Elogiar publicamente BdC está na moda. Já ninguém é gente se não tiver um smartphone, comer toneladas de rúcula e não fizer uma bela de uma declaração a fazer vénias à classe da gestão do presidente do Sporting. Para mim, já está a passar de oportuna a enjoativa. Os primeiros que o fizeram foram perspicazes, os segundos atentos, os terceiros correctos...mas estes últimos são...só mesmo...uns tansos.
O Labyad afinal parece que mudou de ideias e não quis renovar com salário mais baixo. Isso só lhe fica bem. Seria ofensivo, um jogador de classe mundial, que marca 30 golos numa época, faz 40 assistências...vir a ganhar menos. Era o que faltava! Onde é que BdC tinha a cabeça?!
Montero é o avançado do momento. Mas para alguns iluminados é um sapo gigante. Tão gigante...que provoca hemorragias retroactivas na expertise cerebral...recomendo a esses "bons rapazes" abrandar nos tintos vermelhos e nas aguardentes azuladas. O juízo vai ter melhorias súbitas.
Outra cena que está in são as mensagens via Twitter, Facebook ou Instagram dos jogadores de futebol a trocar miminhos com os colegas de equipa...no meu tempo eram acoites com as toalhas no rabo nos balneários...ou calduços à saída do campo, já para não falar nas clássicas moches dentro do autocarro. Mas isto agora é tudo mais digital, muito mais classy...muito mais sóbrio. Pergunto-me se os antigos "Foda-se! Caralho! Mexe-te pá! Acorda!" seguem por sms ao intervalo?
Os capitães do Real Madrid "exigiram" a presença do treinador no balneário para fazer queixinhas uns dos outros. WTF?! Nota-se que o Mourinho já não mora no Barnabéu, não se nota?
O Atlético de Madrid...é unânime...uma grande equipa, um bando de gladiadores, isto e aquilo...sinceramente, faz-me lembrar o Sporting do Octávio Machado...lindo de morrer, entusiasmante... até à primeira derrota.
Discussão da moda: o 2x1 ou o 1x2 no meio campo. É impressão minha ou estes "comentadores tácticos" acordaram agora para a vida? Ainda me lembro das dúvidas que Oceano, Douglas ou Rochemback colocaram aos "misters" do Sporting...isto tem tanto de relevante com tem de barbas.
O girafa de carnide disse "corremos pelo presidente" ou qualquer coisa do género. Primeiro gostava de saber o que pensa o "grande amigo dos jogadores Jesus" desta declaração. Segundo...gostava de saber quem terá ajudado o jogador a decorar uma frase tão extensa.
Até ex-dirigentes dos benfas já põem o dedo na ferida: A equipa está a jogar uma merda. Desculpem-me a honestidade brutal, mas olhem...acho que a única diferença este ano é que ganham menos vezes...o espectáculo é o mesmo há anos...pouco.
O Quintero apesar de tudo, continua a ser suplente. O Pinto da Costa corrupto e o treinador uma nódoa...nos tripeiros leva-se ao limite o conceito de não mudar algo que está mal, muda-se algo que não ganha.
SL
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
domingo, 6 de outubro de 2013
Chávena cheia com Piris seguro
A minha grande dúvida para este jogo era como a equipa se ia portar sem o motor da asa esquerda. Ia andar às voltas sobra uma asa peruana? Ia abrir uma avenida nova ao lado de Mauricio?
Jefferson é um bom jogador, pode nunca chegar aos big boys da Europa...pode chegar e fazer muito boa figura logo na prateleira seguinte. O Sevilha já entendeu o que muitos outros vão ter a certeza no final da época. O Sporting tem um lateral esquerdo que joga à bola...não é apenas um defesa que fecha a lateral e ocasionalmente sobe e faz uns cruzamentos...nope...o Jeff é dos outros.
Mas a verdade é que não havendo o lateral brasileiro, ouve um adaptado lateral paraguaio. E para estreia, desposicionado, o Piris mostrou que não é mais um que chega por ocasião. A coisa até não começou promissora...a equipa no inicio de jogo pouco activou a ala esquerda, porventura desconfiada da capacidade do paraguaio para fazer o que o titular conseguia...mas a cada lance, Piris foi mostrando que tanto a defender como atacar...estava lá.
O Setúbal tinha clara instruções para insistir em subidas pelo lado do estreante...mas a coisa não foi fácil, a ala estava bem protegida. Foi visível que Piris não é um "raider", não se adianta tanto nas subidas, mas também não tem tanto que recuperar posição quando o Sporting perde a posse de bola. Normal se pensarmos que vem de uma experiência do futebol italiano.
