sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Os maide gueimes de Jesus

Entrar na cabeça de Jesus para tentar entender o que disse na antevisão do derby é o mesmo que entrar na festa do Avante para dormir uma sesta. Até pode ser que consigas, mas no fim ficas sempre a pensar se foi a melhor das ideias.

O "cavalo branco" não é conhecido por grande rotatividade nos onzes. Aquilo há ali uns 14 jogadores e o resto é paisagem. Portanto criar grandes mantos de mistério à volta de quem vai alinhar de inicio...é quase comovente. Não penso que Jesus vai montar uma equipa muito atacante, nem muito defensiva. Como vem sendo hábito...o benfas vem a Alvalade à espreita do primeiro golo. Se o conseguir fecha-se, se não o conseguir...só por volta dos 70 minutos vai por a cabeça de fora. Atacar, atacar...só se estiver a perder.

No caderno de Jesus não há muita coisa, por melhor que seja, as suas equipas nunca estão alicerçadas em grandes mudanças de jogo...nunca surpreendem ninguém pelo atrevimento ou autocarro (a última vez que o fez, perdeu um campeonato no último minuto). O que eu sei e isso Jesus não disse, é que perder ou empatar é muito pior para ele do que para o Sporting e para o Jardim.

Esta não é "a" época de ninguém dos leões, não estão obrigados a nada maior que tentar recuperar um lugar de respeito, entre o 2º ou 3º (ambos dão acesso à champions) não vai haver sonos perdidos. Para Jesus ou Vieira o caso é bem diferente. No Domingo, os benfas podem estar a 6 ou 5 pontos dos tripeiros...o que com 3 jornada completas...é o mesmo que colocar o selo de "mau principio de época" na caderneta.

Portanto se alguém vai usar fraldas em Alvalade, não deverá ser mesmo o Sporting. Aliás, convém não esquecer que há 3 pontos de distância, que estiveram a 2 jogadas de ser 6. Por muito pouco este derby não era o "tribunal" da continuidade de Jesus e isso apesar de ter sido para já adiado, quer dizer muita coisa da tranquilidade que paira nos compadres de Carnide.

Estou moderadamente confiante para este jogo. Não será fácil para ninguém e não será mesmo o tipo de jogos que nos vamos lembrar daqui a muitos anos. Este Sporting ainda dá os primeiros passos e este benfica está tentar evitar de dar os últimos...o empate não é bom para ninguém.
Ingredientes que gostava de saborear sem uma arbitragem "à Capela".

Uma coisa estou certo, vai haver um estádio cheio de Leões. Leões com confiança. Talvez se atinja uma das melhores casa de sempre e...isso é sempre uma vantagem.

SL

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Despachar

Esta é aquela semana em que se decide o que ficou por decidir. Aceitam-se os negócios que se rejeitaram, rejeitam-se os negócios que impedem outros negócios. O plantel do Sporting parece fechado desde a entrada de Slimani. Mas BdC sempre foi avisando que podiam entrar jogadores dependendo das saídas.

A todas as horas, até ao fecho de mercado vão haver novidades, umas boas, outras menos boas. A viabilização do clube precisa, e aqui os sportinguistas tem de se lembrar que há acordos assinados, emagrecer e fazer algum encaixe substancial.

Uma coisa é certa, os cortes ou as receitas parecem deixar de fora (por agora) as mais valias confirmadas do plantel da época passada (Patricio, Rojo, Rinaudo, André Martins, Carrilho e Capel) excepção para Wolfswinkel que pertence a uma decisão absurda da direcção anterior.

Bruma - Surge agora a notícia (por confirmar) que o Galatasaray vai resgatar o jogador por 12 milhões. A confirmar-se é um sentimento de raiva misturado com decepção. Raiva por saber que gente sem dignidade e respeito pelo clube vai ficar milionária com uma operação destas e decepção por perder tudo o que um jogador como Bruma podia ter dado ao Sporting num futuro próximo. Resta saber se antes de tudo isto acontecer...se chegasse esta proposta, teria o Sporting aceite?

