Em tão pouco tempo e com um investimento muito contido, o Sporting recuperou. Hoje a equipa mostrou mais uma vez que não se inferioriza, nem em caso de desvantagem, não se desmonta. Frente a qualquer adversário a equipa de Leonardo Jardim mantém uma coerência de jogo, embora contra os grandes rivais não consiga um domínio tão eficaz do ritmo da partida, a verdade é que este elenco tem meses de trabalho.
Nota-se que falta ainda qualquer coisa a esta defesa, a este meio campo e também neste ataque para que esteja em plano de igualdade com tripeiros e benfas. Mas não é nada do que as diferenças de orçamento podia deixar antever. Tenho dúvidas até que seja exclusivamente uma questão de melhores jogadores (ajudaria de certeza). Falta tempo e calma a esta equipa técnica para que se materialize tudo o que tem sido visto até agora.
Se não embarcarmos em febres de candidaturas. Se não decidirmos focar no que temos em prejuízo de trocas precipitadas. Se não mantivermos o discurso de peito feito frente a árbitros (caindo na calimerice para justificar más exibições). Se não tivermos orgulho e confiança em putos como Cedric, William, André Martins, Wilson e outros. Se não escutarem os adeptos que querem garra e atitude...estando-se nas tintas para as candidaturas. Se fecharmos os olhos à evolução da equipa B...então voltaremos ao que temos sido no passado próximo.
Mas se BdC, Inácio e Leonardo Jardim continuarem humildes, a fazer o que têm feito, a entender as prioridades todas do lado dos adeptos...então iremos outras vezes à estação de betão de carnide e iremos ganhar muito mais.
Os meus parabéns aos jogadores do Sporting. Não é fácil...nada fácil. Tudo se deve às suas qualidades e sobretudo vontade.
Terem perdido foi uma circunstância...não um castigo. Força rapazes! Agora Guimarães...e que se lixe...vou ao D.Afonso Henriques! Vou lá estar a cantar e juntar a minha voz a este 12º jogador.
A Onda não pode parar! Não vai parar! Viva o Sporting caralho!
SL
Duarte Gomes...sem surpresas. Mas o caminho é ganhar jogos. Mais nada.
sábado, 9 de novembro de 2013
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Estar melhor
Sempre que chegamos a vésperas de derby, vem à baila uma expressão que parece decisiva para tentar prever quem ganha o jogo. "Estar melhor" é já uma instituição dentro deste clássico. Na maioria das vezes ganha este pre-game quem está à frente da classificação. Em caso de empate (que é o caso este ano) a coisa fica mais complicada, mas muitos jornais e rádios decidiram pelas afinidades que já todos conhecemos, que o benfas, mesmo perdendo o único jogo que não podia perder, recuperou a meio da semana algum capital de confiança.
Isto é absurdo. Ou os padrões de motivação da equipa de JJ ésão tão baixos que uma derrota num jogo decisivo dá alento e confiança...ou o "andor" já serve de bote salva-vidas anímico. Seja como for, é absurdo. Estar melhor significa ter mais futebol, mais garra, mais confiança. Tenho muitas dúvidas que esta equipa desta vez não seja o Sporting. Estará mais fresco, sem obrigação de ganhar, sem treinador sobre brasas (não me venham com tangas...a despromoção para a Liga Europa é mais um prego na condição do Jesus) e...muito importante...com um 12º jogador nas bancadas que promete competir em apoio com um estádio cheio de lampionagem à beira de um colapso de realidade.
E depois...de estar melhor antes, alguém vai estar melhor durante....e quem sabe "estar" ainda melhor depois do apito final. O que me parece é que há gente muito preocupada que esse "melhor" seja o Sporting, ou melhor ainda, que o que fica pior é o clube do pássaro na roda de bicicleta.
Pode ser que tanta preocupação faça sentido. Ainda para mais parece que em Janeiro vai haver saldos num determinado clube e curioso...não é o Sporting. Elias, Jeffren e Labyad são (pelo que entra e pelo que deixa de sair na tesouraria) mais que suficientes como vendas. Podemos estar a falar em 7 milhões (venda de Elias e Jeffren) a entrar a somar a 3 milhões que não saem (salários dos três até Junho)...um grande balão de ar, sem prejudicar desportivamente a equipa (o que nunca acontecerá em carnide...a não ser que vendam pela 34ª vez o Roberto a mais um fundo sem fundos).
