sexta-feira, 20 de março de 2015

Brinquedo velho

As métricas de audiência da SportingTV não são o que se esperava? O share não corresponde às expectativas? Alguém se pode verdadeiramente confessar surpreendido? Honestamente, nunca pensei que seria um projecto para atingir metas de sucesso assinalável no mercado do audiovisual português, pelo menos numa primeira fase. Cada minuto de boa televisão custa muito dinheiro, uma verba que nem clube, nem empresa concessionada tem hoje para investir. Mas que diabos, o que temos não me envergonha, em muitos casos o conteúdo e o profissionalismo conseguido é bastante acima da mediocridade geral que são as nossas tvs.

O problema do nosso canal é igual ao de todos os outros clubes: é um gerador de entretenimento ou uma ferramenta de comunicação? É um encargo ou um investimento? Para mim, desde a primeira hora, sem reservas, é o meio mais eficiente de combate ao desfavorecimento comunicacional a que o Sporting está condenado pelo simples facto do marketing relacional ter chegado ao alinhamento editorial de todos os canais. Passar a mão no pelo benfiquista e portista satisfaz mais audiência e garante a simpatia do sistema. Por aqui estamos conversados.

Quanto à relativa indiferença que o canal tem junto do universo leonino, isso pode ter várias explicações, não sou competente sobre o assunto para ter certezas, mas posso dar um palpite a julgar pela minha própria opinião.
Futebol de Perdição é imperdível. O magazine de informação do Sporting Directo por vezes é impossível de acompanhar, mas costumo guardar para ver mais tarde. Os jogos das modalidades e formação vou acompanhando como posso. Não perco as entrevistas a jogadores, treinadores e presidente quando surgem...mas tudo o resto, sinceramente (e admitindo que tem qualidade) não me agarra ao ecrã.

Talvez a culpa seja minha, talvez os programas não sejam desenhados para o meu agrado, talvez o grande problema não seja a qualidade do que está no ar, mas sim o apoio, promoção e dedicação que todos nós não demos ao nosso canal.

Penso mesmo que nós sportinguistas, nesta como noutras questões, fomos como uma criança mimada de 8 ou 9 anos, que pede, chora, implora por um brinquedo novo, que "todos os outros meninos já têm" e depois quando lhe é oferecido, gera muito interesse nos primeiros dias e depois vai para o caixote ao lado de todos os outros a ganhar pó.
Pela minha parte mea culpa. Tentarei acompanhar mais e dar aqui, no facebook e no twitter mais atenção ao nosso canal. Ao meu canal do Sporting.

SL

9 comentários:

  1. Raramente vejo porque não tenho na grelha de quem me "vende" os serviços, mas das poucas vezes que tive ocasião de ver não desgostei do que vi...
    Certamente deve custar muito dinheiro, manter com qualidade um canal de televisão, mas é como diz o javar...este é nosso...e só por isso...
    Deve dar-nos alegria, talvez mesmo orgulho, embora reconhecendo as limitações...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Não sei bem como é contabilizado a audiência por streaming.
    Presumo que não seja "auditavel".
    Por essa razão o número de assistência estará claramente substimado.

    Eu, por exemplo, apesar de apenas ver amiúde, apenas o faço por streaming.

    ResponderEliminar
  3. É um canal do clube para a população em geral, não acredito que quem não seja do SCP seja assíduo, como também não creio que todos os sportinguistas o visualizem com frequência... é o que é, é um serviço do clube para a sociedade e não pode ser considerado um gerador de receitas, pois se assim for será o seu fim.
    G.

    ResponderEliminar
  4. Só está em 2 operadores. Logo aí é um corte enorme porque, com a penetração de mercado que a Vodafone está a ter, tira muita gente (como eu) da possibilidade de a ver.
    Não iria ver tudo em direto, mas seguramente com a possibilidade de gravações, muita coisa iria "ver mais tarde"...

    ResponderEliminar
  5. A Sporting TV tem apenas 8 meses - não se esqueçam - mas mesmo assim, acho que está a cumprir bem a sua missão, que é de divulgar e difundir os valores sportinguistas. Transmite jogos da equipa B, Futsal, Hóquei em Patins, Andebol, Rugby, Basquetebol e das camadas jovens de futebol e Futsal (e ainda os jogos em diferido da equipa A). Só por este serviço deveria merecer o apoio e orgulho de todos os sportinguistas! Tem ainda programas com qualidade para passar em qualquer canal generalista como: " A nossa fé"; "Especial jornada"; "Núcleo Duro"; "Quarta à noite com Fernando Correia"; "Futebol de Perdição"; "Sócios ao vivo", "Sporting grande jornal",etc. A única pecha que encontro é a falta de mais uma ou outra câmera de TV na transmissão dos jogos em directo da Academia. Mas, penso que isso será corrigido a breve trecho. O canal nem 1 ano fez...Ps1- Quando a Sporting TV obteve o melhor share dos canais por cabo ganhando em alguns períodos à SICNoticias e TVI24 - durante o jogo de Futsal contra o El pozo, conforme a CS noticiou - não vi nenhum suposto sportinguista referir este facto extraordinário. PS2 - Agradeço aos sportinguistas, que não confundam o Sporting Clube de Portugal com o presidente, este ou qualquer outro. Para que não aconteça que quando gostam do presidente eleito, está tudo bem, quando não gostam está tudo mal. Ps - Já publicado no " Leoninamente".A.Oliveira. SL

    ResponderEliminar
  6. Parece-me um bom canal. É variado, bem feito, tem humor, gente divertida e competente. Gosto de ver o Sporting e os sportinguistas no nosso canal. Alguns jogos, sim, mas não só. É muito mais do que um meio para ver jogos. É estar em casa.

    ResponderEliminar
  7. Caro leão de plástico tem toda a razão. Falta qualidade, mas senão há $ é dificil que haja qualidade. Talvez reduzindo a emissão em numero de horas se pudesse atingir uma maior qualidade? não sei...
    Há um ou outro profissional mas a maioria são jovens amadores com muitas limitações. Depois do impacto inicial da novidade está a haver um esvaziamento e sem $ é dificil.

    ResponderEliminar
  8. Sabem por acaso quantos assinantes a Benfica TV tem? 38 mil assinantes! Os tais 100 mil que diz ter, foi afirmado pelo Vieira. E quando se pergunta a um pasquim porque deturpam o número de assinantes lampiões, a resposta é sempre igual: porque o Vieira o disse! E é publicado nos pasquins e TVês como verdade absoluta. Porque a bastarda, sabúja e bajúla Com. Social não tem coluna vertical. São apenas a voz do dono. Se não fosse a transmissão de jogos, a Sporting TV estava muito melhor que a TV lampiã, que está falida. Mas esse é assunto para outra altura. Levantem a cortina e vejam que a montanha lampiã é apenas um ratinho. Pôdre, por sinal.

    ResponderEliminar