Ilori - Outro em vésperas de sair. Diz-se que o Sporting pode encaixar 7 milhões por 50% do passe. Gostava de saber qual a percentagem que cabe desta verba ao Sporting e como vai o clube e empresário fazer a transferência para um clube da Premier League (que não autoriza compras a empresas ou empresários). Fora isso e de forma bem diferente de Bruma, acho uma lástima ter de vender agora, mas não estou certo da capacidade do central em vir a ser um jogador para transferências de 30 milhões.

Onyewu - Um peso pesado que devemos respeitar e desejar a melhor sorte no que resta de carreira.

Pranjic - Uma enorme desilusão, que apenas trouxe palavras de ingratidão. Panathinakos que o leve, pena que não pague todo o salário e que fique lá de uma vez.

André Santos - Entendeu-se bem cedo que a actual estrutura não viu no jogador todo o potencial que foi reconhecido no passado. A par de Pereirinha, foi dos mais mal aproveitados no clube pela obsessão por estrangeiros e maus treinadores. Completamente ultrapassado pela nova geração de Williams e João Mários. Os 40% dos direitos e a troca por um jogador do Vitória foram uma escassa compensação...mas ainda assim interessante.

Turan - Um mistério. Tal como muitas contratações do benfas, o franco-turco nunca fez um jogo oficial pela equipa principal (que me lembre) e assim não surpreende a sua saída, a custo zero. Os 40% equivalem a pouco nesta altura.

Bojinov - Os mais resistentes. O búlgaro não tem qualquer tipo de espaço e só tem interessados na Bulgária e Itália. Em ambos os países, 2 ou 3 clubes gostavam de o receber....mas de borla. Para uma jogador que ganha uma fortuna, não ter um clube que seja que pague sequer 1 milhão (que ainda devemos ao Parma) e suporte a totalidade do salário é...curioso.

Labyad - Parecia ser intenção do presidente e treinador recuperar este talento, para equivaler ao seu alto salário. Quem não esteve para isso foi o próprio jogador que nunca convenceu Jardim (que tem pouco de romântico) e deixou o clube com um activo que não se valoriza. Talvez as dúvidas que ainda recaem sobre Gerson Magrão para rivalizar com Martins pelo lugar de pivot ofensivo, deixem uma margem para o marroquino se afirmar. Para já, parece não ter entendido essa circunstância.

Jeffren - Alguém da Liga Espanhola deve ter uma vaga por fechar e Jeffren ainda tem algum mercado por essas paragens. Um peso morto desde que chegou a Alvalade. Morto e caro. Podia ter sido um dos melhores jogadores a vestir a nossa camisola. Foi um dos piores.

Evaldo - Complicado. Há o rumor que pode rumar a Guimarães. Só não sei quem suportará o salário. O Vitória não tem sequer a possibilidade de pagar 50% dos 50% que o jogador aceitou baixar para ficar no plantel e renovar.

Com o final destas "arrumações"...o Sporting pode poupar cerca de 7 milhões e ainda receber um encaixe de quase 20 milhões. Não é um resultado brilhante, mas não há muito por onde criticar. A última época foi desastrosa e os salários que estes rapazes auferem é um stop sério à realização de bons negócios. Quanto à entrada de novos elementos...com estes negócios de "aflitos"...o melhor será guardar a "bolsa" para investimentos futuros.

SL



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Merdas soltas

O Salomão menos salomónico que conheço também renovou. Eu sei...eu sei...temos de dar uma chance ao garoto. Mas deixo só aqui uma pequena nota para futuras reflexões (que nunca serão feitas) - Estarão todos os sportinguistas enganados?

