quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Conselho de rival

Deus sabe o que me divirto com as trapalhadas dos benfas. Há qualquer coisa de absurdamente hilariante quando os "6 milhões" andam de sorriso amarelo a apagar vulcões com betadine. Quando 3 semanas depois de falar hegemonia, se começa já a preparar uma chicotada psicológica. A grandeza não é um valor seguro...e Vieira nunca entendeu que um clube é tão grande como os seus resultados.

Mas apesar das galhofas, e ao contrário dos bimbos dos nossos rivais que sonham com campeonatos ganhos à 5ª jornada....e os rivais na penúria suprema, eu acho que o nosso futebol precisa de clubes fortes e bem geridos. Porque não me alegram derrotas contra clubes franceses ou espanhóis...porque dá gosto ter clubes como o Paços na Europa (mesmo que substituindo o Sporting). Apesar de tudo e acima de tudo sou português.

É óbvio que o futebol nacional precisa do benfica. O que não precisa é deste tipo de benfica...o benfica da treta. É o clube com mais adeptos e mesmo que profundamente afectados por uma histórica tendência para a bazófia...não merecem (vá lá...talvez só um bocadinho) a desonestidade com que são vendados aos sintomas de crise desportiva do clube.

Muitos benfas não precisam de aulas de ninguém para lhes explicar porque é que estão no fim de um ciclo, que não está a terminar...está a apodrecer. Mas a grande maioria espera ansiosamente um regresso mágico aos bons resultados e boas exibições, espera por uma bomba atómica de garra e o cumprimento da promessa de "reviravolta".

Se querem seguir um conselho de rival: Deixem de ser merdas. Jesus está só a adiar o inevitável. Vieira está só a reunir momentum, a imprensa está só a fazer render o peixe...mas a verdade é que Vieira e Jesus não estão a resolver o problema...eles são o problema.

Não vou dissertar sobre as razões que trouxeram o clube de carnide até este lugar...se não as sabem é porque estiveram ausentes do planeta...e sinceramente não tenho paciência para tanto.

Mas vos aviso...como gajo que já passou exactamente pelo mesmo (na altura os nomes eram Peseiro e Dias da Cunha) um dia a mais é um dia a menos. No caso do Sporting...o presidente do Sporting até teve a decência de pedir a demissão depois de mandar o Peseiro às couves (muitos acusaram-no de confundir papéis, eu achei que nada estaria mais acertado). Vocês não vão ter tanta sorte...mesmo que o JJ saia...a corja do orelhas vai tentar mudar os pneus e o óleo e fazer-se à pista novamente. Na verdade, é só mudar os sintomas...para continuar doente. Na verdade, a ideia de Vieira falhou. E agora ouvimos o benfas a falar de projectos...

Não há projectos. Não há planos a longo prazo. Isto chama-se Portugal e o negócio chama-se futebol. Nem temos mentalidade para longas esperas, nem ninguém apoia derrotados crónicos.

No Sporting andar a disfarçar enganos com castelos de nuvens como "projecto", "estabilidade", "credibilidade" ou mesmo "azar"...levou-nos quase a fechar a loja, levou-nos a ter de ser outra coisa que nunca fomos - um "candidato" escondido.

Não caiam vocês benfas na esparrela...metam essa gente a andar. Se suspeitam das boas intenções de adeptos de outros clubes...então pá...defendam-nos, andem com eles ao colo...dêem-lhes a papinha a horas e afugentem o papão...mas depois não nos andem a foder a cabeça com as tragédias de alguidar e porque o Vieira era isto e aquilo. Se quiserem mamem-nos até o fim, mas aguentem-se à bronca. Vão ao museu em vez de ir à bola.

Verdade, verdade...vou ter saudades do estilo Steven Segal à la empresário de sucesso do orelhas...e da pinta de cromo do bairro do Jesus. São ícones impagáveis, comédia garantida que nunca desiludiu. Mas qualquer piada, por muito boa que seja, gasta-se. E desconfio que ninguém se vai rir muito quando levantarem a tampa dos enormes tachos que o orelhas andou a "cozer".

Fica a dica.

SL

Duarte Gomes no Sporting-Setúbal

Vamos ter molho...ah vamos, vamos.

SL

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Merdas soltas

O Rui Costa afinal está vivo e até fala. Demorou 5 dias a responder a BdC...mas até temos de admitir que foi uma boa resposta. Agora provavelmente volta a hibernar até Junho de 2019.

BdC viu a SAD aprovar o seu salário mensal de 5.000 euros. Labyad teve de ler a notícia 45 vezes para acreditar que existe alguém que ganha esse salário.

Manuel Fernandes diz que com 2 ou 3 bons reforços em Janeiro o Sporting pode conquistar o título. Oh Manel...tu ainda não entendeste pois não? O clube tá teeeesooooo...

