quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
Se o Sporting não joga na Europa...
...então que a Europa jogue "pelo" Sporting. E esta semana correu supimpa. Nenhum dos nossos nobres rivais saiu de competição, continuam a acumular pontos para o ranking de lugares atribuídos e além destes, são mais 180 minutos de correria garantidos, se não houver prolongamentos.
A imprensa fará capas de ir às lágrimas com palavras como "heróis" e outras tangas rascamente inspiradas nos títulos dos filmes do Chuck Norris ou Charles Bronson, os tripas azedarão com mais umas semanas de "roda da sorte-Fonseca", os benfas continuaram a reconstruir o altar que dinamitaram a Jesus.
Sabem que mais? Não vejo uma única razão para não querer o sucesso de clubes portugueses nas ligas europeias. Os fãs do Nápoles serão menos "manfias" que os tripas? Os PAOKianos serão menos bimbos que os benfas? A direcção da Juventus menos corrupta que a tripeira...a do Atlético de Madrid menos "financeiramente criativa" que a lã-peã?
Entre o lixo europeu e o lixo tuga, fico-me pelo que tem o selo de "made in portugal"...já conheço e reconheço o cheiro e não nos prejudica em nada. E se esse lixo tiver sucesso lá fora, só prova uma coisa: são melhores que o lixo estrangeiro. Melhores...mas sempre...lixo.
O meu sonho, podem acreditar é uma final tripas-benfas...(podia sonhar com a igualdade entre os homens...mas sou só um leão de plástico) que sirva de tira-teimas das meias-finais da taça e das meias-finais da taça dos atrasados e...principalmente que os distraia da I Liga. Nenhum jornalista ou analista se lembrou de um dado curioso...com tanta meia-final entre estes dois "lixos"...há a hipótese de um deles se tornar mais lixo ainda...e pelo andar das 2 carroças...
Só agora entendi porque o Pintinho não mudou ainda de treinador, vão ver o calendário dos tripas e entendem o que quero dizer. Queimar por queimar, este (o Fonseca) já está na grelha e não se queixa...e pois é...eu quero que o Fonseca seja o mister quando o lixo do porto vier a lisboa, desejo eu, cavar o fosso final para o 3º lugar. Isso só foi tornado possível hoje, com o apuramento em Frankfurt. Bendita Liga Europa.
SL
Já agora...
...só por uma questão de justiça, gostaria de poder perguntar aos senhores do CM se sabem o que é que todos os outros pais dos jogadores dos clubes da I Liga andam a fazer. E não me respondam que isso não tem relevância...pois vocês acabaram de a criar com a capa de hoje.
SL
SL
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
Qual é a crise?
Helton -Aos 35 anos o rapaz do violão já estará com a cabeça em voltar para o Brasil, fechando a carreira em casa quando ainda pode.
Fabiano - Quando todos achavam que ia roubar a baliza ao "velhinho"...Fonseca sentou no banco...isto quando no benfas o mesmo teve o efeito contrário.
Fucile - Agrediu (dizem) Paulo Fonseca em pleno treino.
Reyes - Contratado com o peso de muitos dólares, raramente teve oportunidades.
Maicon - Ver o Abdoulaye tirar-lhe o lugar deve ter lhe dito tudo sobre o que Fonseca pensa dele.
Lucho - O capitão sair para ganhar uns trocos...não é hábito nos tripas.
Quintero - Entrar (quando entra) aos 75 minutos quando a coisa corre bem....não chega.
Deffour - Quis sair, depois quis ficar porque o Lucho saiu, agora não joga na mesma.
Jackson - Só em 3 meses já disse a todos os OCS mundiais que queria sair.
Ghilas - Entrar aos 86 minutos era bom para o Mantorras. Até já deixou de ser convocado para a seleção
Licá - Chegou Quaresma e adeus...o ex-Estoril passou à história.
Kelvin - Elevaram-no a estrela épica, só que não joga e o problema eterniza-se.
Portanto metade do plantel ou tá-se nas tintas ou não pode com Fonseca pela frente...e o resto?
Abdoulaye, Herrera, Josué e Carlos Eduardo...são os contra-corrente
Fernando, Varela, Quaresma, Mangala, Alex Sandro e Danilo...são os "não me arranjem problemas que eu quero ir ao Mundial".
A crise também está nisto. Gerir expectativas. Quando o treinador acha que só por ter o Pintinho por detrás não precisa de levantar a voz,,,o resultado é este. É que os tripas não actualizaram os esquemas de controlo de jogadores dos anos 80 e 90....hoje à Facebook, Twitter, iPhones, e os blackouts não servem para nada.