Por falar em enganos...o Bruma ainda não se sente confortável em por os pés na Academia. Por este andar (e uso o verbo da forma mais errada possível) ainda acaba a ser integrado na equipa F, aquela que integra todos os jogadores que "foderam uma carreira antes dela começar". Nunca vi um caso em que o empregado violasse tanto a relação com o empregador desde que...bem...desde sempre. Será que o puto tem a mais pequena ideia da imagem de crápula que está a passar para o mercado? É que rebenta a escala de "pesetero".

Um tal de Bruno de Carvalho lampião...(donde é que saem estes gajos?) postou uma mensagem no seu facebook sobre o derby. O rapaz faz umas considerações cheias de bazófia sobre "ir jogar à casa do 7º classificado" entre outras pérolas usadas para "descomplicar" a visita do benfas a Alvalade. Para além do mundo inteiro se estar a cagar para o que este bimbo acha...não deixa de ser curioso a cagufa que muitos lampiões estão a revelar em vésperas de enfrentar o 7º classificado. Só peço a que mais gajos destes venham para a imprensa...o mural do balneário fica mais composto...e o Jardim agradece.

Adorei o momento "Mas o que é que eu fiz?!" do Labyad. Acho que já é hora de alguém explicar ao jovem que a questão não é o que fez, mas o que ainda não fez. Para quem ganha 2 milhões por ano...o marroquino anda muito lerdo.

Não é nem a equipa A, nem a B que custam mais ao Sporting é a outra. Boulahrouz, Jeffren, Bojinov, Evaldo, Onyewu, Pranjic e Labyad. Destes confesso que Jeffren e Labyad foram uma enorme desilusão. Tem tanto talento, são jovens, já ganharam dinheiro suficiente para orientar a família toda...o que é que precisam mais? Birras, amuos, preguiça, soberba...foi tanto mimo...estragaram-se. É uma pena.

Hugo Vieira, o petit gateux preferido deste blog, vai para o Braga. Portanto....Gil Vicente > Sp.Gijon > Gil Vicente > Sp.Braga...será que é agora que o Sporting se vai começar a arrepender de não o ter contratado? É que o benfas pelos visto já se arrependeu.

O benfas anda com umas remodelações de plantel muito interessantes. Farina para o lugar de Aimar, foi emprestado. Lisandro para o lugar de Garay, vai emprestado. Pizzi para o lugar de Salvio, é emprestado. Só falta emprestar o Funes Mori e o Fesja.

Imaginem esta equipa: Roberto, Maxi, Cortez, Roderick, André Gomes, Carlos Martins, Ola John, Djaló, Funes Mori e Uros Matic...desculpem a cena...é lindo! E é possível! Acredita Jesus!

Quantos dias faltarão para que Ghilas se levante de manhã, vá dar uma mija ao WC e olhando par ao espelho se pergunte: "quem me dera ser emprestado"

SL


Onzes para o derby

Como prever os onzes iniciais de derbies é sempre um exercício de fantasia, deixo aqui a minha.

Onze do Sporting:




















Onze dos benfas:




















(cliquem nas imagens para ampliar)

SL

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A Novela Bruma para Dummies

Godinho "Oh Jesualdo não há dinheiro...não dá para te safares com os miúdos?"
Jesualdo "Oh com um caraças presidente! Bem...vamos lá ver o que temos para aqui...Dier, Bruma, Ilori...mas olha...estes miúdos têm contratos até quando?"
Godinho "Aaaa....hum...espera aí...bom, põe a jogar que eu trato disso"

BdC "Oh Inácio...xiiii...já vistes isto?! O Bruma, diz aqui...têm um contrato a acabar pró ano...e estão aqui umas notas num guardanapo a dizer que ele aceita este contrato."
Inácio "Oh Presidente...mas isto é uma fortuna!! 1 milhão para o empresário Zahavi e mais 10% do passe para um tal de Baldé...quem é este gajo"
BdC "Vamos lá conversar com esta malta...Inácio marca aí uma reunião."

