Quem disser que é possível a 11 jogadores fazer um jogo à Quinta-feira sem que se perca condição física (já nem falo do resto) para 2 dias depois entrar na Liga nacional e ter de pagar as despesas do jogo...é hipócrita. Até na Liga Inglesa, que era o protótipo das equipas que jogavam 2 vezes por semana, esse paradigma mudou...as equipas "europeias" inglesas fazem hoje em dia bastante rotação nos seus plantéis, porque...entenderam que perdiam capacidade para depois da jornada a meio da semana continuarem competitivas nas ligas internas.
Assim que o jogo na Albânia terminou, choveram críticas...o normal. Jorge Jesus não aposta na Europa, a 2ª linha do Sporting é miserável, blá, blá, blá...o que eu tenho a certeza é que o treinador do Sporting é talvez o único treinador em Portugal que assume frontalmente o que pensa sobre a aposta de candidatos ao título em empenhar-se na Liga Europa. Pode-se não concordar com a sua opinião, mas deve-se explicar porquê e...muito importante...explicar como se justifica aos adeptos que se perdeu 2 ou 3 pontos na Liga portuguesa...porque em grande parte se "pagou" o desgaste a meio da semana.
É navegar no campo teórico que a motivação e a preparação física superam tudo, é para lá de desonesto. Eu lembro-me bem do ano passado o que aconteceu no campeonato durante a fase de grupos da Champions, dos empates caseiros com P.Ferreira e Moreirense (onde manifestamente não tivemos pernas para conseguir mais) e de finda a Liga dos Campeões...estarmos já a 6 ou 7 pontos do líder. Se me perguntarem se prefiro estar em primeiro no campeonato e com dificuldades em apurar-me na Liga Europa em vez do que sucedeu no ano passado...eu respondo: claro que sim!
É completamente imoral afirmar que ganhar uma Liga Europa é acessível a um clube português...e só porque os clubes portugueses têm feito carreiras interessantes (Sporting, Benfica por 2 vezes, Porto e Braga chegaram à final nos tempos mais recentes) a verdade é que só o Porto a venceu (e logo na final em que disputou frente a outro clube português) e que a competição parece mais talhada para clubes espanhóis, ingleses e alemães que não disputam os seus títulos internos.
Fica completamente por provar que vale a pena investir numa carreira longa na prova quando o seu vencedor atinge um prémio menor que o apuramento para a Liga dos Campões. E aqui reside o centro da questão. No final desta época, se não estou equivocado, apenas o campeão da Liga Portuguesa se apura directamente e o 2º vai a uma pré-eliminatória (cada vez mais repleta de Shaktars, Borussias e Manchester´s) . O título deste ano pode valer um trunfo extra, muito maior que uma boa carreira na Liga Europa. E todos sabemos que no futebol, como em tudo na vida...."money makes the world go round".
SL
Caro Javardeiro,
ResponderEliminarNão tenho a certeza relativamente a questão do 2º classificado ir para o Playoff, penso que isso só se aplica na época seguinte e que esta época ainda dará acesso direto.
Relativamente ao jogo, podemos visualizar o mesmo de varias formas :
- O estado do terreno era lastimável
- A conferencia de imprensa do Jesus a afirmar que os que iriam jogar eram as segundas linhas ( pese embora já soubessem a confirmação do treinador nem sempre poderá cair bem)
- Que neste caso apenas se viu 11 jogadores e nunca uma equipa.
- Desvalorizaram o adversário, pese embora as suas limitações, com 10 jogadores constantemente atras do seu meio campo tornou-se deverás complicado.
- O azar do Tanaka, até a sua substituição era dos poucos que corria a pressionar em campo, infeliz estreia a titular sem culpa nenhuma.
Agora é apoiar ao máximo a equipa contra o Arouca, treinador adversário que o ano passado nunca conseguimos vencer, sem duvida alguma teremos domingo um dos jogos mais difíceis da época.
Javardeiro, existe um meio-termo entre o 8 e o 80. Jesus podia ter optado por alguns titulares com menos jogos nas pernas, que garantissem equilíbrio à equipa. Compreendo que Ruiz, por exemplo, fique em Lisboa. Já William custa-me mais a aceitar. Esta mesma equipa já tinha dado provas que não seria suficiente para competir (sobretudo fora) na europa.