SL
Fabiano - Quando todos achavam que ia roubar a baliza ao "velhinho"...Fonseca sentou no banco...isto quando no benfas o mesmo teve o efeito contrário.
Fucile - Agrediu (dizem) Paulo Fonseca em pleno treino.
Reyes - Contratado com o peso de muitos dólares, raramente teve oportunidades.
Maicon - Ver o Abdoulaye tirar-lhe o lugar deve ter lhe dito tudo sobre o que Fonseca pensa dele.
Lucho - O capitão sair para ganhar uns trocos...não é hábito nos tripas.
Quintero - Entrar (quando entra) aos 75 minutos quando a coisa corre bem....não chega.
Deffour - Quis sair, depois quis ficar porque o Lucho saiu, agora não joga na mesma.
Jackson - Só em 3 meses já disse a todos os OCS mundiais que queria sair.
Ghilas - Entrar aos 86 minutos era bom para o Mantorras. Até já deixou de ser convocado para a seleção
Licá - Chegou Quaresma e adeus...o ex-Estoril passou à história.
Kelvin - Elevaram-no a estrela épica, só que não joga e o problema eterniza-se.
Portanto metade do plantel ou tá-se nas tintas ou não pode com Fonseca pela frente...e o resto?
Abdoulaye, Herrera, Josué e Carlos Eduardo...são os contra-corrente
Fernando, Varela, Quaresma, Mangala, Alex Sandro e Danilo...são os "não me arranjem problemas que eu quero ir ao Mundial".
A crise também está nisto. Gerir expectativas. Quando o treinador acha que só por ter o Pintinho por detrás não precisa de levantar a voz,,,o resultado é este. É que os tripas não actualizaram os esquemas de controlo de jogadores dos anos 80 e 90....hoje à Facebook, Twitter, iPhones, e os blackouts não servem para nada.
SL
Sem Salvadores
O Braga escolheu e supreendeu. Ir buscar o treinador do Farense é um risco, além do mais não tem qualquer época de I Liga no CV. Sobre a mais recente "Paixão" do Salvador, não faço comentários, não acompanho o Farense e muito menos a carreira do senhor.
O que eu sei é que o Braga é o próximo adversário do Sporting, e cabe aos nossos jogadores explorar, esmiuçar, vasculhar nos problemas de auto-estima de uma equipa que tem bons jogadores, experientes, mas as grandes referências já (como se diz agora) em fim de ciclo.
As chicotadas psicológicas mexem com as equipas, às vezes bem, às vezes mal. Nada como Jardim instruir a equipa para cair em cima deles desde o primeiro minuto...não deixando sequer Alan e companhia meter a cabeça de fora. A psicologia tem destas coisas...mostrar aos "pedreiros" porque é que eles estão em 7º e nós em 2º é meio caminho andado para acertar na baliza bem cedo.
Montero e Adrien estão indisponíveis, mas Slimani e o recuo provável de André Martins (deixando Mané à sua frente) podem resolver bem essas ausências.
De resto mais nada. Ganhar! Só isso!
SL
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
O que se quer e o que se tem
Assim que a nova Direcção do Sporting tomou
posse, era óbvio que Jesualdo Ferreira deveria aceitar as “condições” da sua
manutenção. Ficou mais ou menos implícito que JF queria a mesma ou maior
autonomia para gerir a equipa profissional (talvez desconfiado com a capacidade
dos novos dirigentes em apoiá-lo eficazmente), tal como foi transparente que
BdC queria meter a mão na massa e queria ainda mais que Inácio a moldasse.
As partes não se entenderam e o espaço dado a
Bruma na primeira equipa foi a gota de água. Ainda nem a Liga terminara e já
Leonardo Jardim estava embrenhado nos dossiers. Quem também andava com dossiers
debaixo do braço era Salvador, desesperado por um trunfo que fizesse esquecer a
aposta em Peseiro...Jesualdo parecia perfeito. Um “matrimónio” feito poucos
dias mais tarde, que haveria de antecipar uma proposta do Sporting a Jesualdo.
Uma proposta feita para recusar com o alivio de ambas as partes.
Algures na SAD tripas alguém haveria de dar a
notícia ao presidente. O telefonema tinha sido feito, mas Jardim já tinha
assumido o compromisso com o Sporting. Como é típico no carácter prepotente
desta figura, o plano passaria agora em escolher pior, para mostrar melhor. A
cegueira por querer ganhar em todos os campos...já tinha levado a uma aposta
“suadinha” em Vítor Pereira, que teve de depender da hecatombe de Jesus nas
últimas jornadas para salvar uma época cizenta para não dizer mais.
