sexta-feira, 29 de março de 2013

A Next Gen

Acabei de ver agora o Sporting - A.Villa...que desperdício...

Uma equipa com tantos jogadores que vão dar muito que falar...Fokobo, Rubio, Esgaio, Medeiros, Figueiredo, Mika, Semedo (mau fim de tarde para o rapaz), Rosa, enfim...os ingleses com 1 bom ala e 1 guarda-redes atento...e 9 pernetas. Perdemos porque cairam 3 bolas na nossa baliza e o Sporting das 4 ou 5 oportunidades que teve só fez 1 golo.

Grandes rivais: o árbitro, com um critério absurdo de faltas, 2 penalties por assinalar e 1 fora de jogo que impediu uma jogada de golo, portanto um desempenho...demasiado inglês. O terreno de jogo...ideal para pernetas, muito dificil para o jeito de bola dos melhores jogadores do Sporting.

Uma certeza, está ali material do melhor para trabalhar. Fokobo é um gigante, falta um pouco de posicionamento. Esgaio, um ala moderno muito, mas mesmo muito bom. Medeiros um artista com muito para dar ao clube. Semedo precisa de mais concentração para ser com Figueiredo um grande central. Farley Rosa, Stojanovic e Wallyson são jogadores a seguir atentamente.

Estava com curiosidade para ver Palhinha e...é para continuar a acompanhar. Tem tamanho e garra, não é tosco e Portugal nunca teve um trinco com aquele tamanho.

Os ingleses que façam a festa. Para o ano a prova vai ser organizada pela UEFA e esta supremacia (mais que suspeita...pior só os recordes olímpicos chineses há uns anos) vai ser só uma lembrança, vai ser difícil  encontrar algum bife depois dos quartos-final.

Só para que não sejamos totós...de 24 clubes, 7 eram ingleses, 1 Português, 2 franceses, 2 espanhóis, 2 alemães...é só um pouco estranho...que uma nação que não faz nada nos sub21 há uns 25 anos...tenha 3 clubes saídos de uns quartos de final...jogados em...Inglaterra.

Farewell lads...enjoy your glory, it wont last long.

Próxima época, já com Real Madrid, AC Milan e talvez mais um clube português (benfica?), com um calendário regular de ida e volta e com árbitros do quadro ( um pouco menos suspeito) da UEFA, vamos falar doutra maneira.

Parabéns ao Sporting. Perdemos, acontece.

SL

quinta-feira, 28 de março de 2013

Rankings académicos

A academia do Sporting é a 5ª melhor da Europa. Mas só porque os cálculos desta hierarquia foram tão razoáveis como estacionar em 2ª fila ao lado de uma esquadra. Não interessou que tipo de jogadores formou, se chegaram a internacionais, campeões, ou se fizeram carreira mais tarde ou não. Se isso tivesse feito parte do estudo, tenho a certeza que nem o MTK Budapeste, Partizan Belgrado ou Hadjuk Split teriam qualquer hipótese de ficar à nossa frente...e mesmo Ajax e Barcelona teríamos de ver bem...mas que seja...a 3ª escola da Europa....não é bom...é muito bom.

Fica provado que não é só gabarolice em causa própria. A academia é das poucas coisas que nos mantém o orgulho no clube vivo...não por ser gira de ver em rankings ou reportagens de Tvs mundiais, mas porque tem a capacidade de ser a coisa mais parecida que alguma vez vamos ter com um magnata russo ou árabe.
Por uma vez, o Sporting tem a hipótese de ir contra a tendência das equipas que por caridade enfiam um português no onze titular. Por uma vez, o Sporting pode, por obrigação financeira...claro, fazer ressurgir o jogador tuga.

Não sou hipócrita, tenho outros defeitos, mas não sou capaz de criticar a selecção nacional e bater palminhas à minha equipa que faz pouco para criar melhores jogadores para os Paulos Bentos poderem usar. Pelo que se vê, o Sporting fará sozinho esta caminhada. Porto e benfica prometem passar mais um verão a trazer estrangeiros e a encher as vagas obrigatórias para os registos na UEFA com jogadores que tem tantas hipóteses de serem titulares como eu.

Esta aposta in house do nosso clube é forçada? Sim, é. Mas tem de ser sinónimo de desinvestimento? Não podemos olhar para a coisa com um pouco mais de orgulho? Olhar para Fokobo, Dier, Zezinho ou mesmo Golas, não é sinónimo de patriotismo no sentido mais limitado da palavra, mas o sucesso de algo português não tem de ser fechado ao beneficio dos portugueses. Essa visão é curta para os horizontes da nossa Academia.

Eu sonho com o dia em que o Sporting não tem de comprar coisas como Bojinov. Primeiro porque forma jogadores melhores, depois porque concentrando o investimento em 2 ou 3 jogadores por época, estes possam ser mais do que promessas ou eternas-promessas. Ainda por cima, temos uma imprensa desportiva que adora "putos-maravilha". Temos o forno, a massa e sabemos fazer pão. Só falta comer.

SL

quarta-feira, 27 de março de 2013

O resgate do adepto Ryan

Para um clube que chegou a ultrapassar...e bem...os 100.000 sócios, é mais ou menos humilhante ter cerca de 30.000 aptos para eleger um presidente. Talvez José Roquette, quando enunciou o paradigma do novo Sporting "deixaremos de depender da bola na trave" devia também ter acrescentado que "deixaremos de depender das cotas dos sócios", ou mesmo "deixaremos de depender de público no estádio"...quem sabe até "deixaremos de depender de ser Sporting".

A empresa Sporting foi tão amada como um filho toxicodependente. E agora que "parece" ter entrado na reabilitação, há uma vontade enorme de todos os adeptos de voltar a amar o clube, o emblema, os atletas. Não conheço um sportinguista que não entre num reflexo pavloviano quando ouve a combinação de palavras "situação financeira Sporting". Desde há 8 ou 9 anos que parecemos ser sócios de um investimento em massa, uma coisa que remotamente tem ligações com o desporto...e é difícil ser adepto de contas bancárias...ainda para mais em saldo negativo.

Espero bem que BC nos resgate das folhas de facturação e nos coloque mais uma vez sentados a ver bola.
De caminho o presidente pode até, reflectir bastante sobre os porquês de tantos adeptos e ex-sócios estarem de costas para o clube. Quem sabe não lhe ocorre uma das seguintes ideias peregrinas:
-baixar o preço dos bilhetes;
-acabar com a "autoridade" de algumas claques leoninas;
-dinamizar os dias e as noites de jogos em casa (Alvalade não tem sido só cemitério de treinadores...é um velório sem festa - passe a redundância - que dá tanta tusa em voltar como de voltar a vestir um cadáver)
-resolver a novela mais antiga do futebol português....no ar desde 2004...a do relvado.

Alvalade terá de acordar. Nem que tenha de levar com um balde de água gelada nas fuças. Mas temos de abrir os olhos...começar a ver futebol...e gostar.

SL

Out of the box

Há coisas que não me cabem na caixa. O cabelo de JJ. O que faz Liedson no Porto. O que faz Rui Costa no benfas. O que raio são os "Guerreiros do Minho" e...para que serve o Conselho Leonino.
Dizem que é um orgão consultivo...mas em 2013, uma direcção precisa de um grupo de ex-qualquer coisa para consultar? Quantos conselhos terá seguido GL durante 2 anos?

