PARTE 1 - Remunerações
Não deviam todos os agentes de uma direcção de uma SAD ter uma grande parte da sua remuneração indexada aos resultados desportivos e financeiros da mesma estrutura?
Não é assim em qualquer empresa? Não devia ser assim em qualquer empresa, clube de futebol ou não, cotada na bolsa e com accionistas?
Se é conhecido o valor da remuneração do presidente da SAD e do clube, não deviam todos os elementos da restante direcção (executiva ou não) tornar pública a sua relação remunerativa com o clube?
Atenção, são perguntas...não são críticas.
PARTE 2 - Paridades
O que os benfas têm dito sobre as arbitragens não merecem greves, comunicados de sindicatos, ou qualquer críticas dos árbitros e "amigos".
Imaginem se Bruno de Carvalho dissesse metade do que têm dito o Orelhas. Imaginem se Jardim dissesse o que tem dito JJ. Imaginem se alguém da direcção do Sporting dissesse o que tem dito o bandido do RGS.
É que este ano...a estratégia do benfas é "queimar" com acusações de incompetência ou falta de isenção, todos, mas mesmo todos os árbitros que estejam associados a um mau resultado. O que eles querem, nós sabemos...a questão é se a classe da arbitragem vai admitir que esteja em constante "chantagem"... autenticamente a "rezar" para que a equipa de galinha ao peito ganhe.
Onde é que anda o presidente da APAF? Será que foi ao WC há 1 mês e meio e ainda não voltou?
O próximo árbitro do Estoril-Benfica não vai ter a mínima hipótese de marcar um penalti, anular um golo ou expulsar um jogador do benfas...não vai...quem devia defender os árbitros anda onde?
Vêm-me à cabeça palavras como Cobardia, Compadrio e Hipocrisia.
SL
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
domingo, 29 de setembro de 2013
Encher o saco
Aconselho os meus caros compadres leoninos a encher bem o depósito dos elogios. Vêm aí 2 jogos difíceis (Porto e Guimarães) e de repente a equipa "que não tem pressão" vai começar a ser muito prensadinha entre candidaturas "impostas" e "estatutos históricos".
Quando e se perdermos algum jogo, não vai haver falta de quem veja muita coisa errada e num ápice veja jogadores a precisar de banco, jogadores demasiado jovens, demasiado qualquer coisa que dê para colar.
Enquanto não chegamos lá, vamos vendo a cada jornada uma equipa de "improváveis" a fazer melhor que os "consagrados" de outros clubes, tanto individualmente como em equipa. Porque o que me parece é que o que o Sporting não tem de milhões em campo, tem de coragem e humildade. Tem inexperiência e muito nervosismo ainda, "brancas" inexplicáveis...mas isso cura-se com o tempo.
Tenho a leve impressão que vão haver "ofertas tentadoras" neste Inverno. Montero, Adrien, Jefferson e William...vão andar nas bocas de muita gente.
SL
Quando e se perdermos algum jogo, não vai haver falta de quem veja muita coisa errada e num ápice veja jogadores a precisar de banco, jogadores demasiado jovens, demasiado qualquer coisa que dê para colar.
Enquanto não chegamos lá, vamos vendo a cada jornada uma equipa de "improváveis" a fazer melhor que os "consagrados" de outros clubes, tanto individualmente como em equipa. Porque o que me parece é que o que o Sporting não tem de milhões em campo, tem de coragem e humildade. Tem inexperiência e muito nervosismo ainda, "brancas" inexplicáveis...mas isso cura-se com o tempo.
Tenho a leve impressão que vão haver "ofertas tentadoras" neste Inverno. Montero, Adrien, Jefferson e William...vão andar nas bocas de muita gente.
SL
sábado, 28 de setembro de 2013
Depois de 6 jornadas...
...2º lugar (sem penalties que dão pontos), melhor marcador da prova, 2ª melhor defesa, a média de idades do 11 titular mais baixa...uma equipa respeitada.
Porra...não está nada mal.
Para a semana vamos ao choco. Durante esta semana vamos ficar de molho a curtir a depressão de Jesus e a polémica dos pontos dados aos tripeiros.
SL
Porra...não está nada mal.
Para a semana vamos ao choco. Durante esta semana vamos ficar de molho a curtir a depressão de Jesus e a polémica dos pontos dados aos tripeiros.
