Há muitas formas de manipular a opinião pública sobre determinado tema ou notícia. Vivemos num tempo onde as pessoas têm pouca capacidade para acompanhar as múltiplas cascatas de informação que todos os dias jorram da rádio, dos jornais, da internet ou da televisão. Muitos conseguem manter algum critério e capacidade de distinguir o trigo do joio, mas a maior parte não têm tempo para dedicar às injecções de hiperinformação, preferindo o recurso ao entretenimento que mascara opinião como informação, exagerando e sensacionalizando, acrescentando emoção e reagindo a essa, devolvendo todo o pacote com um verdadeiro espetáculo, tal qual novelas repletas de intriga, paixões, traições e o que quer que nos agarre ao seu consumo.
Estes verdadeiros infoshows, contêm narrativas sólidas, estruturas pensadas para manter o público interessado. Ou pelo menos a maior parte do público, o chamado “target”. Uma das formas mais evidentes de como se pode manietar e moldar uma notícia para reflectir aquilo que se deseja fiel ao “guião” da novela corrente é convidar para reagir à notícia alguém que sabemos ir fazê-lo de forma pouco isenta, alguém que vai ter uma resposta condicionada com as suas filiações actuais ou passadas, quiça até as suas ambições futuras. Estes “convidados” vão extrair do conteúdo (do facto que vão comentar) aquilo que querem e vão pegar nesse segmento validando ou criticando as partes que mais lhes interessam ou as partes que mais interessam ao meio que os convidou. Its just business.
Não vejo por acaso que a maior parte dos convidados a comentar a atualidade do Sporting, sejam pessoas tão “isentas” e desapaixonadas como Pedro Madeira Rodrigues, Paulo Pereira Cristovão, Carlos Severino, Delfim, Carlos Barbosa ou Abrantes Mendes…curiosamente todos eles com assumidas divergências (estou a ser comedido) com a vigência actual do clube. Quem os convida sabe o que quer que digam, quem aceita sabe como deve “inclinar” a sua opinião. Se algum dia ouvirem estes habitués a elogiar uma qualquer medida ou declaração de BdC, podem ter a certeza que o mundo, tal como o conhecem, acabará nos minutos seguintes.
Idealmente nós, os espectadores e consumidores de todas estas artimanhas, saberíamos “ler” estas entrelinhas e entender o tipo de realidade que se quer ver pintado…escapando à intoxicação destas novelas. Provavelmente tu que está a ler não pertences a este espectro, nem tu nem qualquer adepto leão minimamente informado. Podemos ter a certeza absoluta que estas notícias não são criadas para nos divertir ou informar. Não. Não é para qualquer sportinguista, é sobretudo dirigido ao maior target, ao seu target fiel, os adeptos encarnados. A prova disso é a votação esmagadora que saiu das últimas eleições. As “novelas” que estão a passar, não são para nós e muitos (de nós) entendemo-lo, compreendemos a sua distorção, o ruído, a forma jocosa e insultuosa como esboçam sorrisos ao falar do Sporting, às vezes só falta mesmo piscar o olho ao espectador enquanto se imita subjectivamente o acto de beijar o símbolo da águia numa etérea camisola.
A coisa é tão fácil de descortinar que o absurdo é normal. Tão normal como convidar ex-dirigentes e reconhecidos adeptos do…Benfica, para comentar matéria do Sporting. O mesmo não vemos, nunca, em sentido contrário. Não há reciprocidade alguma, nem é pretendido que exista. A novela não compreende esses twist’s e a narrativa podia correr o risco de ser menos apelativa ao Zé Carlos, bate-chapa que no final de um dia de trabalho exaustivo, se senta de cachecol vermelho na poltrona velha e gasta, a saborear a sua mine enquanto se ri a ouvir, ler ou assistir às últimas “anedotas” provindas da análise à eterna e “saborosa” crise do Sporting.
Saudações Leoninas.
