terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A grande decisão

Num exclusivo absolutamente inédito, o LdP transcreve de seguida a conversação que deu como viável o jogo de logo na cabana da luz.
Na mesma esteve presente o representante da Protecção Civil (PC) o Delegado da Liga (DL), o delegado do Sporting (DS) e do Benfas (DB). O senhor da Martifer (Sr.M) também foi chamado a intervir.

DL – Ora bom dia senhores....epá...o meu copo está vazio, esperem um pouco...(pausa)...ok assim está bem, este vodka preto do Eusébio é uma ma-ra-vi-lha! Vamos lá começar a coisa
PC – Sim...eu já lá estive e acho que a coisa está impecável.
DS – Esteve onde?
PC – Na coisa, lá em cima...no telhado, telhadura...ah...coberta...naquela coisa
DB – Na cobertura?
PC – Sim...é isso! Estava impecável! Nem se nota o buraco de....quanto é que era o buraco mesmo?
DB – 2 metros2.
DL – Hrrrumm...eram 200 metros2, a Liga salvou todos de uma grande catástrofe!
DB – Eram 2 metros foda-se!
SrM – Sim...nem chegava...
DL – Eram 200! E não se fala mais nisso! Não queríamos todos que o jogo fosse adiado para 2 dias antes de um jogo da liga Europa...pois não?
DB – Não! Eram de facto 200m2
SrM – Eram quase 2m2...
DB – Cala-te Zeca!!
DS – O que eu quero saber é se hoje à noite não cai nada em cima de ninguém.
DL – Ahhh, eu não me importava que caísse assim uma louraça no meu colo...
DB – Isso já foi tratado...
PC – Não, a coisa está perfeita, nem se nota a fita-cola.
DS – A fita-cola?!
Sr.M -  O senhor devia pensar que depois de comprar os estaleiros há dinheiro para parafusos e chapas de zinco?! Aquela fita-cola é muito boa...
DB – Eu também posso dar a garantia que o Sr. Vieira está confiante de que o vento vai parar durante a hora de jogo
DS – Ah...as promessas do Sr. Vieira...
Sr.M – Sim, nós ainda estamos à espera que pague a cobertura.
DL- E eu...que já não sei o que fazer com os “suplementos” dos observadores dos árbitros. 
DB – Isso está tudo resolvido. Então posso anunciar o jogo?
DS – Não....mas...com fita-cola?!
SrM – Fique descansado....todo o estádio é na verdade de peladour, só tem betão assim dos lados...
DB – Chica pá! Calem-se...senhor delegado do Sporting, concorda que joguemos hoje à noite?
DS – Não!
PC- Eu voto em branco!
DB – Não? E se vos déssemos o...Silvio?
DS- O Sílvio!! Não.
DB – O Sílvio + o Pizzi!
DS – Não!
SrM – Eram quase 2m2...
DB – Porra pá! Então e...o Sílvio + o Pizzi +....o Roberto!
DS – O Roberto?! Mas não foi vendido ao Olympiakos?
DB – ah....é uma história longa...mas e...?
DS – Não! Não queremos jogadores, queremos é...
DL – Eu posso ficar com o Pizzi?
Sr.M – Epá...eu não aconselhava...a cabeça do rapaz é...
DB – Caraças!! Calem-se! E se usássemos pregos em cima da fita-cola?
DS – Nem pensar...há aqui algum problema...vocês estiveram todos a beber?!
DL – O que você queria que fizéssemos com o frio que estava lá em cima! Estivemos lá 1h30 e se não fosse este vodka preto...
PC- Sim...isso e os impermeáveis...o meu tinha ainda no bolso uma seringa que dizia “urina para o Contr...”
DB- Ahhhh!! Estou a ouvir um barulho!!! É a estrutura, será que está a cair?!!
SrM – Não...acalme-se aquilo é o Nandinho a descer as escadas...ele tem 140kgs...tem de ser devagar.
DS – Eu vou falar com o meu presidente, não acho que estejam reu...
DB – Pronto! O Sílvio + Pizzi + Roberto + Cardoso! Pronto!
DL – Mas o Pizzi é para mim...eu disse primeiro!
SrM- Não faça isso homem, ele tem um parafu....
DB – Temos negocio?
DS – Não e todos vocês deviam ir beber um café e tomar um banho...estresandam!
PC – Ah...isso fui eu...tenho vertigens e descuidei-me...tenho uma tripa muito sensível...
SrM – Sim...foi isso que deu mais trabalho...limpar a merda toda de cima da placa.
DS – Chega...vou...
DB – Espere lá....então e se...eu lhe dissesse que não vai haver jogo.
DS – Ah sim...conte lá isso.
DL – Não vai?
SrM – Mas e toda aquela fita-cola?!!
DB – Não. Não vai...nós já sabíamos.
DS – E toda esta pressa para dar o aval ao estádio...
DB – Era só para saber o 11 do Jardim...
Sr.M - ...a minha fita-cola....
DS – Mas porquê?
DB – O relvado está uma papa.
DL – E...?
DB – Não dá para um chuto, quanto mais um jogo...
DL – E o que é que isso tem? Sou delegado à 8 anos e nunca vi um jogo decente...
DS – Então sendo assim...é melhor avisar...
DB – Não vale a pena...já quase toda a gente desistiu dos bilhetes.
Sr.M - ...tanta fita-cola para nada!
DS – Ok...assim está melhor.
PC – Posso ficar com o impermeável?
DB – Dê cá a serin...ah...fique lá com ele.
DL – Mas...e o jogo?!
SrM – E a minha fita-cola?!