Dias Ferreira e Dias da Cunha na mesma semana a fazer elogios a BdC. As vitórias fazem milagres...e eu ainda sou menino para ler uns elogios do Godinho Lopes um dia destes.

No mesmo dia um jornal diz que o Sporting quer 5 milhões pelo Elias, outro diz que quer 8 milhões. Querem melhor prova que as "fontes próximas" estão a muitas milhas de distância?

Com a lesão do João e do Miguel, e uma vez que já ninguém sabe muito bem onde joga o Nélson, Paulo Bento vai ter de chamar Cedric. Ainda ninguém reparou, mas o Sporting é cada vez mais a equipa B da Selecção Nacional.

O Zé Eduardo, o gajo dos croquetes, prova a sua infindável sabedoria futebolística e o porque de ninguém o ter querido dentro da SAD...olhem só esta pérola "Os jogos mais difíceis são em casa"...exacto...eu também acho que é muito mais fácil ir ganhar ao Barnabéu ou a Nou Camp...pff!

O Enzo Perez pediu para não fazerem do resultado de Paris uma página negra. Eu só não entendi a quem está a fazer o pedido? Aos adeptos, à imprensa ou...aos jogadores do PSG.

OJogo diz que Welder está de saída em Janeiro. Noutra notícia diz que o Sporting é verde e que no Verão faz calor.

O líder da APAF diz que os árbitros já não se deixam levar pelas "bocas" dos dirigentes e que não está preocupado com as críticas dos benfas. Podia ter dito que gostava de apanhar na tromba vestido com o cachecol do benfica...sempre era mais sincero.

SL

Full House ou Poker de duques

Ter um estádio com capacidade para 50.000 pessoas, com a classificação máxima da UEFA e FIFA custou muito, mas mesmo muito dinheiro. Até que ponto este equipamento do Sporting está a ser rentabilizado ao serviço desportivo e financeiro do clube?

Eu diria que, tal como todos os outros em Portugal, muito pouco.

Isto acontece sobretudo porque a política de gestão de eventos desportivos em quase todo o mundo segue a velha máxima de colocar os preços que "é costume"...algures entre 4x o preço de um bilhete de cinema, entre 2/3 de um bilhete de teatro de companhia, algures entre 2/3 de um concerto pop de grande sala.

O curioso é que o nosso preço médio de bilhetes é bastante baixo em relação a outras realidades europeias...como devia ser aliás...mas se olharmos aos 3 grandes..aí a coisa já é muito diferente.
Um adepto (não sócio) de um dos 3 grandes que queira ir ao estádio ver um jogo de futebol frente a um qualquer Rio Ave ou Arouca pode pagar algo como 35 ou 70 euros (o preço varia conforme a bancada, adversário e clube). Ora isto, na realidade portuguesa, é absurdo.

Especialmente ao atravessar a maior crise económica dos últimos 30 anos e sabendo que não são as classes com maior poder de compra que enchem os estádios...esta avaliação de quanto vale um jogo de futebol hoje,  é...anedótica.

Há mais de uma década que se vive num verdadeiro "conto de fadas" ao analisar as receitas dos estádios. Os clubes calculam os orçamentos com base em previsões de receitas absurdas, que obedecem a cálculos infantis...de médias de espectadores que nunca vão aparecer...porque...os preços calculados para atingir as metas...são desproporcionais ao que as pessoas podem pagar.
Uma pescadinha de rabo na boca.

Além disso há nesta problemática um factor que o planeta do futebol se recusa a entender. Hoje em dia um jogo de futebol é apenas mais uma solução de entretenimento ao dispor do comum do cidadão. Inclusive, é possível nem ter de ir ao estádio para ver todos os jogos de futebol dos 3 grandes. Pela TV em sinal fechado ou recorrendo a sites piratas...o futebol até concorre consigo próprio.

Com jogos, na sua grande maioria, à noite. Com jogos, na sua esmagadora maioria, pobres em espectáculo e beleza. Com este produto e nestas condições é saudável continuar a pensar que nada poderá ser diferente?

Há uma coisa que se chama vulgarmente lei da procura e oferta. Costumava reger a indexação e flutuação dos preços...mas alguém se anda a esquecer de fazer o trabalho de casa...alguém se anda a esquecer que um estádio cheio é um sinal de força e não de fraqueza...e que:

As pessoas seguem sucesso. As pessoas procuram associações a sucesso. Todos querem estar onde todos os outros queriam estar mas não conseguem. O factor aspiracional é o maior motivador de consumo existente.  Eu quero estar num estádio cheio. 

As próximas ideias não são originais, mas serão pelo menos mais razoáveis que as vigentes.