"Estar melhor" vale zero. Os 2 treinadores sabem disso. Os jogadores sabem disso. Até parte dos adeptos sabe melhor que isso. Mas...há uma outra realidade paralela, uma que acredita que uma derrota em Atenas contra uma equipa grega que fez de tudo para perder um jogo...é um sinal de recuperação. Uma que nos quer fazer crer que os benfas não jogaram a época nos 2 jogos frente aos leixonenses do Pireú.
O "melhor é estar" preparado para tudo, apoiando a equipa a 100%. Porque "estar melhor" também é estar com a equipa e mesmo perdendo "ficar bem melhor" do que outros ficam quando ganham.
O melhor plantel de sempre do benfas tem os mesmos pontos que um plantel de contenção financeira do Sporting. Ou o treinador é hiper-incompetente ou alguém "estaria melhor" se estivesse calado.
SL
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Contar histórias
É um chavão dos nosso tempos e é verdade. Qualquer um pode escrever um livro. Sobre qualquer pretexto ou motivação até eu posso ter a pretensão de me "armar" em escritor. É típico qualquer gato pingado que passou por alguma polémica mediática, venha a "encaixar" algum com o interesse "de porteira" sobre a sua versão dos factos (não confundir com verdadeira).
PPC (o gajo, não as parecerias) fez parte da pior direcção do Sporting. Era um nº2 outsider da banca (o que o nosso ex-bófia tentou compensar com uns biscates bem remunerados) junto de um Godinho ele próprio também em nº1 outsider à competência. O que é que ele tem para nos dizer assim tão interessante? Eu respondo também: nada. Roupa suja.
Não sei o nome do livro, mas podia muito bem chamar-se: vou chibar-me a toda a gente o que eu vi dentro do clube. Isto é de um ex-polícia? De um homem a sério? Dar com a língua nos dentes preto no branco já depois de meses da sua saída? Já não tinha boa opinião dos esquemas que andou (amadoramente) a montar para cilar um crápula de um fiscal de linha ou a sua "empresa" de espionagem de jogadores do clube...mas este livro então, tira a fotografia de corpo inteiro do carácter do moço.
A obra terá as suas verdades, as suas meias-verdade, mas aquilo que eu aposto que vai dar sumo nos media, serão as acusações...quantas delas falsas, quantas delas exageradas ou inventadas...ninguém sabe. O que se sabe é que é muito triste ter o azar de ligar o passado do clube a este tipo de bandalhos.
Ele que escreva não 1, mas logo 10 de uma vez. É me igual ao litro...de bagaço.
SL
PPC (o gajo, não as parecerias) fez parte da pior direcção do Sporting. Era um nº2 outsider da banca (o que o nosso ex-bófia tentou compensar com uns biscates bem remunerados) junto de um Godinho ele próprio também em nº1 outsider à competência. O que é que ele tem para nos dizer assim tão interessante? Eu respondo também: nada. Roupa suja.
Não sei o nome do livro, mas podia muito bem chamar-se: vou chibar-me a toda a gente o que eu vi dentro do clube. Isto é de um ex-polícia? De um homem a sério? Dar com a língua nos dentes preto no branco já depois de meses da sua saída? Já não tinha boa opinião dos esquemas que andou (amadoramente) a montar para cilar um crápula de um fiscal de linha ou a sua "empresa" de espionagem de jogadores do clube...mas este livro então, tira a fotografia de corpo inteiro do carácter do moço.
A obra terá as suas verdades, as suas meias-verdade, mas aquilo que eu aposto que vai dar sumo nos media, serão as acusações...quantas delas falsas, quantas delas exageradas ou inventadas...ninguém sabe. O que se sabe é que é muito triste ter o azar de ligar o passado do clube a este tipo de bandalhos.
Ele que escreva não 1, mas logo 10 de uma vez. É me igual ao litro...de bagaço.
SL
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Mais um round de wrestllng americano?
Já se percebeu que os clubes “pequenos” não fizeram do actual presidente da Liga aquilo que queriam. O tipo foi eleito para salvar as contas do Gil Vicente, Beira Mar, Setúbal e afins, mas como se esperava, conseguiu zero.
