quarta-feira, 16 de abril de 2014
E agora Bruno?
O ano zero já foi. Passaste com distinção. Organizaste o que podia ser organizado, limpaste a casa de ácaros e elefantes parasitários. Colocaste o avental e o lenço na cabeça e em vez de vassoura foi mesmo tudo raspado de pá. Pegaste nos putos e nos que tinham qualquer coisa nos pés parecidos com talento e chamaste um instrutor de recruta para acabar o desmame de letargia competitiva. Chamava-se Jardim, mas houve pouco tempo para plantar e pouco dinheiro para adubar um plantel.
Para a surpresa de muitos e tua inclusive, o Sporting passou da pior época de sempre, para uma das melhores épocas de sempre em que se esperava outra pior época de sempre. O bando afinal organizou-se melhor que a encomenda, bem melhor que a nota de compra. Tu pensaste que talvez até daria para mais, mas uns rapazes que andaram a ser tão bem tratados por ti numa abordagem zen à arbitragem, quiseram agitar as águas e houve muitos pontos que foram ao fundo da pouca-vergonha do nosso futebol.
Passaste-te! Saltou-te a tampa e foi tudo à tua frente. Nem querias saber quem, como ou porquê, pegaste no bastão de baseball e foste batendo em tudo o que aparecia...que dizia "sistema", pelo meio abriu a porta o Pintinho para chekar o que estava a acontecer, levou com o taco nas fuças. Pára tudo! O Papa decrépito ainda não tinha "caído da cadeira"! Como ousaste bater num velhinho! Nem os campeões de cavalo e armadura brilhante, nossos vizinhos da 2ª circular ousaram tanto, eles que já tinham optado por ir roubando a carteira ao velho, aproveitando a senilidade de quem já nem reconhece as cores das notas.
Bazou tudo, ficaste sozinho...ou melhor tu e o taco. Chamaste pelos adeptos, mas eles estavam a dormir. Pegaste nos foguetes e bum! acordaste toda a gente que podia ser acordada (infelizmente a maioria navega pelas salas de ópio dos nossos media) e estás agora a fazer um re style do monte de cacos que sobrou na barraca. Será que os outros "bosses" vão gostar do decor? Será que vão pedir-te para deixares tudo na merda do costume?
Já se percebeu que não estás nesta merda para seres o profeta de um messias vindouro. Tu queres ser os dois ao mesmo tempo. Que se danem as probabilidades e as possibilidades! Queres é festa e não estás para "fazer sala" nas traseiras da fruta podre. Não tiveste paciência para contar espingardas, por ti no ano a seguir...vai com o que estiver à mão.
A pergunta é: e agora Bruno? Quo Vadis men?
terça-feira, 15 de abril de 2014
Suspenso no 1º de Abril
Leiam a notícia deste link:
http://bit.ly/1qB9XAa
Agora vejam esta foto de hoje à tarde:
http://bit.ly/1eru3eh
Ou aqui também:
http://bit.ly/1gxGMrj
Junte-se mais esta achega:
"Para além da suspensão de dois meses, o dirigente foi ainda castigado com uma multa de 1530 euros. A suspensão significa que, durante dois meses, Vieira não entra na ficha técnica e não pode permanecer em zonas técnicas."
E agora...
"Numa altura em que os jogadores do Benfica estavam no chão a chorar, isto enquanto os atletas do Barcelona recebiam as medalhas pela conquista da Youth League, o presidente Luís Filipe Vieira desceu da tribuna e foi apoiar a equipa no relvado. Vieira pediu aos jogadores para se levantarem, para formarem uma roda, onde disse algumas palavras e depois todos deram um «grito de guerra".
Então mas o tipo não tá suspenso?! O relvado não é uma "zona técnica"?! Tu queres ver que é como os jogadores, na "europa" não conta?!
Ou secalhar fê-lo como adepto...que toda a gente sabe que qualquer um pode entrar dentro do relvado e dirigir-se às equipas aquando da cerimónia de entrega de medalhas. Eu próprio costumo fazer isso na final da Liga dos Campões...desço da tribuna e pisco o olho aos policias e stewards e vou direito aos derrotados dar os meus bitaites sem qualquer credenciação ou autorização.
Não entendo nada disto. Ou pior, acho que entendo...
