quarta-feira, 31 de julho de 2013

Chulos descoloridos

Houve benfas e tripeiros que largaram a “mine” e o palito para darem umas boas gargalhadas com o caso Bruma no Sporting. Pensaram e publicaram centenas de baboseiras sobre a balbúrdia na casa do leão. Azar dos azares, uma semana depois, o Atsu pelo facebook e o Oblak através de uma nota de resgate escrita com recortes de jornal fizeram exactamente o mesmo que o Guineense maravilha.

Aquilo que escapa aos poucos neurónios saudáveis dos adeptos vermelhos e azuis é que os seus clubes supostamente hiper organizados estão, isso é certo, bem mais “infectados” de enche-cus de empresários que o Sporting. Se tivessem jeito para aplicar conhecimentos matemáticos da 3ª classe poderiam ficar espantados com uma simples conta: pegar na verba de venda dos jogadores da última época (comunicados CMVM) e subtrair os valores exactos que constam do OC– o valor que sobra são as comissões dadas aos empresários.

E mais, aos valores que constam no OC subtrair também ai as comissões indirectas por intermediação. No final destes cálculos quem não entender que Benfica e Porto fazem muita mais gente rica que muitos clubes de top europeu, não é digno de ser considerado Homo Sapiens.

O que acontece é que desta vez o que dói aos leões o caso Bruma é muito mais do que as cócegas do Atsu ou o arranhão do Oblak. Mas isso é só circunstancial. Se estes casos não fizerem mais do que apenas gerar piadas foleiras no facebook, vai haver em tempos vindouros em que os Patrícios, os Salvios ou os Jacksons vão dar à sola sem água vai nem água vem. Para clubes como os nossos que precisam de balões anuais de dezenas de milhões de euros...isso pode ser pior que uma entrada do Mangala.

Os empresários, ou como eu os intitulo carinhosamente – os chulos, não olham a cores, a modelos empresariais, ou códigos de ética. Vale tudo, até arrancar rescisões.
Um conselhos então a todos, não torçam pelo Bruma, pelo Oblak ou Atsu...porque o que cuspimos para o ar...


SL

terça-feira, 30 de julho de 2013

A vantagem da guerra

Há muitos livros sobre estratégia bélica no mercado. Basta ir a uma Fnac e por cerca de 200 euros obtém-se o best of da coisa. Entre Samurais, Maquiavel, Sun Tzu, Churchill...há muito por onde aprender a gerir um conflito.

A regra principal? Saber onde e quando atacar, saber como e com quem defender. Gerir o inimigo como um adversário gere o seu oponente num jogo de xadrez é a tarefa-mor de qualquer principio estratégico.

Ilori, Elias, Bruma, Turan, são casos que se avolumam, a meu ver por uma má estratégia de defesa do clube. É verdade que em todos estes casos, há uma “agressão” não provocada aos interesses financeiros do clube. São todos casos em que o jogador e/ou o empresário tenta jogar com a ruptura dos cofres do clube, para o obrigar a aceitar negócios de rápida resolução, mas péssima compensação financeira.

A verdade em todos estes casos é o que menos pesa. O que é mais importante é provocar o outro a fazer aquilo que interessa. Ou seja, a ruptura. A desistência. Nem o Sporting, nem os jogadores terão razão completa, mas o clube procura verbas para libertar ou renovar com atletas que estes não querem...e esse é o único problema.

O Sporting deveria saber que ao emitir comunicados ou declarações sobre qualquer caso, está a abrir automaticamente um contencioso. Embora clara e inequívoca, a posição “oficiosa” não dá nenhuma vantagem, bem pelo contrario”. Dá o pretexto pretendido para afastar Clube e jogadores e esticar a relação até níveis próximos do não retorno. Chegando aí...é praticamente impossível ao Sporting assegurar os seus direitos...muito por culpa de uma direcção anterior, mas que não deixa de ser a mesma instituição.

Recomendo a quem aconselha BdC nestes processos a definir bem todos os planos de acção, tendo sempre como desígnio último a viabilidade financeira dos mesmos e não a “imagem” pura e imaculada do clube. É que os milhões que se perdem nunca mais voltam, já as “famas” disto e daquilo são tão duradouras como as vontades dos empresários.