Estes clubes, sabe-se lá convencidos por quem
(leia-se tripeiros) acharam por breves dias, que algo no futebol português podia
ser realizado para beneficiar a maioria de votos na Liga. Acontece que na
escola onde eles andam já o porto foi professor. Antes que celebrassem a vitória
nas eleições da Liga, já o afilhado da SAD tripeira tomava conta da FPF.
Assim que o pintinho “desgostou” do presidente
da Liga, demoraram apenas alguns segundos até estar montada uma autêntica caça
às bruxas. Mas convém lembrar aos mais desavisados que Mário Figueiredo é sócio de Moreira dos Santos, que é só...o advogado de quem?...exacto! Do pintinho.
Sporting e benfas assistem a estes teatrinhos de cadeira, tontos, a querer desesperadamente apoiar o alguém que esteja em cruzada anti-tripeira...mas todos os são jorges ocasionais, no final, revelam-se sempre mais um peão no xadrez novelado do são jorge nuno.
Este "despedimento" é só mais um episódio, em que um "amigo" dá lugar a outro, em que a banana dá lugar à laranja...ou se quiserem que um Mário dá lugar a um Rui Pedro. Sim, porque o outrora encarregado mediático do cambalacho da compra da TVI pela PT ou do caso Taguspark...é um notório portista que está na SAD do belém por mero acaso e é um portista ferrenho (dragão de ouro)...só mesmo por mero acaso. Corrupto, portista e completamente fora do "mundo do desporto"...mas é claro que dará um excelente presidente da Liga! Alguém tem dúvidas?
Não era hora, digo eu, de Sporting e benfas "parirem" para a presidir à Liga, um gajo completamente à prova de "fruta e viagens"?
Não era hora dos clubes de lisboa, perderem o medo e começarem a chamar estes gajos todos pelo nome?!
SL
"Roberto elimina benfica da Champions" - Mais uma vez?!
Este "despedimento" é só mais um episódio, em que um "amigo" dá lugar a outro, em que a banana dá lugar à laranja...ou se quiserem que um Mário dá lugar a um Rui Pedro. Sim, porque o outrora encarregado mediático do cambalacho da compra da TVI pela PT ou do caso Taguspark...é um notório portista que está na SAD do belém por mero acaso e é um portista ferrenho (dragão de ouro)...só mesmo por mero acaso. Corrupto, portista e completamente fora do "mundo do desporto"...mas é claro que dará um excelente presidente da Liga! Alguém tem dúvidas?
Não era hora, digo eu, de Sporting e benfas "parirem" para a presidir à Liga, um gajo completamente à prova de "fruta e viagens"?
Não era hora dos clubes de lisboa, perderem o medo e começarem a chamar estes gajos todos pelo nome?!
SL
"Roberto elimina benfica da Champions" - Mais uma vez?!
domingo, 3 de novembro de 2013
Dar nas vistas
Os tripeiros perderam as chaves da "máquina de ganhar". Os benfas vivem no calvário exibicional de Jesus. O Paços desceu aos infernos da tabela nas mãos do anti-midas Costinha. O Braga versão Professor é bem pior que a versão pé frio do Peseiro. O Estoril deste ano morre sucessivamente na Praia. Marítimo, Rio Ave, Nacional e Guimarães estão idem aspas aspas face ao exercício do ano passado.
A grande estrela desta liga tem um nome e não é o bus de Deus gilista de certeza.
Atrevo-me a dizer que se a liga dos pontos é ganha por regularidade, a liga das vendas de jogadores é feita pelo destaque de boas exibições. O Sporting tem o azar (merecido) de não ter montra europeia, mas sejamos honestos, nenhum jogador que é vendido por milhões de euros foi detectado só por estar na Champions...isso é imaginar que as empresas de scouting dos grandes clubes europeus vivem de relatos em pergaminho enviados por estafetas a cavalo...acordem por favor.
As surpresas de William e Adrien, as confirmações de Jefferson e Capel, a descoberta da pólvora de Montero não são realidades só notadas nos blogues ou painéis de tv. Estarão em várias listas, em várias prioridades, muito pela diferença de custo entre o fim da 1ª volta e o fim da liga. É um facto, jogadores como William valeria 500 mil euros no principio de Agosto, 8 vezes mais há umas semanas e daqui a dias, depois da chamada à Selecção, talvez ainda muito mais...