SL
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Amaciador
De repente, temos um Benfas todo pró-Sporting.
Ele é o Jesus a concordar com indirectas de BdC, ele é a Leonor Pinhão a falar em alianças de Lisboa, ele é o lacaio de Seara da AF Lisboa a gritar a plenos pulmões a união dos grandes da capital...enfim...Carnide está em peso a "amaciar" o status quo leonino.
A pergunta da ordem é: o que é que estes gajos querem?
A resposta é muito simples e tem duas partes.
Parte 1 - "O inimigo do meu inimigo é o meu BFF"
O benfas é um clube engraçado. São 6 milhões, uma máquina que caga dinheiro, uma "marca" mundial com sócios que nunca mais acabam, são o caralho a sete e...no entanto...no que conta parecem exactamente iguais a porto e Sporting. Na guerra sem medida com Pinto da Costa têm levado uma ensaboadela atrás de outra...e se há coisa que ressalta do mandato do Orelhas é a incapacidade total de inverter a hegemonia dos nortenhos.
A coisa chegou ao ponto de que se esta época for igual à anterior, a própria presidência está em risco. Vieira arriscou as fichas todas num treinador "cansado" e não vendeu...diz ele que podia mas não quis, eu (e muita gente) digo que ele quis e não pode. Portanto mais uma época sem taças e sem vendas...e não resta a Vieira melhor solução que meter a viola no saco e começar a despachar Gaitans por 10 e Rodrigos por 5. Mas ele já não estará lá nessa altura...
Assim é a todo o custo que o Benfas terá de ganhar esta Liga e a melhor forma de o garantir é...na melhor interpretação da cartilha de pinto da costa (a única que Vieira conhece) fazer com a concorrência perca. Todos os que se declararem "livres" de "dívidas" aos tripeiros serão naturalmente acolhidos debaixo da asa (sobretudo mediática) desta faminta águia. O Sporting é apenas o único que o fez, já que o Marítimo engoliu com poncha todas humilhações que sofreu nos últimos dois anos...e sabe se lá a que troco...deixou de incomodar a pandilha do pintinho.
Parte 2 - "O tal canal"
O projecto da Benfas TV é só...megalómano. Passou da escala de uma tv regional para uma sporttv. Vieira diz que custa 9 milhões. Pois...só a compra da Liga Inglesa ultrapassou os 7.5...e mesmo que a Liga Grega, Brasileirão e MLS não cheguem aos 0.5...ainda há os custos de produção e transmissão...eu arriscaria para aí uns 20 milhões, com menos de 1 milhão de receitas de publicidade e mais ou menos a mesma coisa com retransmissões para outros mercados. As mensalidade não trazem mais que 1.5 milhões por mês. Ora 20 - 20 (1+1+18) = 0.
Portanto em ano de lançamento (haverá quem diga que é o pior, eu digo que é o melhor) a Benfas Tv não dá lucro. De repente a proposta mais rasca da Olivedesportos parece um grande negócio. Assim só há uma forma de não admitir a longo prazo que esta foi mais uma batalha perdida contra o sistema azul...fazer derivar a Benfas Tv para um operador da Liga ou de controlo da maioria dos clubes. Mas para isso poder acontecer, o benfica precisa que o Sporting "mude de barco". Não precisará convencer mais nenhum.
É que se qualquer clube tiver de escolher entre ficar do lado do porto ou do lado do Sporting e benfas....terá que ser muito estúpido para preferir partilhar o bolo com os "esfomeados" Oliveiras e os seus amigos das antas. O peso de audiências e compras de bilhetes dos clubes da capital, são o que salva 98% dos clubes da I Liga. Por aqui resolvido. Mas falta o principal. Como fazer o Sporting rescindir o contrato com a Olivedesportos.
Só há uma forma...estimular a todo o custo uma guerra porto-Sporting. Colocando-se obviamente constantemente do lado leonino na esperança que o Sporting nunca seja capaz de ser o directo beneficiado com o clima que for gerado. Os benfas estão a contar com que o porto desfaça o Sporting...e a jogada só os favorece...já que saem da lista de primeiros a abater do senhor bufas.
As duas grandes questão finais são estas:
- Será que pinto da costa vai cair nesta?
- Será que BdC vai cair nesta?
- Será que Vieira vai cair a seguir a esta?