SL
http://bit.ly/1qB9XAa
Agora vejam esta foto de hoje à tarde:
http://bit.ly/1eru3eh
Ou aqui também:
http://bit.ly/1gxGMrj
Junte-se mais esta achega:
"Para além da suspensão de dois meses, o dirigente foi ainda castigado com uma multa de 1530 euros. A suspensão significa que, durante dois meses, Vieira não entra na ficha técnica e não pode permanecer em zonas técnicas."
E agora...
"Numa altura em que os jogadores do Benfica estavam no chão a chorar, isto enquanto os atletas do Barcelona recebiam as medalhas pela conquista da Youth League, o presidente Luís Filipe Vieira desceu da tribuna e foi apoiar a equipa no relvado. Vieira pediu aos jogadores para se levantarem, para formarem uma roda, onde disse algumas palavras e depois todos deram um «grito de guerra".
Então mas o tipo não tá suspenso?! O relvado não é uma "zona técnica"?! Tu queres ver que é como os jogadores, na "europa" não conta?!
Ou secalhar fê-lo como adepto...que toda a gente sabe que qualquer um pode entrar dentro do relvado e dirigir-se às equipas aquando da cerimónia de entrega de medalhas. Eu próprio costumo fazer isso na final da Liga dos Campões...desço da tribuna e pisco o olho aos policias e stewards e vou direito aos derrotados dar os meus bitaites sem qualquer credenciação ou autorização.
Não entendo nada disto. Ou pior, acho que entendo...
SL
domingo, 13 de abril de 2014
O Muito que sabe a Pouco
A culpa não é dos jogadores, treinador ou direcção. Mas o apuramento para Champions, apesar do "repasto" nos cofres do clube, vai mesmo acabar por saber a pouco. 6 ou 7 pontos a pouco.
Eliminados das taças da forma como fomos (...sim, não fomos derrotados por ter sido piores que os que passaram no nosso lugar) e com uma das melhores épocas dos últimos anos, logo no ano em o orçamento emagreceu brutalmente, a verdade é que a equipa não fica atrás das "vieirinhas" milionárias, esses queriduxos da imprensa que a cada vitória passam de excelentes a enormes, de super-bons a hiper-fantásticos.
O Sporting mesmo vencendo nunca "convence" a imprensa e assim que caiu o interesse do "é candidato, não é candidato" parece que perdeu o brilho face aos reluzentes raios de prata das papoilas. Mais do que orgulho, há que celebrar o trabalho desta equipa de futebol, que na minha opinião merecia mais do que ficar a pensar nos empates encomendados. O que seria se 3 árbitros não tivessem feito o Jesus respirar de alívio?
Enquanto a festa das "reservas" corre, eleva-se o mito. A super-equipa dos últimos 30 anos afinal precisou de colinho. Um empurrão que não convém esquecer, mesmo que a luta contra o sistema aponte os canhões mais a norte. A mim os sonsos lampiões não me amansam com elogios sorridentes...pois sei que a mão que me bate nas costas a dizer que fizemos uma grande época, é a mesma que na hora de lutar pela verdade desportiva nos acena a dizer adeus e a dizer "vão lá vocês que este ano estamos de barriga cheia".
Os parabéns a todos os jogadores. Esta é equipa para apostar, não para desmembrar. Os parabéns a Jardim, este é para renovar e mimar. Os parabéns aos dirigentes, puxem mais por nós adeptos, peçam exijam, convoquem, sirvam de ponto de união...sobretudo acordem o nosso orgulho. Não nos tratem como ajudantes de tesouraria...somos mais do que isso...somos o Sporting, deixem que o Sporting seja mesmo nosso.
SL
Eliminados das taças da forma como fomos (...sim, não fomos derrotados por ter sido piores que os que passaram no nosso lugar) e com uma das melhores épocas dos últimos anos, logo no ano em o orçamento emagreceu brutalmente, a verdade é que a equipa não fica atrás das "vieirinhas" milionárias, esses queriduxos da imprensa que a cada vitória passam de excelentes a enormes, de super-bons a hiper-fantásticos.