Importante continuarem a focar nos fantasmas como doutrina o grande Líder Mao Tse Bruno. Como Benfiquista , agradecer com vénia convicta .Deus dê muita saúde ao lagartismo que pensa pela própria cabeça eheheh, como quase sempre a própria cabeça é o desastre que a seita demonstra, o SLB lá vai andando.
ResponderEliminarQue o Escobar de Alverca te ofereça muitos gelados para comeres com a testa, no entretanto, finge que vais cagar e desaparece, vai comentar o galinheiro!
EliminarAnónimo das 10:45 - Nem sequer entendi qual é a relação do texto com que o que escreves. Mas boa sorte, para ti.
EliminarImportante continuarem a focar(-se) nos fantasmas como (se fossem um) dogma (sugestão) (d)o Grande Líder(,) Mao Tse Bruno. Como benfiquista, agradeço com (uma) vénia convicta. (Que) Deus dê muita saúde ao "lagartismo" (capaz de pensar) pela própria cabeça, Fefefe (inserir emoji de cabeça apontada ao céu com saliva a escorrer pescoço abaixo, embriagado consigo mesmo), (pois) quase sempre (essa) própria cabeça é o desastre (stop - transformar ordem da frase)... (Recomeçando a frase), pois quase sempre o que fica demonstrado quando a seita pensa pela própria cabeça, é o seu manifesto desastre. Algo assim. O SLB lá vai andando (sugestão: lá vai caminhando no seu rumo, o qual nos mantém satisfeitos).
EliminarBenfiquices.
Deixa lá estar. Prefiro ficar sem entender. Ainda assim, obrigado pelo esforço.
EliminarQuerem ver que se enganou no número da porta...?
Eliminar"Bateu na 06"...Possivelmente queria "bater na 18" (ou passar por ela sem ser notado...!!)...
ShhhÔÔÔ...!!
Deixa lá que o Luís pinochet Escobar vieira é melhor...faz a labregagem de parvos e vocês comem . Ainda vamos assistir à inversão e vitórias do Sporting. E quando for esse castelo de cartas do estado lampianico desmorona se .
EliminarAinda vamos assistir à inversão e vitórias do Sporting? Tanto ano a ouvir isso
EliminarOra nem mais, mas penso que isto ja so se endireita com uns "dentezitos partidos" num qualquer centro comercial do Pais.
ResponderEliminarNo Janela tal já não surte efeito.
EliminarJavardeiro, permite-me dar uma achega a este respeito. O que se verifica nestes programas, é falta de qualidade e profissionalismo. Como sabemos, são lugares remunerados, mas são ocupados por "quem é amigo de quem" e por quem "é simpatizante do que penso e amigo do tal". Chega a ser confrangedor encontrar diversos espaços de comentário político ou social de qualidade, e verificar no mesmo canal que a nível do desporto esses espaços são ocupados por gente que se limita programa após programa a expressar banalidades e ódios pessoais, sem contraditório e sem moderação. O grande ponto em que discordo do teu post, e apenas esse, é que o target prende-se com o maior número de espectadores possível, num mercado reduzido como o nosso, e não é racional alienar practicamente 2/3 de potenciais espectadores. Diversos amigos e familiares meus, alguns benfiquistas (moderados), mal veem determinados rostos viram logo de canal. Tornou-se absolutamente insuportável, particularmente na Sic Notícias, um completo reverso da linha de exigência noutros sectores. A razão de tais figuras perdurarem, e serem pagas é porque, e tão só, têm boas ligações e amigos, agradam quer horizontalmente quer verticalmente na secção de desporto dos respectivos canais. O share é irrelevante, desde que estável, e desde que não surjam atritos na organização interna de poder. O resultado de televotos é apenas o sintoma da alienação do restante público, e a prova da falta de profissionalismo.
ResponderEliminarMais do que ter consciência da finalidade de grande parte desses infoshows, o que verdadeiramente entristece é pensar nesse "target" que sempre existiu e existirá, e que retrata tâo fielmente tudo aquilo que não nos importamos de ser enquanto indivíduos e enquanto sociedade.
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