SL
Ele é o Jesus a concordar com indirectas de BdC, ele é a Leonor Pinhão a falar em alianças de Lisboa, ele é o lacaio de Seara da AF Lisboa a gritar a plenos pulmões a união dos grandes da capital...enfim...Carnide está em peso a "amaciar" o status quo leonino.
A pergunta da ordem é: o que é que estes gajos querem?
A resposta é muito simples e tem duas partes.
Parte 1 - "O inimigo do meu inimigo é o meu BFF"
O benfas é um clube engraçado. São 6 milhões, uma máquina que caga dinheiro, uma "marca" mundial com sócios que nunca mais acabam, são o caralho a sete e...no entanto...no que conta parecem exactamente iguais a porto e Sporting. Na guerra sem medida com Pinto da Costa têm levado uma ensaboadela atrás de outra...e se há coisa que ressalta do mandato do Orelhas é a incapacidade total de inverter a hegemonia dos nortenhos.
A coisa chegou ao ponto de que se esta época for igual à anterior, a própria presidência está em risco. Vieira arriscou as fichas todas num treinador "cansado" e não vendeu...diz ele que podia mas não quis, eu (e muita gente) digo que ele quis e não pode. Portanto mais uma época sem taças e sem vendas...e não resta a Vieira melhor solução que meter a viola no saco e começar a despachar Gaitans por 10 e Rodrigos por 5. Mas ele já não estará lá nessa altura...
Assim é a todo o custo que o Benfas terá de ganhar esta Liga e a melhor forma de o garantir é...na melhor interpretação da cartilha de pinto da costa (a única que Vieira conhece) fazer com a concorrência perca. Todos os que se declararem "livres" de "dívidas" aos tripeiros serão naturalmente acolhidos debaixo da asa (sobretudo mediática) desta faminta águia. O Sporting é apenas o único que o fez, já que o Marítimo engoliu com poncha todas humilhações que sofreu nos últimos dois anos...e sabe se lá a que troco...deixou de incomodar a pandilha do pintinho.
Parte 2 - "O tal canal"
O projecto da Benfas TV é só...megalómano. Passou da escala de uma tv regional para uma sporttv. Vieira diz que custa 9 milhões. Pois...só a compra da Liga Inglesa ultrapassou os 7.5...e mesmo que a Liga Grega, Brasileirão e MLS não cheguem aos 0.5...ainda há os custos de produção e transmissão...eu arriscaria para aí uns 20 milhões, com menos de 1 milhão de receitas de publicidade e mais ou menos a mesma coisa com retransmissões para outros mercados. As mensalidade não trazem mais que 1.5 milhões por mês. Ora 20 - 20 (1+1+18) = 0.
Portanto em ano de lançamento (haverá quem diga que é o pior, eu digo que é o melhor) a Benfas Tv não dá lucro. De repente a proposta mais rasca da Olivedesportos parece um grande negócio. Assim só há uma forma de não admitir a longo prazo que esta foi mais uma batalha perdida contra o sistema azul...fazer derivar a Benfas Tv para um operador da Liga ou de controlo da maioria dos clubes. Mas para isso poder acontecer, o benfica precisa que o Sporting "mude de barco". Não precisará convencer mais nenhum.
É que se qualquer clube tiver de escolher entre ficar do lado do porto ou do lado do Sporting e benfas....terá que ser muito estúpido para preferir partilhar o bolo com os "esfomeados" Oliveiras e os seus amigos das antas. O peso de audiências e compras de bilhetes dos clubes da capital, são o que salva 98% dos clubes da I Liga. Por aqui resolvido. Mas falta o principal. Como fazer o Sporting rescindir o contrato com a Olivedesportos.
Só há uma forma...estimular a todo o custo uma guerra porto-Sporting. Colocando-se obviamente constantemente do lado leonino na esperança que o Sporting nunca seja capaz de ser o directo beneficiado com o clima que for gerado. Os benfas estão a contar com que o porto desfaça o Sporting...e a jogada só os favorece...já que saem da lista de primeiros a abater do senhor bufas.
As duas grandes questão finais são estas:
- Será que pinto da costa vai cair nesta?
- Será que BdC vai cair nesta?
- Será que Vieira vai cair a seguir a esta?