Inácio "Caro Zahavi...nós propomos 300 mil para renovar...e quanto a esta comissão para um tal de Baldé...quem é este gajo...e espera lá...mas tu não és o empresário?"
Zahavi "Eu sou o empresário...o Baldé é o tutor. 1 milhão ou não renova"
Inácio "Não renova?! Mas e...quem é este gajo ao teu lado?"
Zahavi "Ah. Esse é o advogado Bebiano. Sim, não, não renova"

Baldé "Oh Bebiano...temos aqui uma oportunidade. O Sporting e o Zahavi não se entendem, nós podemos comprar a representação ao Judeu e tirá-lo do Sporting e ganhar uma fortuna!".
Bebiano "Hum...isso é muito bem visto. Mas como vamos por o Sporting a vender o Bruma?"
Baldé "Pega nestes contratos todos e vê se descobres alguma coisa"
Bebiano "Mas...não foste tu que fizeste o Bruma assiná-los?"
Baldé "Pois fui...mas agora sou dono do gajo...a conversa é outra"

BdC "Inácio pá...mas o Bruma ainda não assinou?"
Inácio "Já não percebo nada disto...dizem que vão assinar, mas depois o Baldé quer sempre mais alguma coisa..."
BdC "Chama lá o puto então."
Inácio "Não atende...diz na mensagem que temos de ligar para o Baldé"

Bebiano "Bruma...rapaz...nós vamos pedir a nulidade do teu contrato"
Bruma "Nu...quê doutô?!"
Bebiano "Nulidade"
Bruma "Não sei qué isso doutô"
Bebiano "Não te interessa rapaz...deixa comigo e com o Baldé. Entretanto vai alugando uma casa nova"

Baldé "Oh presidente...como vai...é só para dizer que o Bruma não joga mais no Sporting"
BdC "Oh homem você passou-se?!"
Baldé "Ele vai pedir a nulidade...e não joga mais se o Sporting não pagar 500 mil  a mim e ao Bebiano, além da minha parte de mais 10% do passe do jogador"
BdC "Mas que nulidade?! O contrato é válido e foi você que ajudou a redigir a coisa"
Baldé "O Bruma faz o que eu quero...e se eu o mandar pintar as unhas dos pés de cor-de-rosa...ele vai fazer. Vão pagar?"
BdC "Não...e não quero mais conversa"

Bruma "Oh Bebiano...doutô...quando é que volto a jogar?"
Bebiano "Espera só mais um pouco...a CAP está quase a decidir, depois vais para o Galatasaray"
Bruma "Gala...quê?! O que é uma CAT? E o Sporting?"
Bebiano "O Galatasaray é um clube turco onde joga o Drogba. Esquece o Sporting estes pagam-te muito mais dinheiro!"
Bruma "Oh doutô...mais eu não tenho contrato? Pagam mais quanto doutô?"
Bebiano "Ora tu ganhas 2.000 mais 2.000 por fora...na turquia eles pagam-te 4.500 por mês!"
Bruma "Ena doutô...é quase o dobro! E o Sporting?"
Bebiano "Chiça miúdo que és chato! O Sporting vai amarrar-te uma correntes e enviar-te para as plantações de açúcar do Brasil...pronto agora já sabes!"
Bruma "Doutô...eu quero ir para a turquia!"

Baldé "Bebiano querido amigo...achas que vamos ganhar na CAP?"
Bebiano "Acho que não, mas não interessa para nada...nós temos é de fazer tudo para que o Sporting cometa um erro, para termos motivos para rescindir unilateralmente"
Baldé "Rescindir? A coisa de advogado não te está a subir à cabeça?"
Bebiano "Não...eu sou o Drogba da advocacia portuguesa! Fazemos como eu digo"
Baldé "Mas e se não der certo?"
Bebiano "Quero lá saber se dá certo, estou a ganhar milhares de euros todos os dias, pagos pelos turcos e ainda apareço na TV...por mim isto durava até eu ter 90 anos"
Baldé "E achas que eu ganho os 10%? É que eu tenho de vender isso aos turcos...se eu não pago ao Zahavi, tenho a máfia russa atrás de mim pá!"