Na minha modesta opinião, se um presidente tiver dúvidas deve poder chamar quem lhe interesse, estando no CL ou não, para o poder esclarecer. Uma pedra sobre esta "brigada de avozinhas" e era assunto arrumado.

Outra coisa é a venda de Wolfswinkel. Podem passar 10 anos desta coisa que alguém aceita como transferência. Mas eu não me calo, até que perceba isto bem.
Um dia antes das eleições, um presidente demissionário, embrulha para presente o melhor avançado da equipa e ninguém se questiona para quê? Toda a gente diz que foi para pagar ordenados...mas:

Todos os candidatos anunciaram que tinham soluções para solucionar assuntos urgentes de tesouraria!

Então...em que é que ficamos? Para quê tanta pressa?

É que não estamos a falar numa oportunidade imperdível....o Sporting encaixou 3.5 milhões, o que é literalmente uma merda de verba. A tratar assim os adeptos, com negócios sem nexo, o Sporting fecha mais depressa as portas por falta de adeptos, que por dívidas.

SL

segunda-feira, 25 de março de 2013

O patriota

Se fosse o presidente de outro clube em Portugal a dizer as besteiras que o pintinho tem dito numa altura decisiva para o apuramento da selecção, e já tinha sido trucidado pela FPF e toda a imprensa.

É uma prova para os inocentes que acham que o poder do "papa" já estava numa curva descendente, que a coisa não é bem assim. O presidente de um clube, insulta o seleccionador, questiona as suas opções, basicamente chamando-lhe burro e incompetente.

E o que faz o presidente da PPF ou os responsáveis técnicos da Selecção? Metem o rabinho entre as pernas e defendem envergonhadamente Paulo Bento, e não é sempre...
E o que faz a Comunicação Social e opinion makers? Dão espaço às declarações do presidente do porto, mas criticar...? Hã?...Mas alguém disse alguma coisa? Eu? Eu nem trabalho aqui...

É uma pouca-vergonha! Ninguém tem um pingo de coragem para mandar este gajo à fava? Não há castigos? Não há suspensões? Nem sequer as multas de 200 euros?
Mais...se Portugal não for apurado, não vai faltar gente (vermes) que se ponham na fila para dar razão a este bandalho e dizer que realmente PB nunca teve capacidade para estar à frente da selecção.

Tudo isto porquê? Porque o Porto está habituado a ter tratamentos vip pela Selecção. Apenas PB e Scolari, numa lista com dezenas de nomes não vai ao beija-mão, poupando nas convocatórias que não interessam, não usando jogadores chave em risco de lesão, dando espaço a bons contingentes na altura das grandes competições, valorizando atletas em "queda".

Pinto da Costa idignou-se por ter o mesmo tratamento que todos os outros. O silêncio e falta de disciplina da FPF só prova que os tomates desta instituição assentam bem na palma da mão deste paspalho, que os coça, afaga ou aperta, conforme os interesses de uma SAD cotada em bolsa, conforme o interesse da sua própria bolsa.

Perdido nesta guerra, algures entre os ataques à Selecção e a PB, está ausente e completamente perdido o sentido patriota deste palhaço. Será que o seu país é o Porto, o FC Porto? Será que o seu país se chama conta bancária? É que até os mafiosos têm uma noção distorcida de patriotismo, mas está lá. Este javardo, nem para mafioso serve...e ainda há gentinha que defende esta coisa.

Para mim, será sempre o rival, um rival que não merece respeito, um biltre que deve ser combatido dentro e fora do campo. O prazer de derrotar Pinto da Costa é supremo e deve constar na lista de prioridade de alguém que se diga digno no futebol português.

Investiguem quem está por detrás do assalto e roubo de equipamento informático da FPF. Quem será? É que é mesmo difícil de adivinhar...

SL

P.S.- Uma selecção de sub21 não teve um jogador da Academia...mesmo sendo um particular...e Rui Jorge treinador, mesmo assim, é obra. O que Pinto da Costa não diria...

domingo, 24 de março de 2013

Ahhh...

...o mundo já voltou a fazer sentido. O nosso caro do "Merda Extra" já voltou a encher 75% daquilo com reflexões sobre o pior que pode acontecer ao Sporting. Não costumo ver, mas hoje por curiosidade ou saudades de me dar vontade de partir a tv, estou a ver o caracolitos...e o rapaz está "on fire"...só não diz que o BC vai partir o mundo de Berlim, porque já não existe.

Costuma-se dizer que Deus escreve direito por linhas tortas e este "regresso" ao bora lá enxovalhar isto tudo deve ser um sinal muito torto que estamos a ficar mais direitos.

Que besta...

SL

Direcção

Foi já pela noite dentro que foi anunciada a vitória de Bruno de Carvalho. Muitos como eu, desconfiaram que acordariam de manhã ainda com contagem de votos. Já vi mercearias melhor preparadas para isto que o Sporting. É de uma incompetência assustadora, depois da rambóia que foram as contagens de há dois anos, que com voto electrónico tenham demorado mais de 6 horas a encontrar os números (provisórios!) da eleição. Em eleições legislativas nacionais e sem voto electrónico, a coisa consegue ser mais rápida. Isto não pode continuar. A próxima MAG tem de dar o salto para o Séc.XXI. Voto electrónico e voto por e-mail não é para cientistas da NASA.

A margem de BC para JC é suficiente (9%) para o primeiro já poder ser considerado o próximo líder.
Não foi o meu candidato, mas será sem dúvida o meu presidente e como escrevi no último post, os desafios são urgentes e estupidamente complexos. Aos sportinguistas está lançado um grande desafio - estar ao lado desta direcção e ajudar a tudo o que possa fortalecer o clube. Isso também passa por apoiar as equipas, em Alvalade e fora, nas vitórias e derrotas. Sobretudo passa por uma dúzia de palermas profissionais de comentários nos media entenderem que são a primeira linha na grande guerra que está pela frente.

Guerra contra a incompetência, vaidade, elitismo, cunhas, ingratidão, cegueira, ingenuidade, que tem diminuindo o Sporting...que não tenham dúvidas...é uma caricatura do que já foi. As derrotas ajudam, para pior que não ganhar é achar que basta estalar os dedos para voltar a ser campeão. Preguiça de fazer o que tem de ser feito, é o que tem graçado no clube. O que tem de ser feito?

Trabalhar para ganhar jogos. Com o treinador certo, a melhor equipa possível, tomates para não temer nada nem ninguém, exigência total de empenho...as coisas mudarão devagar mas, com coragem para lidar com as criticas (intencionais e com agenda) e manter o rumo....os árbitros, os rivais, os empresários e até a banca vão voltar a respeitar o Sporting. Mas só assim. Podem ter as reuniões que quiserem, 500.00 comunicados, 22.000 protestos...só vai mudar quando as garras do leão forem visíveis e estas mostram-se nos relvados, não nas secretárias da SAD.

Boa sorte Bruno de Carvalho.

SL

sábado, 23 de março de 2013

Fim de ciclo

Já votei e para mim acabou o assunto este contra aquele. Seja quem for anunciado na terça ou quarta-feira será o meu presidente. Não vai ser um apoio cego. O mandato de GL acabou totalmente com a ideia de que um presidente e uma direção vão sempre fazer o melhor pelo clube. Essa confiança vai precisar ainda de ser restabelecida.