SL
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Circo de Furos
O folhetim das agressões do "Robin das Claques" Jesus a polícias...já dava um filme. Ao bom estilo de um JFK de Oliver Stone, com juízes, advogados, polícias, SEF, mafiosos e Jorge Jesus. O incidente demorou 20 segundos, a polémica vai durar 2 meses. E o que se passou? Jesus matou um agente? Jesus dopou Cardoso? Jesus descobriu armas químicas sírias na bandeirola de canto? Espera....Jesus aprovou as Swaps?
Não...Jesus puxou a mão de um polícia.
Para mim devia ser castigado, severamente. Mais pela estupidez de se armar em justiceiro e querer lamber o cu aos adeptos, do que por qualquer desrespeito pela autoridade. Duvido que o polícia em causa se tenha sentido sequer ofendido...
Todo este caso é uma palhaçada bíblica. Cruxifiquem lá o homem com 1 ou 2 jogos da Taça da Liga (vai uma aposta?) e siga a banda.
Quanto ao caso da agressão do Caldeira ao lampião da AF Lisboa (diz que é presidente)...aí a coisa já muda de figura...é um caso gravíssimo. Em causa está a lei da gravidade e todas as equações físicas existentes à face da terra. Newton ficaria boquiaberto com um punho que desce nas costas de alguém, mas não só não lhe chega a tocar, como a velocidade foi tão absurda que houve testemunhas, mas afinal ninguém viu. Há a física quântica, mas na Amoreira pode ter nascido a física amnésica.
Consta que o senhor Caldeira tenha chamado "lampião de merda" ao "protegido" do Seara e que este tenha respondido "vocês têm é medo...agora que os dois grandes de Lisboa estão juntos".
Bom...vamos lá ver....ponto nº 1: qualquer agressão é de condenar, mas insinuar que BdC vai ver pores-do-sol com Vieira merece um pelo menos um calduço. Além disso...em termos de troca de insultos...terei sempre que concordar com o argumento do gajo da SAD dos tripeiros.
Castigos? Sim...uma orelhas de burro para o presidente da AF Lisboa e um açaime para o Caldeira (o gajo secalhar pensou que era o BdC e quis lhe dar um passou-bem pelas costas)
SL
Não...Jesus puxou a mão de um polícia.
Para mim devia ser castigado, severamente. Mais pela estupidez de se armar em justiceiro e querer lamber o cu aos adeptos, do que por qualquer desrespeito pela autoridade. Duvido que o polícia em causa se tenha sentido sequer ofendido...
Todo este caso é uma palhaçada bíblica. Cruxifiquem lá o homem com 1 ou 2 jogos da Taça da Liga (vai uma aposta?) e siga a banda.
Quanto ao caso da agressão do Caldeira ao lampião da AF Lisboa (diz que é presidente)...aí a coisa já muda de figura...é um caso gravíssimo. Em causa está a lei da gravidade e todas as equações físicas existentes à face da terra. Newton ficaria boquiaberto com um punho que desce nas costas de alguém, mas não só não lhe chega a tocar, como a velocidade foi tão absurda que houve testemunhas, mas afinal ninguém viu. Há a física quântica, mas na Amoreira pode ter nascido a física amnésica.
Consta que o senhor Caldeira tenha chamado "lampião de merda" ao "protegido" do Seara e que este tenha respondido "vocês têm é medo...agora que os dois grandes de Lisboa estão juntos".
Bom...vamos lá ver....ponto nº 1: qualquer agressão é de condenar, mas insinuar que BdC vai ver pores-do-sol com Vieira merece um pelo menos um calduço. Além disso...em termos de troca de insultos...terei sempre que concordar com o argumento do gajo da SAD dos tripeiros.
Castigos? Sim...uma orelhas de burro para o presidente da AF Lisboa e um açaime para o Caldeira (o gajo secalhar pensou que era o BdC e quis lhe dar um passou-bem pelas costas)
SL
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Um futebol de vão de escada
Sem desprimor para os belíssimos vãos de escada que deve haver por ai, o futebol português é uma verdadeira hipérbole de tacanhice e bazófia. Vivemos há anos numa guerra de "sopeiras" e "porteiras", entre a francesinha rasca das antas e a sandes de courato de carnide. Na beira da peixeirada estão os media, que além de não serem isentos e nunca primarem pelo elogio às boas práticas, são uma espécie de testemunhas participativas que a cada insulto reagem com um clássico "e...tu...ficas-te?!"