Já agora, convém a todos reflectir se é uma atitude inteligente ou proveitosa o Sporting andar permanentemente a disputar a “verdade” dos seus contratos, contas ou relações com assalariados na praça pública. É que se por um lado dá aquela imagem de nobre cavaleiro a batalhar pela justiça e direitos assegurados, também passa uma aura de clube imerso numa guerra suja e destinada ao insucesso.

Aplaudo as boas medidas e concordo com muitos dos caminhos traçados, mas não podia deixar de salientar o que os factos provam, e a verdade é que o Sporting não está a sair ileso destas batalhas. Quando estes 4 casos chegarem a um termo, será possível entender (pelo que foi ganho e perdido) o mérito da nova direcção. Justa será sempre. Vantajosa (?)...aí é que tenho as minhas dúvidas.


SL

Pouca vergonha

Não há santos no futebol português. Mas mesmo assim, as sardinheiras salpicadas de "papoilas saltitantes" que andam com o pregão da "verdade desportiva" nos beiços e depois se ponham a fazer meio mundo de parvo e outro meio de burro...acho...no mínimo um acto digno de trovas.

"Sou um digno nómada do deserto. Tenho um camelo. Tenho uma tenda perdida em demasiada areia. Vendo areia e fico com o camelo. Depois vendo o camelo e a areia fica. Volto a vender a areia e faço figura de camelo. Depois...bem...depois vem a CMVM e vendi a areia outra vez."

A questão é, sejam livres de responder, quem é que ficou com o camelo e quem é que precisa de tirar a areia dos olhos?

SL

domingo, 28 de julho de 2013

É cedo

Vi com olhos de ver o jogo com os bascos. Foi bom. Não foi excelente...mas foi satisfatório. Podemos olhar para o encontro de apresentação de duas maneiras. A primeira, comparando com a época passada e nesse caso a equipa esteve estupenda, ou podemos olhar para o que foi mesmo o jogo e nesse plano podia ter sido melhor. Explico.

Dá-me a sensação que Jardim se preocupou mais em "educar" esta nova equipa nos movimentos defensivos. A falta de definição no elenco atacante e a tradicional falta de rigor nas defesas do Sporting muito devem ter contribuído para isso. No que já dá para entender, Jardim trabalhou muito na sincronia da linha de 4 defesas e na cobertura de espaços no centro...William teve sempre o apoio de Adrien (melhores em campo!) e isso ajudou a alguma segurança a defender.

Destaque para o tipo de trabalho na reconquista de bola. No passado as equipas do Sporting procuravam recuperar a posse de bola ocupando linhas de passe e esperando um erro de precisão. Pois essa ideia defensiva, ultrapassada há uns bons 7 ou 8 anos, acabou. No jogo de hoje, toda a equipa quis e empenhou-se em roubar a bola antes do passe...foi preciso correr muito mais...mas o resultado é muito superior...o Sporting não deixou os bascos pensar.

Ofensivamente o Sporting ainda está muito "verde". Os avançados Cisse, Montero e outro que venha (Hassan pode ser um grande coelho a sair da cartola) vão ter de trabalhar muito com os alas e médios organizadores para criar um sentido organizado e pensado na movimentação. Isso ainda não acontece...e a equipa depende muito de bolas paradas e tiro exterior para finalizar. É preciso salientar que a Real Sociedad quis jogar em todo o campo, o que apenas 2 ou 3 equipas em Portugal fazem em Alvalade...é preciso testar estes leões nesse tipo de confrontos.

Mas o melhor que se pode concluir depois de apresentada uma equipa longe do elenco final é que o trabalho está a dar resultado e é preciso acreditar que estamos no caminho certo para começar a inverter a queda desportiva (e financeira) do Sporting. Começar apenas...nada muda da noite para o dia.

SL

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Verão Verde

Acorda-se, lava-se a tromba, arranca-se a última ramela e cai-se com o nariz em cima de um balde de cafeína. Enquanto se dá uma mija arruma-se os neurónios acordados para ter a destreza de movimentos para chegar ao pequeno almoço. Enquanto se lambuça uma torrada liga-se o portátil e lê-se a merda dos onlines desportivos. As manchetes são as mesmas.