A minha dúvida teve uma resposta positiva. Piris serve na perfeição até ao regresso de Jefferson. Mais...pelos detalhes técnicos mostrados e pelo facto de este jogo ter sido apenas o primeiro que faz na equipa A...que se cuide Cedric. O lateral português não está a salvo...ainda por mais com um treinador que não vê nacionalidades, idades ou valor de mercado.
Quanto aos restantes, que dizer? Montero, mais dois golos e mais umas medalhas de terror nos adversários. Martins com 2 ou 3 pormenores que acordam um estádio (tem de levar a coisa até ao fim e levantá-lo mesmo), Carrilho igual a si próprio, entre o fabuloso e o inconsequente, Adrien e William e Patricio com mais um grande show de classe e pedigree, Cedric-Rojo-Mauricio-Eduardo certos e afinados, mas só.
No final do jogo, fica o espectáculo dado aos adeptos, mais um salto de crescimento da equipa e uma noite de pequenas descobertas e confirmações. Alvalade está a ser sinónimo de bom futebol e a merecer as multidões que o visitam.
Quanto às candidaturas...deixemo-nos de mariquices. Estamos na 7ª jornada...ainda muito pode acontecer. O pior que podemos fazer a nós próprios é "aceitarmos" pressão de objectivos que nunca foram contabilizados...os outros que investiram milhões e "recusaram" milhões que se virem. A coisa está fixe assim...para quê estragar?
SL
PS - Noite de estreia para Mané...mais um.
Jefferson é um bom jogador, pode nunca chegar aos big boys da Europa...pode chegar e fazer muito boa figura logo na prateleira seguinte. O Sevilha já entendeu o que muitos outros vão ter a certeza no final da época. O Sporting tem um lateral esquerdo que joga à bola...não é apenas um defesa que fecha a lateral e ocasionalmente sobe e faz uns cruzamentos...nope...o Jeff é dos outros.
Mas a verdade é que não havendo o lateral brasileiro, ouve um adaptado lateral paraguaio. E para estreia, desposicionado, o Piris mostrou que não é mais um que chega por ocasião. A coisa até não começou promissora...a equipa no inicio de jogo pouco activou a ala esquerda, porventura desconfiada da capacidade do paraguaio para fazer o que o titular conseguia...mas a cada lance, Piris foi mostrando que tanto a defender como atacar...estava lá.
O Setúbal tinha clara instruções para insistir em subidas pelo lado do estreante...mas a coisa não foi fácil, a ala estava bem protegida. Foi visível que Piris não é um "raider", não se adianta tanto nas subidas, mas também não tem tanto que recuperar posição quando o Sporting perde a posse de bola. Normal se pensarmos que vem de uma experiência do futebol italiano.
A minha dúvida teve uma resposta positiva. Piris serve na perfeição até ao regresso de Jefferson. Mais...pelos detalhes técnicos mostrados e pelo facto de este jogo ter sido apenas o primeiro que faz na equipa A...que se cuide Cedric. O lateral português não está a salvo...ainda por mais com um treinador que não vê nacionalidades, idades ou valor de mercado.
Quanto aos restantes, que dizer? Montero, mais dois golos e mais umas medalhas de terror nos adversários. Martins com 2 ou 3 pormenores que acordam um estádio (tem de levar a coisa até ao fim e levantá-lo mesmo), Carrilho igual a si próprio, entre o fabuloso e o inconsequente, Adrien e William e Patricio com mais um grande show de classe e pedigree, Cedric-Rojo-Mauricio-Eduardo certos e afinados, mas só.
No final do jogo, fica o espectáculo dado aos adeptos, mais um salto de crescimento da equipa e uma noite de pequenas descobertas e confirmações. Alvalade está a ser sinónimo de bom futebol e a merecer as multidões que o visitam.
Quanto às candidaturas...deixemo-nos de mariquices. Estamos na 7ª jornada...ainda muito pode acontecer. O pior que podemos fazer a nós próprios é "aceitarmos" pressão de objectivos que nunca foram contabilizados...os outros que investiram milhões e "recusaram" milhões que se virem. A coisa está fixe assim...para quê estragar?
SL
PS - Noite de estreia para Mané...mais um.
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
O estranho caso de Mauricio
Um tipo começa a dar nas vistas na equipa B do Palmeiras. É jovem e tal, mas mostra mais do que jeito para a bola, mostra-se firme e estreia-se cedo numa das últimas boas equipas do verdão. O clube atravessa uma crise financeira tramada e um gajo chamado Henrique sai para o Barcelona. Luxemburgo, não o país, mas o treinador...não tem dúvidas e mete o puto na equipa...a coisa vai de vento em popa.
2009. Fala-se já numa possível internacionalização...surgem boatos que o São Paulo e PSV andam de olho no rapaz que se vai safando e afirmando. Mas o vento em popa passou para a venta...e em pleno relvado frente ao Grémio, o central "molha a sopa" com um colega de equipa...Obina, o "Etoo do Brasil" por sinal um gajo jeitoso nas artes de fazer amigos (que o diga Índio do Inter que viu de perto e bem focado o cotovelo do avançado. Valeu 120 dias de castigo).
