Sempre pensei que o verniz ia estalar entre esta nova direcção e a banca. A questão era quando. É claro que por em cima da mesa uma auditoria de gestão, é uma forma muito simples de expor toda a cumplicidade que alguns "diplomados" da banca em boa gestão deram (ou melhor emprestaram) às asneirolas que se foram praticando no Sporting.
Ricciardi, Bettencourt e muitos outros devem ter feito tanta merda e com tanto prejuízo para o Sporting que para alguns será preferível acabar com o clube do que perder a pose de tipo bem sucedido. O pânico que Daniel Sampaio fala é este...o pânico que todos saibam da verdade. E ela só pode ser uma. O Sporting foi usado, vezes sem conta, para esquemas pessoais, no meio de redes de investimentos marginais aos próprios regimes bancários. A suposta contrapartida foram empréstimos irreais, especulativos, que com a crise passaram de meros acordos que se iam adiando, para garrotes fatais.
Godinho Lopes foi um peão, que deu muito jeito. A auditoria que fez, trouxe pouco mais que a noção que o Sporting tinha de aumentar as receitas, mas optou-se por comprar feito em vez de cozinhar mais e melhor. Resultado: ninguém gostou da ementa. E só daqui a algum tempo vamos descobrir o quanto custaram alguns negócios apelidados de "excelentes para o clube" e quem foram os directos beneficiados...aposto que vamos mudar de opinião sobre alguns ilustres da nossa praça.
E agora? A imprensa está de cadeirinha à espera de sangue...e a cada movimentação vai exagerando e colocando superlativos...preparando a opinião pública para uma trincheira. Mas nesta "crise" o guião já está escrito. É bem simples. O desbocado BC vs a banca tolerante. A previdente banca vs o incauto BC. O tonto do BC vs a banca discreta. O pedinchão BC vs a metódica banca. As notícias de hoje, ontem e nos próximos tempos até que se iniciem os trabalhos da auditoria (BC vai ter de recrutar auditores estrangeiros, pois nenhum português arriscará afrontar os 2 maiores bancos privados) vão ser assim.
Já agora, convém dizer que a imprensa tem muitas culpas neste cartório. Muitos jornalistas sabiam e sabem de muitas coisas que se foram passando e também eles se calaram. Agora vão continuar a ser os primeiros a serem usados para fazer o dirty work, a linha da frente são eles.
Se BC for esperto, como eu acho que é, vai proibir que esta reestruturação e a auditoria sejam discutidas em praça pública até que existam resultados ou factos consolidadas. Ela em nada beneficia o clube. O que interessa debater no clube é o desporto. Os jogadores, o treinador, os jogos, os golos e o que se pode fazer de útil para alimentar essa discussão. A gestão desportiva tem de ser o debate permanente no Sporting.
Se o motor desta nova direcção for forte, aguentará as pressões e não se desfocará do objectivo principal: arregimentar os sócios e adeptos para estarem ao lado do Sporting. Só há liderança pelo exemplo e BC deve ser o primeiro a empenhar-se seriamente em comunicar com os sócios. Dizendo verdades, escutando outras. Assumindo a responsabilidade da decisão sem dramas e sem chantagens.
Havendo liderança, há força. Havendo força faz-se o caminho. Ao caminhar, vão caindo barreiras. BC não precisa de provar nada...e no entanto tem de provar tudo. É o preço a pagar por desafiar os "big boys"...e mesmo que perca algumas batalhas, o importante é ganhar a guerra. Ganhar o Sporting.
Nunca ninguém disse que ia ser fácil e quando os Sportinguistas votaram em BC já todos sabiam que não ia ser uma eleição pacifica. Então agora que façamos o resto e que não deixemos a direcção que elegemos (mesmo que não tenhamos votado nela) lutar sozinha. O que podemos fazer? Estar atentos e escutar a direcção...usando a cabeça...não para saltar para dentro de poços, mas para entender o que se está mesmo a passar no clube...ou contra ele.
Por minha parte, tenho (num acaso desgraçado) conta aberta num dos bancos credores do Sporting e caso me desagrade a postura da instituição, não hesitarei um segundo em migrá-la para outro banco, felizmente existem muitos e as diferenças quase inexistentes. Se o meu gesto não tem expressão, o de muitos sportinguistas será bem diferente....e não me venham com merdas...se é guerra que querem, é guerra que vão ter.
Sabemos muito bem o que faria o benfas ou o porto na nossa situação. Chega de paneleirices. É hora de mostrar os dentes (oh...tu aí passa-me esse barrote...)
SL
BOICOTE AO BES E AO MILLENNIUM!
ResponderEliminarPor acaso tenho conta na CGD, mas se tivesse nesses citados Bancos...era só até amanhã...!!
ResponderEliminarNão sei o que irá acontecer...mas devemos manter-nos unidos...!!
Sporting Sempre...!!
Bem dito!
ResponderEliminarIsto é agora ou nunca! Ou o Sporting faz com que as entidades bancárias nos respeitem, e para isso temos que estar todos unidos pelo clube, ou então temos já um lugar marcado em algum cemitério...
E eu nem acredito que o Sporting possa morrer, mas não quero um Sporting da Banca ou um Sporting do BES... para mim isso seria o mesmo que o clube morrer.
O meu Sporting, o nosso Sporting, é o Sporting Clube de Portugal!
SL
Excelente post, javardeiro!
ResponderEliminarCarrega Bruno e sportinguistas sobre a escumalha da banca.
Os fdp estão cagados por causa da auditoria! É cadeia com eles e indeminização ao nosso clube.
S.L.
(toma lá... dou-te este que já tem os pregos afiados...!!!)
ResponderEliminarNão diria melhor... Abaixo com a CORJA...!!!
Juntos VENCEREMOS...!!!
Se chegar a esse ponto, não tenho dúvidas que o BES e o Millenium vão perder milhares de depositantes sportinguistas, uns com trocos, outros com milhares de euros. Não tenho conta aberta em nenhum desses bancos e tenho pena. Porque agora dava-me um gozo bestial entrar num balcão deles e mostrar-lhes o meu dedo médio bem esticado! Era só mais um na minha lista de fdp: Sagres e Coca-Cola.
ResponderEliminarTodos devem ler isto:~
ResponderEliminarhttp://www.sportingapoio.com/a-birra-do-garoto-ricciardi-por-jose-de-pina/
J.C.S.M.
S.L.
já avisei formalmente o meu gestor de conta...
ResponderEliminar