O Sporting mesmo vencendo nunca "convence" a imprensa e assim que caiu o interesse do "é candidato, não é candidato" parece que perdeu o brilho face aos reluzentes raios de prata das papoilas. Mais do que orgulho, há que celebrar o trabalho desta equipa de futebol, que na minha opinião merecia mais do que ficar a pensar nos empates encomendados. O que seria se 3 árbitros não tivessem feito o Jesus respirar de alívio?
Enquanto a festa das "reservas" corre, eleva-se o mito. A super-equipa dos últimos 30 anos afinal precisou de colinho. Um empurrão que não convém esquecer, mesmo que a luta contra o sistema aponte os canhões mais a norte. A mim os sonsos lampiões não me amansam com elogios sorridentes...pois sei que a mão que me bate nas costas a dizer que fizemos uma grande época, é a mesma que na hora de lutar pela verdade desportiva nos acena a dizer adeus e a dizer "vão lá vocês que este ano estamos de barriga cheia".
Os parabéns a todos os jogadores. Esta é equipa para apostar, não para desmembrar. Os parabéns a Jardim, este é para renovar e mimar. Os parabéns aos dirigentes, puxem mais por nós adeptos, peçam exijam, convoquem, sirvam de ponto de união...sobretudo acordem o nosso orgulho. Não nos tratem como ajudantes de tesouraria...somos mais do que isso...somos o Sporting, deixem que o Sporting seja mesmo nosso.
SL
sexta-feira, 11 de abril de 2014
A falência
Muito antes da falência dos cofres dos clubes, o que já entrou em bancarrota é a dignidade dos reguladores do nosso futebol. No afã de estender a passadeira de gala aos lã-peões, toda a gente se borrifou numa coisa que na nossa Liga parece realmente esquecida - a igualdade de circunstâncias.
Imaginem que na próxima época todos os clubes anfitriões dos benfas decidem mudar os seus jogos para campos a mais de 20 kms do seu. Imaginem que o fazem por dinheiro. Imaginem se fazem isto de olhos fechados, o que mais poderão fazer com os olhos mais abertos?
SL
Imaginem que na próxima época todos os clubes anfitriões dos benfas decidem mudar os seus jogos para campos a mais de 20 kms do seu. Imaginem que o fazem por dinheiro. Imaginem se fazem isto de olhos fechados, o que mais poderão fazer com os olhos mais abertos?
SL
domingo, 6 de abril de 2014
Bravo!
Com a vitória de hoje em Paços, o Sporting garante (praticamente) o 2º lugar na Liga. Só uma desgraça (perder em 12...8 pontos, ou seja em 4 jogos perder dois e empatar 1) própria e um tripas hiper eficiente mudaria este cenário. O 1º lugar também começa a ser uma miragem, a não ser que os benfas percam pontos já, ficando a 4 ou 5 pts...a 4 jogos do fim e com uma deslocação ao dragão, veremos.
O que é importante destacar agora é a confiança e eficiência que esta equipa versão Leonardo Jardim coloca nos jogos fora. Épocas a fio vimos o Sporting perder lastro com derrotas e empates nos relvados mais empobrecidos do nosso campeonato, deixando que os adversários colocassem pontos de interrogação constantes quanto à valia dos ordenados vip que o nosso clube pagava.
Este ano foi normal ir fora ganhar. Como foi normal não perder muitos pontos com equipas que lutam pela permanência. O Sporting perdeu 5 pontos com os benfas, 3 pts com os tripas, 2 com Nacional, Rio Ave, Setubal, Estoril e Académica, ou seja perdeu quase tantos pontos com os rivais como com todos os restantes. E isso chama-se...muito trabalho. Não é fácil manter uma equipa que à partida não se candidata ao título, a perseguir este tipo de resultados.
Leonardo Jardim e todo o plantel estão pois de parabéns, pois cumpriram o objectivo da época. O futuro tem tempo, pelo menos para nós adeptos.
SL
O Norwich está bastante perto de poder descer de divisão. "Caro Wolfswinkel, merecias muito melhor meu caro."
O que é importante destacar agora é a confiança e eficiência que esta equipa versão Leonardo Jardim coloca nos jogos fora. Épocas a fio vimos o Sporting perder lastro com derrotas e empates nos relvados mais empobrecidos do nosso campeonato, deixando que os adversários colocassem pontos de interrogação constantes quanto à valia dos ordenados vip que o nosso clube pagava.