Para o Mauricio e Obina um regresso. Obina regressou ao Flamengo mais depressa. Mauricio regressou à estaca zero. Emprestado ao Grémio, não se deu bem com os ares gaúchos, nem com todos os ares que vieram de 6 em 6 meses. Portuguesa, Vitória e Joinville são o desenho perfeito de uma descida de escorrega rumo ao esquecimento. O brasileiro não é que jogasse mal, mas nunca ninguém dava ao Palmeiras aquilo que este pedia.
Fim de paciência e fim de dinheiro... o Palmeiras prescinde de Maurício. Assina pelo Sport Recife, esse sim habitue nos escalões secundários. Uma época razoável para o central, um ano negro para o ex e o presente clube. Os dois descem de divisão. Ninguém se ficou a rir...ou mais ou menos. Assim e de pára-quedas cai no colo do defesa uma proposta de um clube europeu. Não é o Barcelona, mas pelo menos joga primeira divisão.
Mesmo sabendo que o Sporting o quis por ser um jogador quase "livre", era um sonho. Mesmo sabendo que aparentemente era um clube que já tinha visto melhores dias, era um passo inesperado na direcção da fama...e do dinheiro. Com mais ou menos dificuldades de fechar negócio, Maurício passava do Sport para Sporting.
A expectativa começou baixa. Para o lugar do zuca, já lá estavam Rojo, titular da Selecção Argentina, Ilori e Dier duas grandes revelações meio britânicas e Boularouz um veterano ex-titular da Holanda. Assim à primeira vista, ser 4º central já seria bom. Mas a maré que o trouxe era mesmo de sorte...Dier vem lesionado do Mundial de Sub20, Ilori desce à B para "repensar" a renovação e Boularouz é convidado a ir ver se chovia noutro sítio qualquer. De repente a pré-época abre com uma vaga espaçosa e com vista para o mar na equipa titular.
No 1º jogo da pré-época entra aos 46m. No 2º começa a titular. No 3º faz um auto-golo e cúmulo da sorte no azar, podia ter valido a perda da titularidade no jogo seguinte....mas Rojo lesiona-se e para o jogo seguinte...só ele e os miúdos da B. 4º jogo e marca o primeiro golo da partida. 5º jogo e situação curiosa, frente ao Nacional, sai aos 65 min e reentra aos 83. 6º jogo e a pior exibição frente a uns caceteiros do West Ham...mas não há ninguém para disputar o lugar.
Como diria o Phill Collins nesse pastel da balada pop dos idos 80s, a coisa foi mesmo "against all ods"...e Mauricio dos Santos Nascimento, com três nomes apenas, fechou a camisola 3 e de opção 4, tem posto outros 3 a rodar na vaga ao seu lado. Continua a não ser um craque, continua a passar despercebidos nos jogos, mas desde o início que Jardim vê qualquer coisa ali maior que o currículo e que os apontamentos individuais. Vê um jogador de equipa, que se está a esforçar ao máximo para vencer no futebol. Sério, disciplinado, rigoroso.
O futuro parecia guardado a outros nomes, nomes mais amados como Steven Vitória, Ilori ou Dier, mas o que os rivais e empresários levaram deixam para já o brasileiro a navegar numa maionese de sorte e empenho, um caso estranho de sucesso, que desafia as leis dos que só vêm o futebol 30 metros à volta da bola e de jornada a jornada. Afinal há muito mais para entender.
SL
2009. Fala-se já numa possível internacionalização...surgem boatos que o São Paulo e PSV andam de olho no rapaz que se vai safando e afirmando. Mas o vento em popa passou para a venta...e em pleno relvado frente ao Grémio, o central "molha a sopa" com um colega de equipa...Obina, o "Etoo do Brasil" por sinal um gajo jeitoso nas artes de fazer amigos (que o diga Índio do Inter que viu de perto e bem focado o cotovelo do avançado. Valeu 120 dias de castigo).
Para o Mauricio e Obina um regresso. Obina regressou ao Flamengo mais depressa. Mauricio regressou à estaca zero. Emprestado ao Grémio, não se deu bem com os ares gaúchos, nem com todos os ares que vieram de 6 em 6 meses. Portuguesa, Vitória e Joinville são o desenho perfeito de uma descida de escorrega rumo ao esquecimento. O brasileiro não é que jogasse mal, mas nunca ninguém dava ao Palmeiras aquilo que este pedia.