A partir daqui a gravação não é clara, mas podemos garantir que o Pizzi vai jogar na próxima época para o União de Lamas, o Sr. da Martifer recebeu uma caixa de fita-cola e o Nandinho já desceu as escadas. O jogo esse...

SL

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O campeão das reservas



18h00, em frente ao ecrã, além da comichão clássica antes de um clássico...a dúvida se há jogo ou não. 
A mine já ia a meio...e pára tudo! Não...não foi o streaming que berrou...

Dou por mim completamente banzado com uma encenação das claques benfas na bancada. Poderia ter-se dado o caso dos Nonamónimos terem feito um grande coreografia ou o Jesus ter escolhido um onze com o Cardozo de muletas...não. Na bancada dos taxistas em part-time, uma tarja com a forma de um autocarro passa de mão em mão como se estivesse a deslocar-se. Por baixo outra tarja vermelha tinha inscrito uma frase que afirmava, mais coisa menos coisa, que este título era deles e que apanhássemos o próximo (autocarro).

Nota elevada para a criatividade e efeito cénico. Nota zero para a mensagem transmitida. De facto os benfas não aprendem. A megalomania e bazófia faz parte do adn desta malta e é impossível de moderar. Gabe-se a fé dos adeptos na confiança que têm de uma equipa que já mostrou ser capaz de embarracar à séria quando é preciso. Jogos contra o Arouca ou Belenenses já foram esquecidos e varridos para debaixo daquelas memorias que se faz de conta pertencerem a outra época, ida à muito.

Um adepto inteligente constataria com facilidade que esta Liga, medíocre como é, gera resultados imprevisíveis, sobretudo quando os autocarros táticos conseguem tapar as vias para o golo. Constataria também que a seguir a este clássico na Luz, os calendários de benfas e tripas são hiperbolicamente mais complicados que o do Sporting (na teoria dizem alguns, mas é também na teoria que ninguém vai ter lesões, castigos ou outras catástrofes futeboleiras).

Mas estas considerações estão reservadas a adeptos inteligentes e não a cabeças pequenas que acham que 2 pontos de avanço e uma equipa rotinada em raides relâmpago na área, que defende mal e gere a posse de bola sem critério...é um campeão garantido.

