quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

De Capela e de Mota

Há sempre um dado momento em que o Sporting esbarra o seu estado de graça com arbitragens encomendadas. No passado as pernas, as cabeças e as ganas fraquejavam. Este ano, já nos levantámos depois do Rio Ave e nada melhor que uma vitória contra os porcos para "voltar à estrada".

Espero que ninguém se esqueça da recepção do último clássico.

SL

sábado, 21 de dezembro de 2013

Prenda de Natal

Uma vitória frente ao Nacional será a prenda que todos os Sportinguistas desejam. Acima de tudo serão 22 dias (entre o próximo jogo e a ida à Amoreira) em 1º lugar. Tempo suficiente para a cabeça de muita gente sossegar e mentalizar-se que a bipolarização do futebol português pode ser mesmo um cenário do passado recente.

Ao contrário do que muita gente diz, a paragem pode ser útil ao Sporting, tanto como salvadora para os lesionados de Jesus ou as contratações de Fonseca. Parece que muitos se esquecem da margem de progressão da maior parte dos jogadores leoninos. Jovens que precisam, acima de tudo, de interiorizar uma inteligência táctica em campo. Isso aprende-se...não só jogando.

Sabendo como Jardim é meticuloso nestas coisas, não é difícil de imaginar que terá espaço e tempo para trabalhar André Martins e Vitor na chegada à área, Eric, Rojo e Maurício na cobertura de espaços entre ambos, Wilson e Carrilho a fecharem os flancos e principalmente Slimani a receber jogo pelo chão. Os grandes reforços da equipa podem ser mesmo melhorias qualitativas dos que já estão no plantel. É muito mais barato e racional.

Para a direcção serão 22 dias de pesquisa intensa à procura de jogadores em busca de titularidades de modo a ir ao Mundial. Haverá muitas oportunidades únicas...coisas que não convém desperdiçar, sobretudo também com os jogadores que estão na calha da saída (Elias e Labyad).

Só falta mesmo vencer o Nacional. Lá estarei.

SL

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A melhor equipa

É facto aceite por todos que o Sporting não tem o melhor plantel, não tem nem em qualidade nem em quantidade as melhores individualidades. É aceite também que tem a melhor equipa.

Mas ainda não vi ninguém responder à pergunta (nem sequer colocá-la) porque é que tem a melhor equipa?

Há várias hipóteses, mas se exceptuarmos a típica versão "lucky strike" com que muitos Tavares enchem colunas, têm de existir razões concretas que levaram o Sporting de um 8 para um 80 desportivo.

O que ninguém quer dizer é que:

1/ Provavelmente Bruno de Carvalho é um presidente que soube arrumar o departamento de futebol e tem dado os inputs certos à mudança;

2/ Jardim foi uma escolha muito feliz e tem ele próprio adaptado novos "modelos" de gestão táctica para fazer face à surpreendente carreira da equipa.

3/ Inácio e Virgílio têm criado todas as condições para Jardim trabalhar uma equipa sossegado.

4/ Talvez o que já havia na equipa, com os reforços certos e apostando na prata da casa...não seja assim tão mau.

5/ Talvez a qualidade dos planteis dos rivais não seja assim tão boa;

6/ Jesus e Fonseca são mais problema que solução na estabilidade de benfica e porto.

Uma coisa é certa, uma equipa não nasce do nada, nem da sorte. E sendo assim...não será por nada ou por um mero azar que desaparecerá.

SL

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A Querida Grande Anita
















Há muitos mitos no futebol português, mas o maior é o da omnipresença do Pintinho. O homem está em todo o lado. Sai da mesa de operações para contratar Quaresma pelo telefone, enquanto dorme vigia as “noitadas” dos jogadores, enquanto caga reúne-se com os irmãos Oliveira para arruinar a Benfica TV...acho que enquanto come manda sms´s para o Fonseca  com a equipa para o próximo jogo.

Em alturas de crise, Pinto da Costa transforma-se numa autêntica Anita. “Pinto da Costa assiste ao treino” – “Pinto da Costa vai a Vila do Conde” – “Pinto da Costa reúne com o Treinador” – “Pinto da Costa fala com os SuperDragões” – “Pinto da Costa apoia...faz...chama...tira...põe...compra...ufff...

Dá a sensação que não existe SAD, é apenas um Pinto da Costa versão matrix que faz tudo...lava as escadas e suborna o fiscal de linha ao mesmo tempo e com igual eficiência. O problema é ..que tem um palmo de testa e atravessou os anos 80 e 90 com uma sensação de estar a ser roubado semana sim, semana sim...já entendeu que não é o Jorge Nuninho que decide a maior parte da coisas...nem resolve já problema algum.