Saiba BdC resistir às propostas indecentes e muitos destes, acredito, serão muito da recuperação financeira feita para a época 14/15, O plano sempre foi esse e todos nós sabemos que mais do que títulos interessa tirar o clube das garras dos juros e proveitos hipotecados.
SL
A grande estrela desta liga tem um nome e não é o bus de Deus gilista de certeza.
Atrevo-me a dizer que se a liga dos pontos é ganha por regularidade, a liga das vendas de jogadores é feita pelo destaque de boas exibições. O Sporting tem o azar (merecido) de não ter montra europeia, mas sejamos honestos, nenhum jogador que é vendido por milhões de euros foi detectado só por estar na Champions...isso é imaginar que as empresas de scouting dos grandes clubes europeus vivem de relatos em pergaminho enviados por estafetas a cavalo...acordem por favor.
As surpresas de William e Adrien, as confirmações de Jefferson e Capel, a descoberta da pólvora de Montero não são realidades só notadas nos blogues ou painéis de tv. Estarão em várias listas, em várias prioridades, muito pela diferença de custo entre o fim da 1ª volta e o fim da liga. É um facto, jogadores como William valeria 500 mil euros no principio de Agosto, 8 vezes mais há umas semanas e daqui a dias, depois da chamada à Selecção, talvez ainda muito mais...
Saiba BdC resistir às propostas indecentes e muitos destes, acredito, serão muito da recuperação financeira feita para a época 14/15, O plano sempre foi esse e todos nós sabemos que mais do que títulos interessa tirar o clube das garras dos juros e proveitos hipotecados.
SL
sábado, 2 de novembro de 2013
O arrasca também dá 3 pontos.
Vitória muito importante. Noutras realidades paralelas, o Martins de semblante carregado e sofredor tinha ido à flash interview vangloriar-se de mais uma grande habilidade autocarrista em Alvalade. Desta vez foi falar de não sei o quê...equipa jovem...boa atitude...expulsão...sei lá o que é que quis dizer.
Depois deste jogo, é cada vez mais evidente que este Sporting não vai fazer uma má época. Pode não dar para títulos, mas vai fazer boa figura. Hoje houve muita gente desinspirada: Jefferson, Cedric, Rojo, Dier, Adrien, Vitor, Carrilho, Montero (8 em 11). Mesmo assim, o colectivo esteve lá e com as boas entradas de Wilson, Slimani e Mané o Sporting estabilizou, principalmente a seguir ao empate.
É bom ver as equipas a temer o Sporting. Sobretudo porque fazem-no com razão. Num jogo só razoável do Sporting...a equipa produziu 7 ou 8 oportunidades para marcar. Nem nos tempos do Paulo Bento o colectivo esteve tão bem montado para ganhar jogos (mesmo não jogando bem).
Faltam individualidades, um 10 a sério, um central de classe e um extremo à dimensão de Capel. É que Vitor já não vai lá com a idade que tem e o Martins ainda precisa de 1 ou 2 épocas para ganhar calo. Dier é promissor e Wilson também, mas essa é mesmo a linha que nos separa de sermos tão ou mais fortes que os candidatos. Contingências de orçamento. Já não seria mau passarmos janeiro sem ver sair alguém.
SL
Depois deste jogo, é cada vez mais evidente que este Sporting não vai fazer uma má época. Pode não dar para títulos, mas vai fazer boa figura. Hoje houve muita gente desinspirada: Jefferson, Cedric, Rojo, Dier, Adrien, Vitor, Carrilho, Montero (8 em 11). Mesmo assim, o colectivo esteve lá e com as boas entradas de Wilson, Slimani e Mané o Sporting estabilizou, principalmente a seguir ao empate.
É bom ver as equipas a temer o Sporting. Sobretudo porque fazem-no com razão. Num jogo só razoável do Sporting...a equipa produziu 7 ou 8 oportunidades para marcar. Nem nos tempos do Paulo Bento o colectivo esteve tão bem montado para ganhar jogos (mesmo não jogando bem).