Parece que tudo o que importa é saber quem está por cima...quem conseguiu cagar em cima de quem. Os tripeiros demandam há anos numa lógica de humilhação constante dos compadres vermelhos, muitas vezes fazendo esforços planetários só para conseguir uma pequena piada de elevador. Os lampiões tentam, sabe-se lá a que custo, dar uma imagem diferente...em que se opõem, em que são inimigos, em que há uma forma diversa de agir e pensar.
Mas não há. Porto e Benfica são há mais de uma década, farinha do mesmo saco. Ambos lutam pelo domínio do nosso futebol, mas dá muito trabalho fazê-lo pela via do mérito e do exemplo...é demasiado tentador puxar os cordelinhos (porque há tanta gente a fazer gala de ser "puxada") da desinformação, do favor, da permuta de sacanices, do alinhar contra terceiros. Nunca no meio desta contenda de otários, há uma alma iluminada que se lembra que há um negócio, um mercado, um espectáculo pelo meio.
Serão Porto e Benfica superiores ao desporto? Será a guerra que promovem a verdadeira emoção da nossa Liga? Quando vejo a forma como são tratados os casos "Jesus, o salvador de ultras" ou "Também tu Brutos Caldeira?!" começo a pensar que sim. Começo a pensar que vale mesmo tudo e o "tudo" passará sempre impune, numa lógica de "o que eu faço é razoável, o que o outro faz é um crime"...troca-se o reu pelo acusador e a conversa é sempre a mesma.
As instituições que deviam regular, mandar, impor as leis e limites...estão elas próprias divididas em pró-alguém e anti-alguém, são elas próprias o ponto onde começa esta lixarada toda. Associações Regionais, Sindicatos de Treinadores, Árbitros, Jogadores, Federações, CAP´s, Conselhos de Justiça, Disciplina, todas são peças de xadrez, usadas à vez por uns e outros. Ninguém ousa divergir ou apontar dedos.
Os restantes clubes nacionais, no qual quase sempre o Sporting é uma espécie de tio afastado, vão escolhendo lados, conforme a força de um e de outro, conforme o "preço" que alguém aceita pelo seu apoio. Clubes como Nacional ou Paços de Ferreira vendem-se com convicção, Marítimo e Guimarães "alugam-se" com mais descrição...o Braga assobia nas esquinas quentes do dragão, como tantos outros fazem nas asas recheadas da águia.
Nunca ninguém vê o óbvio. O futebol português é uma merda. Ano após ano, cada vez mais merda. Maus jogos. Maus exemplos. Má gestão. Inexistência de desportivismo. Premeia-se a mediocridade de quem defende estoicamente um 0-0 ou um 1-1, elogia-se quem faz de equipas "autocarros" tácticos, os preços são exorbitantes, as transmissões televisivas desesperam por emoção, analisam-se os erros dos árbitros com 40 repetições em slow motion...em tribunais de "vantagens" televisivas, onde só por acaso, estão sempre um juiz portista, um juiz benfiquista e um estagiário sportinguista.
O Sporting é parte desta palhaçada, tantas vez dançando como pode, como o "obrigam", como seria suposto. O sistema é um caminho "dito" fatídico, mas não é ao contrário do que parece, um gás vaporoso invisível, uma massa anónima de coisas virtuais. São pessoas. Pessoas colocadas nos lugares de decisão. São gente. Com nome, morada, e-mail e telefone. Parte do sistema, grande parte mesmo, é a imprensa. Por mais que nos atirem cagalhões para os olhos...eles são a linha da frente, o correio-mor e os informadores do sistema.
A imprensa destaca, abafa, investiga, denúncia...a seu belo prazer. Faz muito quando quer, imobiliza-se quase sempre. Porquê? Porque se tiver de falar de futebol...a coisa fica murcha...o nosso futebol e eles sabem-no melhor que ninguém...é uma merda. Quando foi a última vez que um jornal desportivo (são 3 diários!!) fez um trabalho de investigação? Quando foi a última vez que um chefe de redacção apontou directamente o dedo a um presidente azul ou vermelho? Quando foi a última vez que os media se deram ao trabalho de entender o sistema?