Mas como entendo que não é possível governar nada no meio da gritaria e contestação, darei ao vencedor o tempo que achar suficiente para começar a inverter o caminho do clube. Existem 4 coisas que todos estaremos atentos:

1- O levantamento do que foram as últimas direções do clube, especialmente Bettencourt e GL, denúncia e incriminação se existir matéria de gestão danosa ou fraudulenta. É preciso dizer aos sócios como e porquê chegámos a este estado. A culpa não pode morrer solteira

2- Estancar a hemorragia de asneiras financeiras, reestruturando a dívida e desafogando a conta corrente da SAD.

3- Renovar com quem mostra talento. Vender quem não oferece mais valia desportiva. Sem hesitações. No timing mais lucrativo para o clube.

4- Começar o quanto antes a colocar as pedras no sítio e acabar com a balburdia que é o futebol profissional. Terminar a época num lugar Europeu é uma forma de amenizar a debandada de prestígio e garantir que o clube é atrativo para futuras aquisições.

5- Impor uma nova urgência no scouting. Do fim de março ao fim de maio todos os negócios de oportunidade estarão concluídos.

SL

sexta-feira, 22 de março de 2013

O meu voto

Tenho de dizer que nunca pensei, quando foi conhecido o timing que as listas teriam até haver uma eleição, que surgissem 2 candidaturas tão sólidas e seguras da missão a que se propõem. No meia da merda de um mandato que até ao último dia não se cansou de decidir mal e com enorme prejuizo para o clube, nascem pois duas propostas credíveis, ou melhor, quase que chegaram lá...tivessem mais tempo...

É preciso notar que neste momento o Sporting é uma má opção para um dirigente que já esteja no mundo do desporto e ainda pior para quem vem doutras realidade. Quem vem, vem de certeza por amor ao clube.

O que herdam? Um clube gerido por um cobarde, que pensou um dia ser mais do apenas um cobarde, que foi arregimentado por outros tantos cobardes que o abandonaram, entregando o clube à estupidez e incompetência de quem precisa de 40 milhões para fechar uma época.

E mais, vende o melhor avançado 1 dia antes de um acto eleitoral, apenas...e pasme-se...por medo. Não foi para pagar ordenados, nem para segurar atletas, não foi para assegurar nada de urgente para a gestão do clube. Fê-lo para melhorar os registos financeiros merdosos que deixa, imaginando que uma almofada na cadeira bastará a quem se sente nela...para não decidir como primeiro acto de gestão denunciar a gestão da sua direcção.

Penso que decidiu mal. Pois tenho a mais pura das certezas que quem for eleito não terá margem de manobra para deixar Godinho em paz. Pelo contrário será pressionado, por sócios como eu, que não podem deixar passar crimes desportivos como este e outros...deixar passar uma ofensa tão egoísta às hipóteses de sobrevivência do Sporting. Eu sei...eu sei...não pode ser incriminado, mas pode ser culpado. Pode ser e vai ser oficialmente inscrito na história do Sporting, como um cobarde. Apenas e só.

Mas deixando o passado, por agora, olhar para a frente é escolher o futuro. Eu já escolhi, e não sendo Candy, opto pelo presidente que mais me parece com julgamento para decidir bem. Esse é José Couceiro.
Não tenho dúvidas que BC traria outras qualidades, outro tipo de presidência, mas tenho sinceras dúvidas que tomasse desportivamente tantas boas decisões como será capaz Couceiro.

O estilo autoritário e seguro, não me diz absolutamente nada. De que vale ser tudo isso se não há um engenho desportivo por detrás de cada decisão. Pinto da Costa e outras presidências de sucesso, corruptas (mas até nisso bem sucedidas) não o foram pela firmeza, mas pela qualidade das suas opções. Mourinho e Vilas Boas tiveram contrato assinado com o Sporting...isso deve-nos fazer entender alguma coisa.

A autoridade de Godinho nunca foi questionada por dentro do clube, o que o arruinou foram as escolhas que fez...cada cagadela foi uma minhoca de problemas, mas o seu mandato resistiu até ao fim sem nunca um dirigente em funções questionar o que quer que fosse...por isso...escolho Couceiro.

Antes que me entupam o blog de comentários fundamento de outra forma:

Se eu fosse presidente do Sporting e precisasse de fazer umas longas férias, num paraíso onde fosse impossível de manter qualquer de contacto, a quem deixaria as chaves da 10A? Sim...pois é...Couceiro.
E não é só na figura do presidente, a restante equipa de Couceiro também apresenta mais potencial de união e competência.

Não sou dos que indo votar num candidato, acha que o rival é miserável...nada disso. Votei em BC nas anteriores eleições e sempre pensei que teria de repetir o voto desta vez. Mas não sendo esse o desfecho, não posso deixar de dizer, que caso seja o Bruno a vencer, não será o fim do clube...e pode até surpreender muita gente. Mas precisaria, sem dúvida de um "braço direito" com uma visão mais profunda e actualizada do futebol. Inácio, Virgilio, Freitas Lobo não são essa pessoa.

Penso aliás, que seria de um enorme bom censo e uma vitória gigantesca para o clube que ganhando BC, este convide Couceiro para ser um vice destacado do CD. O inverso teria também as suas vantagens. Sendo que vejo em BC qualidade de comunicação mais que suficientes para ser um presidente da SAD bastante valioso. Existam os convites e a humildade de os aceitar e o Sporting terá muitas mais chances de ser unido.

E pronto, desculpem a seriedade da coisa, mas o momento não está para palhaços. Nem para grandes palhaçadas. Esse tempo acabou.

SL

2º Round

E não houve KO.

Quer dizer, ouve uns 23 knock outs, que corresponderam a quase todas as declarações de Severino, mas esses não contam, já que foram certeiros à inteligência dos espectadores e não dos adversários.
É impressionante a quantidade de barbaridades que uma pessoa pode dizer num debate...não sei se alguém pode ser tão tonto assim, já dei por mim a pensar várias vezes se não está ali um grande actor a roubar os votos mais "fáceis" a BC...

Foi mais hora de meia do mesmo, sem grandes novidades. A maior talvez seja a de Couceiro que quer criar uma poule de investimento de capital exterior mas sportinguista na SAD...o que já está a ser desenhado por BC mas com dinheiro africano e sem cor clubística.

Apesar de não ser "popular" ter esta opinião, é o que eu acho - Couceiro foi quem mais ganhou com os debates, apesar da excelente prestação de BC. Passo a explicar:

- Seria normal que em confronto directo, Couceiro fugisse para a área que melhor domina, a gestão desportiva. Mas não o fez. Mostrou saber os números e estar inteirado de tudo o que tem de ser feito. Somou capital de confiança. BC permitiu que isso acontecesse, talvez por recear vir ao cimo a competência de JC na vertente desportiva. Na luta táctica, o plano de comunicação de Couceiro foi mais eficiente.

- Os indecisos, que são muitos, conquistam-se não com promessas aventureiras, mas com sugestão de capacidades. E estão indecisos com o quê? A tentação de romper é forte, posicionar de novo o clube é urgente. Couceiro conseguiu mostrar que não estará ligado a nenhuma continuidade, que era o seu objectivo. BC nunca conseguiu mostrar em que é que os seus programas divergem de JC.