O que eu acho garantido é a estupidez de antecipar o que só pode ser ganho dentro do campo, vem-me à memoria a “reserva” do marques de pombal dias antes da hecatombe de outra super-equipa vermelha....não sei o que se passou com esse “autocarro”...provavelmente gripado com champanhe...provavelmente de pneus furados nos buracos de uma auto-estima construída com vitórias vistas e revistas na rtp memória.

Continuem assim meus caros. Enquanto estiverem cegos para as operações que projectam o vosso benfas para a europa da negociata...não verão provavelmente o que sobrará da super-equipa, do super-estádio, da super-tv, um dia...quando as derrotas obrigarem alguém a olhar para trás da secretaria do revisor de contas demissionário.

Se precisarem de ajuda até sou gajo para vos ajudar a pendurar a próxima tarja na rotunda quando tiverem 5 pontos de avanço. 


SL

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

As divas e os divãs

A falência do carisma dos treinadores de benfas e tripas é tão evidente que cansa raciocinar sobre o que acontecerá no final da época. Na verdade penso que até os presidentes dos dois clubes se estão a cagar para isso, mas por motivos diferentes.

Pintinho não pensa na substituição de Fonseca, na verdade para a SAD tripas ele já não está lá. A manutenção do treinador é tabu e todos sabemos o que sucede no porto quando simultaneamente há tabu sem renovação. Por esta altura, se fosse o caso, a renovação já tinha acontecido. A procura de alguém para ocupar a cadeira de "sonho" não só já foi começada, como já deve ter sido terminada. Depois de experimentar 2 estagiários sem experiência, talvez agora um Laudrup ou coisa que o valha seja a escolha produzida.

O orelhas está a ver no que a coisa dá. Imagino que se chegarem ao título, Jesus sai. Se não chegarem, Jesus sai na mesma. A verdade é que o ciclo terminou o ano passado e o que estamos a assistir é uma espécie de consumo dos "vapores" de um animo e identificação que já não existe. A diferença vai ser mesmo o tamanho da porta de saída: se não vencer - a pequena; se vencer - a grande. O depois será mais complicado, mas nos benfas habituaram-nos a escolhas exóticas e quem sabe não haverá para aí um trunfo azul de cabelo ruivo à espera de uma ligação telefónica.

A tudo isto se opõe o estado actual de Leonardo Jardim. É apreciado e valorizado. Defendido pela estrutura e até ver deixado em paz a fazer o seu trabalho. Esta época, da surpresa, porventura mais fácil...mas nas próximas muito mais difíceis. Subir a fasquia perdendo jogadores, aumentar a ambição não tendo orçamento...é complicado. Mas existe aqui uma nuance que pode ser o caminho estreito que leve o projecto de Jardim a bom termo: o desinvestimento e fins de ciclo dos rivais.

Tanto benfas como tripas vão entrar numa fase de realismo obrigatório. Os bancos fecharam as torneiras e os investimentos outrora milionários desaparecerão. O dinheiro que entrar já tem dono, ou muitos donos, o dinheiro que sair terá de ser mais inteligente. Compras como Defour ou Ola John são pregos no caixão. Estes novos porto e benfica menos opulentos são modelos por experimentar e principalmente mais duvidosos de trazer tanta superioridade em relação ao Sporting.

Tudo isto aliado aos também próximos fins de reinados de PC (mais por motivos de saude) ou Vieira (por enorme desgaste) irá gerar profundas alterações nestes clubes e será de esperar o fim de muitas unanimidades...tantas vezes mantos que ocultam negócios potencialmente destruidores do bom nome e crédito das instituições.

O Sporting está em contra-ciclo em relação aos rivais. O tempo e as ambições dos homens sombra dirão qual será o tamanho da vantagem que esta realidade encerra.