O “estão a ver, até com um cepo eu sou
campeão” chamou então por Marco Silva. Mais uma no poste. O treinador sensação
do Estoril estava de reserva para substituir Jesus. Depois de alguma indecisão
entre o “desempregado” Domingos e o “´pe-frio” Peseiro...a escolha recairia em
Paulo Fonseca, talvez mais sensação que Marco Silva, mas com um futebol bem
menos estruturado, atletas mais experientes e o apoio “institucional” de Braga
e Porto coordenado por Mendes.
Para grande ironia, Jesualdo e Fonseca vão
cair na mesma jornada, um nas vésperas de defrontar o ex-Jardim e o segundo
depois de perder frente ao que será o futuro escolhido. A chuchar no dedo
ficou, mais uma vez Salvador, que olha agora para a II Liga à procura de
qualquer coisa que o reponha na senda europeia. O treinador do Penafiel é uma
boa escolha, especialmente para quem gosta de experimentar e logo se vê.
Mas os holofotes vão estar sobre o acordo
entre Marco Silva e os tripas e sobretudo a posição dos benfas que têm o
Estorilista como reserva para a próxima época. Conseguirá o papa estragar a
sucessão de Jesus? Conseguirá o benfas estragar a sucessão de Fonseca? Entre o
que se quer o que se vai conseguir, sem dúvida que o Sporting foi o mais abençoado,
até mais do que esperava. Renovar é o próximo passo.
SL
domingo, 23 de fevereiro de 2014
3 pontos para mais tarde recordar
Há uns meses atrás o benfas andava de vitoria tangencial em vitoria tangencial, a praticar mau futebol e a receber previsões de hecatombe diárias. Passadas essas "passas" e depois de vencer um clássico de forma convincente, não há um escriba que não ponha as mãos no fogo pêlos titulo dos lã peões.
Lição a tirar: não é a forma com que ganhas, é não ires perdendo.
Hoje em Vila do Conde o Sporting voltou a exibir uma preguiça enorme em pegar no jogo e verdadeiramente só o começou a fazer depois do golo, na minha terra chama-se um golo de caga, do adversário... que aliás merecia tanto marcar como o presidente da Ucrânia merecia um Nobel da Paz.
Depois de estar a perder, e sem mais a perder mesmo, Jardim fez um "all in"... já o vem fazendo há algum tempo...e correu bem. Especialmente porque:
1/ Slimani é o melhor cabeceando da Liga.
2/ Tirando Wilson e Martins ganhou dois jogadores a mais (desculpa lá André, mas mais uma vez faltaram-te alguns danoninhos)
3/ O Rio Ave não arriscou em defender o resultado.
Depois desta vitoria que muitos vão andar a tirar brilho durante a semana, o que é certo é que quase que o terceiro lugar fica garantido, o Estoril se vencer os tripas tanto melhor. E tenho a certeza que a equipa vai jogar mais tranquila sabendo que o objectivo principal está conquistado. Os que não entenderem a importância destes 3 pontos antes de receber o Braga...
SL
PS - Mané, pois é, mais um golo. Não enche o olho, mas enche as balizas. Está a começar a dar nas vistas...a bater nas vistas para ser mais exacto.
Lição a tirar: não é a forma com que ganhas, é não ires perdendo.
Hoje em Vila do Conde o Sporting voltou a exibir uma preguiça enorme em pegar no jogo e verdadeiramente só o começou a fazer depois do golo, na minha terra chama-se um golo de caga, do adversário... que aliás merecia tanto marcar como o presidente da Ucrânia merecia um Nobel da Paz.
Depois de estar a perder, e sem mais a perder mesmo, Jardim fez um "all in"... já o vem fazendo há algum tempo...e correu bem. Especialmente porque:
1/ Slimani é o melhor cabeceando da Liga.
2/ Tirando Wilson e Martins ganhou dois jogadores a mais (desculpa lá André, mas mais uma vez faltaram-te alguns danoninhos)
3/ O Rio Ave não arriscou em defender o resultado.
Depois desta vitoria que muitos vão andar a tirar brilho durante a semana, o que é certo é que quase que o terceiro lugar fica garantido, o Estoril se vencer os tripas tanto melhor. E tenho a certeza que a equipa vai jogar mais tranquila sabendo que o objectivo principal está conquistado. Os que não entenderem a importância destes 3 pontos antes de receber o Braga...
SL
PS - Mané, pois é, mais um golo. Não enche o olho, mas enche as balizas. Está a começar a dar nas vistas...a bater nas vistas para ser mais exacto.
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Um jogo para todos os adeptos
Na era da Playstations, eis um jogo que promete divertir os amantes do futebol. Uns mais felizes que outros pois a sorte não escolhe lados, mas ainda assim pegue no dado e disfrute ao máximo:
(descarregue a imagem para ampliar)
SL
SL
Subscrever:
Mensagens (Atom)