Sinceramente penso que Couceiro foi o vencedor dos debates, o que é bem diferente de poder vir a ser vencedor nas eleições.  Não tenho por garantido que haja já um favorito em milhares de eleitores.

(continua)

quarta-feira, 20 de março de 2013

Os ases de manga

Parece que o Bruno se assustou com as últimas sondagens e em vez de ir a correr marcar uma consulta com o Professor Bambo para um trabalhinho de recurso, resolveu esticar o braço e deixar cair para cima da mesa dois ases, qual deles o mais "aqui há 3 anos seria uma escolha".

Tomás Morais e Luis Freitas Lobo, curiosamente dois paineleiros, são uma espécie de contratação em cima do prazo. Não tenho dúvidas que fossem as sondagens bem diferentes e a companhia Inácio/Vicente Moura bastaria. Mas em boa verdade, sempre prefiro Morais que aquele senhor de cabelos brancos sempre pronto a dizer um disparate qualquer sobre o Sporting, normalmente com a palavra "preocupado" lá metida.

Luis Freitas Lobo é outra história, sem dúvida uma espécie de neo-Artur Jorge, um poeta que vê futebol desde que a pestana abre até que fecha, que fala e escreve por analogias e eufemismos, mas que como scouter seria pouco mais que (olha...eu também sei fazer) um husky numa alcateia. 

Mas o mais estranho, não é a escolha de nomes, é o contra-censo. Sabendo que urge emagrecer os encargos da SAD, BC está (ainda nem sequer é presidente) a engordar a lista de leitões como se as tetas fossem inesgotáveis. É que já lá estão alguns...

Não sei quantos votos darão estas escolhas (eu aposto que vai funcionar ao contrário), mas recomendo ao Bruno que se quer ganhar as eleições, não saque de muitos ases como estes...é que pode haver quem suspeite de "mãos" tão ricas.

SL

PS1- Parabéns aos putos, chegaram à 1/2 final da Next Gen . Agora concentrem-se no Campeonato de Juniores...de vez.

PS2- Wolfswinkel foi vendido ao Norwich. Godinho Lopes tem, sem dúvida nenhuma muito mais medo que vergonha. Pensa ele que pagando os ordenados ninguém o leve a tribunal...ou será que foi para saldar outras dívidas mais "pessoais" antes de sair.

Seja como for é uma afronta à viabilidade desportiva do futebol do Sporting. Uma "venda" que será muito difícil se ser compensada...só porque GL é o pior presidente do Sporting...deixa-nos um adeus emoldurado em merda. Este senhor vai ter a lata de por os pés em Alvalade nos próximos anos?

1º Round

No primeiro debate dos candidatos à presidência do Sporting ficou claro que existem 2 candidatos reais e um animador de serviço. Sempre que o Severino tomou a palavra, a discussão entrava numa espécie de intervalo para descansar e rir um pouco.

Ninguém me leve a mal, respeito a coragem e dedicação do senhor, mas prometer que vai ser campeão daqui a 3 anos, emagrecendo o orçamento em 50%, que tem bancos por Portugal e pelo mundo desertinhos para encher Alvalade de dinheiro, que foi campeão 2 vezes (era acessor de imprensa, quando estes eram pouco mais que secretários de imprensa), que o Cruiff vai salvar o Sporting com traques e bufas, que vai pedir dinheiro aos Sportinguistas (mais ainda?) para recomprar as VMOCS, e por aí fora...acho que não preciso de dizer mais nada.

Pois à parte dos sketches de humor, JC e BC estiveram até de acordo em muita coisa. Isso prova que são pessoas inteligentes e sensatas. Realmente, quem não quiser atirar baldes de merda em cima dos Sportinguistas diz-lhes a verdade e a verdade é só uma. Não há carcanhol, não vai haver e se formos espertos não vamos andar aí a pintar bigodes e corninhos aos bancos, com o risco de nos mandarem às putas. Porque se a garotada do BES e do BCP resolver acabar com a palhaçada, no dia a seguir, acaba a Europa durante 3 anos e somos obrigados a vender tudo (como os 100% das ligaduras do Boulahrouz) para equilibrar as contas do clube.

Curioso que foi só preciso um debate para acabar de vez com a tanga dos "candidatos da banca". Já cheirava a ranso. Fica provado que quem não for "pela banca", fecha as portas do clube no dia a seguir a tomar posse. Ou isso ou descobre um poço de petróleo (verdadeiro) debaixo do relvado.

Como já tinha dito aqui. Não há grandes diferenças entre os programas de BC e JC. Há diferença de estilo, isso sim. Se pudesse juntava a experiência e know how de Couceiro com a combatividade e a persistência de Carvalho. Mas nem Couceiro é "continuidade", nem Carvalho é um nabo em matéria de ideia desportiva para o futebol. Ganharia para mim quem tivesse apresentado um nome, por exemplo para diretor desportivo (mantendo Jesualdo no banco) ou treinador (regressando Jesualdo a manager).

É que JC não o faz porque tem juizo (entende-se claramente tanto ele como BC  não querem Jesualdo como treinador) e Carvalho mais valia ter feito o mesmo, porque Inácio e Vergilio trazem com eles zero votos. Inácio não tem perfil nenhum para trabalho de bastidores (visão de mercado, negociações, representação, mediatismo) e Vergilio...

De resto, a coisa foi para o morno, e ainda bem, estou farto de peixeirada e o momento do clube não está para grandes balburdias.

SL

PS- O simples facto de não se conhecer o vencedor das eleições no dia de votação em Alvalade arruína de uma vez com o momento de grande exaltação que o clube e os sócios tanto precisam. É de um amadorismo tão grande...e só dá vontade de dizer que o próximo presidente nem direito a glória eleitoral tem...é triste. Será um anuncio de vitória com o mesmo sabor de um campeonato ganho na secretaria.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Sortido rico

Renovação de Zezinho, Esgaio e João Mário. Ok. Muito bem. Pena o Pedro Mendes...dá-me enxaquecas no escroto imaginar os anos que andamos a formar estes rapazes, a pagar-lhes ordenados de gente grande desde os 15 anos para nunca chegarem a dar sequer uma mini transferência. É qualquer coisa como acordar com a genica de ir para a cozinha, passar horas a cozinhar... por os biscoitos no forno e antes de os comer...eles ganham pernitas e...descem à rua e vão enfiar-se na boca do primeiro que lhes aparece pela frente. Vou dizer isto pela milésima vez...tem de acabar a totozice de não renovar a tempo com estes jovens.
Façam-me o favor de renovar com Dier e Bruma...e pelo caminho façam um check por toda a Academia. É que ainda estou a ferver com os dois putos que foram para o Barça no ano passado.

O Cedric diz que quer ir à vida dele para o ano. Mas o que é que se passa chico? Queres ser titular? Queres ir ganhar mais massa? Dizem que ele está a ser ambicioso...eu digo que está a ser é parvo. Um bom manager já tinha entendido que com bastante empenho e treino a sério este Cedric pode chegar muito mais longe que o Lopes e o Arias. É só estar preparado para na primeira oportunidade não largar o osso. Eu sei que dá mais trabalho e é mais fácil ir para um clube alemão ou francês com passaporte de estrela emergente...mas será que já é uma? Sinceramente não. O que o Sr. Cedric e o seu empresário estão a fazer é repetir o esquema do Adrien..."Ah eu vou sair...vou para aqui...vou para ali...hã? renovar...por quanto...ah ok. Então já fico..."