Bebiano "Alô...Bruma?"
Bruma "Sim doutô! Já posso ir treinar?"
Bebiano "Pois...olha...perdemos na CAP..."
Bruma "Mas eu não jogo na CAP...perdi o quê?"
Bebiano "Perdemos a nulidade...isso que dizer que vais mesmo ter ir para a plantação no Brasil"
Bruma "Mas e o Drogba?!"
Bebiano "O Drogba mandou-me uma sms a dizer-me que está muito triste por não poderes jogar com ele"
Bruma "Isso quer dizer que já não vou ganhar 4.500 euros?"
Bebiano "3000 queres tu dizer"
Bruma "Ah é? É isso...desculpa doutô."
Bebiano "Não...diz adeus ao ordenado de 2.500"
Bruma "Doutô, mas não era 3.000?"
Bebiano "És surdo ou quê miudo!? Eu disse 2.200!"
Bruma "Ok doutô. Quando vou jogar?"
Bebiano "Agora temos de esperar...o Baldé e eu vamos tentar primeiro uma coisas..."

Zahavi "Monsieur Baldé...como vai?"
Baldé "Oh meu grande amigo Zavi!"
Zahavi "Quando é que me pagas o dinheiro dos 10% do Bruma que te vendi?"
Baldé "Pois, isso complicou-se, o Sporting ganhou na CAP e não tenho clubes para fazer propostas por ele."
Zahavi "Precisas que eu te arranje um clube é? E o que vais fazer entretanto?"
Baldé "Eu e o Bebiano estamos a inventar tudo e um par de botas até aparecer alguma coisa"
Zahavi "Ok...dá-me até quarta-feira"

SL

domingo, 25 de agosto de 2013

Resolver a crise

Acabo de ver a primeira parte do Benfas-Gil Vicente no café e a coisa deu a volta ao estômago de todos os que assistiam à partida (até aos benfas).

Obviamente ao Gil foi oferecido um qualquer prémio por uma derrota fácil. Os defesas minhotos não marcam os avançados benfas, os médios não cobrem nem marcam, os avançados andam a passo. Todos (benfas e gilistas) estão só à espera dos golos na baliza do visitante.

É impressionante a falsidade deste jogo. Ninguém acreditará que um benfas que joga a passo, previsível e sem confiança absolutamente nenhuma...consegue em 20 minutos criar 10 oportunidades de golo claras. Nem uma equipa da III divisão daria aquele espectáculo de ineficácia defensiva. O resultado, 0-0, deve-se só à má pontaria de Lima e companhia...noutro caso, o benfas podia estar a ganhar 5 ou 6 a zero ao intervalo.

Quem não acreditar, ou achar que estou a exagerar, que veja o jogo entre o minuto 20 e 45, depois digam-me o que viram. Digam-me se acham normal que alguém vá à luz jogar daquela maneira.
O benfas vai ganhar este jogo (se não o fizer será o resultado mais mal comprado de todos os tempos) e a crise ficará um pouco mais adiada (com a equipa mais fresca que depois de um jogo treino frente ao Águias de Camarate), mas, estas soluções fáceis têm um preço - na próxima jornada em Alvalade não vai haver esta facilidade toda.

SL


sábado, 24 de agosto de 2013

Académica e Bruma

Hoje há jogo. Normalmente esperaria uma vitória frente à Académica, mas esta ainda não é uma equipa normal do Sporting. Optimista sim, mas não deslumbrado. São equipas como a de Coimbra que normalmente estragam os nossos campeonatos, fecham-se, retraem-se, arriscam pouco, jogam na ratice e a contar com o relógio.