Este ano foi normal ir fora ganhar. Como foi normal não perder muitos pontos com equipas que lutam pela permanência. O Sporting perdeu 5 pontos com os benfas, 3 pts com os tripas, 2 com Nacional, Rio Ave, Setubal, Estoril e Académica, ou seja perdeu quase tantos pontos com os rivais como com todos os restantes. E isso chama-se...muito trabalho. Não é fácil manter uma equipa que à partida não se candidata ao título, a perseguir este tipo de resultados.
Leonardo Jardim e todo o plantel estão pois de parabéns, pois cumpriram o objectivo da época. O futuro tem tempo, pelo menos para nós adeptos.
SL
O Norwich está bastante perto de poder descer de divisão. "Caro Wolfswinkel, merecias muito melhor meu caro."
sábado, 5 de abril de 2014
Diferenças ou Divergências
Na versão do Presidente, o Sporting lutará pelo título na próxima época. Na versão do treinador, é melhor não pensar nisso. A pequena diferença que separa os dois e que meio mundo correu a suspeitar que era a prova que o Leonardo já está de malas aviadas, reside na palavra "lutar". Para BdC lutar é andar morder os calcanhares do primeiro lugar e se que coisa correr de feição, instalar-se na primeira posição o maior tempo possível. Para Jardim, lutar pelo primeiro lugar é ser a melhor equipa ou pelo menos de igual valia, quer em termos de qualidade quer quantidade.
Qualquer adepto do Sporting está orgulhoso da sua equipa este ano. Tudo o que esta alcançou, foi graças ao esforço e talento e não beneficiou da dupla ajuda de ter poucos erros nos jogos em que participa e contar com muitos nas dos seus adversários. Essa é a principal preocupação de BdC, mas não é a de Jardim. O treinador parece mais centrado na evolução desta equipa sem responsabilidades extra no próximo campeonato.
Existe outra diferença, para a Direcção do Sporting fazer vendas no final da época será um cenário mais que positivo, pois iria acelerar em muito a recuperação financeira do clube. Leonardo Jardim verá talento a sair da equipa, que pode ou não ter a sorte de conseguir substituir. Perder William Carvalho, Patrício ou Rojo seriam sempre grandes rombos na capacidade do Sporting em melhorar a sua performance deste ano e é essa cautela que passa pelas palavras do técnico.
Na minha opinião mais do que divergências de rumo, treinador e presidente, têm diferentes pontos de vista. Ao contrário dos nossos "analistas" profissionais não vejo isso como um problema. Um treinador não tem de ser amestrado, não tem de seguir uma cartilha de discurso imposta pelo clube. Pode e deve ter ideias próprias e lutar internamente por elas. Cabe a todos respeitar as diferenças sem atropelar os campos de acção de cada um. Para já nada disso parece estar a acontecer dentro do Sporting.
É importante reflectir que esta Direcção e esta equipa técnica tinha sobre si a ameaça de derrocada desportiva...depois de um 7º lugar e com a redução de orçamento na ordem dos 50%, a sombra de mais uma época miserável não era assim tão improvável. Mas a memória é curta e uma equipa que vaticinaram na melhor das hipóteses um 4º lugar...afinal é bem capaz de entrar directamente para a Champions, há quem não seja capaz de entender o muito que foi conseguido em tão pouco tempo.
LJ diz que o plantel valorizou-se 5 vezes mais. Isso é verdade, mas convém não esquecer que muita dessa valorização cai direitinha nos fundos e não na carteira do Sporting. Os passes estão ainda bastante hipotecados e nos jogadores que se mostraram mais, a recompra dos passes é uma verdadeira utopia. Como agora vimos com Elias, os fundos podem vir a ter um papel decisivo na construção do próximo plantel. O pós-Mundial também.
Há dados que indicam que o Sporting irá manter o orçamento, eu arriscaria que subirá uns 15%, o valor correspondente ao aumento de soluções na equipa A. Champions é Champions e ter 1 lateral para poder substituir as duas faixas...secalhar não é compatível com os prémios de vitória de 1 milhão de euros. Tenha o Sporting a capacidade de investir bem, como foi o caso do último defeso.
