segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A vida, o Amor e o Cinto

Não era nenhum segredo de Fátima, que a gestão desportiva de Godinho Lopes tinha sido pior que o castigo de Cardoso. O que não se sabia e todos os dias chove a potes é o autêntico anedotário das opções tomadas na contratação de jogadores de futebol. O Sporting perdeu a cabeça. Apostou o carro, a mulher, o cão e o rabo em jogadores que não davam garantias nenhumas de serem apostas seguras.

Elias e Labyad, são os casos mais graves de uma visão para o futebol alcoolizada. Elias era até ao momento de chegar a Alvalade uma das muitas revelações do Brasileirão que não confirmou em Espanha o estatuto de vedeta. Era, pela limitação de estrangeiros, um jogador transferível...não se entende nem um pouco a dimensão da tesão leonina....quase 12 milhões de euros?! Fazer parte das convocatórias da Selecção não chega para explicar o que alguém viu em Elias.

A forma como Labyad é contratado pelo Sporting é simplesmente digna de um filme dos Cohen. O Sporting pagou ao pai do jogador 2 milhões de euros! Não estamos a falar do pai de nenhuma vedeta de créditos confirmados, estamos a falar do pai de uma promessa da Liga Holandesa...e todos sabemos que existem tantas por aí...(quanto terá recebido o pai do Ola, ou o pai do Wolfswinkel?)

Confesso que poucas coisas me surpreendem no futebol. É uma selva, vale tudo, é tudo verdade como é mentira dependendo dos timings e das necessidades. Não há honra nem compromissos, não há respeito nem memoria. Mas...mesmo assim cada agente defende o seu penico, a sua carteira, o seu público da melhor forma que pode. Godinho Lopes, defendeu todos os interesses...de um filme de terror.

Não é aceitável que um ser humano, mesmo a roçar o primata, considerasse que o caminho traçado pela anterior direcção iria trazer algum fruto. O insucesso era só uma questão de calendário, a tomada de posse dos credores era o que mais se assemelhava como uma solução alternativa (??!!). Em muitas coisas o plano desportivo de Godinho Lopes foi uma missão kamikaze. Sem plano B, sem fallback, sem forma de alterar o percurso ou reposicionar-se perante novos objectivos. A missão correu mal...não acertarmos no porta-aviões do inimigo...aliás nem sequer levantámos voo. Os torpedos explodiram na própria pista...

O salário de Luís Duque é absolutamente pornográfico. O salário de Manuel Fernandes idem, o entendimento por detrás desta lógica salarial é digna de um conto infantil...em que a moralidade castiga os maus e repõe a riqueza a quem a merece. Só que o Sporting não é para meninos e inevitavelmente teremos de dar aos “bandidos” o fruto do seu saque. Bruno de Carvalho não é o Robin dos Bosques ...nem sequer um Errol Flynn....é um rapaz com ideias e vontade...apenas isso.

Elias, Labyad, Baldes, Duques, para muitos dos que têm passado por Alvalade....infelizmente temos todos de o entender....o amor é ao dinheiro, ponto final. São todos uma grande cambada de ladrões, chupistas, Xerifes de Nottingham que prezam tanto o Sporting e os sportinguistas como parasitas no cu.

Não sei se nos outros clubes é esta a realidade. Nem me interessa. Mas não querendo ser inocente, acho que o Sporting não terá salvação possível se quiser andar a “comprar” amor ao clube desta forma. E não venham com tretas...o Sporting não pode ser grande a “pagar” e pequeno a “lucrar”. Algo tem de ser corrigido...e se tivermos de passar algumas época na sombra do cinto apertado...que seja! Uma coisa é certa...a pagar pouco...não atraímos porventura alguns bons jogadores...mas também evitaremos os grandes barretes.

Da próxima vez que forem escrever sobre o Gerson Magrão, sobre Vitor ou Mauricio, talvez fosse melhor pensar que esses quiseram vir...apesar de tudo...quiseram vir.


SL

domingo, 8 de setembro de 2013

Um rei ressabiado

As declarações de Eusébio sobre o feito de Cristiano Ronaldo são o retrato de um homem pobre. Não reflectem a mente de um rei, de um astro, nem sequer de um pai do futebol português. São só um exemplo sublinhado de quem nunca soube entender que as bolas dentro da baliza são só a areia que ajuda a misturar com outros ingredientes para cimentar uma posição na história de um país.