O Núcleo de Braga foi vandalizado...chiça que moda esta. Mas estou descansado. Felizmente os adeptos do Sporting não vão responder ao acto troglodita. Até porque não podem. Ou melhor...podem. Alugam um DeLorean e viajam até ao futuro, mais especificamente até ao ano 2098 e vandalizam a sede do SC Braga em Lisboa...

Os boletins de voto estão atrasados tantos dias, que muitos votos por correspondência podem não chegar a tempo. Porque os correios são lentos. Porque a MAG não os enviou a tempo. Porque o país e o Sporting andam à mesma velocidade. A de Titanic.

GL diz que pode vender um jogador para pagar os salários em atraso. Diz que tem esse direito. Foi ele que os comprou. Alguém explica a este anormal que foi a SAD que se endividou para os pagar e que não se resolver um problema com uma asneira. Mas nós elegemos mesmo esta criatura?

Para terminar...a pérola da semana.

O Orelhas de tanto andar à espreita da escorregadela de Jesus, vai acabar por ter de abrir (mais uma vez) os cordões à bolsa. O mixter Jasush vai se tornarem no trenadore pretugêj maix bem pag da estórea. O que pode ser mais engraçado...é ver a direcção construir mais uma capela só para rezar pela sorte de não ter de o despedir logo na época seguinte. Com tanto gozo com os treinadores despedidos do Sporting, o Orelhas com apenas uma rescisão pode ter de desembolsar mais que 30 Domingos todos juntos. É que este argumento pode parecer sádico...mas já vi coisas muito mais estranhas no futebol cá do sitio.

SL

sábado, 16 de março de 2013

Preconceitos

Acho que já anda por aí muito Sportinguista tão convicto que o "seu" candidato é melhor, que se diverte a enxovalhar o adversário, de qualquer maneira e feitio. Eu chamo a isto palermice.
Se eu achar que a nike é melhor que a adidas, faz sentido andar pela rua a insultar quem comprou artigos da marca alemã? Não pois não.

Numa eleição cada um escolhe aquele que lhe parece o melhor candidato. E ponto final. Quer dizer...devia ser ponto final. A verdade é que há por aí muita gente que se auto-promove "capanga" virtual de determinada lista e se diverte a "sujar" os pontos fortes e a ampliar os pontos fracos da lista rival.

Eu tenho uma ideia. Se estão tão motivados pela campanha, que tal, tirarem o cu do sofá, largarem o teclado e acompanharem o candidato. Isso é que era engraçado. Contribuíam e de que maneira para uma troca de ideias mais saudável e mais informada.

É que pela minha parte, estou a ficar pelos cabelos com as "testemunhas de Carvalho" e os "envangelistas de Couceiro"...não há nenhum argumento que venha destes "firestarters" que me convença. Não acho que BC seja um Vale e Azevedo, assim como Couceiro não é Godinho Lopes. Não acho que os negócios de BC sejam assim tão dignos de análise (a carreira do candidato como empreendedor é pouco expressiva) assim como as participações de JC no clube não indicam que seja um "alinhado" do sistema a favor dos interesses da banca.

Bem pelo contrário, JC sempre defendeu uma via mais moderada de investimento, uma via que não nos poria em dois anos com mais 100 milhões de dívida.

Outro argumento que vejo jogado aqui e ali é a falta de investidores de Couceiro. Em oposição às dezenas de Carvalho e Severino? A sério mesmo? Alguém acredita mesmo que no dia seguinte às eleições haja uma alminha que vá injectar 25 milhões de euros, à confiança e sem juros, no Sporting? Oh oh oh...vocês estão a por-se a jeito para uma grande surpresa...ah se estão.

Deixem-me que eu vos explique uma coisa bastante útil para toda a vossa vida...este planeta chama-se Terra e estamos no ano de 2013...e ninguém dá nada a ninguém...a não ser que isso lhe traga alguma vantagem ou seja caridade. 25 milhões não é caridade...portanto...é só fazer contas.

Resumindo façam a vossa escolha e deixem os outros fazer as deles. Respeitem opiniões e acima de tudo lembrem-se que quer ganhe Couceiro ou Carvalho, será sempre um sportinguista a vencer as eleições.

SL

PS- Ah...ganhamos ao Setúbal...e veja-se a equipa: Patricio, Cedric, Joãozinho, Ilori, Rojo, Rinaudo, Adrien, Dier, Labyad, Wolfswinkel, Capel, Jeffren e Bruma.

Em 14...7 Portugueses. 7 formados na Academia. 7 abaixo dos 21 anos. 7 já com internacionalizações A.
Em vez de só vermos resultados...podíamos valorizar outra coisa...como o futuro.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Quedas

Hoje foi dia de reflexões. Fiz uma assembleia geral extraordinária com todos os neurónios que puderam aparecer. Sobre a mesa estavam 3 questões, a saber:

1- Em quem votar nas eleições. 2- Como é que o Sporting sai desta situação económica. 3- Quem devia ou melhor quem poderá ser o treinador do Sporting.

Vamos lá então.

1- Não vejo diferenças assim tão grandes entre o que propõe BC e JC. Ambos defendem contenção de custos e maximização de receitas com base na rentabilidade da Equipa B e Academia. A grande diferença é mesmo a proposta de estilo. A personalidade da próxima direção. A que está demissionária foi insegura, apostou o que tinha e o que não tinha num modelo sem plano B e o erro não foi investir mal. O erro foi ter investido demais e demasiado depressa.

Se dermos uma feijoada à transmontana a um naufrago que não come há 8 dias isso pode matá-lo. Ou seja o problema de GL não foi a continuidade, mas exactamente o contrário, quis mudar tudo e em duas épocas. A equipa demorou a "pegar" e já não recuperou a tempo. Uma péssima preparação física e táctica levariam o treinador seguinte. Um erro de casting levou o mais recente. Sobrou o manager.

O estilo da próxima direção deveria ser um misto entre o firme e o apaixonado. Discreto (os actos de gestão das últimas direcções têm sido discutidas em praça pública). Inovador (o clube tem de ser repensado) e sobretudo unido.

E caros, com este perfil e com estes candidatos, Couceiro será a melhor solução. Para já tem a minha preferência, mas ainda é cedo para passar a "apoiar" uma lista.

2- Só há mesmo uma saída. Ter bons treinadores, vender bem. Reinvestir apenas uma pequena parte do dinheiro recebido.

3- É óbvio que Jesualdo pode regressar a ser manager. Mas para mim o lugar para JF será sempre o banco. Apesar de ser evidente que nos salvou o rabo, não penso que JF seja o treinador ideal para o futuro Sporting. Fala-se muito em Jesus, mas penso que esse está "agarrado" ao rival. Se não estiver, é porque foi ele que não quis e nesse caso abrem-se as portas de Sporting e Porto. Mas passar de vermelho a azul é um risco...imaginem o resto.

SL


De Bater

Então o Sr. Bruno de Carvalho, presumindo que está na mó decima na tendência de voto, decidiu que era uma boa estratégia, adiar o mais possível o confronto directo com Couceiro. Pensou e bem que devia atrasar o mais possível a, já visível e previsível, recuperação do opositor.

