terça-feira, 26 de junho de 2012

O arranque da época do costume


Todos os anos é a mesma pouca vergonha, orçamentos da treta, declarações de jogadores e credores de não divida falsas, trinta e uma falcatruas para garantir a manutenção de clubes decrépitos no escalão profissional. E tudo isto com o patrocínio endossado por debaixo da mesa pela Liga e FPF. Talvez, e é uma grande dúvida, apenas 9 ou 10 clubes tenham uma posição financeira regular (não boa, mas cumpridora) o que é miserável, mas é a realidade. Enquanto andarmos a fingir que a coisa está ok, não há verdade desportiva.

4 ou 5 clubes da primeira liga dependem dos empréstimos dos azuis e vermelhos para ter equipas competitivas. O exemplo do Rio Ave no ano passado foi vergonhoso. Passámos de uma lógica em que alguns atletas vinham preencher pequenas e pouco importantes lacunas, para o inverso. Só panhonhas inocentes é que pensam que os horacios e benfas “dão” 4 gajos a uma equipa só para que se mantenham competitivos.

Já nem falo da pornografia de querer enfiar alargar a 1ª liga para ninguém descer de divisão, o que mostrou entre outras coisas a verdade mais simples e triste que é a preocupação zero que a maior parte dos dirigentes têm em cuidar deste negocio. Se são capazes destes planos suicidas imagino que não lhes custe absolutamente nada viciar um resultado em troca de favores posteriores.

Na arbitragem, já desisti de pensar que nesta época os árbitros vão ser isentos e justos com o Sporting, ainda agora o palhaço do Paixão veio para imprensa lamentar-se que por causa de um protesto dos leões (que lhe fez rever a nota de uma avaliação) desceu de categoria...ele que nunca teve nenhuma. Isto e o caso Cardinal, expõe-nos juntos dos árbitros como alvos completamente parados à espera dos tiros.

A imprensa, continuará a piscar o olho ao Orelhas, a levantar a saia ao Pintinho e a fazer tatuagens do Salvador dos pedreiros, tudo isto enquanto se junta com as vizinhas para enxovalhar o nome do Sporting.

Como sou um gajo optimista, acho sempre que toda esta palhaçada pode ser abafada com uma boa entrada na Liga, com vitórias que tornem (ainda mais) demasiado escandaloso o “assalto” de que somos vitimas todos os anos.

SL.

Sem comentários:

Enviar um comentário