Uns dizem que esta degradação da figura mais marcante do nosso futebol, começou há uns anos, com problemas pessoais e de saúde...mas a maioria que não está vendada por cores vermelhas, desde sempre teve dificuldade em distinguir o Eusébio formatado na máquina vermelha que ocasionalmente falava na selecção...dele, da figura que alguém comparava com Puskas ou Di Steffano.

Se no estrangeiro Eusébio significa Portugal, dentro de portas Eusébio sempre significou Benfica. E não é aquele Benfica saudável, desportista, que ultrapassa as fronteiras de simpatia do estádio da luz...Humberto Coelho, Rui Costa, Rui Águas...esses são muito mais Reis...que o King. Eusébio é um ressabiado com o sucesso de outros, especialmente se esses não emergirem debaixo da marca que o criou...como Ronaldo.

Pois bem, caro Eusébio, o seu reinado foi longo, mas acabou. A estatística pouco interessa agora discutir. Ronaldo ascendeu a um patamar maior. No seu tempo Eusébio nem sequer é consensual, se viajarmos pelo mundo, acima de Eusébio houve Yashin, Garrincha, Pelé, Charlton, Best ou Beckenbauer, apenas em Portugal esse estatuto é incontestado. Ronaldo tem apenas um rival e não é sequer unânime que Messi seja melhor que o Português, serão na vertente mais diplomática os reis do futebol mundial, tal como na Republica Romana dois Cônsules dividiam o poder.

Como é óbvio Ronaldo não responderá a Eusébio na atitude desdém. Apesar de tudo, CR7 é mais inteligente e sabe que os "reis" não se defrontam. Apenas se sucedem. Ronaldo sabe que Eusébio é o velho decrépito que se agarra à coroa de forma patética e até algo constrangedora, não fará nada que estrague a sucessão, não fará nada para precipitar o seu mandato. Não precisa. Eusébio está com as últimas 30 ou 40 declarações na imprensa prestes a tornar-se "persona non grata"...ou melhor..."persona non sana".

Cai a coroa e o respeito pela lenda. Se é que a foi.

SL

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Merdas soltas

A razão porque Adrien está tapado por Ruben Micael na Selecção deve ser exactamente a mesma que fez o mesmo jogador andar a servir de calço na transferência de Falcão.

O Bebiano vai processar um paineleiro do Sporting. Ele diz que não está a ameaçar vai fazer mesmo...uhh medo...este senhor está a estagiar profissionalmente à conta do Sporting. Mas não está é a fazer um grande portfolio...

O Labyad é mesmo um caso perdido. Como é que um gajo que tem um presidente como BdC vai afirmar na imprensa que está arrependido de ter saído do PSV? É novo, mas está cavar um buraco de gente grande.

Supostamente o United apresentou uma proposta pelo Bruma de 18 milhões, que foi recusada pelo BdC pelo compromisso que já tinha com o Gala...chiça...o homem é honrado, mas calma...não é a Madre Teresa...

O Ilori  e o Bruma juraram amor eterno aos leões na hora da saída. Muito bem....olhem...eu também gosto muito de vocês rapazes, mas não ponham mais os pés no meu clube. Gosto de vocês assim...ao longe. Vão regressar um dia mas é para a puta que vos pariu.

O que será a vida de Balde agora que já não tem o queijo na mão? Agarra-se à faca?
Há um bando do guineenses preso, ex-futebolistas, por assaltos violentos a pessoas idosas...eu tenho quase a certeza que isto tem mãozinha do Cátio.

A paciência e espera resultou para despachar alguns jogadores do plantel. Depois há os outros que já não vão lá com ponderação. É pau ou pedra.

Carlos Martins e Djaló reintegrados na equipa A do benfas. Já não há mais bonecos para treinar livres?

Dizem os jornalistas “pagos” que Mourinho anda louco com o Markovic. Deve andar mesmo...o esquema de passagem pela luz patrocinado pelo Chelsea está a correr bem demais. Eu quero ver no final da época o melão dos lampiões a verem o seu melhor jogador a ser transferido por 15 milhões...ou espera...vão ser 45...o Roberto também vai junto.

