texto simples que qualquer menino de 10 anos entenderia sem problemas.

      Eliminar
    2. E já agora mais uma coisa. Explique-me como é que o facto de "entre Benfica e Porto haver pelo menos uma equipa que não ganhe nada", segundo o senhor, "não aconteceu e até pode não acontecer." Ou seja, segundo o senhor anónimo, pode acontecer que não haja uma equipa que não ganhe nada. Ou seja, Benfica e Porto serão ambos campeões!!!! Eu pensava que se um ganhasse, o outro não ganhava. Mas afinal não! Maravilha! Isso ainda dá esperanças ao Sporting! Afinal, ficar em segundo é igual porque também se ganha! Obrigado, senhor anónimo. Um beijinho.

      Eliminar
    3. Sr. Francisco Sousa,
      Este post e comentário fazem lembrar o Rui Oliveira e Costa: raciocínios absurdos que parecem gerados pela embriaguez, e incapacidade de perceber o próprio ridículo. Pode indicar onde é que "dirigentes, treinador e jogadores do Sporting são constantemente confrontados com a possibilidade de fracassar a época caso não ganhem a taça nem o campeonato"? É que eu não vejo, mas, pelos vistos, isso "é feito todos os dias". Basta indicar-me onde foi feito esse jornalismo nos últimos cinco dias.

      E já agora mais uma coisa. Explico com todo o gosto como é que o facto de "entre Benfica e Porto haver pelo menos uma equipa que não ganhe nada" "não aconteceu e até pode não acontecer." Tenho muito prazer em explicar coisas, sobretudo a pessoas que parecem ter dificuldades de compreensão. Ora bem, veja lá se consegue fazer este esforço com a sua imaginaçãozinha: pode acontecer que o Porto seja campeão, o Benfica ganhe a taça da Liga e o Sporting não ganhe nada, não pode? Pode. E há quem diga que ser campeão é melhor do que ficar em terceiro e não ganhar nada, não há? Há. E há também quem considere que ficar em segundo e ganhar uma taça é melhor do que ficar em terceiro e não ganhar nada, não há? Há. Está bom assim, ou é preciso explicar mais devagarinho? Também há a hipótese de o Benfica ser campeão nacional e o Porto ser campeão da Europa. No domínio das hipóteses, é possível. Serão épocas piores que a do Sporting - mesmo que ganhe a taça? E agora, já percebeu? De nada, senhor Francisco Sousa. Um beijinho, também.

      Eliminar
    4. A primeira parte do texto nõ é difcil de demonstar. O artista do dia ou o javardeiro têm material de sobra.

      Em relação à "coisa": A Hipótese "Porto seja campeão, o Benfica ganhe a taça da Liga e o Sporting não ganhe nada". Uau! A lógica quando corre a nosso favor é bela. No entanto, a taça da liga, obviamente, é uma competição que merece total desprezo dos 3 grandes, para a qual qualquer adepto dos 3 grandes lhe é indiferente ganhar. Exemplo bastante parvo. Falar de troféus ganhos é falar de troféus que interessa ganhar, não de competições para jogar com as reservas. Senão também se podem contar os troféus da associação de futebol de lisboa e o teresa herrera. Patético. Essa de "haver pessoas que consideram que é melhor que bla bla bla", não me interessam muito. Há pessoas para tudo. Mas não é por isso que me interesso pela opinião delas. Isso é desviar a conversa. Obviamente que ficar em segundo é melhor do que terceiro. mas para um dos grandes isso não é assim: ou se fica em primeiro, ou se perde. Ponto final. A hipótese do Porto ser campeão da europa, isso é de facto um grande argumento! assim vamos lá. mas as hipóteses não correm a seu favor, caro. É que esta sua prosa tão complexa na forma, no vocabulário, no conteúdo, na lógica, na provocação, na análise, me dá de facto grandes dificuldades na resposta. Perante tal inteligência, só posso curvar-me e demorar uma tarde toda a estudar humildemente mensagens que estão para além da minha compreensão!!! Viva o Sporting, caralho!

      Eliminar
    5. Claro que não é difícil de demonstrar. Pois se os "dirigentes, treinador e jogadores do Sporting são constantemente confrontados com a possibilidade de fracassar a época caso não ganhem a taça nem o campeonato". Trata-se de um tipo de jornalismo que "é feito todos os dias". Não só é constantemente como também é todos os dias! Facílimo de demonstrar. Só falta mesmo demonstrar.

      Portanto, se o Porto ganhar o campeonato, o Benfica ganhar a taça da liga e o Sporting não ganhar nada, o Sporting faz uma época melhor do que o Benfica. Uau! A lógica quando corre a nosso favor é bela. Porque a taça da liga não é um troféu que interesse ganhar. Mais vale não ganhar nada e ficar em terceiro do que ganhar um troféu e ficar em segundo. Portanto, por exemplo, na hipótese de o Benfica ser campeão, o Porto ficar em segundo, e o Sporting perder a taça e ficar em terceiro, o Sporting (que, recorde-se, estava na pole position para ganhar o campeonato e agora está a onze pontos do primeiro) terá feito uma época melhor que o Porto. Talvez até melhor do que o Benfica. Realmente, há pessoas para tudo.

      Eliminar
  3. outro facto engraçado, alem desse também, é a forma como a imprensa "se esqueceu" do excelente trabalho do gajo do acordeão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse também é muito engraçado, é. Ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah!

      Tão engraçado, pá.

      Eliminar