SL
Qualquer adepto do Sporting está orgulhoso da sua equipa este ano. Tudo o que esta alcançou, foi graças ao esforço e talento e não beneficiou da dupla ajuda de ter poucos erros nos jogos em que participa e contar com muitos nas dos seus adversários. Essa é a principal preocupação de BdC, mas não é a de Jardim. O treinador parece mais centrado na evolução desta equipa sem responsabilidades extra no próximo campeonato.
Existe outra diferença, para a Direcção do Sporting fazer vendas no final da época será um cenário mais que positivo, pois iria acelerar em muito a recuperação financeira do clube. Leonardo Jardim verá talento a sair da equipa, que pode ou não ter a sorte de conseguir substituir. Perder William Carvalho, Patrício ou Rojo seriam sempre grandes rombos na capacidade do Sporting em melhorar a sua performance deste ano e é essa cautela que passa pelas palavras do técnico.
Na minha opinião mais do que divergências de rumo, treinador e presidente, têm diferentes pontos de vista. Ao contrário dos nossos "analistas" profissionais não vejo isso como um problema. Um treinador não tem de ser amestrado, não tem de seguir uma cartilha de discurso imposta pelo clube. Pode e deve ter ideias próprias e lutar internamente por elas. Cabe a todos respeitar as diferenças sem atropelar os campos de acção de cada um. Para já nada disso parece estar a acontecer dentro do Sporting.
É importante reflectir que esta Direcção e esta equipa técnica tinha sobre si a ameaça de derrocada desportiva...depois de um 7º lugar e com a redução de orçamento na ordem dos 50%, a sombra de mais uma época miserável não era assim tão improvável. Mas a memória é curta e uma equipa que vaticinaram na melhor das hipóteses um 4º lugar...afinal é bem capaz de entrar directamente para a Champions, há quem não seja capaz de entender o muito que foi conseguido em tão pouco tempo.
LJ diz que o plantel valorizou-se 5 vezes mais. Isso é verdade, mas convém não esquecer que muita dessa valorização cai direitinha nos fundos e não na carteira do Sporting. Os passes estão ainda bastante hipotecados e nos jogadores que se mostraram mais, a recompra dos passes é uma verdadeira utopia. Como agora vimos com Elias, os fundos podem vir a ter um papel decisivo na construção do próximo plantel. O pós-Mundial também.
Há dados que indicam que o Sporting irá manter o orçamento, eu arriscaria que subirá uns 15%, o valor correspondente ao aumento de soluções na equipa A. Champions é Champions e ter 1 lateral para poder substituir as duas faixas...secalhar não é compatível com os prémios de vitória de 1 milhão de euros. Tenha o Sporting a capacidade de investir bem, como foi o caso do último defeso.
SL
quarta-feira, 2 de abril de 2014
Justiça
O futebol de rua da minha infância era caótico, não rendia um escudo que fosse, tinha
uma audiência de uns quantos badochas a comer bolicaos ou epás e umas miúdas que
queriam jogar...mas não dava. Apesar de tudo tinha critérios de justiça e disciplina muito
melhores que o futebol actual profissional. O nosso Conselho de Justiça e Disciplina era
o mesmo, havia sempre quorum e mantinha-se em funções até à hora do banho antes
de jantar.
Nesse “futebol”a prestação de Quaresma frente ao Nacional teria amealhado bastantes
punições, muito mais severas que a que sábios juízes sexagenários acabaram por optar
para sensibilizar um rapaz de 30 anos, que ganha milhões de euros anuais.
A saber:
1/ Cabelo cortado à panasca e todo “lambido” - Proibição de entrada no recinto de jogo.
2/ Não vir atrás defender - Atribuição de último lugar na fila do bebedouro no jardim
3/ 1ª simulação de penalti - Cuspidela e calduço antes de levantar e repreensão oral posterior.
4/ 2º simulação de penalti - Cuspidela, Dois pontapés no tórax antes de levantar e dois no acto de expulsão do recito. Repreensão oral reforçada e efectuada à distância.
5/ corrida para tentativa de agressão - Peitada, Empurrão e Cabeçada no acto de contenção de ânimo, seguida de repreensão oral e proibição de jogar válida durante 1 dia (equivale a 4 ou 5 jogos).
Bem diferente da repreensão dada ao nosso Harry Potter raivoso, mas posso garantir que muito mais pedagógica. Pelo menos não havia reincidências.
SL
Subscrever:
Mensagens (Atom)