SL


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

MItos e lêndias do futebol tuga



1/ Os árbitros estão todos comprados pelos tripas

Errado. Já não é preciso. A coisa agora é mais refinada. Quem avalia os árbitros são uns marmanjos que nunca na vida deles sonhariam ganhar dinheiro no futebol, ainda para mais tendo apenas que ir ver jogos a estádios e fazer uns relatórios que nunca ninguém põe a vista em cima. Se fossem públicos 90% dos observadores teriam de ser “substituídos” por gente que realmente entende de arbitragem e saber escrever português. Esta gentalha deve portanto muitos favores aos seus “empregadores” que regra geral são benfas ou tripas. Os árbitros limitam-se a tentar “agradar” ao observador.

2/ Os clubes pequenos são sempre mais prejudicados

Errado. Um clube pequeno é muitas vezes beneficiado se for um capacho dos tripas ou benfas. Que o diga o Paços de Ferreira ou o Gil Vicente.

3/ Formar jogadores é mais caro que comprá-los

Errado novamente. 95% dos casos um jogador que ascende dos juniores c começa a ganhar como gente grande na antecâmara da equipa A. Os prémios de assinatura são baixos e todos os salários ganhos desde os juvenis serão no máximo 30% de uma transferência banal de 500 mil euros. Aqueles que nunca chegam à equipa A é que são caros, mas mesmo assim bastará uma transferência de 10 milhões de euros para pagar toda a formação de um ano.

4/ O Sporting é o clube grande mais endividado

Errado. O clube com maior divida é o benfas, isto considerando que não há contas auditadas a todo o universo Benfica e ninguém esconde lucros, só pode ser pior que os números conhecidos. A questão é que as SADs benfas e tripas fazem conta a activos superiores ao passivo...com base em avaliações hiper por cima do que possuem. Para os benfas o Djaló vale 5 milhões de euros....and so on.

5/ Benfas e tripas tiveram de vender jogadores para cobrir a diminuição de receitas da Champions.

Errado como sempre. Estes clubes venderam porque a tesouraria precisava agora de entrada de capital. E olhando aos jogadores que venderam (ou estavam dispostos a vender) a necessidade era bem urgente. Os prémios da Champions são entregues no final da época, ora se fosse essa a razão, as vendas aconteceriam na mesma altura.

6/ Os benfas e tripas não apostam na formação

Redondamente errado. Ambos os clubes gastam o mesmo ou mais (benfas) que o Sporting. O que acontece é que os treinadores da equipa principal ou têm receio de apostar nos valores da casa ou não há talento nas fornadas produzidas. Se o Jesus tivesse um Adrien ou Fonseca um William nas respectivas equipas B, seria natural que apostassem neles.

7/ A Benfas TV é um caso de sucesso

Mais ou menos. Para já os números são avassaladores e ameaçam de que maneira o monopólio da SportTV. Mas esta é uma corrida de fundo. Todos os dias há centenas de adesões e desistências destes serviços. Para entender o pode ser o sucesso desta aventura vermelha teremos de esperar o que acontece quando a equipa estiver numa fase negativa. Se conseguir manter um cash flow acima do que gasta...vai ser um sucesso. Dificilmente imitável (na estrutura e nos montantes) pelos rivais.

8/ Ter bons jogadores é estar sempre a engordar os empresários

Errado. Os empresários querem ganhar dinheiro e fazem-no de duas formas. A principal ganhando grandes comissões de grandes vendas. A segunda, com prémios de assinatura e revalidação. Um clube que vende jogadores por muito dinheiro será sempre um parceiro privilegiado e poderá manter a “fome” dos representantes bem contida. O problema é quando os empresários começam a fazer demasiado parte dos negócios entre os clubes. Os casos de benfas e tripas são exemplares. A fatia de “leão” é sempre deles...e não é por acaso. Provavelmente são os que convencem de uma lado e do outro que aquela venda vai acontecer por aquele valor. E também...em quantas revalidações de contrato foram fechadas com cedências de percentagem de passe para o empresário?