- Manter os preços das Gameboxes. Baixar os preços dos bilhetes mais baratos para adeptos e sócios em cerca de 35%. As perdas serão significativas? Não. Os ganhos serão significativos? Sim...mas se for bem publicitado.
- A ideia de packs familiares e acompanhantes de sócios são excelentes.
- Dias comemorativos com descontos especiais (Criança. Pai. Mãe. Mulher. Namorados, etc) fazem pequenas grandes diferenças na conquista de novos espectadores.
- Baixar os preços Corporate em cerca de 30% (as empresas também estão em crise)
- Criar Gameboxes modulares especiais para associações de nome coletivo (Grupos de interesse, Ruas, Aldeias, Familias, Associações de emigrantes, Embaixadas dos PALOP)
- Gameboxes de preços controlados para os Núcleos e Praticantes
- Encontrar permutas com outros agentes de espectáculo (bandas de músicas, programas de TV, comediantes) para dinamizar a oferta do dia de jogo.
- Acordar com as redes de transportes públicos, concessões especiais para os espectadores nos dias de jogo.
- Ativar as redes de bloggers, núcleos, site e jornal para uma promoção concertada dos jogos.
- À semelhança do que vai fazer a CMTV com o benfica...chegar a acordo com uma TV em sinal aberto para uma cobertura especial nas horas que antecedem o jogo.

...há tanta coisa que se pode tentar. O mais estúpido é mesmo continuar neste caminho, a rezar por classificações que "empurrem" os adeptos para o estádio. Cada vez menos o fazem....que eu saiba os tripeiros têm andado à frente anos a fio, com pouco reflexo na bilheteira. Dá que pensar.

SL

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Perguntas

PARTE 1 - Remunerações

Não deviam todos os agentes de uma direcção de uma SAD ter uma grande parte da sua remuneração indexada aos resultados desportivos e financeiros da mesma estrutura?

Não é assim em qualquer empresa? Não devia ser assim em qualquer empresa, clube de futebol ou não, cotada na bolsa e com accionistas?

Se é conhecido o valor da remuneração do presidente da SAD e do clube, não deviam todos os elementos da restante direcção (executiva ou não) tornar pública a sua relação remunerativa com o clube?

Atenção, são perguntas...não são críticas.

PARTE 2 - Paridades

O que os benfas têm dito sobre as arbitragens não merecem greves, comunicados de sindicatos, ou qualquer críticas dos árbitros e "amigos".
Imaginem se  Bruno de Carvalho dissesse metade do que têm dito o Orelhas. Imaginem se Jardim dissesse o que tem dito JJ. Imaginem se alguém da direcção do Sporting dissesse o que tem dito o bandido do RGS.

É que este ano...a estratégia do benfas é "queimar" com acusações de incompetência ou falta de isenção, todos, mas mesmo todos os árbitros que estejam associados a um mau resultado. O que eles querem, nós sabemos...a questão é se a classe da arbitragem vai admitir que esteja em constante "chantagem"... autenticamente a "rezar" para que a equipa de galinha ao peito ganhe.

Onde é que anda o presidente da APAF? Será que foi ao WC há 1 mês e meio e ainda não voltou?

O próximo árbitro do Estoril-Benfica não vai ter a mínima hipótese de marcar um penalti, anular um golo ou expulsar um jogador do benfas...não vai...quem devia defender os árbitros anda onde?

Vêm-me à cabeça palavras como Cobardia, Compadrio e Hipocrisia.

SL

domingo, 29 de setembro de 2013

Encher o saco

Aconselho os meus caros compadres leoninos a encher bem o depósito dos elogios. Vêm aí 2 jogos difíceis (Porto e Guimarães) e de repente a equipa "que não tem pressão" vai começar a ser muito prensadinha entre candidaturas "impostas" e "estatutos históricos".

Quando e se perdermos algum jogo, não vai haver falta de quem veja muita coisa errada e num ápice veja jogadores a precisar de banco, jogadores demasiado jovens, demasiado qualquer coisa que dê para colar.

Enquanto não chegamos lá, vamos vendo a cada jornada uma equipa de "improváveis" a fazer melhor que os "consagrados" de outros clubes, tanto individualmente como em equipa. Porque o que me parece é que o que o Sporting não tem de milhões em campo, tem de coragem e humildade. Tem inexperiência e muito nervosismo ainda, "brancas" inexplicáveis...mas isso cura-se com o tempo.

Tenho a leve impressão que vão haver "ofertas tentadoras" neste Inverno. Montero, Adrien, Jefferson e William...vão andar nas bocas de muita gente.

SL

sábado, 28 de setembro de 2013

Depois de 6 jornadas...

...2º lugar (sem penalties que dão pontos), melhor marcador da prova, 2ª melhor defesa, a média de idades do 11 titular mais baixa...uma equipa respeitada.

Porra...não está nada mal.

Para a semana vamos ao choco. Durante esta semana vamos ficar de molho a curtir a depressão de Jesus e a polémica dos pontos dados aos tripeiros.

SL