Assim espero para ver, se as melhoras aguentam um embate muito diferente do que foi a jornada passada. Aroucas há poucos e mesmo a equipa dos estudantes (ainda menos aperfeiçoada que a nossa e com muito menos potencial) pode por à prova o nervo e a coerência do Sporting de Jardim. Mas essa é a via sacra que este Sporting vai ter de percorrer, sem abalar no objectivo que para mim sempre será o apuramento para a Champions.

Há quem ponha os Leões já nas coisas do título, mas essa pressão é o bife da casa que os responsáveis leoninos devem recusar. A carne está mal passada e o molho sabe demasiado a pressão, uma pressão que pode a pouco e pouco fazer o que sempre faz...causar uma digestão muito complicada dos maus resultados.

Ao contrário do que muita gente pensa um título conquista-se jogo a jogo.

Li a entrevista de BdC à Bola e em muitas respostas "leio" um presidente mais "esperto"...um dirigente que já aprendeu a morder antes de ladrar. Fiquei muito contente por entender que em muitas matérias o clube vai jogar mais nos bastidores (caso Ilori é um bom exemplo) e menos com tiradas bombásticas "dadas" de bandeja à imprensa, para que esta faça o resto do trabalho incendiário.

"Bruma perdeu a primeira batalha"

Este foi o título mais lido por toda a imprensa. Curioso...como a verdade tem formas curiosas de ser vista. Sim foi de facto o jogador que perdeu. Balde e Bebiano...para esses...foi um contratempo menor. Repare-se que poucas horas depois da decisão que sempre disseram (se acontecesse) podia aproximar o jogador e clube da renovação, disseram que Bruma podia avançar para a rescisão unilateral. Brilhante....não é preciso uma comissão de juristas para entender que para estes chulos o que interessa é vencer a guerra de poder sobre os direitos do clube formador...o que acontece a Bruma e à sua carreira é...apenas um fait divert.

Bruma tem 3 soluções:

1- Regressar ao clube e enfrentar o castigo de exclusão de competição durante um ano.
2- Encontrar um clube que ofereça uma verba pela sua contratação (o Sporting só deverá negociar acima de 7 milhões)
3- Rescindir unilateralmente e receber uma autorização provisória para jogar num clube estrangeiro.

Não vejo como será possível  uma renovação, a não ser que o jogador mande Baldé e Bebiano dar uma volta (teria muitos mais argumentos que quando o fez com Zahavi). A primeira opção é má, a segunda é difícil e a terceira um risco enorme para o tal clube. Assim, se tivesse que adivinhar, diria que os chulos vão avançar para a FIFA com os mesmos argumentos com que foram para a CAP. Como estas coisas não são céleres, o período de inscrições vai expirar e restará a Bruma ficar no Sporting até Dezembro (ficar é um termo livre, não vejo como os chulos vão permitir ter o jogador a treinar nas instalações do clube...à mão de alguém que o faça mudar de ideias).

Mas se Bruma fosse um rapaz mais inteligente e bem informado saberia que a UEFA ou FIFA raramente desautorizam uma Federação nacional....e seguindo esta linha de acção...no final perante uma decisão desfavorável...daria ao Sporting todos os argumentos para ele mesmo rescindir e pedir uma indeminização.

Aliás o Sporting pode, até chegar essa decisão , criar ele próprio várias nuances interessantes, como convocar o jogador para jogos oficiais, interpor acções sobre Baldé e Bebiano por difamação do clube, por tentativa de aliciamento de um seu activo, pressionar a FPF para fazer cumprir o resultado da decisão da CAP e até (sim amigos porque isto não é uma guerra limpa) soltar os "vasculhadores" de vidas pessoais em cima dos chulos...nunca se sabe o que se descobre...e se o Bruma não lê jornais, pelo menos vê televisão ou conhece alguém que o faça.

SL