Chegámos ao passeio da rua, bravo! "Shades on" e ala pró serviço. Antes mesmo de ligar o bólide...Rádio no "bola branca", um Rolling Stone dos noticiários desportivos. O radialista esforça-se por parecer que está a dar noticias bombásticas...mas não está...é a mesma merda...só que vibra.
Mesmo assim, dizem que o Bruma, o Baldé ou o caralho do outro advogado, vão chegar a acordo, ontem tinham dito o contrário...

Correm-se os FMs, mas nada de novo. Enquanto se coça um tomate no semáforo, uma reflexão rápida só para calcular quantos clubes com Russos ou Árabes precisam de um guarda-redes...
Estacionar foi mais difícil do que descobrir um árbitro mal classificado por beneficiar o porto. O arrumador trazia um boné do benfas..."já não levas moeda".

Já devia estar a "despachar"...mas vá lá...ainda se dá uma corrida de maricas para ver as capas no quiosque. Grandes fotos de gajos pró benfas...grandes elogios aos jogos dos tripeiros...nas caixas pequenas e verdes, aquelas que temos de chegar a 20cm para conseguir ler....mais do mesmo...empresários...brumas e baldés.

The Office...depois de sorrir para toda a gente e mandá-los todos apanhar no cu mentalmente, ligo o pc e limpo do ecra os post-its de coisas bué importantes que dois ou três palermas não querem fazer. Ora...google...favoritos...jornais online...bullshit...bullshit...tanga...granda tanga...vamos aos blogs. 15 minutos depois vamos aos e-mails de gente grande...5 minutos depois, pausa para o cafézito com a malta que fala de bola, não entende, mas fala.

Depois de insultar os benfas defendendo que sem o Carlos Martins o benfica vai ter dificuldades e o representante tripeiro com a notória dificuldade de Pinto da Costa em dizer uma frase em menos de 2 minutos...é hora de deixar o playground e ser um homenzinho.

Ao longo do dia check nas notícias de vez em quando só para alimentar o vício de saber o que vão dizendo os chulos do Bruma e pensar se os tipos não viram demasiados episódios do Perry Mason.
Nada de novo...até que...bomba..."Sporting está a negociar com um Magrão qualquer...quem? Ok, vamos lá ao YouTube...comé que o gajo se chama...ok...copy...paste...voilá..hum...tipo Schaars? Não...tipo...Farnerud...prá ai...ok...isto é coisa para custar...ora deixa cá ver...sim...uns 20 mil mês...opá...patrão na vizinhança...alt+tab...já passou...

Bólide para casa. Mais rádio...o Bruma está em Lisboa...bom saber. Apanha-se o puto na creche...e durante a viagem uma importante jornada de ensinamentos úteis como o clássico "o que é que os do benfica comem? Cócó!" ou a tradicional "Olha...como é que chama o teu clube? O Sporting!" Depois da parte didáctica, uns chutos na bola...do Sporting claro...no jardim, eu sou uma espécie de Marinho Peres e o meu puto é um verdadeiro Cadete...dou umas dicas boçais...e o chavalo chuta para onde está virado...

Vou vos poupar ao resto do dia que é recheado de coisas estimulantes como descascar batatas, lavar a loiça ou passear o cão. Nas férias é exactamente a mesma coisa, só que em versão bom. Há praia, há problemas em estacionar, há muita discussão sobre qual é a tia mais secante ou qual o melhor sítio para arrear uma poia, há cerveja e o torneio mais acompanhado de tremoços da história...esse troféu precioso quase tão brega como o Eusébio Cup...o torneio do Guadiana.

Acaba o Verão e com ele as ilusões de ano zero. Será que é desta?

SL




quarta-feira, 24 de julho de 2013

Feelings

Feeling 1
Este ano (tal como no anterior) os putos da B vão atropelar os reforços. 

Feeling 2
Jardim vai ter a coragem para fazer o que Jesualdo fez (sentar as vedetas).

Feeling 3
Este ano vamos ter uma equipa que joga para lá dos 70 minutos.

Feeling 4
Abel vai ser mais tarde ou mais cedo, treinador principal (oxalá daqui a 4 ou 5 anos).

Feeling 5
Esgaio não dá tanto nas vistas, mas é muito mais "jogador" que Bruma.

