quinta-feira, 31 de outubro de 2013

12 (doze)



















Retirar o numeral dos equipamentos é uma homenagem. Apenas isso. Populismo? Sim, é uma medida "popular"...mas isso não quererá dizer também que é um gesto feliz?

As medidas "populares" não são más. Popular não é o mesmo que hipócrita ou cínica. Parece-me que ultimamente há muitos que se confundem nestes significados. É muito curioso...que a acusação de "populismo" seja arremessada a quem, antes mesmo de ser eleito, já anunciava que queria regressar a uma política de gestão mais centrada nos adeptos - uma política mais...popular.

João Rocha tomaria de olhos fechados a decisão de retirar o 12. Acusá-lo-iam de populismo?

Reduzir o orçamento para metade foi "popular"? Despedir técnicos, funcionários entre os quais glórias antigas, foi "popular"? Fazer estagnar o processo do novo pavilhão foi "popular"? Voltar à estaca zero no processo da Sporting TV foi "popular"? Vender quiça a maior das vedetas futuras por 10 milhões foi "popular"? Não inscrever os 2 jogadores mais caros do plantel foi "popular"?

Critiquemos o que deve ser criticado. Não inventemos novos rótulos para a actual gestão, chapéus que custa enfiar, especialmente quando estamos ainda a "esgravatar" a nossa recuperação e quando estamos a emergir de 2 décadas de gestão "fato e gravata" em que o "12" eram os "clientes", o "target" ou os "consumidores".

Caricato que possa parecer...o "12" pode até vir a ser uma excelente ferramenta de marketing de relação com os sócios. E se há coisa que o Sporting tem sido mau é a entender que só será forte de tiver os sócios do seu lado. Não é o Jorge Mendes, o Vitor Pereira ou a SportTV que sustentam o clube. Todas as épocas o maior encaixe financeiro do clube vem dum único sítio - chama-se...sócios.

Pagamos bilhetes, compramos merchandising, pagamos cotas, adquirimos gameboxes...falamos do clube nas redes sociais, damos audiência nas TVs...na verdade não somos bem o 12º jogador, um suplente...somos isso sim...o maior investidor e maior divulgador do clube...somos todos os números de 1 a 11, pois sem nós não havia nada.

SL

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Impérios












Porque a verdade é esta:

Para os tripeiros competir é uma guerra. Vale tudo o que seja destrutivo, que deflagre, químico ou nuclear. Não há convenções, regras ou códigos de honra. É a lei do músculo aliada com a trapaça, o esquema, o ardil. Mafiosos? Não...os mafiosos têm um código, têm um limite onde a decência regressa, mesmo que para justificar o injustificável.

Onde assenta a moralidade e o "justificável" dos portistas? Simples. Não assenta. Navega...ao sabor do que é necessário. Preciso de um penalty, preciso de um castigo, preciso de um jogador, preciso de dinheiro, preciso de encobrimento nos media, preciso de desacreditar um treinador, jornalista ou dirigente...preciso de conseguir pela "imundice" aquilo que não consigo pelo mérito.

O pior não é que haja alguém que tenha montado uma fórmula de sucesso desportivo ajustada a esta forma de pensar cobarde. Muito mais grave é existir quem pense que se combate cobardia com ainda mais cobardia. Quem acredite que se combate trapaça com mais trapaça. Quem imagine que só sendo mais biltre que o pintinho é que será possível derrotá-lo.

Não. Os casuals, as brigadas federativas vermelhas, os esquemas cardinali, nada resulta. Porque na sabujice, os tripeiros e seus tentáculos intermédios levam muitas eras de avanço e desconfio que exista dentro de cada um nojo suficiente em descer tão baixo...tão reles e tão capaz de odiar.

Pintinho e os seus anteros e adelinos, criaram um gene. Um gene novo desportivo. Odeie-se tudo. Tudo o que não veste a mesma camisola. Adversários, concorrentes ou rivais são utopias pouco viris, são anedotas para meninos...nos corredores do estádio dos tripeiros respira-se masculinidade suficiente para achar que respeitar um outro clube que dispute os seus objectivos é sinal de fraqueza.

Cobardia e insegurança crónica. Medo. É a cultura e o legado do pintinho. É o que os acólitos do sistema aprendem a receber e usar. Mas desenganem-se os que pensarem que serão seus sucessores. Não houve sucessores de Caligula, Hitler, Pot, Estaline, Pinochet ou outros "queridos lideres". Apenas e só porque também no anti-heroísmo é difícil subir patamares. E mais do que já temos será suicídio social, estravazante do que já é um campo de concentração de valores de dignidade desportiva.

Não. Pintinho não terá upgrades. O pós-Jorge Nuno será uma lenta e agonizante queda de regime, viagem de poder, conflitos e cisões internas, disputa de emuladores do novo Chavismo azul e branco e....claro, a doce e aguardada vingança dos rivais de Lisboa.

Não se enganem os portistas, os decentes, que este reinado "durará" para sempre. Os impérios acabam. Os impérios construídos sem "meios"...acabam mal.