O Jesus pediu e a UEFA deu. O vencedor da Liga Europa vai ter acesso à Champions. Ainda dizem que o JJ não pensa no final da época. O homem sabe que por este andar nem no 3º lugar...

O Kelvin diz que vai trabalhar para voltar a ser inscrito na Champions. Ó homem...sossega...vai na volta a coisa não passa da fase de grupos...aproveita a vida e olha...porque é que não fazes um novo penteado...

O reforço do Braga Vukcevic (é outro...) diz que o Braga é “conhecido na Europa”...eu sei o que ele está tentar dizer...o Braga é conhecido, de passagem...as pessoas sabem que já viram aquele clube em algum lado, mas ninguém se lembra do nome.


SL

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Reforços

Montero (substitui Viola) - Tudo neste avançado foram dúvidas. A posição, o físico, a veia goleadora, a adaptação. A todas elas, o colombiano respondeu com golos. Mais do que acertar com a baliza, o jogador acertou com a equipa e a equipa com ele. A esta velocidade vai ser estar (pelo menos) no pódio dos melhores marcadores nacionais no final do ano. Excelentes desmarcações e uma cabeça sempre ligada ao jogo trazem à memória Liedson, mas as analogias ficam por aí. O levezinho era mais poderoso e lutador...o "aviãozinho" segura melhor a bola, tem muito bom passe e mais mira no tiro exterior. Boa contratação.

Jefferson (substitui Joaozinho) De certeza melhor que Evaldo, mais que certo que melhor que Insua. É um lateral ofensivo o que o torna adequado às necessidades do clube (apenas em 2 jogos do ano o Sporting não tem a responsabilidade de atacar mais que o adversário). Rápido, voluntarioso, bom marcador de bolas paradas e sobretudo bom de bola. Jefferson vai brilhar em muitos jogos, até porque a sua adaptação ao estatuto do novo clube tem sido muito rápida. Óptima contratação.

Vitor (substitui Elias) - Um dos melhores médios que já vi em Portugal a desempenhar a dupla função de atacar e defender. Não será tão bom como Moutinho, mas ninguém também pode garantir o que será capaz numa equipa leonina. Incansável dentro de campo, a chamar o jogo e a distribuir, este médio pode dar a Jardim outras soluções, nomeadamente quando Martins for demasiado "leve" para determinados jogos. Tinha quase a certeza que iria para um clube inglês tipo WBA ou West Ham...mas ainda bem que não. Boa contratação.

Slimani - (substitui Wolfswinkel) Tem o rótulo, a estampa e a estatística certa para um ponta de lança. Falta confirmar dentro de campo e para dentro da baliza tudo o que se aguarda. A "descoberta" Montero tem atrasado a avaliação do que pode render este argelino. Tem bom jogo aéreo e remate poderoso. Mais pela carreira e titularidade na selecção...boa contratação.

Piris (substitui Miguel Lopes)- Confesso que sei muito pouco deste jogador. Ter estado na Roma e ser internacional pelo Paraguai é sinónimo de qualquer coisa. Parece um negócio pela "oportunidade" e não tanto pela necessidade. Até porque tinha alguma curiosidade depositada em Welder...não deixo de manter algumas reservas, que se vão manter até entender o que pode dar à equipa, ou como vai sentar Cedric.

Mauricio (substitui Boulahrouz) - Os fantasmas de Bebé ou Gladstone (até mesmo de Xandão) ficaram para trás depois de 3 jogos oficiais sem meter aquelas gaffes típicas dos centrais brasileiros que aterram na Europa.
Parece a ser um defesa atento, que não dá muito espaço aos atacantes, com alguma cultura de marcação...o que não é muito normal, especialmente para quem chega de divisões secundárias de um campeonato sul-americano. Tem dado segurança à equipa e a Jardim...que não parece querer prescindir da sua titularidade por mais que se clame por um espaço para Dier. Atendendo a que chegou para 3ª solução - boa contratação.

Welder (substitui Arias) - Por tudo o que disse em relação a Piris e mesmo sem ter o visto com olhos de ver...pode ter sido uma contratação dispensável. Veio por empréstimo o que atenua bastante qualquer prejuízo.