Feeling 6
Apesar de se ter dito o contrário, nunca a Academia formou tantos jogadores de qualidade.

Feeling 7
BdC está a exagerar nas tiradas bombásticas (vá lá sr. presidente...volte lá ao estilo normal).

Feeling 8
Metade das equipas da 1ª Liga e 80% da 2ª  não têm um tostão furado...isto vai ser bonito pró ano...

Feeling 9
O plano de vender 2 e comprar 10 do porto não está a correr assim tão bem aos benfas. 

Feeling 10
O Braga vai jogar com 5 pontas de lança no onze.

Feeling 11
Vai acontecer ao Ghilas o mesmo que ao Kleber e Hugo Vieira. Deviam ter escolhido o verde.

Feeling 12
O caso do campo de treinos dos tripeiros desapareceu dos media. Eu gostava de saber se os meus impostos ainda estão a pagar a manutenção daquela coisa...é que desconfio mesmo que sim.

SL

terça-feira, 23 de julho de 2013

Perguntas do dia

"Onde estão as vedetas Guineenses formadas no Benfica, Porto, Braga, Setúbal, Guimarães, Belenenses ou Rio Ave?"

Em todos os escalões de formação estas são (mais coisa menos coisa) conjuntamente com o Sporting as melhores equipas. Com mais Paços ou menos Estoril, estes são também os habituais destacados da 1ª Liga. O curioso é que nenhuma sem ser o Sporting coloca no estrelato jogadores oriundos da Guiné Bissau.

O Sr. Baldé ao abrir esta guerra com o Sporting esqueceu-se certamente de um pequeno grande detalhe. Não é só o talento dos jogadores que contribui para chegarem aos 18/19 anos em condições de serem grandes estrelas. É em muito o papel do clube, treinadores, tutores (os que o são a sério) e colegas de equipa que "constrói" um craque.

Baldé pensa primeiro no lucro e depois no lucro, como tal, esquece-se que há elementos mais importantes que ele, que merecem mais do que ele, na hora de retribuir investimentos. Será que Bruma seria o mesmo se tivesse feito a sua formação no Porto? Chegaria à equipa principal quando? Teria sido convocado para a Seleção Nacional Sub21?

Será que Agostinho Cá ou Edgar Ié teriam sido alguma vez cobiçados pelo Barça, não fosse a sua participação na NextGen? O que evoluíram na Catalunha não estará muito aquém do que fariam no Sporting B? Quando terminarem os seus milionários contratos e forem dispensados...onde estará o Sr. Baldé? Onde estarão os Bebianos para lhes limpar o rabinho?

Não tenham dúvidas, é o Sporting que forma os jogadores e são os formadores leoninos que estão na origem na criação de tantos talentos jovens. Os Baldés desta vida podem ir descobrir 3000 miúdos de 9 anos e podem colocá-los nos clubes que quiserem...no final provavelmente nenhum chegará a profissional de primeiro escalão e se o fizer não será nunca com a projecção que o Sporting dá aos seus jovens.

Quanto ao Sporting, putos com talento há de todas as nacionalidades, se não vierem da Guiné-Bissau, há muito chinês, cazaque, peruano ou neo-zelandês que dava o cú e 8 tostões para vestir a verde-e-branca. Sinceramente quem perde mais são os jogadores, a Guiné-Bissau e secalhar a conta bancária do Sr. Baldé.

Os Brumas vão e vêm...os Moutinhos também. A história do Sporting não pode ser escrita com cedências a chulos, mas sim pela devoção de atletas como Manuel Fernandes, Oceano, Damas, Sá Pinto, Yordanov e Dier...esses sim merecem o empenho total (financeiro pois claro) do clube na sua manutenção.

Há uma coisa que eu não entendo no meio desta fase a que chegámos no caso Bruma. Mas que porque caralho é que os chulos do Bruma querem esperar pela decisão da CAP para depois decidirem se o puto volta ou não ao Sporting? É que se for dada razão ao Bruma toda a gente sabe que nunca mais põe um pé em Alvalade. E se for dada razão ao Sporting? Então aí o Bruma já quer renovar? É preciso juízes ou tribunais para entender quem é que é o bandido desta história?

SL