A cada ano que passa, o futebol português adquire mais capacidade para terminar. Porque nem as rivalidades vão suportar ou justificar tudo para sempre. Porque haverá um dia que o país acordará para merda política em que se encontra...e como tudo na vida...a seguir ao cão vai o gato...o futebol é apenas o discípulo de todas as desvirtudes ensinadas e aprendidas nos partidos políticos...as manhas e mamas são as mesmas. Basta alguém perder tempo para reparar nas amizades curiosas entre políticos e dirigentes desportivos.
Não sei qual será a posição no futuro do Sporting. Decidirá ficar à parte, silencioso como sempre, será contra, a favor? O que eu sei é que ninguém terá melhor oportunidade para expor este regime. BdC parece querer criar algumas condições para algumas mudanças...mas isso terá um preço a pagar...estaremos todos os sportinguistas conscientes disso? Iremos lembrar-nos dos Xistras quando fizermos a avaliação da sua prestação? Ou dos Brumas?
Querem os sportinguistas esta mudança? Ou apenas tirar o lugar de outros no sistema?
SL
Parece que tudo o que importa é saber quem está por cima...quem conseguiu cagar em cima de quem. Os tripeiros demandam há anos numa lógica de humilhação constante dos compadres vermelhos, muitas vezes fazendo esforços planetários só para conseguir uma pequena piada de elevador. Os lampiões tentam, sabe-se lá a que custo, dar uma imagem diferente...em que se opõem, em que são inimigos, em que há uma forma diversa de agir e pensar.
Mas não há. Porto e Benfica são há mais de uma década, farinha do mesmo saco. Ambos lutam pelo domínio do nosso futebol, mas dá muito trabalho fazê-lo pela via do mérito e do exemplo...é demasiado tentador puxar os cordelinhos (porque há tanta gente a fazer gala de ser "puxada") da desinformação, do favor, da permuta de sacanices, do alinhar contra terceiros. Nunca no meio desta contenda de otários, há uma alma iluminada que se lembra que há um negócio, um mercado, um espectáculo pelo meio.
Serão Porto e Benfica superiores ao desporto? Será a guerra que promovem a verdadeira emoção da nossa Liga? Quando vejo a forma como são tratados os casos "Jesus, o salvador de ultras" ou "Também tu Brutos Caldeira?!" começo a pensar que sim. Começo a pensar que vale mesmo tudo e o "tudo" passará sempre impune, numa lógica de "o que eu faço é razoável, o que o outro faz é um crime"...troca-se o reu pelo acusador e a conversa é sempre a mesma.
As instituições que deviam regular, mandar, impor as leis e limites...estão elas próprias divididas em pró-alguém e anti-alguém, são elas próprias o ponto onde começa esta lixarada toda. Associações Regionais, Sindicatos de Treinadores, Árbitros, Jogadores, Federações, CAP´s, Conselhos de Justiça, Disciplina, todas são peças de xadrez, usadas à vez por uns e outros. Ninguém ousa divergir ou apontar dedos.
Os restantes clubes nacionais, no qual quase sempre o Sporting é uma espécie de tio afastado, vão escolhendo lados, conforme a força de um e de outro, conforme o "preço" que alguém aceita pelo seu apoio. Clubes como Nacional ou Paços de Ferreira vendem-se com convicção, Marítimo e Guimarães "alugam-se" com mais descrição...o Braga assobia nas esquinas quentes do dragão, como tantos outros fazem nas asas recheadas da águia.
Nunca ninguém vê o óbvio. O futebol português é uma merda. Ano após ano, cada vez mais merda. Maus jogos. Maus exemplos. Má gestão. Inexistência de desportivismo. Premeia-se a mediocridade de quem defende estoicamente um 0-0 ou um 1-1, elogia-se quem faz de equipas "autocarros" tácticos, os preços são exorbitantes, as transmissões televisivas desesperam por emoção, analisam-se os erros dos árbitros com 40 repetições em slow motion...em tribunais de "vantagens" televisivas, onde só por acaso, estão sempre um juiz portista, um juiz benfiquista e um estagiário sportinguista.
O Sporting é parte desta palhaçada, tantas vez dançando como pode, como o "obrigam", como seria suposto. O sistema é um caminho "dito" fatídico, mas não é ao contrário do que parece, um gás vaporoso invisível, uma massa anónima de coisas virtuais. São pessoas. Pessoas colocadas nos lugares de decisão. São gente. Com nome, morada, e-mail e telefone. Parte do sistema, grande parte mesmo, é a imprensa. Por mais que nos atirem cagalhões para os olhos...eles são a linha da frente, o correio-mor e os informadores do sistema.