Magrão(substitui Schaars) Entendo que o Sporting não contratou o jogador pelos seus dotes de médio pivot. Na minha opinião estamos perante um jogador experiente que procura recuperar uma carreira que foi muito promissora no Brasil. Faz várias posições (lateral esquerdo se for preciso) e sobretudo encaixa singularmente num triângulo invertido, no vértice esquerdo, o que não há muito por aí disponível. 30 minutos não chegam para avaliar o que Magrão pode ser no Sporting.

Cisse (substitui Rubio) - O tempo vai passando e este avançado vai perdendo espaço na primeira equipa. Quando chegou era o único ponta-de-lança...hoje é a 3ª solução ou 4ª (Betinho arrancou nos Bs a marcar). Nada que surpreenda os responsáveis do Sporting, pois Cissé é um projecto e não uma solução imediata. Não tem muito jeitinho a tratar a bola, joga na vertigem de bolas impossíveis e tem alguma dificuldade no passe...a compensar tudo isto...sempre que foi chamado...marcou. Tem o principal...tem golo. Penso que se ninguém se esquecer dele, pode ter um bom futuro no clube. Boa contratação.

SL

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Fecha o baile...

...e só Evaldo, Labyad, Bojinov e Jeffren é que não dançaram, mas atenção que ainda há um after hours nas Turquias, Ucrânias e Russias. Uns acertaram o passo a horas, outros tropeçaram nos novos ritmos desta direcção. As maracas já foram, os bombos arrumaram-se e o som do conjunto é afinado.

Na última hora, uma late night apperance com o samba de um moleque corithiano, uma zarzuela paraguaia de Piris e um Vira de Vitor. Ninguém sabe se a banda precisava de mais carregadores ou de mais pianos...mas para dar "notas falsas" lá para idos de Março...pelo sim e pelo não...mas mais pelo não de outros artistas... eles vieram.

A música para a próximas partituras terá de ser sempre a mesma, muito andamento no relvado, com uma massa adepta sempre em allegros e uma resistência a capellas com vontade de estragar os compassos de hinos criados com tanto trabalho e fé em jogadores que podem e pelos vistos querem vestir a camisola das quinas.

Os desafinados Bruma e Ilori foram, pode haver e vai haver mais harmonia, mesmo que os troppo stupiti Labyad e Jeffren resolvam achar que os solos em frente ao espelho são o mesmo que ser jogador de futebol de uma equipa profissional...a juventude é lixada...

Amigos leões, o próximo concerto é em Olhão, no Arcanjo ou no estádio Algarve...e temos de encher a sala! Encher aquela orquestra de apoio e vibrar com os acordes de 11 jogadores que vestem a nossa camisola...não serão todos violinos...mas alguns podem chegar lá. Nós também...podemos chegar lá.

SL

PS - O mercado fechou e não foi cumprida uma das cláusulas da ida de Izmailov (penso que não estou a errar...corrijam-me) para os tripeiros. Onde está o tal jogador de moeda de troca?

domingo, 1 de setembro de 2013

Puta que os pariu

Agora é a hora. Bruma e Ilori, escutem uma mensagem de um gajo que vos andou a pagar ordenados anos a fio e que vos ajudou a chegar a ordenados de 100 mil euros mês:

Vão para a puta que vos pariu! Melhor, vão levar nu cu! (as vossas mães não têm culpa da merda de homens em que vocês se tornaram). Há uma série de palavras que vocês não conhecem nem vão aprender pelos vistos, nem em inglês nem em turco, destaco apenas algumas:

-Honra; Compromisso; Gratidão; Humildade.

Eu sei que vocês são miúdos, coitadinhos, coisinhas moles e inocentes que são manobrados pelos chulos dos vossos empresários como se fossem plasticina. Coisinhas tristonhas e desgracadinhas que ganham mais agora com 18 e 19 anos que 90% da população do país onde vivem.

Eu sei que não passam fome, felizmente havia comida quentinha e a horas na Academia. Essa fome vocês nunca sentiram. Mas vão sentir outra, agora não que são jovens, todos vos querem, mas quando deixarem de ser vedetas, um dia vão sentir outra fome...a do carácter. Coisa que não têm pelos vistos. Entre a casa que vos acolheu anos a fio e vos deu tudo e um chulo nojento que só vos acompanha para vos extorquir o máximo de dinheiro que poder...vocês escolheram o chulo.

Pois bem, fizeram as malas, não se despediram de ninguém...viajaram. Óptimo. Vivam o vosso sonho de glória. Na Turquia ou em Liverpool, gozem bem o vosso estatuto de "vaca nova". Se entendo alguma coisa de futebol ambos terão um destino semelhante.