Fim de paciência e fim de dinheiro... o Palmeiras prescinde de Maurício. Assina pelo Sport Recife, esse sim habitue nos escalões secundários. Uma época razoável para o central, um ano negro para o ex e o presente clube. Os dois descem de divisão. Ninguém se ficou a rir...ou mais ou menos. Assim e de pára-quedas cai no colo do defesa uma proposta de um clube europeu. Não é o Barcelona, mas pelo menos joga primeira divisão.
Mesmo sabendo que o Sporting o quis por ser um jogador quase "livre", era um sonho. Mesmo sabendo que aparentemente era um clube que já tinha visto melhores dias, era um passo inesperado na direcção da fama...e do dinheiro. Com mais ou menos dificuldades de fechar negócio, Maurício passava do Sport para Sporting.
A expectativa começou baixa. Para o lugar do zuca, já lá estavam Rojo, titular da Selecção Argentina, Ilori e Dier duas grandes revelações meio britânicas e Boularouz um veterano ex-titular da Holanda. Assim à primeira vista, ser 4º central já seria bom. Mas a maré que o trouxe era mesmo de sorte...Dier vem lesionado do Mundial de Sub20, Ilori desce à B para "repensar" a renovação e Boularouz é convidado a ir ver se chovia noutro sítio qualquer. De repente a pré-época abre com uma vaga espaçosa e com vista para o mar na equipa titular.
No 1º jogo da pré-época entra aos 46m. No 2º começa a titular. No 3º faz um auto-golo e cúmulo da sorte no azar, podia ter valido a perda da titularidade no jogo seguinte....mas Rojo lesiona-se e para o jogo seguinte...só ele e os miúdos da B. 4º jogo e marca o primeiro golo da partida. 5º jogo e situação curiosa, frente ao Nacional, sai aos 65 min e reentra aos 83. 6º jogo e a pior exibição frente a uns caceteiros do West Ham...mas não há ninguém para disputar o lugar.
Como diria o Phill Collins nesse pastel da balada pop dos idos 80s, a coisa foi mesmo "against all ods"...e Mauricio dos Santos Nascimento, com três nomes apenas, fechou a camisola 3 e de opção 4, tem posto outros 3 a rodar na vaga ao seu lado. Continua a não ser um craque, continua a passar despercebidos nos jogos, mas desde o início que Jardim vê qualquer coisa ali maior que o currículo e que os apontamentos individuais. Vê um jogador de equipa, que se está a esforçar ao máximo para vencer no futebol. Sério, disciplinado, rigoroso.
O futuro parecia guardado a outros nomes, nomes mais amados como Steven Vitória, Ilori ou Dier, mas o que os rivais e empresários levaram deixam para já o brasileiro a navegar numa maionese de sorte e empenho, um caso estranho de sucesso, que desafia as leis dos que só vêm o futebol 30 metros à volta da bola e de jornada a jornada. Afinal há muito mais para entender.
SL
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Conselho de rival
Deus sabe o que me divirto com as trapalhadas dos benfas. Há qualquer coisa de absurdamente hilariante quando os "6 milhões" andam de sorriso amarelo a apagar vulcões com betadine. Quando 3 semanas depois de falar hegemonia, se começa já a preparar uma chicotada psicológica. A grandeza não é um valor seguro...e Vieira nunca entendeu que um clube é tão grande como os seus resultados.
Mas apesar das galhofas, e ao contrário dos bimbos dos nossos rivais que sonham com campeonatos ganhos à 5ª jornada....e os rivais na penúria suprema, eu acho que o nosso futebol precisa de clubes fortes e bem geridos. Porque não me alegram derrotas contra clubes franceses ou espanhóis...porque dá gosto ter clubes como o Paços na Europa (mesmo que substituindo o Sporting). Apesar de tudo e acima de tudo sou português.
É óbvio que o futebol nacional precisa do benfica. O que não precisa é deste tipo de benfica...o benfica da treta. É o clube com mais adeptos e mesmo que profundamente afectados por uma histórica tendência para a bazófia...não merecem (vá lá...talvez só um bocadinho) a desonestidade com que são vendados aos sintomas de crise desportiva do clube.
Muitos benfas não precisam de aulas de ninguém para lhes explicar porque é que estão no fim de um ciclo, que não está a terminar...está a apodrecer. Mas a grande maioria espera ansiosamente um regresso mágico aos bons resultados e boas exibições, espera por uma bomba atómica de garra e o cumprimento da promessa de "reviravolta".
Se querem seguir um conselho de rival: Deixem de ser merdas. Jesus está só a adiar o inevitável. Vieira está só a reunir momentum, a imprensa está só a fazer render o peixe...mas a verdade é que Vieira e Jesus não estão a resolver o problema...eles são o problema.
Não vou dissertar sobre as razões que trouxeram o clube de carnide até este lugar...se não as sabem é porque estiveram ausentes do planeta...e sinceramente não tenho paciência para tanto.