SL

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A melhor resposta



















Qual é a melhor resposta a uma derrota? Há várias opiniões, mas vamos só deter-nos em duas cheias de actualidade:

Barbara Guimarães: Uma vitória que esmague psicologicamente os que intelectualmente tentam minorar o nosso valor.

JM Carrilho: Uma vitória completamente embebedada de gente, com botox´s de fervor e implantes de cachecóis e bandeiras por todo o estádio.

SL

PS- Um conselho aos meus queriduxos Super Dragões. No jogo de volta, fiquem em casa. A sério. Não venham a Lisboa. Se gostarem de apanhar, então ok, façam um bom farnel, acrescentem betadine e sacos de gelo e venham de lá todos lampeiros com os vossos blusões azul bebé catitas.
Eu conheço as claques leoninas...e o que vocês fizeram, desta vez, acreditem mesmo, não ser esquecido.

domingo, 27 de outubro de 2013

Um Vacilo pouco Clássico


















6 notas do jogo:

1/ O Sporting não fez metade do que os mais optimistas pensavam que ia fazer. Não sofreu metade do que os mais pessimistas imaginavam possível.

2/ A diferença entre as duas equipas chama-se "calo". No talento, a coisa anda ela por ela, nada do que os dois orçamentos deixam explicito. Na táctica e colectivo, o Sporting parece mais afinadinho...menos arrumada do que devia para um clássico, mas essa é a irreverência própria desta equipa de Jardim.

3/ O Sporting tem que, depois de marcar, "arregaçar mais as mangas". É inadmissível que na jogada a seguir ao empate deixe um lateral fazer de Messi. 2 clássicos, dois golos decisivos de slalom...(é que já nem a publicidade é...estática).

4/ André Martins, Maurício e Wilson foram claramente os "elos mais fracos" deste 11 que iniciou o clássico. Os grandes jogos, mostram muito mais que os outros e estes 3 tiveram "critical fails" que obrigam a upgrades. Vitor mostrou um pouco mais de "cojones", Capel não fez pior (vem do estaleiro) e talvez seja a hora de experimentar uma maldivenha Dier-Rojo no centro da defesa.

5/ Grande presença leonino no estádio tripeiro. Não foi por falta de apoio que a derrota aconteceu.
Bravos!!!

6/ Fomos lá, perdemos. Jogámos à bola. Não mostrámos medo. Mostrámos alguma inexperiência, mas também talento para mais. Podia ter sido um empate (Helton tirou um cantado a Montero antes do 3-1) mas nenhum Sportinguista racional pode dizer que merecíamos a vitória.

O caminho é para a frente e que ninguém diga que temos que levantar a cabeça...porque ela esteve sempre bem alta, o Sporting jogou sempre olhos nos olhos com o porto e... para a semana há mais. É preciso mostrar que ninguém "abandona" esta equipa. Ninguém...a começar no Bacelar Gouveia...(aí se eu não te vejo lá caralho!)

Sporting-Marítimo, dia 02 de novembro, 20h15.

Todos ao estádio!!! T-O-D-O-S!

SL

sábado, 26 de outubro de 2013

Merdas soltas

Ninguém diga que Salvador se demora em tabus. Entre o não e o sim, foram 2 ou 3 dias (se tanto). Das duas uma...ou é um rapaz muito decidido na indecisão ou ainda está a tentar dominar as ferramentas da Pintodacostalogia.

Cheira-me que o benfas e o braga vão lutar pelo segundo lugar...na chicotada mais absurda do ano. A primeira já tem dono garantido, espero eu, mais perto, depois deste fim de semana.

A antevisão de Jesus desta jornada teve qualquer coisa de Comical Ali, o ministro da defesa iraquiano durante a invasão Americana. Também JJ garante que é o Benfica está a ganhar a guerra.

As notícias sobre Elias continuam surreais. Agora é o Flamengo que oferece 4 milhões ao Sporting pelo jogador. Pois...é o melhor jogador da equipa, está à beira da convocação por Scolari, tem muitos clubes interessados...e tudo isto dá só...4 milhões. Lá para o natal pode ser que a qualidade dos cálculos melhore.

SL

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O que achas disto ó Orelhas?













Um dado estatístico arrepiante. O homem não fez sequer a pré-época e não é dos que gostem de grandes correrias.

SL

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A juba cresce

O futuro canal de TV do clube recebeu 8 propostas de implementação.

Há sinais de recuperação mais evidentes do que outros. Os bons resultados da equipa de futebol e as poupanças de dinheiro com um plantel mais equilibrado enchem os media e o olho dos adeptos.

Para mim, a notícia que existem 8 colectivos de pessoas que pensam ter a melhor visão do que pode ser um canal, mesmo que seja low cost, de TV é a prova mais viva de que o Leão está a voltar a ser um competidor de peso no mercado desta coisa chamada futebol.

SL

Depois de tantas ameaças e anúncios de rotura de diálogo, Elias, empresário, pai, tia e cão parecem dispostos a serenar os ânimos criados pelos mesmos. Uma mudança de táctica repentina que pode indicar que a balança neste "caso" está a pender para o Sporting.