domingo, 11 de maio de 2014

Merdas Soltas

O Olimpiakos tem 5M para levar o Capel. Sugiro aos gregos que continuem a poupar, quem poupa sempre alcança

Dizem os media que "El Loco" Bielsa pediu o Piris para o Marselha. Porra não é que o gajo é mesmo marado dos cornos?! O Piris? Bem...se um treinador olha para um plantel e pede...o Piris...a coisa tá preta.

"Loris Benito saiu dos planos do Sporting"...porra...já! Chegou a entrar?

Afinal Jardim fica...e o Jórjzus é agora o "alvo" do Mónaco. A imprensa quer levar mesmo alguém para o Principado...e o gajo diz que um treinador tem sempre as malas à porta...ou as valises de carton pret a porter

Diz também o treinador dos benfas que "nenhum dos jogadores da B vai entrar no plantel principal"...ao menos é honesto e lá se vai mais um ano para as maravilhas da formação do Seixal...

Os tripas viram-se à rasca para vencer a B dos benfas. Houve momentos do jogo em que as letras A e B pareciam ao contrário...mau demais.

Vi uma foto do balneário dos tripas depois do jogo com os benfas...que felicidade...a fazerem "Vs" de vitória com as mãos...secalhar era outra coisa tipo  "Vérias!!!" ou "Voda-se ainda bem que acabou esta Verda!"

O campeonato de Juniores acabou. O braga ganhou e os jogadores do benfas mostraram que tipo de formação anda a ser feita no Seixal

A propósito...o que é que alguém viu no Cavaleiro para poder ser considerado para o Mundial 2014? Daqui a 6 anos pode ser que esteja ali qualquer coisa, mas para já é um "Cavaleiro...sem Cabeça"
O Olhanense desceu de divisão. Afinal há verdade desportiva no futebol português...os algarvios cumpriram à risca o manual de como descer de divisão.

SL

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Época de caça

Parece que na imprensa já abriu a época de "caça"...ou de caca, como preferirem. Começam a chover pardais, andorinhas e alguns melros...mas os patos somos mesmo nós. Evitem ler os jornais desportivos pelo menos até fim de Agosto...caso contrário vão ser literalmente chumbados de toda a maneira e feitio, com notícias de calibre baixíssimo, mas ainda sim mortífero.

SL

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Crónica de uma mentira anunciada

Não são as medidas em si que fazem uma boa gestão. É o processo de decisão. Se a compreensão do que é uma organização foi total, se o entendimento do que se pretende for assertivo, se estiverem bem balizados os recursos para atingir os objectivos...então as hipóteses de sucesso serão muito maiores.

A rescisão de Leonardo Jardim pode ser sinónimo de interromper um bom trabalho, mas não é garantia de desgraça. Devo dizer que não acredito que o nosso treinador dê o dito por não dito e abandone o projecto que tanto batalhou por por em marcha. Muitos opinion makers estão a apontar para a carreira de LJ e a defender que a saída do Sporting seria semelhante a outros abandonos. Nada mais falso. Os casos conhecidos (Beira Mar, Braga e Olimpiakos) mostram que o treinador manteve-se firme nos compromissos que assumiu e foi da parte das presidências que existiu sempre a quebra do contrato.

Mas, se de facto acontecer estou longe de considerar que será uma hecatombe desportiva. Aliás não acredito em imprescindíveis. Jardim é uma magnífico treinador, quase desenhado à medida das necessidades actuais do Sporting, mas não é o único apto a fazer um bom trabalho. Não me vão apanhar a defender Marco Silva (o menos mau dos portugueses em Portugal nesta altura) e muito menos Rui Vitória ou Nuno E.S (que acho medianos até para clubes médios). Na remota hipótese de perdermos Jardim, acredito que vai ser preciso muito mais imaginação e atrevimento na escolha.

Entrar em pânico com estas notícias que não têm nenhuma relação com o que tanto Sporting como o próprio Jardim disseram nos últimos dias é menosprezar a valia dos jogadores e capacidade da direcção para colocar outra peça no puzzle em vez da actual. Não seria fácil, mas este novo Sporting já nos provou ser feito de gente que não se amedronta com cenários catastróficos.

E há muitos dados que as notícias fazem por ser ignoradas. A cláusula de rescisão de Jardim são 15 milhões de euros. Esta soma (por um treinador e ainda por cima desconhecido da alta roda) só estará ao nível de 7 ou 8 clubes. Que se saiba apenas Barcelona, Mónaco e City vão iniciar escolha de novo treinador. Por mais que eu ache que LJ estaria apto a treinar clubes dessa dimensão, não me parece que nenhum destes arrisque assim tanto. Fala-se no Mónaco e Tottenham. O Mónaco, que levará uma multa astronómica da UEFA por quebra das regras de fairplay financeiro, não irá começar a época investindo 20 milhões num treinador...e o Tottenham depois do sucedido com Vilas Boas e a polémica com JJ não seria nunca uma boa PR para com os adeptos do clube.