Mas vos aviso...como gajo que já passou exactamente pelo mesmo (na altura os nomes eram Peseiro e Dias da Cunha) um dia a mais é um dia a menos. No caso do Sporting...o presidente do Sporting até teve a decência de pedir a demissão depois de mandar o Peseiro às couves (muitos acusaram-no de confundir papéis, eu achei que nada estaria mais acertado). Vocês não vão ter tanta sorte...mesmo que o JJ saia...a corja do orelhas vai tentar mudar os pneus e o óleo e fazer-se à pista novamente. Na verdade, é só mudar os sintomas...para continuar doente. Na verdade, a ideia de Vieira falhou. E agora ouvimos o benfas a falar de projectos...
Não há projectos. Não há planos a longo prazo. Isto chama-se Portugal e o negócio chama-se futebol. Nem temos mentalidade para longas esperas, nem ninguém apoia derrotados crónicos.
No Sporting andar a disfarçar enganos com castelos de nuvens como "projecto", "estabilidade", "credibilidade" ou mesmo "azar"...levou-nos quase a fechar a loja, levou-nos a ter de ser outra coisa que nunca fomos - um "candidato" escondido.
Não caiam vocês benfas na esparrela...metam essa gente a andar. Se suspeitam das boas intenções de adeptos de outros clubes...então pá...defendam-nos, andem com eles ao colo...dêem-lhes a papinha a horas e afugentem o papão...mas depois não nos andem a foder a cabeça com as tragédias de alguidar e porque o Vieira era isto e aquilo. Se quiserem mamem-nos até o fim, mas aguentem-se à bronca. Vão ao museu em vez de ir à bola.
Verdade, verdade...vou ter saudades do estilo Steven Segal à la empresário de sucesso do orelhas...e da pinta de cromo do bairro do Jesus. São ícones impagáveis, comédia garantida que nunca desiludiu. Mas qualquer piada, por muito boa que seja, gasta-se. E desconfio que ninguém se vai rir muito quando levantarem a tampa dos enormes tachos que o orelhas andou a "cozer".
Fica a dica.
SL
Mas apesar das galhofas, e ao contrário dos bimbos dos nossos rivais que sonham com campeonatos ganhos à 5ª jornada....e os rivais na penúria suprema, eu acho que o nosso futebol precisa de clubes fortes e bem geridos. Porque não me alegram derrotas contra clubes franceses ou espanhóis...porque dá gosto ter clubes como o Paços na Europa (mesmo que substituindo o Sporting). Apesar de tudo e acima de tudo sou português.
É óbvio que o futebol nacional precisa do benfica. O que não precisa é deste tipo de benfica...o benfica da treta. É o clube com mais adeptos e mesmo que profundamente afectados por uma histórica tendência para a bazófia...não merecem (vá lá...talvez só um bocadinho) a desonestidade com que são vendados aos sintomas de crise desportiva do clube.
Muitos benfas não precisam de aulas de ninguém para lhes explicar porque é que estão no fim de um ciclo, que não está a terminar...está a apodrecer. Mas a grande maioria espera ansiosamente um regresso mágico aos bons resultados e boas exibições, espera por uma bomba atómica de garra e o cumprimento da promessa de "reviravolta".
Se querem seguir um conselho de rival: Deixem de ser merdas. Jesus está só a adiar o inevitável. Vieira está só a reunir momentum, a imprensa está só a fazer render o peixe...mas a verdade é que Vieira e Jesus não estão a resolver o problema...eles são o problema.
Não vou dissertar sobre as razões que trouxeram o clube de carnide até este lugar...se não as sabem é porque estiveram ausentes do planeta...e sinceramente não tenho paciência para tanto.
Mas vos aviso...como gajo que já passou exactamente pelo mesmo (na altura os nomes eram Peseiro e Dias da Cunha) um dia a mais é um dia a menos. No caso do Sporting...o presidente do Sporting até teve a decência de pedir a demissão depois de mandar o Peseiro às couves (muitos acusaram-no de confundir papéis, eu achei que nada estaria mais acertado). Vocês não vão ter tanta sorte...mesmo que o JJ saia...a corja do orelhas vai tentar mudar os pneus e o óleo e fazer-se à pista novamente. Na verdade, é só mudar os sintomas...para continuar doente. Na verdade, a ideia de Vieira falhou. E agora ouvimos o benfas a falar de projectos...
Não há projectos. Não há planos a longo prazo. Isto chama-se Portugal e o negócio chama-se futebol. Nem temos mentalidade para longas esperas, nem ninguém apoia derrotados crónicos.
No Sporting andar a disfarçar enganos com castelos de nuvens como "projecto", "estabilidade", "credibilidade" ou mesmo "azar"...levou-nos quase a fechar a loja, levou-nos a ter de ser outra coisa que nunca fomos - um "candidato" escondido.