Agora uma reflexão. Para quem andou a clamar que falava "pelos superiores interesses do clube e dando voz aos sócios" durante dois anos (!), na primeira oportunidade que teve para colocar realmente os sócios em primeiro lugar em relação ao interesse próprio...fez exactamente o que tanto condenou a GL e a tantos outros.

Fico a saber, que também o senhor Bruno anda a dizer o que dá jeito. Passadas as eleições será outra conversa. Surpreendido? Naaa....

SL

quinta-feira, 14 de março de 2013

1-1

1-0. Auto-golo de Bruno de Carvalho ao ter convidado para a sua lista o fala-barato do Vicente Moura, que foi presidente do Comité Olímpico Português (que é uma espécie de rainha de Inglaterra das modalidades amadoras) e membro assíduo dos sportinguistas eternamente preocupados e amorfos que opinam sobre tudo e sobre tudo não têm a ideia do que opinam sobre (esta frase é de um português de merda, mas digna de um Vicente Moura).

1-1. Novo auto-golo desta vez de Couceiro. Na lista C, sabe-se agora, consta um tal de Mário Patrício  que consta também ter subscrito a providência cautelar interposta pela Direção nos tribunais com vista a impossibilitar a Assembleia Geral Extraordinária. É no mínimo jogar na sorte colocar um "resíduo" destes e ninguém descobrir. Na minha opinião, é uma colagem à "continuidade" que JC não precisava mesma nada. E não há como reparar. A merda foi feita, ao menos que se assuma.

Não sei qual é o maior auto-golo. Não sei qual a presença numa futura direção mais me enoja. Se a de um "notável" papagaio negro na melhor escola de "dirtbags" Carlos Barbosa. Se a de um "simsenhor" que prefere o lado de GL ao dos próprios sócios. Quem me dera que os dois se "perdessem" no caminho para a tomada de posse, seja qual direção for.

Tenho a certeza absoluta que um caminho novo para o Sporting começa com pessoas novas, com ideias novas, uma coragem nova. Os situacionistas precavidos, os notáveis de nome, os advogados engenheirotes da banca, os high profile, não cabem num novo Sporting. Ou melhor...cabem sim senhor...a pagar cotas e gamebox e de cachecol ao peito no estádio como os outros, numa direção não! Chega de "iluminados". Queremos pessoas de valor e não nomes valiosos.

Já agora, à parte dos "tiros às listas"....desligaram a campanha eleitoral? É que não vejo ninguém a tentar ganhar votos.

SL

quarta-feira, 13 de março de 2013

Erro de casting

É hoje claro como água que a escolha de Godinho Lopes para presidente do Sporting foi um erro. Se fizerem uma viagem no tempo dentro deste blog podem relembrar-se do que se temia na altura. Vou sou dar um cheirinho:

1/ Não tinha carisma
2/ Parecia o "porta-voz" de uma coligação e não uma figura forte
3/ Prometia demais (jogadores, treinadores, contratações, etc)
4/ A sua lista tinha de tudo, de todo o lado, de todas as cores

Mas GL não ganhou só pelo lindos olhos da sua lista, muitos votos foram para ao seu bolso para evitar que Bruno de Carvalho vencesse. As pessoas mais conservadoras elegeram um presidente que, irónico, cumpriria o mandato mais aventureiro, mal planeado, hesitante e cheio de erros que há memória. Tinha a certeza na altura e hoje também, que Bruno de Carvalho teria feito bem melhor.

A grande reflexão que tenho feito é esta: Quem é Bruno de Carvalho? Será que tem o estofo para liderar o clube nesta altura ou vai ser mais um erro de casting como o último? Será que há massa por detrás daquele discurso que disfarça nervosismo com arrogância?

É que não vamos brincar...o Sporting é um problema muito muito grande...e BC pode dizer o que quiser, mas vai se agarrar a um touro quando tem treinado com...hamsters.

Do outro lado do ringue temos Couceiro. Rodado no futebol, sabedor do que é preciso fazer e o que custa. Sério, profissional, competente. Dúvida: Terá o pulso firme e a capacidade para motivar os sócios? Será capaz de cortar de vez com a "banha" que mama directa ou indirectamente no clube e ao mesmo tempo abrir o Sporting a um novo paradigma de "clube dos adeptos"?

É nisto que se divide o meu voto. Entre o mistério do que vale mesmo BC e a dúvida da firmeza do "afável" e tranquilo JC.  É que olhar para as listas de qualquer um é como fumar umas brocas em dia de calor. Dá sede e sono. Pode ser que me engane e daqueles tipos saia gente com capacidade para ajudar o presidente a governar, mas lá que não parece, não parece.

Duas dicas aos apoiantes das duas listas.

1/ Os conservadores enganam-se tanto ou mais que os outros.
2/ Ser diferente não é uma qualidade.

SL


terça-feira, 12 de março de 2013

Nas Avenidas da Amargura


Começa a ser evidente que o Sporting acabará na Liga bem longe dos lugares europeus. O que quer dizer que provavelmente equipas como Braga, Paços, Rio Ave, Guimarães, Marítimo e até Estoril ou Nacional podem fazer melhores campeonatos que nós.

Isto não é uma lição, é um curso de faculdade e mestrado em "Como foder uma época desportiva" dada em tempo recorde por reitores ilustres como Godinho Lopes e catedráticos como Duque e Freitas, passando por professores chanfrados belgas, estagiários internos, compras e dispensas de tudo e mais um par de botas de um ex-inspector da PJ.

Normalmente costumava-mos pensar que se um clube grande fizesse mesmo merda da grossa acabava em 4º ou 5º lugar. Essa lei de Newton desportiva teve um update. E dos bons. Já é quase garantido que ficaremos na 1ª Liga, mas andámos muito tremidos…valeu a experiência e pulso de Jesualdo para evitar uma falência diretiva que já tinha mandado a toalha ao chão e entrou para aquela fase dos encornados que vão ver albums de fotos para o sofa com caixas de lenços de papel e chocolates.

Safámo-nos do absurdo. Vamos acabar entre o “ridículo” e o “mau demais para ser verdade”. Olhando para a atual equipa, não se consegue entender como é que um plantel daqueles consegue tão maus resultados. Não me venham com os “ódios de estimação” pois cada um tem o seu e todos os plantéis na história do futebol tiveram os seus astros de meia tijela.

Capel joga para o chão, Wolfs não marca golos fáceis,  o Rojo é lento,  Boulahrouz é sempre expulso, a lista de chavões para diagnosticar os maus resultados é infindável, mas como tudo na vida,  um gajo não tem o carro que quer, mas o que pode. É claro que todos os jogadores têm defeitos, o Ronaldo e o Messi tem uns quantos, mas não acho que tenha existido um alinhamento de planetas no gabinete do Freitas, que tenha feito com que o Sporting só tenha contratado refugo.

Jesus diz que com ele Capel e outros valeriam mais 50%. Apesar da basófia, há que entender o que isto quer dizer num sentido mais CSI da coisa. Quem já deu uns pontapés numa bola, sabe que no momento em que já não objetivos há vista, coletivamente dá-se um baque geral,  corre-se menos, treina-se menos, a adrenalina desaparece por entre os dedos dos pés…e quando em campo se sofre um golo, já não há vontade em dar aquele litro a mais para recuperar.

Quando acontece estes drops brutais de profissionalismo, entra em campo uma coisa que se chama treinador. O problema este ano é que Sá Pinto não teve sabedoria para mudar o disco do “à Sporting” e Vercauteren passou das botinhas de lã (quando não podia) para os chicotes de espigão (quando já não fazia falta).

