terça-feira, 24 de março de 2015

Contas à vida

Salvo alguma hecatombe, o Sporting decidiu no Domingo que atrás do 3º não fica. Uma vantagem de 9 pontos para o Braga (que ainda recebe em casa) e 13 para o Guimarães coloca a equipa de Marco Silva quase de forma definitiva a salvo de não ser apurado para o playoff da Champions.
A ver vamos como decorrerá a nervosa luta dos candidatos até ao final e de que forma o Sporting pode, correndo por fora, aproximar-se.

Mas interessa entender outro parâmetro do que significa este ano o 3º posto da Liga. No ano anterior, o porto foi amplamente bafejado pela sorte, o Lille, não sendo um adversário frágil, esteve bem longe de competir sequer pela eliminatória...com 2 péssimas exibições (0-1 em casa e 0-2 fora) apesar de contar com um elenco de jogadores até interessante (Kalou, Kjaer, Basa, Mavuba, Rony Lopes, Ryan Mendes, Rozenhal, etc).

Mas quem estará este ano na poule do sorteio não é o Lille, para entender, no caso de ser o Sporting quais as probabilidades de ser cabeça de série, olhemos para o que está a suceder nas ligas pela Europa fora nos lugares de apuramento:

ESP - Valência ou Atl.Madrid
ING - Man Utd ou Arsenal
ITA - Lazio ou Roma
FRA - Marselha ou Lyon
ALE - Leverskusen ou M´gladbach
HOL - Ajax
RUS - CSKA Moscovo
UCR - Shaktar
TUR - Besiktas, Galatasaray ou Fenerbache

Façamos agora as contas, perante o ranking (para já) da UEFA:

Atl.Madrid - 5º
Arsenal - 8º
Man Utd - 10º
Valência - 13º
Leverkusen - 15º
Shaktar - 18º
Lyon - 24º
Ajax - 26º
SPORTING - 33º
CSKA Moscovo - 34º
Marselha - 35º
Galatasaray - 37º
Lazio - 38º
Roma - 47º
Besiktas - 58º
B. M´gladbach - 64º


Das equipas ainda a pontuar para este ranking, as que estão na Champions não estão neste lote hipotético playoff ou já estão muito acima do Sporting, como é o caso do Atl.Madrid. Na Liga Europa o caso é um pouco diferente:

Clubbe Brugges - 53º -  é o único emblema, que poderá passar o Sporting na classificação europeia e também ser apurado para o playoff, mas terá de chegar pelo menos à final para o fazer.

Além destes, ainda há clubes com algumas hipóteses (mais remotas dos que os da primeira lista) de acabar pré-apurados:

Nápoles - 22º
Sevilha - 25º
Shalke04 - 7º
PSG - 11º
Zenit - 14º
Man City - 16º
FC Basileia - 19º
Din.Kiev - 27º

Estes vamos rezar que não cedam ou não progridam, pois cada um deles nos empurrará para fora dos cabeças de série. Quando o 3º classificado de Portugal se juntar ao pré-apuramento, serão 20 as equipas em concurso. Algumas da primeira lista já terão entrado em prova (o 3º de França, 2º da Holanda, Rússia, Ucrânia e Turquia) e há a hipótese de alguns deles, tendo melhor ranking que o Sporting (Lyon, Shakar, Ajax), caírem antes do sorteio.

Resumindo, o Sporting para evitar os pesos pesados no sorteio precisa de uma enorme combinação de resultados. Se tudo parasse neste momento seríamos entre o 9º ou 10º (respeitando o playoff Suíço), ou seja, ficando acima ou no 10º posto, dentro dos cabeça-de-série no apuramento.

Vamos todos torcer que nenhuma destas contas seja precisa, que o Sporting ainda consiga atingir a 2ª posição. Ou para os mais pessimistas, que o Nápoles, Sevilha e Shalke04 não façam nenhum brilharete de final de época ou que o PSG, Zenit, Man City ou Basileia não se deixem escorregar pelas tabelas dos seus países.

SL





5 comentários:

  1. Ou seja, ou ficamos em segundo ou, com a sorte que temos nos sorteios, a Liga Europa espera-nos...

    ResponderEliminar
  2. LdP, algumas das possíveis recuperações ou escorregadelas acabam por não ter impacto na questão de ficarmos nos 10 melhores: p.ex., arsenal e man United já estão à nossa frente de qq forma, se o city escorregar será simplesmente uma "troca directa"; o mesmo entre Lyon e PSG.

    ResponderEliminar
  3. Para subirmos ao primeiro lugar o porto tem que escorregar mais três vezes do que nós (em igualdade de pontos, ficamos atrás) por isso acho que não poderemos contar muito com isso.

    Quanto ao sorteio, olhando para as equipas acabo por perceber que há equipas fortíssimas abaixo de nós no ranking (Roma, Lazio, Marselha) e equipas com quem poderemos disputar a eliminatória acima de nós (Ajax, Shaktar, Lyon ou o inevitável Shalke).

    Começo a achar que o que é mesmo preciso, mais do que ser ou não cabeça-de-série, é ter sorte no sorteio.


    ResponderEliminar
  4. Não vamos já pensar na liga europa. O sorteio poderá vir a ser muito difícil para a equipa do Sporting, mas até lá muita coisa pode mudar. Vamos aguardar ;)

    ResponderEliminar