Não caiam vocês benfas na esparrela...metam essa gente a andar. Se suspeitam das boas intenções de adeptos de outros clubes...então pá...defendam-nos, andem com eles ao colo...dêem-lhes a papinha a horas e afugentem o papão...mas depois não nos andem a foder a cabeça com as tragédias de alguidar e porque o Vieira era isto e aquilo. Se quiserem mamem-nos até o fim, mas aguentem-se à bronca. Vão ao museu em vez de ir à bola.
Verdade, verdade...vou ter saudades do estilo Steven Segal à la empresário de sucesso do orelhas...e da pinta de cromo do bairro do Jesus. São ícones impagáveis, comédia garantida que nunca desiludiu. Mas qualquer piada, por muito boa que seja, gasta-se. E desconfio que ninguém se vai rir muito quando levantarem a tampa dos enormes tachos que o orelhas andou a "cozer".
Fica a dica.
SL
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Merdas soltas
O Rui Costa afinal está vivo e até fala. Demorou 5 dias a responder a BdC...mas até temos de admitir que foi uma boa resposta. Agora provavelmente volta a hibernar até Junho de 2019.
BdC viu a SAD aprovar o seu salário mensal de 5.000 euros. Labyad teve de ler a notícia 45 vezes para acreditar que existe alguém que ganha esse salário.
Manuel Fernandes diz que com 2 ou 3 bons reforços em Janeiro o Sporting pode conquistar o título. Oh Manel...tu ainda não entendeste pois não? O clube tá teeeesooooo...
Dias Ferreira e Dias da Cunha na mesma semana a fazer elogios a BdC. As vitórias fazem milagres...e eu ainda sou menino para ler uns elogios do Godinho Lopes um dia destes.
No mesmo dia um jornal diz que o Sporting quer 5 milhões pelo Elias, outro diz que quer 8 milhões. Querem melhor prova que as "fontes próximas" estão a muitas milhas de distância?
Com a lesão do João e do Miguel, e uma vez que já ninguém sabe muito bem onde joga o Nélson, Paulo Bento vai ter de chamar Cedric. Ainda ninguém reparou, mas o Sporting é cada vez mais a equipa B da Selecção Nacional.
O Zé Eduardo, o gajo dos croquetes, prova a sua infindável sabedoria futebolística e o porque de ninguém o ter querido dentro da SAD...olhem só esta pérola "Os jogos mais difíceis são em casa"...exacto...eu também acho que é muito mais fácil ir ganhar ao Barnabéu ou a Nou Camp...pff!
O Enzo Perez pediu para não fazerem do resultado de Paris uma página negra. Eu só não entendi a quem está a fazer o pedido? Aos adeptos, à imprensa ou...aos jogadores do PSG.
OJogo diz que Welder está de saída em Janeiro. Noutra notícia diz que o Sporting é verde e que no Verão faz calor.
O líder da APAF diz que os árbitros já não se deixam levar pelas "bocas" dos dirigentes e que não está preocupado com as críticas dos benfas. Podia ter dito que gostava de apanhar na tromba vestido com o cachecol do benfica...sempre era mais sincero.
SL
BdC viu a SAD aprovar o seu salário mensal de 5.000 euros. Labyad teve de ler a notícia 45 vezes para acreditar que existe alguém que ganha esse salário.
Manuel Fernandes diz que com 2 ou 3 bons reforços em Janeiro o Sporting pode conquistar o título. Oh Manel...tu ainda não entendeste pois não? O clube tá teeeesooooo...
Dias Ferreira e Dias da Cunha na mesma semana a fazer elogios a BdC. As vitórias fazem milagres...e eu ainda sou menino para ler uns elogios do Godinho Lopes um dia destes.
No mesmo dia um jornal diz que o Sporting quer 5 milhões pelo Elias, outro diz que quer 8 milhões. Querem melhor prova que as "fontes próximas" estão a muitas milhas de distância?
Com a lesão do João e do Miguel, e uma vez que já ninguém sabe muito bem onde joga o Nélson, Paulo Bento vai ter de chamar Cedric. Ainda ninguém reparou, mas o Sporting é cada vez mais a equipa B da Selecção Nacional.
O Zé Eduardo, o gajo dos croquetes, prova a sua infindável sabedoria futebolística e o porque de ninguém o ter querido dentro da SAD...olhem só esta pérola "Os jogos mais difíceis são em casa"...exacto...eu também acho que é muito mais fácil ir ganhar ao Barnabéu ou a Nou Camp...pff!
O Enzo Perez pediu para não fazerem do resultado de Paris uma página negra. Eu só não entendi a quem está a fazer o pedido? Aos adeptos, à imprensa ou...aos jogadores do PSG.