ResponderEliminarSL
Val Verde
Carissimo,
EliminarSe lesse a comunicação social ficaria a saber William tem apresentado mialgias de esforço, que é normal devido à falta de pré-temporada. Ora penso que o que se quer é que William faça o restante da época ao seu nível e não que esteja novamente parada por essas mesmas mialgias terem evoluído para algo mais grave.
O nosso plantel não é de alta competição?
ResponderEliminarJ.Gomes
E isso significa o quê?
EliminarA única coisa que não percebo é porque no jogo em casa entraram o William e Slimani com o jogo já resolvido e neste jogo não apostou nada. Apesar de não se apostar na Liga Europa não se pode fazer a figura que se fez ontem, se é para perder assim então mais vale não comparecer a derrota é igual e assim não existe cansaço
ResponderEliminarAlém do mais,é sempre algum dinheiro que entra.
EliminarNão vivemos num desafogo financeiro para nos darmos a estes luxos.
J.Gomes
Completamente de acordo com o texto.
ResponderEliminarEste ano é para sermos campeões e, talvez, ganhar a Taça de Portugal.
A Taça da Liga Europa? É para rodar os reservas.
Aos lampiões que apreciam tanto (desde ontem à noite) a Liga Europa, terão a oportunidade de a disputar com entrada directa na época que vem.
Eu, portista, nao entendo toda esta falta de ambicao, francamente. entao o objectivo é ser campeao, senao, pelo menos ir á champs. como tal, abdica-se da europa pra ser campeao. no ano seguinte, ser campeao, senao, ir á champs. mas abdica-se da europa pra ser campeao...
ResponderEliminaré complicadíssimo gerir o esforco, é.... mas quando o hino da champions toca...
Caro Javardeiro,
ResponderEliminarA habitual lei de murphy (connosco não falha), mas o JJ pôs-se a jeito... Vejamos:
- má preparação do jogo e desvalorização da competição
- entre poupar os titulares desgastados e trocar a equipa toda, há uma linha... que nos podia ter poupado mais uma vergonha e perda de prestígio (ainda temos algum?) europeu... será que os meninos estão todos tão cansados que não podíamos ter jogado com 4/5 titulares, para garantir o resultado?!
- bazófia excessiva que amplifica as consequências deste desastre... está tudo mortinho para poder malhar em nós.
Enfim, o resto é a falta de atitude lamentável e a sina de sofrer um golo em resultado de uma falta não marcada e o outro por um atraso absurdo do jonathan.
Resultado: as 2as linhas, que até estavam a dar sinais positivos, deixaram de ser opção, perdemos mais um bocadinho de prestígio e, muito pior do que isso tudo, a pressão aumentou exponencialmente... se não ganharmos no domingo, o JJ está lixado!
SL
Lanterna Verde
Ir à liga dos campeões é uma coisa, ir à LE é outra,..
ResponderEliminarNem tanto ao mar, nem tanto à terra. Mesmo com uma segunda equipa, não é admissível o que se passou ontem. Aqueles jogadores do Skenderbeu são uns pernas de pau. Jogam zero.
ResponderEliminarMarcaram golos em erros infantis nada condizentes com profissionais de futebol. Gerir a equipa sim, o que se passou ontem é mais do que isso.
Só nós é que não conseguimos lutar pelo título e fazer uma carreira meritória na europa? Não quero acreditar nisso. Podiam ter jogado alguns jogadores com mais experiência na europa, como o A. Martins por exemplo (já que é para rodar mesmo).
Ass. O Observador
Afinal os empates a época passada foram por causa da Champions. Se calhar porque o SCP também era um clube europeu.
ResponderEliminarJavardeiro,
ResponderEliminarDesta vez não posso concordar na integra contigo. Muitos dos 11 jogadores já sabem que não são primeiras escolhas no jogo contra o Arouca. Apenas o Rui e o Adrien estão nesse lote. Acho sinceramente que estes 11 podia e deviam ter feito mais. Que garantias nos dão que estão prontos para a primeira equipa? A Liga Europa dá prestigio e pontos no ranking da UEFA. Esses pontos são importantes para sermos eligiveis no Pote 2 ou para não andarmos aos aflitos para sermos cabeça de serie num play-off da Champions. Além de jogar a supertaça Europeia, o vencedor da Liga Europa é agora apurado directamente para a champions. Se me dissesses que lá para a frente nuns oitavos de final poderias ter que poupar alguns jogadores por termos um jogo importante na Liga portuguesa eu aceitaria... Agora não passar a primeira fase num grupo destes? não aceito.