A imprensa destaca, abafa, investiga, denúncia...a seu belo prazer. Faz muito quando quer, imobiliza-se quase sempre. Porquê? Porque se tiver de falar de futebol...a coisa fica murcha...o nosso futebol e eles sabem-no melhor que ninguém...é uma merda. Quando foi a última vez que um jornal desportivo (são 3 diários!!) fez um trabalho de investigação? Quando foi a última vez que um chefe de redacção apontou directamente o dedo a um presidente azul ou vermelho? Quando foi a última vez que os media se deram ao trabalho de entender o sistema?
A cada ano que passa, o futebol português adquire mais capacidade para terminar. Porque nem as rivalidades vão suportar ou justificar tudo para sempre. Porque haverá um dia que o país acordará para merda política em que se encontra...e como tudo na vida...a seguir ao cão vai o gato...o futebol é apenas o discípulo de todas as desvirtudes ensinadas e aprendidas nos partidos políticos...as manhas e mamas são as mesmas. Basta alguém perder tempo para reparar nas amizades curiosas entre políticos e dirigentes desportivos.
Não sei qual será a posição no futuro do Sporting. Decidirá ficar à parte, silencioso como sempre, será contra, a favor? O que eu sei é que ninguém terá melhor oportunidade para expor este regime. BdC parece querer criar algumas condições para algumas mudanças...mas isso terá um preço a pagar...estaremos todos os sportinguistas conscientes disso? Iremos lembrar-nos dos Xistras quando fizermos a avaliação da sua prestação? Ou dos Brumas?
Querem os sportinguistas esta mudança? Ou apenas tirar o lugar de outros no sistema?
SL
Cultura
Jardim e Carvalho disseram o que todos os
Sportinguistas viram. Uma equipa com grandes dificuldades em dominar o jogo.
Não foi falta de jeito, nem falta de táctica, foi mesmo falta de nervo.
É claro que a diferença entre o Céu e o
Inferno não é um lance de bola parada. Se Tarantini não tivesse chegado mais
alto, hoje estaríamos a falar de títulos e surpresas e não em “piores exibições
da época”.
Mas a verdade é que se queremos mesmo uma
cultura de exigência, os “ses” e os “talvezes” valem absolutamente zero. O
Sporting não esteve ao nível habitual e é isso que se deve colocar na mesa de
discussão.
Se Jardim sabe porque aconteceu esta quebra de
rendimento, passa à fase em que um treinador é mesmo importante – a solução. Se
não sabe, deve procurá-la (como aparentemente está a acontecer nos últimos
treinos) não da forma mais clássica – mudar os jogadores – mas da forma mais
eficaz.
O que me põe um sorriso na boca, é a resposta
ao mau resultado. Não recorremos aos erros dos outros para disfarçar os nossos.
Xistra esteve muito mal e tirou provavelmente 2 pontos ao Sporting. Mas do que
adianta verdadeiramente iniciar uma cruzada mediática contra os palermas do
apito?
No passado fizemo-lo e ao contrario de benfas
e tripeiros não recebemos compensações, apenas mais erros, greves, processos
disciplinares e uma equipa que não era capaz de cortar uma bola dentro da área
ou fazer um passe longo com receio de penalties e foras-de-jogo.
Esta auto-critica pode funcionar muito melhor
nas duas frentes que interessam: a interna – melhorando a disciplina da equipa;
a externa – condicionando os árbitros a arbitrar bem, já que o Sporting
“poupou” institucionalmente Xistra ao auto de fé habitual quando alguém erra
como ele o fez.
O caminho, para mim, é bom e dará frutos. Pode
não ser amanhã, daqui a um mês ou seis, mas a cultura para vencer é esta, sendo
pública terá ainda mais eco na imprensa, chegando mais rápido às mentalidades
de quem rodeia o clube, começando e acabando nos adeptos, tantas vezes os mais
exigentes de todos, mas também os mais céleres a desculpabilizar os jogadores.
E no futebol são eles que tiram e põem bolas
na baliza. Na maioria das vezes.
SL
Subscrever:
Mensagens (Atom)