OJogo diz que Welder está de saída em Janeiro. Noutra notícia diz que o Sporting é verde e que no Verão faz calor.
O líder da APAF diz que os árbitros já não se deixam levar pelas "bocas" dos dirigentes e que não está preocupado com as críticas dos benfas. Podia ter dito que gostava de apanhar na tromba vestido com o cachecol do benfica...sempre era mais sincero.
SL
Full House ou Poker de duques
Ter um estádio com capacidade para 50.000 pessoas, com a classificação máxima da UEFA e FIFA custou muito, mas mesmo muito dinheiro. Até que ponto este equipamento do Sporting está a ser rentabilizado ao serviço desportivo e financeiro do clube?
Eu diria que, tal como todos os outros em Portugal, muito pouco.
Isto acontece sobretudo porque a política de gestão de eventos desportivos em quase todo o mundo segue a velha máxima de colocar os preços que "é costume"...algures entre 4x o preço de um bilhete de cinema, entre 2/3 de um bilhete de teatro de companhia, algures entre 2/3 de um concerto pop de grande sala.
O curioso é que o nosso preço médio de bilhetes é bastante baixo em relação a outras realidades europeias...como devia ser aliás...mas se olharmos aos 3 grandes..aí a coisa já é muito diferente.
Um adepto (não sócio) de um dos 3 grandes que queira ir ao estádio ver um jogo de futebol frente a um qualquer Rio Ave ou Arouca pode pagar algo como 35 ou 70 euros (o preço varia conforme a bancada, adversário e clube). Ora isto, na realidade portuguesa, é absurdo.
Especialmente ao atravessar a maior crise económica dos últimos 30 anos e sabendo que não são as classes com maior poder de compra que enchem os estádios...esta avaliação de quanto vale um jogo de futebol hoje, é...anedótica.
Há mais de uma década que se vive num verdadeiro "conto de fadas" ao analisar as receitas dos estádios. Os clubes calculam os orçamentos com base em previsões de receitas absurdas, que obedecem a cálculos infantis...de médias de espectadores que nunca vão aparecer...porque...os preços calculados para atingir as metas...são desproporcionais ao que as pessoas podem pagar.
Uma pescadinha de rabo na boca.
Além disso há nesta problemática um factor que o planeta do futebol se recusa a entender. Hoje em dia um jogo de futebol é apenas mais uma solução de entretenimento ao dispor do comum do cidadão. Inclusive, é possível nem ter de ir ao estádio para ver todos os jogos de futebol dos 3 grandes. Pela TV em sinal fechado ou recorrendo a sites piratas...o futebol até concorre consigo próprio.
Com jogos, na sua grande maioria, à noite. Com jogos, na sua esmagadora maioria, pobres em espectáculo e beleza. Com este produto e nestas condições é saudável continuar a pensar que nada poderá ser diferente?
Há uma coisa que se chama vulgarmente lei da procura e oferta. Costumava reger a indexação e flutuação dos preços...mas alguém se anda a esquecer de fazer o trabalho de casa...alguém se anda a esquecer que um estádio cheio é um sinal de força e não de fraqueza...e que:
As pessoas seguem sucesso. As pessoas procuram associações a sucesso. Todos querem estar onde todos os outros queriam estar mas não conseguem. O factor aspiracional é o maior motivador de consumo existente. Eu quero estar num estádio cheio.
As próximas ideias não são originais, mas serão pelo menos mais razoáveis que as vigentes.
- Manter os preços das Gameboxes. Baixar os preços dos bilhetes mais baratos para adeptos e sócios em cerca de 35%. As perdas serão significativas? Não. Os ganhos serão significativos? Sim...mas se for bem publicitado.
- A ideia de packs familiares e acompanhantes de sócios são excelentes.
- Dias comemorativos com descontos especiais (Criança. Pai. Mãe. Mulher. Namorados, etc) fazem pequenas grandes diferenças na conquista de novos espectadores.
- Baixar os preços Corporate em cerca de 30% (as empresas também estão em crise)
- Criar Gameboxes modulares especiais para associações de nome coletivo (Grupos de interesse, Ruas, Aldeias, Familias, Associações de emigrantes, Embaixadas dos PALOP)
- Gameboxes de preços controlados para os Núcleos e Praticantes
- Encontrar permutas com outros agentes de espectáculo (bandas de músicas, programas de TV, comediantes) para dinamizar a oferta do dia de jogo.
- Acordar com as redes de transportes públicos, concessões especiais para os espectadores nos dias de jogo.
- Ativar as redes de bloggers, núcleos, site e jornal para uma promoção concertada dos jogos.
- À semelhança do que vai fazer a CMTV com o benfica...chegar a acordo com uma TV em sinal aberto para uma cobertura especial nas horas que antecedem o jogo.