Z
OFF-TOPIC
ResponderEliminarhttp://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=581176
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=581186
João Mário e WC convocados para a selecção A, Tobias, Mané, Gelson e Iuri Medeiros para os sub21.
BdC, WC e os outros continuam o mesmo atraso de vida, os jogadores continuam a brincar nas selecções.
Mais uma desvalorização dos jogadores.
Luís Miguel, boas vistas te leiam!
EliminarQuem vai aproveitar da tua teoria é o teu clube FCFrutas, pois o Carrilho durante uns meses nem brinca na selecção nem brinca no clube. Esse não vai ter hipótese de desvalorizar.
Caro Anónimo, mais uma vez confundes a mim, Luís Miguel, com o Superleão mas já estou habituado.
EliminarA propósito do Carrillo, porque é que o Sporting Depósitos de Portugal não faz um depósito na conta do Carrillo?
Javerdeiro, entendo perfeitamente a ideia explanada no post mas...não dava para fazer 4+7 em vez de 2+9.
ResponderEliminarEra essencial garantir a vitória e bem sei que os que jogaram eram mais do que suficientemente competentes mas...um bocadinho mais de seriedade de ambas as partes (treinador e jogadores) tinha ajudado a deixar próximo mais um objectivo. Sim, objectivo. Que ninguém que queira fazer crer que o objectivo é sair porque, se for, sou contra, embora ache a Liga Europa uma competição de 3ª.
Enfim, a pressão aumentou um bocadinho para Arouca e só espero que sejam os ditos a pagar as favas.
SL
"4+7 em vez de 2+9"
EliminarDava...e depois se um dos 4 se lesionasse, digamos por exemplo o P.Oliveira ficavamos apenas com 2 centrais disponíveis e pouco rodados é isso? Jogava um com menos qualidade é isso? E se depois devido a isso o SCP não vencesse em Arouca? O culpado seria o treinador porque com 2º linhas deu 5 em Alvalade e foi a Albânia jogar com titulares quando os devia ter poupado para o batatal de Arouca?
A "obrigação" do SCP vencer internamente....ou queres ver que externamente também somos um clube de imensa tradição e vitórias?
Esta é a minha visão tb.
ResponderEliminarA prioridade é o campeonato para sermos o campeões e acesso directo à champions. E na champions é-o mesmo é só ligar tentar ganhar dinheiro.
Sermos consistentemente campeões em casa.
E depois tentar daqui a uns anos fazer uma gracinha lá fora.
E não no comparem às nádegas, no SCP não há folguinhas dos árbitros amigos nos jogos caseiros.....
Quanto à rotatividade, tem destes riscos...
Há dias assim correm mal.
Também os 5-1 cá foram mentirosos.
La aos 10 minutos estávamos a perder por 1 e com menos um jogador.... ca ainda foi até à meia h de jogo!
Além disso, a maior prova que jesus tem razão é, então estes, supostos, cepos que não ganham aos albaneses mas podem substituir os "titulares " na competição mais importante para nós ?!
A sério que não vêem a incoerência ?!
Presumindo que o campeonato é prioritário. Para mim é.
Quer dizer, há 2 anos estávamos em 7o, temos um treinador novo há 4 meses . E já querem andar de peito aberto na Europa e no campeonato ?!?
Wtf... sabem que não ganhamos um campeonato há 13 anos!!!!?
Sei que o SCP é enorme má s vamos lá contextualizar as coisas.... baby steps, baby steps
Cuidado com a soberba
cada vez me convenço mais que a única coisa que o Jazus, vai vencer no "SportingNotLisbon", é o pornográfico (ou deixou de ser !!?) salário.
ResponderEliminarisso, se antes, os 'caálas' não denunciarem as garantias bancárias por o 'cérebro' entrar em parafuso.
Já eu acho que o Rui Pinho não vai ganhar nada no fim da época. Isto se sobreviver a Janeiro sem ser corrido.
EliminarÓh Zé, volta lá para a tasca! Deixa os senhores em paz.
ResponderEliminarDeste texto tiro a seguinte conclusão,então era melhor nem por lá os pés,para a malta não ser enxovalhada.Os tugas são uns bacanos solidários,tem que ajudar sempre os mais fracos a baterem uns recordezitos.O skenderbeu agradece.
ResponderEliminar