Mas estes cenários são ainda menos prováveis se tivermos em conta a palavra e ligação de LJ ao projecto de Bruno de Carvalho. Esse é o dado mais importante. Dá-me a sensação que o madeirense preza muito a sua imagem como pessoa de valores e uma profunda noção de ética. Aqui sim podemos depositar a nossa confiança. Os jornais vendem-se e as mentiras sucedem-se. Apenas e só.

SL


terça-feira, 6 de maio de 2014

Há horas mais importantes que outras

Para mudar, seja o que for, é preciso reunir duas coisas: inteligência e tomates. A inteligência é fundamental para entender 1- Que algo não está bem 2- Que podia estar melhor 3-O que se pode fazer para melhorar. Os "tomates" ou se quiserem coragem, serve acima de tudo para passar das palavras e considerações aos actos. Sem "mas", sem "secalhar", sem "era capaz se".

Nós Sportinguistas somos excelentes no diagnóstico, nas intermináveis reflexões, nos estudos profundos das ciências desportivas, na poética das organizações...falta-nos o resto. As mãos calejadas, as mangas arregaçadas, a testosterona que transpira a "coisas feitas" e a orgulho por "ter despachado". Somos um clube de ideólogos e laboratórios ensaísticos, lugares que só existem na nossa cabeça e onde vive um grande, enorme, gigantesco clube chamado Sporting Clube de Portugal.

O problema é que esse monumental clube só se encontra mesmo na virtualidade de cada uma das nossas epopeias mentais...na realidade, o Sporting está a lutar dramaticamente por ter gente nos estádios, ter gente nas estruturas desportivas amadoras, ter gente a apoiar e suportar o clube nos vários eventos, desportivos ou não, que promove.

Muitos Sportinguistas apenas foram a Alvalade 2 ou 3 vezes na vida. A maior parte nunca viu um jogo ao vivo de Futsal, Hóquei ou Andebol. 99% nunca praticou desporto numa instalação do clube. A maioria não adquire merchandising há mais de 5 ou 6 anos e...nunca sequer leu as gordas do jornal do clube. Arrisco-me a dizer que o Sporting é muito maior como ideia, como coisa etérea do que como organização desportiva.

Pois andam por aí uns rapazes que estão a lutar contra a ditadura do alheamento e fartos de verem os "espertos" do futebol enxovalhar as hipóteses de crescimento do clube que amam, decidiram pôr mãos à obra e arregaçar as mangas. Começar pelo Sporting, acabar onde quer que exista um adepto com vontade (e tomates) para mudar o que está mal.

Sim, estou a falar do Movimento Basta! Um nome tão conhecido como esvaziado de reconhecimento por parte de quem quer que todo o podre permaneça intacto. Muitos falam deste Basta! sem sequer ter lido duas linhas do que se propõe, do que defende e realiza. Estes rapazes oferecem com generosidade o tempo, o espaço e os argumentos certos para todos os que enchem a boca para dizer mal do futebol português.

Mas como têm tomates, não falam só disso. Pensam e agem. Ultrapassam a fronteira do clube imaginário e vão para as ruas, estádios e portas de FPF agitar o marasmo de consensos inúteis. Lamentavelmente e apesar de imensa adesão online, quando chega a hora de ter os Sportinguistas do seu lado, a coisa murcha. Todos se remetem às desculpas do costume e "esquecem-se" de que há uma batalha a decorrer e da qual estão a debandar.

Para os que não debandam, para os que têm consciência que só um clube que luta é que ganha, para os que não acham que são sempre os "outros" que devem mudar as coisas por nós, para todos esses um desafio: No Domingo, 2 horas antes do jogo com o Estoril, é necessário sensibilizar todos os Sportinguistas para a urgência de um protesto pela Verdade Desportiva no nosso futebol. Quem tem a "barriga cheia" de segundos lugares pode ficar à margem, mas para os outros, que sabem o que nos espera no próximo ano, este é uma oportunidade de se juntarem ao Movimento.

Às 14h00 e até à hora de início do jogo, nas imediações do Estádio de Alvalade, será continuada uma recolha de assinaturas, numa petição que já decorre desde o jogo Sporting-Porto e que será entregue na Assembleia da República.

Existe uma versão online desta petição que podem ver e assinar aqui:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=movimentobasta

O que o Movimento pede a cada Sportinguista é simples: ajuda a sensibilizar outros leões!