...há tanta coisa que se pode tentar. O mais estúpido é mesmo continuar neste caminho, a rezar por classificações que "empurrem" os adeptos para o estádio. Cada vez menos o fazem....que eu saiba os tripeiros têm andado à frente anos a fio, com pouco reflexo na bilheteira. Dá que pensar.
SL
Eu diria que, tal como todos os outros em Portugal, muito pouco.
Isto acontece sobretudo porque a política de gestão de eventos desportivos em quase todo o mundo segue a velha máxima de colocar os preços que "é costume"...algures entre 4x o preço de um bilhete de cinema, entre 2/3 de um bilhete de teatro de companhia, algures entre 2/3 de um concerto pop de grande sala.
O curioso é que o nosso preço médio de bilhetes é bastante baixo em relação a outras realidades europeias...como devia ser aliás...mas se olharmos aos 3 grandes..aí a coisa já é muito diferente.
Um adepto (não sócio) de um dos 3 grandes que queira ir ao estádio ver um jogo de futebol frente a um qualquer Rio Ave ou Arouca pode pagar algo como 35 ou 70 euros (o preço varia conforme a bancada, adversário e clube). Ora isto, na realidade portuguesa, é absurdo.
Especialmente ao atravessar a maior crise económica dos últimos 30 anos e sabendo que não são as classes com maior poder de compra que enchem os estádios...esta avaliação de quanto vale um jogo de futebol hoje, é...anedótica.
Há mais de uma década que se vive num verdadeiro "conto de fadas" ao analisar as receitas dos estádios. Os clubes calculam os orçamentos com base em previsões de receitas absurdas, que obedecem a cálculos infantis...de médias de espectadores que nunca vão aparecer...porque...os preços calculados para atingir as metas...são desproporcionais ao que as pessoas podem pagar.
Uma pescadinha de rabo na boca.
Além disso há nesta problemática um factor que o planeta do futebol se recusa a entender. Hoje em dia um jogo de futebol é apenas mais uma solução de entretenimento ao dispor do comum do cidadão. Inclusive, é possível nem ter de ir ao estádio para ver todos os jogos de futebol dos 3 grandes. Pela TV em sinal fechado ou recorrendo a sites piratas...o futebol até concorre consigo próprio.
Com jogos, na sua grande maioria, à noite. Com jogos, na sua esmagadora maioria, pobres em espectáculo e beleza. Com este produto e nestas condições é saudável continuar a pensar que nada poderá ser diferente?
Há uma coisa que se chama vulgarmente lei da procura e oferta. Costumava reger a indexação e flutuação dos preços...mas alguém se anda a esquecer de fazer o trabalho de casa...alguém se anda a esquecer que um estádio cheio é um sinal de força e não de fraqueza...e que:
As pessoas seguem sucesso. As pessoas procuram associações a sucesso. Todos querem estar onde todos os outros queriam estar mas não conseguem. O factor aspiracional é o maior motivador de consumo existente. Eu quero estar num estádio cheio.
As próximas ideias não são originais, mas serão pelo menos mais razoáveis que as vigentes.
- Manter os preços das Gameboxes. Baixar os preços dos bilhetes mais baratos para adeptos e sócios em cerca de 35%. As perdas serão significativas? Não. Os ganhos serão significativos? Sim...mas se for bem publicitado.
- A ideia de packs familiares e acompanhantes de sócios são excelentes.
- Dias comemorativos com descontos especiais (Criança. Pai. Mãe. Mulher. Namorados, etc) fazem pequenas grandes diferenças na conquista de novos espectadores.
- Baixar os preços Corporate em cerca de 30% (as empresas também estão em crise)
- Criar Gameboxes modulares especiais para associações de nome coletivo (Grupos de interesse, Ruas, Aldeias, Familias, Associações de emigrantes, Embaixadas dos PALOP)
- Gameboxes de preços controlados para os Núcleos e Praticantes
- Encontrar permutas com outros agentes de espectáculo (bandas de músicas, programas de TV, comediantes) para dinamizar a oferta do dia de jogo.
- Acordar com as redes de transportes públicos, concessões especiais para os espectadores nos dias de jogo.
- Ativar as redes de bloggers, núcleos, site e jornal para uma promoção concertada dos jogos.
- À semelhança do que vai fazer a CMTV com o benfica...chegar a acordo com uma TV em sinal aberto para uma cobertura especial nas horas que antecedem o jogo.
...há tanta coisa que se pode tentar. O mais estúpido é mesmo continuar neste caminho, a rezar por classificações que "empurrem" os adeptos para o estádio. Cada vez menos o fazem....que eu saiba os tripeiros têm andado à frente anos a fio, com pouco reflexo na bilheteira. Dá que pensar.
SL
Subscrever:
Mensagens (Atom)