Faltam individualidades, um 10 a sério, um central de classe e um extremo à dimensão de Capel. É que Vitor já não vai lá com a idade que tem e o Martins ainda precisa de 1 ou 2 épocas para ganhar calo. Dier é promissor e Wilson também, mas essa é mesmo a linha que nos separa de sermos tão ou mais fortes que os candidatos. Contingências de orçamento. Já não seria mau passarmos janeiro sem ver sair alguém.
SL
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
Ainda o 12
Podemos ter a pior equipa, o pior orçamento, o estádio mais modesto com a arquitectura mais duvidosa. Podemos ter menos peso nos media e muito menos poder no sistema. Podemos ter pouca atenção do futebol europeu, podemos ter um palmarés mais modesto.
Nada disso retira o nosso orgulho. Nada nos menoriza, nada nos causa sentimentos de insegurança ou complexos de inferioridade. Na hora da verdade competimos, vamos à luta. Porque não somos "grandes" pelos pentas e hexas, não somos grandes pelo estádio com 4 ou 5 anéis, pelos milhões de adeptos ou milhões de euros de vendas.
Somos grandes porque somos uma grande família. Uma grande massa de gente que gosta de desporto, fiel, corajosa e acima de tudo apaixonada por um emblema. O leão. O nosso símbolo representa-nos e nós desempenhamos bem o papel.
Somos grandes adeptos. Este ano, ganhando ou não, existe algo que está a mudar. Nós estamos a regressar ao clube. A voltar ao estádio. A vestir as camisolas. A tirar os cachecóis da gaveta. Ganhando ou não no campo, estamos a ganhar cá fora.
Numa semana de derrota, a única até agora este ano, reagimos com energia e optimismo. Ninguém baixou calças ou cabeças, não houve toalhas nem ânimos jogados ao chão. Acordámos ainda mais. Não me espantaria se Alvalade ficasse perto de encher frente ao Marítimo.
E isso é uma prova de muita força. Agradeço à Direção por estar a tentar motivar cada vez mais as pessoas para olharem o seu clube de outra forma. A maior parte já entendeu o que se pretende e a adesão à nova realidade do Sporting contagia também a equipa. A maior parte já acredita e apoia quem chefia o clube. A família está a ganhar uma nova voz e tem um líder para a exteriorizar.
Nem tudo serão rosas nem tiros certos. Mas ter um 12º jogador motivado e ambicioso vale muitos golos, muitas vitórias. Não estamos para "acabar", muito pelo contrário...estamos é a começar outra vez!
SL
Nada disso retira o nosso orgulho. Nada nos menoriza, nada nos causa sentimentos de insegurança ou complexos de inferioridade. Na hora da verdade competimos, vamos à luta. Porque não somos "grandes" pelos pentas e hexas, não somos grandes pelo estádio com 4 ou 5 anéis, pelos milhões de adeptos ou milhões de euros de vendas.
Somos grandes porque somos uma grande família. Uma grande massa de gente que gosta de desporto, fiel, corajosa e acima de tudo apaixonada por um emblema. O leão. O nosso símbolo representa-nos e nós desempenhamos bem o papel.
Somos grandes adeptos. Este ano, ganhando ou não, existe algo que está a mudar. Nós estamos a regressar ao clube. A voltar ao estádio. A vestir as camisolas. A tirar os cachecóis da gaveta. Ganhando ou não no campo, estamos a ganhar cá fora.
Numa semana de derrota, a única até agora este ano, reagimos com energia e optimismo. Ninguém baixou calças ou cabeças, não houve toalhas nem ânimos jogados ao chão. Acordámos ainda mais. Não me espantaria se Alvalade ficasse perto de encher frente ao Marítimo.
E isso é uma prova de muita força. Agradeço à Direção por estar a tentar motivar cada vez mais as pessoas para olharem o seu clube de outra forma. A maior parte já entendeu o que se pretende e a adesão à nova realidade do Sporting contagia também a equipa. A maior parte já acredita e apoia quem chefia o clube. A família está a ganhar uma nova voz e tem um líder para a exteriorizar.
Nem tudo serão rosas nem tiros certos. Mas ter um 12º jogador motivado e ambicioso vale muitos golos, muitas vitórias. Não estamos para "acabar", muito pelo contrário...estamos é a começar outra vez!
SL
Subscrever:
Mensagens (Atom)