SL

PS - Quem desejar ajudar na recolha, como voluntário, por favor envie um e-mail para:
grupo.movimentobasta@gmail.com com Nome e Contacto Telefónico

Sinais

1/ O director para a área financeira dos tripas demite-se
2/ O clube da fruta não consegue revalidar o contrato de Fernando, assinando um autêntico auto-empréstimo com o jogador que pode sair face a uma proposta de 15 (!) milhões
3/ É feita uma oferta pública de venda de Mangala + Fernando por 50 milhões
4/ Os tripas perdem a corrida por Candeias para os benfas quando até era um jogador formado no clube
5/ Os alvos de mercado "conhecidos" dos tripas são Ghazal do Nacional, Nuno Rocha e Sami do Marítimo, Ricardo Horta do Setúbal e Maazzou do Guimarães
6/ Antero Henrique espalha cv´s pela Europa fora e cobra favores de jornalistas para difundir o interesse mas em sentido contrário
7/ Quando todos esperavam um treinador de créditos internacionais firmados, os tripas vão buscar um treinador que não tem passado na orientação de clubes, "apenas" dois títulos sub19 e sub21 ao serviço de Espanha

Há um denominador comum em todas estas noticias (nenhum jornalista ou órgão de comunicação ainda juntou as peças?) e vai ter um peso enorme no status quo do futebol português.

SL

domingo, 4 de maio de 2014

Descompressão

Foi óbvia pelo Facebook toda a descompressão do departamento do futebol para esta deslocação à Madeira...em que defrontávamos umas das equipas mais fortes a jogar em casa da nossa Liga. O Nacional foi fiel ao que costuma fazer e não fosse a falta de jeito para Djanniny (que belo dinheiro desperdiçado pelo benfas...) meter bolas dentro da baliza e o resultado teria sido bem diferente do empate.

Nota1- Adrien está a galáxias de Magrão e só compreendo que o brasileiro fique se for um génio de motivação no balneário...pelo que mostrou até agora...só está mesmo a tapar o lugar a um jovem da Academia.

Nota2 - Claramente o árbitro "fez" o resultado com um penalti por assinalar sobre Capel e ao não marcar uma falta a meio campo que viria a dar o golo do Nacional...mas secalhar irá ter boa nota do observador, como também já nos habituámos.

Nota 3 - Candeias irá para suplente nos lã peões. Uma pena. Se fosse um Candeievich, um Candejsa ou Candeisson ainda se safava...

De resto, acerto de calendário, por mais que Jardim tenha imposto um discurso de profissionalismo...a verdade é que nenhum jogador jogou a 100% do seu  talento ou combatividade. A marca numérica de pontos é de pouca expressão até para os adeptos mais fervorosos.

SL

sexta-feira, 2 de maio de 2014

O lixo também faz Ctrl + Shift?

Normalmente não leio comunicados doutros clubes que não o Sporting, mas avisaram-me que o último comunicado dos tripeiros valia a pena ser lido. Para que não tenham de sujar as vossas cookies em sites menos dignos, está aqui a transcrição:

"Certamente confundindo os meses e transformando o Dia do Trabalhador em mais um dia das mentiras, o jornal O Jogo faz hoje manchete com o alegado interesse do FC Porto no jogador Ali Ghazal, do Nacional de Madeira. Trata-se de uma mentira que servirá os interesses de alguém, mas que garantidamente não serve nem a verdade, nem os leitores do jornal.
Que ninguém acredite na inocência destas notícias, pois se o jornal O Jogo quisesse ter segurança nas suas notícias, bastaria ter feito um telefonema e questionado o FC Porto. Não o fez, porque outros interesses tinham de ser servidos e para isso a notícia falsa como Judas tinha de ser publicada."

Quando pararem de rir, podem constatar que 1- O comunicado é mesmo da SAD tripeira e 2- Sim, é mesmo a atacar oJogo, ou seja, a ControlInveste, o mesmo é dizer, Joaquim Oliveira.

O que isto quer dizer? Bom, à parte das jogadas palacianas (que já são evidentes a toda a gente) pela sucessão de Pinto da Costa...coisas como este texto provam que há um novo mapa de poder no futebol português, contra o qual os tripeiros também lutam. E fazem-no porque no anterior eram eles os beneficiados e, como é evidente, não querem passar de ladrões a roubados.

Mas quem é este novo poder? Quem é o verdadeiro destinatário deste comunicado? É que o jornal é um meio, não o centro de poder em si. Será a Olivedesportos? António Oliveira? Os benfas? Terá Joaquim Oliveira mudado de campo para salvar os destroços da SportTV? Será que estará para breve umas tréguas secretas entre irmãos Oliveira e os benfas...que terminará em beleza com a candidatura do irmão António a um alto cargo do futebol tuga?

Mistérios para ir descobrindo à velocidade com que a SAD tripeira se for desintegrando.

SL