E isto para mim explica mais o rendimento de tanga do nosso plantel, que todas as 236 teorias do Visão de Mercado.  Se tivessemos um treinador à seria, talvez ainda andássemos a lutar com o Braga pelo 3º lugar. Ou melhor se tivesse sido Jesualdo a fazer a pré-época…a luta pelo título está longe e aí confesso que faltava a este plantel ter recebido um central que mande na rectaguarda, um grande ponta de lança, dois laterais feitos e um pivot com cartel para descobrir os avançados por entre as pernas dos 8 defesas que os “grandes treinadores portugueses” costumam por atrás da linha da bola.

Portanto o que me parece mais estúpido é vender algum jogador deste plantel com base no desempenho deste ano. Acredito que não é preciso que venha Jesus ou outro salvador para tirar mais de cada jogador e muito mais desta equipa. Basta começar bem…com rigor…amealhar vitórias…encher o depósito de confiança, digerir com sabedoria os maus resultados e aguentar firme e feio as cacetadas. Se isto for feito, valerá mais que 10 contratações e poupará à SAD andar a vender-se nas esquinas por um qualquer perdão bancário.

SL

sexta-feira, 8 de março de 2013

Uma inspiração

A palermice às vezes tem de ficar de fora, especialmente quando desaparece um Homem, um símbolo do Sporting como João Rocha.

Digo o homem, porque me parece que a figura, ou a inspiração que comanda durará muito mais.
Foi o presidente do meu 1º título e o grande líder por detrás de uma ideia do Sporting muito ambiciosa, o único que até agora soube pensar à dimensão verdadeira do clube. Falhou em algumas coisas, mas o  que deixou (títulos, adeptos, património) compensou largamente algumas apostas erradas especialmente em treinadores e jogadores.

O clube era uma coisa quando entrou e algo muito diferente quando saiu. Para os que não sabem João Rocha comandou o clube durante 13 anos e num misto de mão de ferro com boas delegações conseguiu, numa fase de grande afirmação de Porto e Benfica, conquistar 3 campeonatos, 3 taças e 1 super taça.

Mas muito mais importante que os troféus ou sócios que angariou, foi a ideia de um super-clube, uma cultura única de orgulho e enorme massa desportiva...esse legado é muito do que me faz ser sempre um apaixonado pelo Sporting.

Que esta figura inspire Couceiro ou Bruno de Carvalho a uma presidência diferente, com um rumo e ambicioso já agora.

SL

quinta-feira, 7 de março de 2013

Manifestos ainda verdes

Estive a ler os programas das 3 candidaturas. Pois é...podia ter me dado pior. Mas vamos lá...devia ser importante ler estas coisas antes de votar.
O que é que eu vos posso dizer. Não há grandes diferenças.

Lista A

São 7 parágrafos...com títulos “à toma lá!”

Relíquias como “Nem mais um cêntimo” ou “A Formação é o nosso Coração” são pouco desenvolvidos...umas ideias soltas para não parecer mal ter só títulos...

Tiros ao lado: Os sócios desempregados não pagam cotas...não sei se inclui os banqueiros ou ex-presidentes da ou de câmara...

Tiros no pé: Centro de saúde gratuito, Centro de apoio jurídico gratuito, transporte de borla por sorteio para quem viva a mais de 50kms...é...um Sporting tipo Venezuela...resta saber se o Petróleo que o Severino descobriu na Academia chega para pagar isto tudo.

Tiros na cabeça: Parceria com a Cruiff Football. Ok...então a ver se eu entendo íamos passar a fazer o que meio mundo anda a fazer...isto quando já temos uma das melhores academias do mundo.

Na mouche: Prometer que se vai procurar detectar erros de gestão do passado e responsabilizar os culpados...é de homem! (Aplausos)

Expremendo bem a laranja: "Ah...e tal votem em nós. Vamos ser mauzões pá!"


Lista B

Ok...o Bruno limpou o documento de há dois anos..e tirou de lá tudo o que tinha de financiamento, investimento, prioridades. Vê-se que a coisa foi bem mais pensada que a lista A, tem algumas ideias de futuro, mas sem grandes rasgos...o que é bom é para reforçar, o que é mau é para acabar.

Tiros ao lado: Considerações sobre condição física dos atletas...WTF?

Tiros no pé: Manter a liderança na SAD e atrair um investidor ou mais? O homem tem cá uma fezada...

Tiros na cabeça: Eliminação dos fundos dos jogadores...devido à antecipação de regras da UEFA, aqui precisava que me explicassem porque é que nós tesos estamos preocupados com uma coisa que os outros ainda nem sequer falam.

Na mouche: Prémios de mérito aos núcleos e programas de eficiência energética.

Expremendo bem a laranja: "Somos muita jovens e todos prá frentex, acabou-se a brincadeira...o Sporting é o maior do mundo men!"

Lista C

Couceiro tem o programa mais coerente e estruturado e o menos objetivo. Aponta na realidade o tipo de governação que quer implementar, entende-se que o estilo vai ser profissional e rigoroso...mas ficamos por não saber ponta de um corno sobre o alcance das medidas que propõe. 


Tiros ao lado: Abrir mais Lojas Verdes? Primeiro era preciso que a principal funcionasse bem. Além disso não estamos a falar de pouco investimento...muito bonito para ir para a gaveta...

Tiros no pé: Todo o capítulo sobre modalidades "amadoras" é um hino à fantasia

Tiros na cabeça: A reestruturação financeira é mais ou menos "contratam-se um experts e logo se vê"

Na mouche: Tornar palpável e mensurável o que é jogar à Sporting é um trabalho que levado a bom porto evitaria 95% das asneiras que têm sido feitas...é que quem não sabe, inventa.


Expremendo bem a laranja: "A coisa tá feia, mas vamos ser muito profissionais e sérios e rezar para que fazendo bem as coisas isso chegue...para chegar um dia...a um determinado sítio"

Penso que há muita coisa para debater nos programas das listas B e C. Severino pode entrar nos debates e sair passados 5 minutos. O melhor é lerem...

Aqui:

A:    http://www.salvarosporting.com/projeto.html

B:    http://www.sportingnocoracao.com/conteudo.aspx?id=417&id2=620

C:    http://www.josecouceiro.tv/o-programa.pdf

SL

terça-feira, 5 de março de 2013

Bordéus, Manchester e Real + Jesualdo

Bordéus.

O presidente soltou os cães em cima dos próprios jogadores que chamou de galinhas e passarinhos. Os homens só perderam 4 jogos...e vão em 10º lugar. Não sei se isso é uma boca ao Sporting...ou ao benfica...
Agora o que é certo é que Le President fez o impensável...onde já se viu criticar jogadores? Como é que ele foi capaz?! Esses pobres coitados que quase não ganham para comer, vivem no anonimato, são desprezados por toda a gente...cada vez mais tenho menos paciência para as "virgens" que acham que homens de 1,90m e 90 kgs, habituados a levar pancada dia sim dia não, vão ficar destabilizados com declarações mais críticas. Mas estamos a lidar com gajos ou queques enconados?