Contratar Paulo Fonseca, não o ter já despedido, ir buscar Liedson, Izmailov ou Quaresma, o “ataque” ao Sporting quando as relações com os benfas nunca estiveram tão “quentes”...isto não é dedo do Pintinho, não é mesmo. Mas a SAD dos tripeiros e uma imprensa muito “disciplinada” monta diariamente este teatrinho. Para quê? Pois não sei, mas todos os regimes demasiado personificados tiveram este dilema...e depois do “grande líder”?

Por isso da próxima vez que virem um título “Pinto da Costa...isto e aquilo” façam como eu e riam-se, pois o dragão está a cada notícia, a ficar mais norte-coreanizado.


SL

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

No fim do fim de semana

Sporting líder. Rivais a dois pontos. Mais 56 variantes da pergunta "candidato ao título" colocadas aos jogadores, treinadores e dirigentes....a imprensa desportiva portuguesa é cada vez mais candidata ao título da falta de imaginação.

Os três golos do leão foram apontados por jovens jogadores da formação. Não significa nada pensará Jorge Jesus. Significa tudo, pensará Aurélio Pereira...e já agora...Paulo Bento.

Os lampiões quase que ficavam de molho no Algarve...valeu...Matic (pronto, este já não sai) e a falta de jeito evidente da estrangeirada toda do Olhanense (os únicos que se aproveitam são o Ukra e o Celestinho...tugas).

Não sei porque é que o Rio Ave não joga em casa "emprestada"...nos Arcos a coisa é muito mais difícil. Frente aos tripeiros, diz o Espirito Santo, "não foram iguais a si próprios"...pois eu acho que ele está a ser muito injusto com os seus jogadores. Foram exactamente a mesma coisa. Perderam.

Mercado:
Carlos Martins e Djaló vão sair a custo zero. Custam 2 milhões por época. Estas frases juntas deviam despedir um dirigente qualquer, mas estamos a falar do benfica.
O Quaresma vai regressar e ganhar 600 mil ano. Os experts não duvidam do talento, mas receiam a condição física e psicológica. O Izmailov receia que o mustang lhe roube a chaise longue.
O Jardim comentou a hipótese Evandro dizendo "temos melhores opções no plantel actual"...o que quer dizer (eu quero) que o brasileiro virá para suplente de André Martins.
O Eder do Braga lesionou-se outra vez. Ou como diria Izmailov, morreu e só vai ressuscitar daqui a uns 256 meses.
Roland Linz vai reforçar o Belenenses. Também na calha estão o Casaca, o Barroso e o Chiquinho.

Lá Fora:
O Real empatou graças, mais uma vez ao Sergio Ramos. Este gajo deve ser o maior embuste da história. O Barça e Atletico ganharam. Nada de novo...
Villas Boas levou 5 na pá...e em casa. O gajo está com pressa para ir para onde? Sem Mancini o City até parece uma equipa.
Na Turquia o Hugo Almeida passou-se e agrediu um adepto no chão. É preciso dizer que o adepto tentou agredir Manuel Fernandes primeiro. O Jorge Jesus já comentou "não vi nada de especial sinceramente".

SL


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Evandro?














Há tipos que mesmo quando jogam no Águias de Camarate parece que andam em campo com uma bola fluorescente em cima. São muito mais que os outros. Evandro é assim no Estoril...tem muito futebol naquelas pernas e seria o ideal para o Sporting. Um 10 que chega à grande-área para partir aquilo tudo...o André é um pequeno génio...mas ainda calça pantufas. A pergunta não é se é uma boa contratação...mas sim:

Quando é que esse gajo assina?

SL

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O que fazer com a auditoria?

1/ Escrever um livro "Os euros que nunca veremos";

2/ Elevar um "Wall of Shame" à entrada do Alvaláxia com todos os nomes que "criaram" este passivo leonino;

3/ Mandar tudo para a PJ para prescrever daqui a 5 anos;

4/ Fazer infografias catitas com animações jolies e partilhar tudo no YouTube;

5/ Criar um novo prémio, oposto aos pressupostos do Stromp, intitulado "éSTrampa"

6/ Editar (em parceria com a Pannini) uma caderneta de cromos com as direcções desde Rocha, onde além das trombas dos mesmos, faz-se uns highlights das suas borradas;

7/ Enviar o documento final para apreciação exaustiva do Conselho Leonino (sempre tinham alguma coisa para fazer até às próximas eleições);

8/ Pedir ao ex-ministro das finanças para ler todo o documento numa única conferência de imprensa;

9/ Pedir à Young&Musgueira para criar jingles de rádio com os best of de disparates e passar em loop na Renascença a seguir ao terço;

10/ Criar uma comissão de análise às conclusões da auditoria para sugerir alterações aos estatutos, expulsões de sócios, aberturas de queixas-crime na PJ e todas as acções que sejam úteis para que nada daquilo se repita tão cedo.

Pior que ser adepto de um clube teso, é ter de ser adepto de um clube teso e frouxo (passe o paradoxo).

SL