Bruma com um rótulo de 12 milhões na testa e um ordenado principesco (nem quero imaginar quanto é que o Balde e Bebiano sacou ao clube como prémio de assinatura) vai ter de devolver tudo isso em golos, em boas decisões, em muita maturidade. Têm-na? Não.

Ilori é um rapaz calmo, hesitante, ainda sem a chama de jogo que advém da confiança, de saber que pode errar, de saber que tem tempo e um ombro amigo que o desculpa. Pois vai logo para a liga mundial mais agressiva do planeta, a mais dinâmica, a mais rápida...menos táctica sim, mas onde não há tempo para errar. À sua frente terá Hagger, Kolo Touré, Coates e Skrtel...onde é que o Tiaguinho vai jogar? Na liga de reservas? Quando irá ter o crescimento que teria com uma titularidade no Sporting? Quando?

Não vos quero mal. Só quero que se fodam. Que aprendam da pior forma que eram tão grandes como a casa que vos fez e que fora dela serão muito, mas muito mais pequenos. E não me levem a mal rapazes, mas que fiquem como exemplo para miúdos que pensem que o melhor clube é o "sport clube dinheiro".

SL

O rescaldo

Depois do derbie, fica a sensação de que podíamos ter ganho o jogo...na verdade apenas em 15 minutos dos 90 o benfas esteve por cima. De resto muito equilíbrio e superioridade do Sporting. Se quisermos ser justos não houve nenhum jogador leonino que tenha estado mal. Do outro lado, apenas Artur, Luisão, Gaitan e Markovic fizeram o que está ao seu alcance.

Antes do 60 minutos e depois dos 75...o Sporting controlou e jogou, mostrou a diferença com anos anteriores, mostrou que empatar foi mesmo um resultado infeliz. O benfas refugiou-se a defender e mesmo a perder nunca mostrou capacidade para chegar a um bom resultado, não fosse a juventude do meio-campo (Adrien, Martins, William) ter-se assustado com a última tentativa táctica de Jesus para chegar à baliza de Patricio...e toda a gente estava a dar o Sporting como a última coca-cola no deserto.

Assim, vai ser preciso mais uns jogos, fora com o Olhanense e em casa com o Rio Ave até ir a Braga...para comprovar o que se retirou deste jogo - o Sporting mudou, está bem melhor, mas precisa de mais tempo para trabalhar, especialmente a parte mental e bolas paradas ofensivas (o Sporting teve 5 ou 6 livres e mais de 12 cantos....e só por um vez, no livre de Montero, incomodou Artur). A parte mental deve ser trabalhada, para nunca, como aconteceu na partida de ontem, o meio-campo ter parado para ver o adversário jogar...

Destaques:

Patricio - tirou 1 golo.
Jefferson - provou que foi bem adquirido, um armador de jogo puro.
Rojo e Mauricio - seguros, não abanaram...houve uma falha no golo do benfas, mas...também há mérito do adversário
Adrien, Martins, William - Vamos dar tempo a estes miúdos, jogar eles sabem e muito.
Montero - talvez o melhor jogador a par de Jefferson.

Notas para pensar:

A arbitragem perdoou 2 expulsões, uma a Maxi e outra a Garay (não viu amarelo em nenhum dos lances...incrível) portanto o JJ que feche a matraca, que se Maxi tem sido expulso (como devia) no final da primeira parte...teria perdido o jogo e sido humilhado...ele que agradeça e não se queixe muito, o arbitro foi muito amiguinho.

Esteve muita gente em Alvalade, que devia voltar frente ao Rio Ave, é fácil dizer que não se tem equipa para títulos, é mais difícil estar lá para poder exigir isso. Na pior fase da equipa, teve de ser o treinador a puxar pelo público...também nós na bancada precisamos de trabalhar mais para dar alento aos jovens no relvado.

Já ouvi alguns comentários sobre erros de Jardim na partida...mas parece que alguém viu um filme diferente do meu, eu vi um Sporting a jogar bem melhor que o benfas, não fora uma jogada individual e teria ganho. Vamos lá...o homem tem 3 meses e uma equipa bem mais barata que o 7º treinador mais bem pago do mundo, que está lá há 5 anos.