Manchester e Real

É só amor entre Mourinho e Ferguson. É só paixão entre Ronaldo e Old Tradfford. Está a ficar "pegajosa" esta relação. Cheia de piscadelas de olho, recadinhos, elogios, declarações de amor eterno...foda-se...mas vocês não querem ir a um quarto de hotel e resolver isso?
Nunca vi o Mourinho fazer-se tanto a um clube, como também nunca vi o Sir Alex fazer tantos elogios a um treinador como a Mourinho, eles que nem se podiam ver nos tempos do Chelsea.
Quanto ao Ronaldo. Quem Imagina que o CR7  quer voltar a Manchester não conhece o tipo. Aquela cabeça só pensa em subir, aumentar, ganhar e não falo tanto em dinheiro...é mais fama. Há maior que Real Madrid? Aquele filha da mãe só vai sossegar quando for impossível igualar as suas estatísticas...e já faltou mais.

Jesualdo

Todos dizem que o Sporting tem um Jesualdo em fase "reforma"...pois eu nunca vi conferências tão acutilantes do Prof. como as que faz agora no Sporting. É que quando ouço o senhor a pulverizar os fantasmas que a imprensa adora espetar-nos em cima...não me lembro da idade...lembro-me do quão melhor é ter alguém que não se limita a dizer aquilo que todos já sabem.
Mas agora é fácil elogiar...vou guardar os meus elogios para depois de outros jogos.

SL

É com estes

Dizia Jesualdo que é "com estes" jogadores que vai ter de tentar acabar a época com alguma dignidade. A humilhação da classificação essa já está garantida. 6º ou 7º irá ser o melhor...e é uma real merda de resultado para quem começou com aspirações ao título, depois ao 3º, depois ao 5º e agora...à dignidade.

Mas essa culpa não mora com o Professor. Não fez magia, tal como nenhum faria. Mas pôs a equipa a jogar o futebol possível...às vezes é pouco, às vezes aceitável, ocasionalmente chega a ser bom. Ao menos aquilo parece uma equipa. Incrivelmente isso foi uma evolução. E foi com "estes" que isso foi conseguido.

O misto criado entre putos com enorme talento e outros que não sendo tão putos, ainda estão longe da maturidade na carreira é um conjunto de onde pode sair uma enorme equipa ou um enorme problema na próxima época. Vai depender de quem a treina, quanto tempo, como pode vir a ser melhorada e que trunfos perderá no mercado de verão. São 4 decisões.

Fica Jesualdo como treinador? Se não quem fica? Vai ser despedido aos primeiros maus resultados? Quem sai? Quem fica? São muitas perguntas e só lá para Agosto saberemos as respostas.

Uma coisa é certa. O plantel não pode, mesmo, sofrer muitas alterações. Primeiro porque todo o trabalho feito (seja ele qual for) não pode ser desperdiçado. Segundo, não temos dinheiro para construir uma nova equipa. Terceiro, porque mesmo com uma época de pesadelo é inteligente não culpar jogadores que já deram provas que podem render muito mais.

Na baliza Boeck e Patrício ficavam de caras. Vai ser difícil aguentar o Português, mas também é verdade que não deveria sair sem um grande encaixe para o Sporting. Um encaixe que permita por exemplo adquirir 2 reforços noutra zona do terreno.

Nas laterais, Miguel Lopes e Cedric, com Arias como recurso é mais que suficiente para a direita. Na esquerda penso que Joãozinho mantendo o nível actual não será nem um bom investimento nem uma solução para titular de qualidade. Há Turan e King, mas é preciso uma referência que venha ocupar o lugar de Insua.

No centro, deixar evoluir Ilori, Dier e Rojo será uma boa aposta. Vai ser necessário substituir Boulahrouz por uma valor seguro que traga um pouco mais de experiência, talvez não tanta como a do holandês. Onyewu pode regressar, apenas de Dier se fixar no meio campo, o que não acho razoável.

Rinaudo e Zezinho fazem uma boa dupla de trincos. Mas talvez não fosse má ideia chamar João Mário para juntar ao lote. Adien, Schaars, André Martins chegam e sobram para o que resta de lugares a ocupar no centro.

No ataque às alas, Bruma, Capel, Carrilho e Esgaio deviam ter tempo e espaço para crescer. No lugar de pivor, apesar do talento de André Martins e do potencial de Adrien, o Sporting precisa de descobrir um novo maestro, que não mora desde que Matias foi passear para Itália.

Labyad, Viola e Wilson Eduardo podem fazer muito bem a posição de 2º avançado. Wolfswinkel e Ghilas podem ser bons companheiros, juntos ou não, na frente de ataque. Para 3ª escolha de ponta de lança, Rubio ou Etock são mais do que bons.

Não é um plantel para lutar por grandes títulos. Mas entre fechar portas e fazer a travessia no deserto, venham de lá todos os Saharas...o pior que pode acontecer é ficar mais uma épocas sem ganhar nada, o que não será muito diferente das épocas todas em que somos candidatos e em Novembro já dissemos bye bye.

Com um lateral esquerdo, um central, um "Matias desta vida" e um ponta de lança, a equipa pode ser ainda muito competitiva, "estes" podem crescer bastante e fazer-nos acreditar que há futuro e que bem gerido, o Sporting pode recuperando pouco a pouco, chegar onde deve e tem que estar.

SL

PS- Um ex-director da SAD do Sporting "atirou-se" a Pinto da Costa na tribuna VIP de Alvalade. Apesar de ser um porco e um corrupto, tenho de dar razão ao Pintinho...eu também gostava de vê-lo fazer o mesmo no dragão.
Das duas uma, ou temos dignidade e não pomos gente daquela nas nossa tribunas, ou convidamos e então temos de tratar todos com respeito.
Não gostava que no Sporting se implementasse aquele "combinado" de ameaças, falta de condições e intimidação que o porto usa e abusa para receber os seus adversários. Isso é coisa para gente pequena e muito saloia, não é para o Sporting.

domingo, 3 de março de 2013

O clássico

Podíamos ter ganho. Podíamos ter tido uma arbitragem justa. Wolfswinkel podia ter decidido o jogo se poupasse o tiro para quando é preciso. Podíamos ter subido mais umas posições na tabela. Podíamos...

A história desta época é um desperdício. Dinheiro, golos, vitórias, classificação, prestigio...adeptos, sócios. Isto acompanhado com péssimas arbitragens. É o clássico. É esta tendência que se exige mandar às urtigas custe o que custar.

A próxima direção tem de ter outra posição política. O sistema mudou para alguns clubes, acolheu-os no seu caloroso regaço de erros dentro e fora de campo, mas não mudou para o Sporting. Se para Pedroto o porto começava a perder os jogos assim que atravessava o Douro, o Sporting começa a perder encontros assim que o apito do árbitro dá início à partida.

Assim, não vale a pena montar boas equipas, ter bons jogadores...para quê? Para centrais de renome serem expulsos? Para avançados de talento sofrerem 20 faltas não assinaladas? Para guarda-redes internacionais serem carregados dentro da pequena área sem falta?

Seja Bruno de Carvalho ou Couceiro, alguém tem de se mexer. Alguém tem de tomar uma posição definitiva quanto a este problema. O sofrer e calar, está à vista, não serve para nada. Isto sim era tema para campanha eleitoral.

SL

PS - Uma palavra para Dier, Ilori e Bruma. Fantásticos. Outra palavra para Fokobo. Interessante.
Uma coisa o candidato Severino tem razão...há petróleo em Alcochete.