9/ O predomínio dos tripas está a dar sinais de cansaço

Certo. Mas vamos com calma. O que acontece é que houve bastantes decisões erradas no último defeso. De facto escolher Fonseca como treinador e apostar em Herrera, Reyes, Liça e Ghilas, revelou-se mau demais. A não renovação de Fernando e a venda de Otamendi podem fazer o resto. Ainda assim a chegada rápida de um novo treinador pode dar para atenuar a crise.

10/ Os grandes são sempre candidatos ao título


Certo. Mas há muita gente que confunde candidato com favorito. Antes de chegar ao início de qualquer época, qualquer um dos 3 grandes é candidato. É jogando e jornada após jornada que a candidatura passa a favoritismo ou não. Nenhum candidato é favorito por assumi-lo ou não e o inverso também é verdadeiro. Esta questão só tem alguma relevância, porque os media têm de ter sempre “derrotados” para abrilhantar o sucesso dos vencedores...e por exemplo este ano todos querem empurrar o Sporting para aceitar como derrota não ficar no 1º lugar. Os mesmos que passam a vida a exigir rigor e responsabilidade na gestão dos clubes. Irónico.

SL

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

2ª Edição Prémio LdP












No final de cada volta da nossa Liga, aqui no LdP é tempo de prémios. Esta é já a 2ª edição dos prémios “de Merda”, fiquem com os vencedores desta edição.
  
Equipa de Merda: Olhanense

Começar com Abel Xavier como treinador já parece mau, pensar que foi a melhor fase da equipa é horrendo. Depois da intelectualidade suburbana de quem se converteu aos dicionários, o Abel quis mostrar que tem mais para oferecer que um sentido fashion AfroTrampMetro. O clube algarvio não era uma boa escolha, mas como era a única, o nosso amigo pensou em repetir as façanhas de um Mourinho, trocava-se apenas Leiria por Olhão.
Depois de uns empates e escassas vitórias o nosso Obama de chuteira fashion pensou que melhor que aquilo ia ser difícil e ponto final. Deixou uma coisa com 30 jogadores que remotamente conseguia dar pontapés na bola. Daí para cá, chegaram muitos jogadores, Obodos e Santanas e mais uma palete deles. Muitos vêm aproveitar o sol, outros fazer uns treinos...a equipa promete continuar a espalhar futebol miserável por esses relvados fora.

Treinador de Merda: Paulo Fonseca

Pegar num clube de bairro e levá-lo às eliminatórias da Champions não é só sorte, mas pela amostra esta época, ela deve acontecido em abundância nessa proeza. Muito do que levou PF a treinar os tripas explica-se pela prestação das equipas “mais europeias” na época passada. Sporting, Braga, Marítimo, Nacional e Guimarães fizeram épocas muito abaixo do que costumam. Mas o que está feito, está feito e esta 1ª volta mostrou um porto sem fio de jogo, baralhado, sem noção táctica alguma. Vale pela entrega de alguns jogador e o talento de outros, que sempre vão disfarçando a falta de carisma e autonomia do treinador.
Não tenho dúvidas que PF irá juntar-se a uma galeria vasta de treinadores que são muito bons para o meio da tabela e maus demais para pegar num clube para jogar a sério.

Jogador de Merda: Izmailov

Podia ter escolhido Magrao, Cortes ou Herrera...mas esses pelo menos conseguem treinar e minimamente vestir a camisola. O nosso querido Marat nem isso. É um fantasma. Não está em parte alguma e assombra as tesourarias dos clubes como ninguém. De 3 em 3 meses há uma declaração dele ou do empresário que prometem que na próxima vez é que vai ser, a seguir a esta fase tudo será um arco-iris lindo de morrer. Nunca lá chega. “Problemas familiares”...é a frase que normalmente está escrita a seguir a Izmailov, que alterna com “lesionado” ou “em recuperação”.
Ainda cheguei a ver escrito que nos tripas o russo só ganhava jogando...tangas!...se assim fosse porquê emprestá-lo ao Gabala do Azerbeijão (wtf?).

Dirigente de Merda: Vítor Pereira

O estado da arbitragem é pior que o futebol da II liga. As novas gerações de árbitros são brutamente mal preparadas, tendenciosas e manietáveis. A culpa não é deles...desde que a AF do Porto deixou de ter o monopólio do sector que a coisa passou de corrupta para incompetente. Prefiro a segunda, mas desconfio que alguma da incompetência não seja assim tão inocente quanto isso. Mas para Vítor Pereira qualquer merda é melhor que a última merda que era mesmo merda. Mas ele não diz isso, não pode. Prefere se o Capo do regime a dar um reviravolta nisto...a história há de fazer-lhe justiça um dia...um dia quando os apitos forem menos “dourados”.

Frase de Merda: Jorge Jesus

“Substitutos (Matic) na formação? Tinham de nascer 10 vezes!”

Mais uma tirada do guru da cassete futeboleira. Na verdade seria mais fácil para JJ manter-se nos chavões do futebolês, mas como deve sentir que ganha demasiado para isso...inventou um estilo que me atrevo a classificar como o Steven Segal das conferencias de imprensa. Há um gingar na métrica, uma expressão corporal entre o cool de gangster e a fanfarronice de gebo...uma pose de “vocês não pescam nada disto...” alcantarense que passa e até encanta os cómicos cá do burgo. Jesus é um “boneco” e ouvir as suas opiniões é como seguir um labirinto visto de cima...tu já sabes onde queres ir, mas tens de ir até ao fim para teres a certeza que sais por ali.
A frase premiada é apenas mais uma...teve consequências, mas entra para o rol de um je ne sais quois  de “o que tu queres sei eu!”


Prémio Especial Carreira de Merda: Joseff Blatter

Patético. Corrupto. Displicente. Elitista. Putanheiro. Uma carreira construída com lambebotice, manha e muita pouca-vergonha.

Destaque de Merda: Futebol Profissional em Portugal 


Maus jogos. Preços absurdos. Horários horríveis. Resultados desvirtuados. Estádios às moscas. Quase ¾ dos jogadores estrangeiros. Falência económica. Mas está tudo bem...para quê mudar?

SL

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Conclusões de Mercado

Highlights do mercado de inverno:

Sporting: Labyad e Jeffren (e Elias, sim ele vai) fora. Shikabala e Heldon entram. Aliviou-se metade da folha salarial e ganharam-se mais 2 soluções.
Benfas: O Matic foi-se, o melhor jogador do plantel. Não entrou ninguém.
Tripas: O capitão de equipa foi-se, não se perdeu grande coisa em campo, mas na cabine...é outra coisa. Chegou Quaresma, que para já sentou o Lica, mas pouco mais.
Resumo: Não preciso de ser nenhum génio para entender que o Sporting ficou mais forte, os tripas ficaram na mesma e os benfas ficaram pior.

O negócio de André Gomes já é de bradar aos céus...mas o que dizer da venda de Rodrigo? Portanto o Mendes "dá" 30 milhões agora, mais 10 milhões por objectivos"...Para o tipo fazer lucro poderá ter de vender o jogador por 50 milhões...50 milhões...é o Rodrigo pá! O Rodrigo...surreal! Parece que estamos a falar num Cavani, num Van Persie ou coisa assim. Mas não, estamos mesmo a falar no Rodrigo.
Conclusão? Isto é tão estúpido...que quem acreditar nestas "verdades" só pode ser mesmo benfiquista.

Gaitan, Djuricic, Cardoso e Garay, os 4 ases do mercado...afinal não têm assim tanta procura. Mais um ano...Não se admirem que depois os fundos "obriguem" a negócios como o de Matic.

Por outro lado, o quão tens mesmo de estar desesperado para arranjar estas soluções? Para ter de mascarar tão estupidamente a entrada de capital. Ninguém reparou, mas o SLB está a caminhar a passos largos para um SLMendes...o que quer dizer que fizeram um pé de guerra para sair das mãos de um amigo do Pintinho (Oliveira) e vão atirar-se aos braços de outro (sim...Jorge Mendes é um protegido do papa azul, quem não sabe disso?!).

A Norte a coisa teve rés-vés para ter sido trágica e fabulosa ao mesmo tempo. Os tripas podiam ter feito qualquer coisa como 75 milhões de euros!! Fuck...é muita guita! 16 do Otamendi, mais 54 do Mangala e Fernando e ainda  + 5 do Defour. Mas recusaram esta fortuna. Eu sei porquê...e não foi só por uma questão desportiva. Sim, ficavam sem centrais e sem meio campo. Mas imagino que, se os 75M fosse inteiros para a conta do clube...já lá estavam. O maior problema dos tripas no mercado é sempre o mesmo: ou vendem por valores record, ou não chega para fazer um pouco de lucro.

Por último o Sporting. Havia 4 lugares que precisavam de mais qualquer coisa: um central, um substituto de Adrien, um 10 e um ala. Chegou Matias Perez para testar na defesa na B, chegou um 10 e chegou um ala. Portanto sem grande investimento resolveram-se metade dos lugares, os restantes vamos ficar na dúvida de foi por fé no que já temos, se foi por falta de capacidade financeira.

Shikabala é um 10, como há muito que não há em Alvalade...muitos estão a lembrar-se de Matias Fernandez, mas esse foi mesmo o problema dele, nunca convenceu a 10 puro. E antes de Matias? Hadji? Balakov? Faz tanto tempo...Houve muitas tentativas Romagnolli, Izmailov, Pedro Barbosa, Toñito, mas 10, um 10 a sério...só mesmo Balakov. Será o Egipcio a peça que faltava ao xadrez que não flui nem com Vitor, nem com Martins colocados à frente do meio-campo?

Veremos... mas é bom pensar numa coisa: Shika não tem rotinas do futebol europeu, não é um jogador muito conhecido pela humildade e capacidade de trabalho e não fala nenhuma língua que os colegas entendam. Tem tudo para dar errado. E não é boa ideia comparar com Slimani....simplesmente porque Super Slim é um tipo de jogador muito trabalhador e ambicioso, bom profissional que sabe esperar a sua oportunidade pensando na equipa. Duvido que Shikabala "encarne" esse espírito. Mantenho mais fé na sua ambição e como se viu ao longo da noite de ontem, na sua enorme "sede" de sucesso e ainda mais fama. Escrevam o que vos digo...o homem é prima donna...sorte das sortes...temos um presidente que doma feras bem mais difíceis que a indisciplina deste egípcio. Que o digam as sabáticas meias épocas do Jeffren e Labyad.

Heldon é um caso diferente. É para dar já. Começará no banco, entrará nas contas pelos 70 e tais minutos...mas é solução para dar "pica" ou banco a Carrillo e Capel. Wilson, deverá continuar a merecer a confiança de Jardim...mas...ainda há Mané.
O Sporting vai buscar um jogador que marca golos, é muito rápido e bom a guardar a bola...3 argumentos que faltam aos outros 3 colegas de posição...Capel perdeu muita velocidade, Carrillo não ataca a baliza as vezes que devia e Wilson não segura a posse de bola com muito critério. Heldon é uma boa aposta, especialmente no estilo de jogo lateralizado de Jardim.

Os dados foram lançados, veremos como os 3 saem de Fevereiro.

SL






sábado, 1 de fevereiro de 2014

Chi...que Bala!

Pode nunca vir a ser um astro no nosso futebol, mas há que ter respeito por um jogador que no post da sua contratação no FB tem (até agora) 6.700 likes, 2.000 partilhas e 3.000 comentários. A própria página do FB do Sporting teve em poucas horas mais de 15.000 novos seguidores.

É um facto que o Egipto tem quase 90 milhões de habitantes, e talvez 15 sejam adeptos do Zamalek, mas não será menos verdade que muito poucos destes terão internet ou serão fanáticos o suficiente para postar na página do clube que levou o seu maior ídolo.

Este Chikabala tem qualquer coisa.

SL